domingo, 15 de maio de 2011

10577 - ALBERT DE SAXE-COBURG (ESPOSO DA RAÍNHA VITÓRIA)

Alberto de Saxe-Coburgo-GotaOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alberto de Saxe-Coburgo-Gota
Pela Graça de Deus, Príncipe Consorte do Reino Unido

Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, de Franz Xaver Winterhalter, 1842.
Reinado 10 de Fevereiro de 1840 – 14 de Dezembro de 1861
Nome completo Francisco Alberto Carlos Augusto Emanuel
Nascimento 26 de Agosto de 1819
Coburgo,Baviera
Morte 14 de Dezembro de 1861
Windsor, Reino Unido
Sepultamento Mausoléu de Frogmore, Grande Parque de Windsor, Berkshire, Inglaterra
Consorte Rainha Vitória
Filhos Princesa Vitória
Eduardo VII do Reino Unido
Princesa Alice
Alfredo de Saxe-Coburgo-Gota
Princesa Helena
Princesa Luísa
Artur, Duque de Connaught
Leopoldo, Duque de Albany
Princesa Beatriz do Reino Unido
Casa Real Saxe-Coburgo-Gota
Hino real God Save the King
Pai Ernesto de Saxe-Coburgo-Gota
Mãe Luísa de Saxe-Gota-Altenburgo
Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota (26 de agosto de 1819, Coburgo, Baviera - 14 de dezembro de 1861, Windsor, Berkshire) foi o marido e príncipe consorte da Rainha Vitória do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e o pai do rei Eduardo VII.

Ele foi o único marido de uma rainha britânica que oficialmente deteve o título de príncipe consorte. Após a morte de Vitória, em 1901, a Casa de Saxe-Coburgo-Gota, nomeada a partir do ramo dinástico da família ducal saxônica à qual Alberto pertencia, sucedeu a Casa de Hanôver no trono britânico.

[editar] Família e educaçãoAlberto nasceu no Castelo de Rosenau, perto de Coburgo (outrora no ducado da Saxônia, agora no estado da Baviera, Alemanha), como o segundo filho do duque Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota e de sua primeira esposa, Luísa de Saxe-Gota-Altenburgo. A tia paterna de Alberto, Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld, tinha se casado com Eduardo Augusto, duque de Kent, o quarto filho do rei Jorge III do Reino Unido. Ela era a mãe da futura rainha Vitória. Por isso, Alberto e sua futura esposa eram primos-irmãos. Eles também nasceram no mesmo ano, com a ajuda da mesma parteira.

Alberto e seu irmão mais velho, Ernesto, passaram sua juventude em próximo companheirismo, apesar do turbulento casamento e conseqüente divórcio de seus pais. A mãe deles foi exilada da corte e desposou, secretamente, seu amante, Alexandre von Hanstein, depois conde de Polzig-Baiersdorf. Ela provavelmente nunca mais conseguiu ver seus dois filhos e morreu de câncer aos trinta anos de idade, em 1831. No ano seguinte, o pai deles desposou sua sobrinha, a princesa Maria de Württemberg, prima de Alberto. Maria teve pouco, senão nenhum, acesso na vida de seus enteados.

Os irmãos foram educados primeiramente por tutores particulares e depois estudaram em Bruxelas e na Universidade de Bonn, como muitos outros príncipes. Lá, Alberto estudou Direito, economia política, filosofia e história da arte, tocou instrumentos musicais e excedeu-se em ginásticas, especialmente esgrima e equitação. Entre seus professores, estiveram Schlegel e Fichte.

[editar] CasamentoPor volta de 1836, a idéia do casamento entre Alberto e a herdeira ao trono britânico, a princesa Vitória de Kent (como ela era então titulada), surgiu na mente do ambicioso tio deles, Leopoldo, titulado rei dos belgas em 1831. Leopoldo organizou um encontro entre o duque de Saxe-Coburgo-Gota, seus dois filhos e Vitória, em maio de 1836.

A visita, contudo, não agradou ao rei Guilherme IV, tio paterno de Vitória, que não queria nenhuma união com os Coburgos, preferindo o príncipe Alexandre dos Países Baixos, o segundo filho de Guilherme II.

Vitória estava bastante ciente dos vários planos matrimôniais e avaliou uma série de príncipes eligíveis, de forma crítica. Ela escreveu sobre Alberto: "Ele é extremamente bonito; seu cabelo tem a mesma cor que o meu; seus olhos são grandes e azuis, e ele tem um lindo nariz e uma boca muito doce com belos dentes; mas o charme de seu semblante é a sua expressão, a mais deleitável". Alexandre, por outro lado, era "muito comum".

[editar] Curiosidades
Brasão de armas do Príncipe consorte Alberto, Duque de Saxe-Coburgo-Gota.O Royal Albert Hall foi construído em sua memória.
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[Esconder]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_de_Saxe-Coburgo-Gota"
Categorias: Casa de Saxe-Coburgo-Gota | Príncipes de Saxe-Coburgo-Gota | Cavaleiros da Ordem da Jarreteira | Cavaleiros da Ordem do Tosão de Ouro | Príncipes consortes | Cavaleiros da Ordem do Banho
Categorias ocultas: !Esboços de biografias | !Artigos destacados na Wikipédia em inglês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch English Español Suomi Français Galego עברית Magyar Bahasa Indonesia Italiano 日本語 한국어 Latviešu Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Polski Română Русский Simple English Svenska ไทย Türkçe Українська Esta página foi modificada pela última vez às 20h31min de 11 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas