terça-feira, 17 de maio de 2011

10648 - GEORGE III, O LOUCO

Jorge III do Reino UnidoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge III
Rei do Reino Unido

Retrato por Allan Ramsay (1762)
Reinado 25 de Outubro de 1760 – 29 de Janeiro de 1820
Nome completo Jorge Guilherme Frederico
Nascimento 4 de Junho de 1738
Londres, Reino Unido
Morte 29 de Janeiro de 1820
Castelo de Windsor, Berkshire, Reino Unido
Sepultamento Capela de São Jorge, Berkshire, Inglaterra
Antecessor Jorge II (Avô)
Herdeiro Jorge IV
Sucessor Jorge IV (como Regente entre 1811-1820)
Consorte Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz
Casa Real Casa de Hanôver
Dinastia Hanôver
Pai Frederico, Príncipe de Gales
Mãe Augusta de Saxe-Gota
Jorge III do Reino Unido (nome de batismo: George William Frederick; 4 de Junho de 1738 – 29 de Janeiro de 1820) foi Rei da Grã-Bretanha de 1760 até 1801. A partir do Ato de União de 1800, Jorge III passou a ser Rei do Reino Unido. Foi também Duque de Brunswick-Lüneburg e, a partir de 1814, Rei de Hanôver. Jorge III recebeu o cognome de o Louco devido à instabilidade mental causada pela doença crônica que sofria (porfíria). Era filho de Frederico, Príncipe de Gales e da princesa Augusta de Saxe-Gota. Sucedeu ao avô Jorge II. No reinado de Jorge III deu-se a independência dos Estados Unidos da América, até então treze colônias britânicas.

[editar] BiografiaJorge nasceu ao dia 4 de Junho de 1738 na Norfolk House em Londres. Era neto do rei Jorge II da Grã-Bretanha e fruto do casamento entre Frederico, Príncipe de Gales e Augusta de Saxe-Gota. Como Jorge nascera prematuro, havia poucas chances de que ele sobrevivesse. O príncipe foi batizado no dia do seu nascimento como George William Frederick pelo então Bispo de Oxford. Teve como padrinhos o rei Frederico I da Suécia e a Rainha da Prússia.Em 1808 ele mandou escoltar D.João e a corte portuguesa, que fugia da invasão francesa pelas tropas de Napoleão, para o Brasil.

[editar] SucessãoO seu filho (futuro Jorge IV), então regente, tinha apenas uma filha (a princesa Carlota), casada com o Príncipe Leopoldo e morreu no parto de um bebê natimorto. A tragédia foi das mais desconcertantes. O caleidoscópio real subitamente se movimentara. A sucessão ao trono, que parecia um assunto tão satisfatoriamente resolvido, agora se tornava uma questão duvidosa e urgente.

Jorge III era um homem lunático, velho e totalmente impenetrável às impressões do mundo exterior. De seus sete filhos, o mais jovem já tinha ultrapassado a meia idade, e nenhum tinha descendência legítima. O horizonte era incerto. Parecia altamente improvável que o príncipe regente, ainda que se divorciasse da esposa, voltasse a se casar e fosse pai novamente.

Jorge III tinha sete filhos e cinco filhas. Destas, duas eram casadas e sem filhos. As três princesas solteiras já tinham bem mais de 40 anos. Os filhos homens, com exceção do mais novo, eram casados e não tinham filhos. Então dois deles resolveram abandonar suas esposas e se casar novamente, a fim de gerar herdeiros para a coroa.

O duque de Kent escolheu a irmã do príncipe Leopoldo, viuvo da sua sobrinha Carlota. A nova Duquesa de Kent era viúva e mãe de duas filhas, portanto comprovadamente fértil, e contava ainda com o fato do príncipe Leopoldo ser muito popular na nação. O duque foi morar no pequeno e empobrecido país de sua nova esposa, mas quando esta ficou grávida, ele tomou o cuidado de levá-la a Londres para o nascimento do bebê. Aquela criança tinha que ser inglesa. No dia 24 de maio de 1819, nasceu no Palácio de Kensington, a pequena princesa Vitória, batizada Alexandrina Vitória.

O seu tio, Duque de Clarence, o outro filho do rei determinado a produzir um herdeiro, tinha sido pai de uma menina dois meses antes do nascimento de Vitória, porém a criança viveu pouco. Era natural que eles tivessem outros filhos, e também o Duque de Kent pretendia aumentar a família, arrebatando assim da pequena princesa a sua reduzida chance na sucessão.

Em pouco tempo, com a morte do rei, do duque de Kent e a improvável gravidez da duquesa de Clarence, a criança gorducha e sem muita importância na linha de sucessão na época do seu nascimento, foi reconhecida pelo Parlamento como herdeira presumida do trono da Inglaterra.

[editar] DescendênciaJorge III casou em 8 de Setembro de 1761 com a princesa alemã Sofia Carlota de Mecklenburg-Strelitz. O casal teve os seguintes filhos:

Jorge IV do Reino Unido, Rei de Inglaterra (12 de agosto de 1762 - 26 de junho de 1830) casou com Carolina de Brunswick-Wolfenbüttel; sucedeu ao pai.
Frederico, Duque de York (16 de agosto de 1763 - 5 de janeiro de1827) casou com Frederica, Princesa da Prússia.
Guilherme IV do Reino Unido (21 de agosto de 1765 - 20 de junho de 1837) casou com Adelaide de Saxe-Meiningen; sucedeu ao seu irmão.
Carlota, Princesa Real (29 de setembro de1766 - 6 de outubro de 1828) casou com Frederico, Rei de Württemberg.
Eduardo Augusto, Duque de Kent e Strathearn (2 de novembro de 1767 - 23 de janeiro de 1820) casou com a Princesa Vitória de Saxe-Coburg-Saalfeld; pai da Rainha Vitória
Augusta Sofia (8 de novembro de 1768 - 22 de setembro de 1840)
Isabel (22 de maio de 1770 - 10 de janeiro de 1840) casou com Frederico, Landgrave de Hesse-Homburg.
Ernesto Augusto I de Hanôver, Rei de Hanôver (5 de junho de 1771 - 18 de novembro de 1851) casou com a Princesa Frederica de Mecklenburg-Strelitz.
Augusto Frederico, Duque de Sussex (27 de janeiro de 1773 - 21 de abril de 1843) casou primeiro com Lady Augusta Murray, de quem teve filhos; após a anulação deste casamento casou com Lady Cecilia Buggins.
Adolfo, 1º Duque de Cambridge (24 de fevereiro de 1774 - 8 de julho de 1850) casou com Augusta de Hesse-Cassel.
Maria (25 de abril de 1776 - 30 de abril de 1857) casou com o Princípe Guilherme, Duque de Gloucester
Sofia (3 de novembro de 1777 - 27 de maio de 1848) nunca casou; teve um filho ilegítimo do General Sir Thomas Garth.
Octávio (23 de fevereiro de 1779 - 3 de maio de 1783)
Alfredo (22 de setembro de 1780 - 20 de agosto de 1782)
Amélia (7 de agosto de 1783 - 2 de novembro de 1810)
'Cultura popular' Jorge III foi interpretado por Nigel Hawtorne no filme "As loucuras do rei George" ("The madness of king George"), dirigido por Nicholas Hytner (1994).

Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Jorge II Rei da Grã-Bretanha

1760 — 1801 Sucedido por
Torna-se Rei do Reino Unido
pelo Ato de União de 1800
que une a Grã-Bretanha à Irlanda
Precedido por
Novo título
Pelo Ato de União de 1800, a Grã-Bretanha une-se à Irlanda formando o Reino Unido Rei do Reino Unido

1801 — 1820 Sucedido por
Jorge IV
Precedido por
Jorge II Rei de Hanôver

1814 — 1820 Sucedido por
Jorge IV
Precedido por
Jorge II - TITULAR -
Rei de França
25 de outubro de 1760 - 1 de janeiro de 1801 Sucedido por
Fim da reivindicação

[Esconder]v • eMonarcas da Bretanha
Monarcas do Reino da Grã-Bretanha

Ana • Jorge I • Jorge II • Jorge III

Monarcas do Reino Unido
Jorge III • Jorge IV • Guilherme IV • Vitória • Eduardo VII • Jorge V • Eduardo VIII • Jorge VI • Isabel II




Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_III_do_Reino_Unido"
Categorias: Monarcas britânicos | Reis da Irlanda | Príncipes de Gales | Reis de Hanôver | Casa de Hanôver
Categorias ocultas: !Esboços maiores que 10000 bytes | !Esboços de biografias | !Artigos bons na Wikipédia em alemão | !Artigos destacados na Wikipédia em inglês | !Artigos destacados na Wikipédia em chinês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans Aragonés العربية مصرى Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Latina Latviešu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Tagalog Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 20h58min de 11 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas