segunda-feira, 9 de maio de 2011

10545 - ARTE MODERNA

Aulas de ArteHome
--------------------------------------------------------------------------------
« História da arte
» A Arte no Renascimento

--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Arte Moderna A Arte Moderna

A arte do século XX tem um interesse especial para nós porque este é o nosso tempo e somos parte dele. Nos século XX, mais coisas mudaram, e mais rapidamente do que em qualquer época anterior, e essas transformações se refletiram na arte. O século XX é ímpar pela quantidade de mudanças e experimentos em pintura, escultura e arquitetura.

O primeiro grande rompimento com a tradição ocorreu já em 1789, com a Revolução Francesa. Desde então, os artistas sentiram que os temas aceitos para as obras de arte, como a história, a religião e a mitologia, não faziam necessariamente parte de suas vidas e da experiência que queriam expressar em seus trabalhos. Eles queriam pintar somente o que lhes agradava; essa atitude constitui, realmente, o início da arte moderna. O artista ainda aceitava um tema, algo que podemos reconhecer muito facilmente, mas fazia com ele o que bem lhe aprouvesse. Podia sublinhar um determinado aspecto exagerando-o, como fez Goya. Podia usar a cor que esperamos que esperamos ver ou empregar uma cor inteiramente inesperada, que significava algo para ele, pessoalmente, como fez Van Gogh. Podia realizar experimentos científicos com a cor, como fez Seurat. Podia tomar partes de uma paisagem ou de uma natureza morta, tal como são vistas pelo olho em movimento, e recombiná-las numa só composição, com fez Cézane; ou fragmentar o tema e voltar a juntá-lo de uma maneira diferente, como fizeram os cubistas. Podia apresentar imagem distorcida por seus próprios sentimentos, como fizeram os expressionistas, ou quase abandonar o tema reconhecível, com fez Kandinsky ao preencher o espaço do quadro com cores e sugestões de objetos para expressar sentimentos e sensações.

Tudo isso eram possibilidades. É claro, não eram idéias inteiramente novas. Mas os artistas do século XX adotaram conscientemente e deliberadamente elementos singulares, que por eles foram descobertos e elaborados, como o princípio fundamental da arte.

Com freqüência, um grupo de artistas trabalhava em conjunto no desenvolvimento de uma abordagem artística. Expunham seus quadros juntos e falavam ou escreviam sobre suas teorias. Alguém encontrava um nome para o que eles estavam fazendo e isso se convertia em um “movimento”. Por vezes, os movimentos se sucediam rapidamente e os artistas podiam pertencer primeiro a um e depois a outro. Embora os movimentos nem sempre fossem inteiramente distintos, seu caráter individual é bastante claro pra fazer deles a nossa nota dominante para o período. Conhecê-los é uma das maneiras de aprender a apreciar a arte do século XX.

É claro, nem todos os artistas pertenceram a movimentos. Há muitos e excelentes exemplos de pintura, escultura e arquitetura em estilos tradicionais, e alguns artistas somente aproveitaram dos movimentos aquilo que queriam. Temos, portanto, muitos tipos de arte no século XX. Parte dela inspira-se principalmente no passado; outra parte é sobretudo influenciada por movimentos novos. Se não soubermos de onde vieram as idéias de um artista, teremos dificuldade em saber o que ele pretende dizer com sua pintura e por que escolheu determinada técnica. Se fizermos observações e leituras cuidadosas, poderemos colocar as obras de arte em contexto histórico, e, assim, compreendê-las melhor. Depois, poderemos prosseguir nosso estudo observando formas e cores, verificando se nos agradam ou não, se gostamos da pintura, escultura, edifício em apreço e até que ponto sabemos o que o artista estava tentando fazer, o que ele estava tentando “dizer”. Devemos, pelo menos, procurar ir até aí. Não devemos rejeitar a obra de um artista como excessivamente difícil ou mistificadora pelo fato de não nos proporcionar informação e prazer imediatos. A arte do século XX tem, com freqüência, de ser explorada e “trabalhada” para que nos propicie satisfação e prazer.

A arte do nosso tempo não poderá ser entendida se não tentarmos examinar claramente as mudanças de idéias e estilos de vida que tornaram o século XX tão completamente diferente de épocas anteriores O século XX incia-se ampliando as conquistas técnicas e o progresso industrial do século anterior. Na sociedade, acentuam-se as diferenças entre a alta burguesia e o proletariado. O capitalismo organiza-se e surgem os primeiros movimentos sindicais que passam a interferir nas sociedades industriais.

Nas primeiras décadas do nosso século ocorrem também profundas conturbações políticas: a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa, o surgimento do fascismo na Itália e do nazismo na Alemanha. Não demorou muito pra que as situações políticas criadas pela Itália e Alemanha levassem os países europeus e americanos a envolverem-se em um novo conflito mundial. Com essa última grande guerra, tiveram início também as pesquisas e o uso da energia nuclear, que se configura hoje como a ameaça à sobrevivência da humanidade.

No final do século XIX, o primeiro trem elétrico, o metrô de Paris, acelerou a vida nessa cidade. Em 1902, é publicado o primeiro livro de Freud sobre a interpretação dos sonhos. Em 1905, a teoria da relatividade de Eisntein desenvolveu as teorias de Newton, tratando uma vez mais de espaço, tempo e movimento. Surgem as primeiras fotos em jornais, e as pessoas passam a apreender visualmente o que está acontecendo em remotas regiões. O telefone converte-se, em 1906, num aparelho cotidiano. O primeiro vôo sobre o Atlântico não tardaria a tornar-se realidade, bem como o primeiro carro de uso familiar, o Ford modelo T.

Ocorreram ainda neste século a conquista do espaço, o uso crescente da computação e dos satélites, que colocam em comunicação imediata as mais distantantes partes do mundo.

Ao lado desses avanços acentuam-se as disparidades sociais. Hoje, existem regiões com imensas riquesas e outras com grande pobreza, onde as pessoas passam fome e ignoram os fatos e os benefícios do progresso material das regiões ricas.

A noção de tempo e distância das pessoas estava mudando. Elas estavam em movimento – e movendo-se cada vez mais rapidamente. O mundo à sua volta estava mudando. Não surpreende que muitas se sentissem intranqüilas e confusas. O isolamento tornou-se impossível. A insistência no presente e no futuro também fez que o passado contasse cada vez menos. Como reagiria um indivíduo? Em especial, um artista?



É nesse contexto complexo, rico em contradições e muitas vezes angustiante que se desenvolve a arte do nosso tempo. Assim, os movimentos e as tendências artísticas, tais como o Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Pintura Metafísica, Dadaismo, abstracionismo, Surrealismo, Pop Art, Op Art expressam, de um modo ou de outro,a perplexidade do homem mioderno.





Bibliografia:

História da Arte – Graça Proença

A Arte do Século XX – Rosemary Lambert









sábado 07 abril 2007 01:01 , em Textos 8ª série
permalink 9 comentário(s) Compartilhar
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------

9 comentário(s)

Rubo-negro Sáb 26 Set 2009 17:28 texto com um conteúdo fantástico, e muito esclarecedor muito bom...... Elisa Qua 05 Ago 2009 00:14 Muito bom o conteudo desse texto abordado, foi usado uma linguagem coloquial...onde facilitou a compreensão!
Muito Grata! Le Dom 31 Mai 2009 16:13 muito maraaa antonio Ter 19 Mai 2009 19:57 achei muito bom os texto contido nessa pagina marii Seg 20 Abr 2009 21:03 qostei so falto imagens=D kelliane morais Qui 09 Abr 2009 01:28 foi muinto














muito legal e interesante Geraldo Oliveira Dom 16 Nov 2008 15:40 Sou artista, se possível, gostaria de contribuir com todos. Carollini Qua 29 Ago 2007 21:17 Eu quero copiar esse texto solange araujo Dom 29 Jul 2007 22:55 muito claro, e objetivo, faltou falar dobre as têndencias artísticas
--------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------
Seu comentário : Seu texto:






Seu nome:
Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.62.22) para se identificar

--------------------------------------------------------------------------------
« História da arte
» A Arte no Renascimento
TópicosTextos 8ª série (1) Textos 7ª e 8ª séries (1) Textos 7ª série (1) Todos os artigosHome O último artigo - A Arte no Renascimento - Arte Moderna - História da arte buscas arquivadasBusca Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog Você também pode criar o seu blog. Clique aqui!
| copyright © www.blogorama.com.br Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para aulasdearte
Precisa estar conectado para adicionar aulasdearte para os seus amigos
aulasdearte
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br viajeblog.com.br Criar um blog



COPYRIGHT ARTEBLOG.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas