quarta-feira, 11 de maio de 2011

10572 - FUTUIRISMO

FuturismoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde outubro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
História da arte

Por período
Arte pré-histórica[Expandir]
Arte do Paleolítico
Arte rupestre
Arte do Neolítico
Arte antiga[Expandir]
Arte mesopotâmica
Arte suméria
Arte assíria
Arte babilónica
Arte persa
Arte egípcia
Arte celta
Arte fenícia
Arte egeia
Arte cicládica
Arte minoica
Arte micénica
Antiguidade Clássica
Arte etrusca
Arte grega
Arte romana
Arte paleocristã
Arte medieval[Expandir]
Arte bizantina
Arte islâmica
Arte sassânida
Pré-românico
Arte germânica
Arte hibérnico-saxónica
Arte anglo-saxónica
Arte visigótica
Arte merovíngia
Arte carolíngia
Arte otoniana
Românico
Arte mudéjar
Gótico
Manuelino
A. na Idade Moderna[Expandir]
Renascimento
Alta Renascença
Maneirismo
Barroco
Rococó
Neoclassicismo
Academicismo
Romantismo
Arte moderna[Expandir]
Nazarenos
Pré-rafaelitas
Realismo
Naturalismo
Impressionismo
Pós-impressionismo
Pontilhismo
Divisionismo
Simbolismo
Art nouveau
Vanguardas
Expressionismo
Fovismo
Die Brücke
Der Blaue Reiter
Abstraccionismo
Neoplasticismo
Cubismo
Construtivismo
Bauhaus
Suprematismo
Dadaísmo
Surrealismo
Futurismo
Realismo socialista
Arte contemporânea[Expandir]
Pop art
Op art
New Dada
Minimalismo
Neoconcretismo
Arte conceptual
Happening
Performance
Instalações
Land art
Hiper-realismo
Por expressão artística[Esconder]
Arquitectura - Pintura
Escultura - Design
Literatura - Música
Teatro - Cinema


Umberto Boccioni, Kaupunki kohoaa, 1910.
Antonio Sant Elia - Urbanistik şəkil
O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

Índice [esconder]
1 mots en liberté: tipografia futurista
2 Pintura futurista
3 Futurismo no Brasil
4 Futurismo em Portugal
5 Ver também

[editar] mots en liberté: tipografia futuristaNo primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("Liberdade para as palavras") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopéias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na França,seus principais temas são as cores.

[editar] Pintura futurista
Auto-retrato de Umberto BoccioniVer artigo principal: Pintura do futurismo
A pintura futurista foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.

Suas principais caracteristicas são

Desvalorização da tradição e do moralismo;
Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
Propaganda como principal forma de comunicação;
Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo;
[editar] Futurismo no BrasilO futurismo influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas, como Oswald de Andrade e Anita Malfatti, que tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa já em 1912. Após uma interrupção forçada pela Grande Guerra, o contato foi retomado. Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caiu como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira. Oswald , principalmente, apercebeu-se que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até à cultura negra, representavam uma vantagem e que com elas se podia construir uma identidade e renovar as letras e as artes.

[editar] Futurismo em PortugalVer artigo principal: Futurismo em Portugal
Logo em 1909 o Manifesto de Marinetti, foi traduzido do Le Figaro no Diário dos Açores, mas passou despercebido.

Em Março de 1915 Aquilino Ribeiro, numa crónica parisiense anuncia na revista Ilustração Portuguesa o movimento futurista aos Portugueses.

Mas foi no número dois da Revista Orpheu, dirigida por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro que o futurismo aparece como movimento em Portugal.

Na revista aparecem quatro trabalhos de Santa-Rita Pintor, e a Ode Marítima de Fernando Pessoa, mereceu de Sá Carneiro a apreciação de "Obra Prima do Futurismo".

Em 4 de Abril de 1917, é realizada no Teatro República (São Luis) em Lisboa uma matinée para apresentação do futurismo ao público português. Participam Almada Negreiros, Santa-Rita Pintor e outros, onde se leram textos de Marinetti e outros futuristas.

Em Novembro-Dezembro de 1917 Santa-Rita preparou o lançamento da Revista Portugal Futurista, que foi apreendida à porta da tipografia, por subversão e obscenidade de alguns textos.

Com a morte de Santa-Rita e Amadeu em 1918 e a partida de Almada para Paris o movimento Futurista Português entra em declínio.

[editar] Ver tambémO Wikisource contém fontes primárias relacionadas com este artigo: Manifesto futuristaArquitetura moderna
Arte moderna
Design moderno
História da arte europeia
[Esconder]v • eArquitetura modernista 1910 à 1959
eclética Art nouveau • Art decô • Construtiva

--------------------------------------------------------------------------------

Portal Arquitetura e Urbanismo
protomoderna Art decô • brustalista
futurista orgânica • International style • Bauhaus
Arquitetura da década de 1950 International style • burtalista
Arquitetura do período de 1910-1939 Art déco • Bauhaus • orgânica • Construtiva

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Futurismo"
Categorias: Futurismo | Arte moderna | Design moderno | Movimentos da poesia moderna
Categoria oculta: !Artigos que carecem de fontes desde outubro de 2010
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Azərbaycanca Български Bosanski Català Česky Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti فارسی Suomi Võro Français Galego עברית Hrvatski Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Italiano 日本語 ქართული 한국어 Lietuvių Latviešu မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Seeltersk Svenska Türkçe Українська Tiếng Việt 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 21h54min de 22 de abril de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas