domingo, 8 de maio de 2011

10533 - GLOBALIZAÇÃO

Diretório de Artigos Gratuitos
Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares AResponde Publicar Artigos
Login Login via Cadastro Olá área do Autor Saír Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?

Home > Educação > Ensino Superior > Estudo Sobre A Globalização Estudo Sobre A Globalização
Editar Artigo | Publicado em: 19/08/2009 |Comentário: 5 | Acessos: 4,646 | 0ShareAnúncios Google
Bolsa de Estudo Faculdade Antes de cursar uma faculdade, saiba tudo sobre Bolsas de Estudo. www.EducaMaisBrasil.com
Quer Aprender Uma Língua? Descobre Nossos Cursos Adaptados Às Tuas Necessidades. Contacta-Nos Já! MasterD.pt/CursosLinguas
Seja Analista de Negócios Gestão de Negócios e Processos BPMN Modelagem Mapeamento Babok2.0 690,0 www.trainning.com.br/ANT_BPM
Trade & Mappa Estudo de Mercado e Geomarketing, Real Estate, Shoppings e Franquias www.trademappa.com.br
Globalização, em seu sentido literal, é o processo de transformação de fenômenos locais em globais. Ela pode ser descrita como um processo pelo qual as pessoas do mundo são unificados em uma única sociedade e funcionam em conjunto.

Este processo é um conjunto de efeitos econômicos, tecnológicos, socioculturais e políticos. A globalização é frequentemente utilizada para referir-se a globalização econômica, isto é, a integração das economias nacionais na economia internacional através do comércio, do investimento direto estrangeiro, fluxos de capital, a migração, bem como a disseminação da tecnologia.

As Nações Unidas citaram a globalização como sendo "um termo amplamente utilizado que pode ser definido em um número de diferentes maneiras. Quando usado em um contexto econômico, refere-se à redução e eliminação das barreiras entre as fronteiras nacionais, a fim de facilitar a fluxo de mercadorias, capitais, serviços e do trabalho... mas permanecem obstáculos consideráveis para o fluxo de trabalho... A globalização não é um fenômeno novo. Tudo começou em finais do século XIX, mas a sua disseminação abrandou durante o período compreendido entre o início da a Primeira Guerra Mundial até o terceiro quarto do século XX. Essa desaceleração pode ser atribuída à políticas seguidas por uma série de países, a fim de proteger as suas respectivas indústrias... Porém, o ritmo da globalização acelerou rapidamente durante a quarta parte do século XX ..."

O termo "globalização" tem sido utilizado pelos economistas desde a década de 1980, embora seja usado em ciências sociais desde a década de 1960. Porém, seu conceito não se tornou popular até a segunda metade dos anos 1980 e 1990. Os primeiros conceitos teóricos da globalização foram escritos pelo empresário americano Charles Taze Russell, que cunhou o termo "sociedades gigantes' .

A globalização afeta o mundo de várias formas, tais como:

* Industrial - emergência da produção mundial dos mercados e acesso a uma gama mais vasta de produtos estrangeiros para consumidores e empresas. Particularmente circulação de materiais e mercadorias dentro e fora das fronteiras nacionais.

* Financeira - surgimento de mercados financeiros a nível mundial e um melhor acesso ao financiamento externo para os mutuários. Como estas estruturas a nível mundial cresceram mais rapidamente do que qualquer regime regulamentar transnacional, a instabilidade da infra-estrutura financeira global aumentou dramaticamente, como evidenciado pela crise financeira atual.

* Econômica - realização de um mercado global comum, com base na liberdade de troca de mercadorias e de capitais.

* Política - alguns utilizam "globalização", para denominar a criação de um governo mundial que regula as relações entre os governos e as garantias dos direitos sociais e econômicos decorrentes da globalização.

* Informacional - no aumento dos fluxos de informação entre locais geograficamente distantes. Esta é uma mudança tecnológica trazida com o advento das comunicações de fibra óptica, satélites, e aumento da disponibilidade de telefone e Internet.

* Idiomas - a mais popular linguagem é Inglês.
Sobre o 75% do consumo mundial de correio, telex, e os cabos estão em inglês.
Aproximadamente o 60% do consumo mundial de programas de rádio estão em inglês.
Cerca de 90% o tráfego Internet circula em inglês.

* Concorrência - a sobrevivência das empresas no novo mercado global apela para melhoria da produtividade e o aumento da concorrência. Devido ao mercado mundial, empresas em diferentes indústrias têm que atualizar os seus produtos e habilidades no uso da tecnologia para enfrentar o aumento da concorrência.

* Ecológica - o advento dos desafios ambientais globais que podem ser resolvidos com cooperação internacional, tais como as alterações climáticas, a transfronteira da água e da poluição atmosférica, o excesso de pesca do oceano, e da disseminação de espécies invasoras.

* Cultural - o crescimento do contatos multi-culturais, o aparecimento de novas categorias de consciências e de identidades que encaram a difusão cultural, o desejo de um aumento do nível de vida e de desfrutar de produtos estrangeiros e de ideias, de adotar novas tecnologias e práticas.

* Social - desenvolvimento do sistema de organizações não-governamentais como os principais agentes da política pública global, incluindo os esforços de ajuda humanitária e de desenvolvimento.


A crescente integração das economias e das sociedades em todo o mundo foi um dos temas mais debatidos na economia internacional nos últimos anos. O rápido crescimento e redução da pobreza na China, Índia e outros países tem sido um aspecto positivo da globalização.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estudo-sobre-a-globalizacao-1141191.html"
(Artigonal SC #1141191)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça!
Ricardo Pedri Lopes - Perfil do Autor:


Classificados de carros novos e usados

Anúncios Google
Seu Site na 1ª Página Garantimos seu Site na 1ª Página dos Buscadores em Poucos Dias ! Cadastrando.com.br
Quer ter sua Franquia? Seja um Franqueado Nobel. Vencedora do Prêmio PEGN 2009. Consulte-nos! FranquiaNobel.com.br
Doutorados - Mestrados - ESLA - 0800 052 8800 - Jan e Julho Área Saúde - Educ - Dir - Adm. www.esla.com.br
Amor Vidência Gratuita Futuro sentimental gratuito respostas Imediatas e Gratuitas. Tara-clarividencia.com
Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Ensino Superior... Pergunte 200 Letras sobrandoHebreus 12.14-17 estudo sobre esse texto,hb:12.14-17como entro nesse assunto? hebreus cap:12.vers:12-17.como vejo estudos sobre esse texto?Boa tarde, estou fazendo um estudo sobre transferência do Bolsa -Escola para o Equador (Beca Escolar) e estou tendo dificuldades em encontrar material. Quais são os autores fontes disponíveis?Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 5 Voto(s)Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/estudo-sobre-a-globalizacao-1141191.html
Palavras-chave do artigo:globalizacao, globalizacao resumoArtigos relacionadosÚltimos artigos de Ensino Superior Emprego, educação e família no Brasil: Os efeitos da globalização na economia brasileiraO trabalho procura destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra – a globalização. Discute-se os problemas do baixo dinamismo econômico no País na década de 1980 e 1990 e suas repercussões sobre os níveis de emprego. trata-se, também, do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. Na última parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família.
Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educaçãol 20/07/2010 lAcessos: 1,278 O Processo De Globalização Econômica E A Manipulação Invasiva Do NeoliberalismoResumo: Pretende-se com esse trabalho realizar uma reflexão à luz de novos ideários, que surgiram desde a década de 90, os quais puderam em primeira mão realizar um prognóstico sobre o arcabouço ideológico do neoliberalismo. E possibilitar uma reflexão no intuito de provocar uma real apropriação pelos cidadãos do controle do seu próprio país, despertando-os para a permissividade excessiva estatal, pois assim está fundamentado na Constituição que “todo poder emana do povo”.
Por: Vanessa Elenia de Brito Masullol Direitol 25/11/2009 lAcessos: 653 As Fases da Globalização: o período do domínio nacionaldemosntra historicamente, as fases da implantação da globalização e suas conseguencias
Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educação> Ensino Superiorl 27/06/2010 lAcessos: 980 A Educação De Jovens E Adultos: O Resultado Trazido Pela GlobalizaçãoAs novas diretrizes da educação de jovens e adultos, em face de globalização e as exigências da escolaridade, o significado da intervenção dos compradores da mão-de-obra na oferta da educação aos trabalhadores. Pesquisa realizada de forma semi-intensiva, teoricamente fundamentada em Survey
Por: Jorge Rocha Gonçalvesl Educação> Ensino Superiorl 14/04/2010 lAcessos: 776 BRASIL RESUMO 24 ANOS DE NOVA REPUBLICA NUMA VISÃO SOCIALBrasil Pais que caminha a marcha lenta são quase 24 anos de Nova Republica e continuamos com uma péssima economia, o povo brasileiro continua sem poder de compra, o salário mínimo é uma vergonha, a violência aumentou mais de 200% a desigualdade social continua gerando pobreza, a política habitacional
Por: Jose Silveira de Oliveiral Notícias & Sociedade> Polítical 01/02/2011 lAcessos: 96 A Formação Do Espaço Mundial: Da Idade Antiga Até Os Dias AtuaisEste artigo trata da evolução do espaço mundial, ao quais inclui os estados nacionais e suas políticas de mercado e suas histórias as quais evoluíram a partir dos tempos formando uma nova ordem que existe no mundo atual.
Por: Francisco Augusto Tavaresl Ciênciasl 01/10/2009 lAcessos: 3,764 lComentário: 4 TGA. (teoria geral da administração)severino ramos. silvioleni@hotmail.com analisa no contexto geral as atribuições e habilidades do administrador dentro das organizações como um todo, além de sua grande importância para o sucesso das empresas e instituições publicas.
Por: severino ramosl Educação> Ensino Superiorl 24/10/2010 lAcessos: 260 lComentário: 7 Sandálias Personalizadas para FormaturaDescrição de sandálias personalizadas para formatura e a importância deste brinde em marcar o evento e deixar que todos comentem por muito tempo.
Por: Carolinel Educação> Ensino Superiorl 03/05/2011 lAcessos: 11 Empirismo: conhecimento adquirido através da experiênciaNo decorrer da historia da Filosofia muitos filósofos defenderam a tese do empirismo, os mais famosos são os filósofos empiristas os ingleses do século XVI ao XVIII, conhecidos de empiristas ingleses: Francis Bacon, Thomas Hobbes, John Locke, George Berkeley e David Hume. O empirismo é uma característica muito marcante da filosofia inglesa, os defensores do empirismo afirmam que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridas por nós pela experiência.
Por: Renata Priscilal Educação> Ensino Superiorl 03/05/2011 TRABALHO INFANTIL: O mundo real e vivido por crianças e adolescentes em Massapê-Ce1O presente trabalho teve como objetivo analisar a natureza educativa do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) do município de Massapê no tocante as suas contribuições para o acesso à cidadania de seus participantes. O percurso metodológico deste trabalho utilizou a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os resultados obtidos apontaram a existência de proposta educativa planejada e executada de forma bem diversificada.
Por: Carlos Justinol Educação> Ensino Superiorl 02/05/2011 lAcessos: 22 Preservação ambiental: do local ao globalAções de pequenos grupos locais podem mudar o mundo. No meio ambiente não é diferente.
Por: Rodnei Vecchial Educação> Ensino Superiorl 02/05/2011 Prevenções psicopedagógicas -como intervir quando as dificuldades de aprendizagem já se encontram instaladasA educação nos dias atuais tem se transformado num viés de expectativa e de importância fundamental para o ser humano. É de suma importância, que os profissionais em educação (psicopedagogos) não percam o azimute direcional, nem a vontade intrínseca da especialização, para lidar com problemas de vários matizes que surgem como sementes prósperas num terreno fértil, antes árido de conhecimentos.
Por: Antonio Paiva Rodriguesl Educação> Ensino Superiorl 01/05/2011 lAcessos: 21 Relações Interpessoais em Ambientes EducacionaisConferir plenitude e dignidade nas relações interpessoais que se estabelcem entre dois protagonistas - professores e alunos - integrantes essenciais no processo ensino-aprendizagem nos mais diferentes espaços e/ou ambientes educacionais constitui-se num desafio relevante na convivência humana. Agregar valor ao processo de convivência social em ambientes educacionais passa a ser um competência social capaz de ser vivenciada na vida cotidiana dos ambientes educacionais.
Por: Darci Kopsl Educação> Ensino Superiorl 29/04/2011 Educação sem consciência de valoresEste artigo analisa a quebra de valores que atualmente faz-se presente no meio social em que se vive.
Por: ivonete frassonl Educação> Ensino Superiorl 29/04/2011 lAcessos: 12 O que é ser um universitário?Você estudante / universitário, tem dúvidas sobre o que te espera no futuro? Profissão? Rotina do dia-a-dia como um profissional de uma área incerta? Está perdido no que iniciar ou se preparar? Esta é uma realidade, devemos cada vez mais nos preparar para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e cheio de desafíos. Use tudo que tenha ao seu dispor e estude se prepare, como um bom universitário faria!
Por: Rodrigo Siqueiral Educação> Ensino Superiorl 29/04/2011 Adicionar novo comentário Seu nome: *Seu Email: Comentário: * O código de verificação:** Campos obrigatoriós

Comments on this article
0 beatriz 04/04/2011
acho isso muito legal,tenho 13 anos e estou fazendo pesquisa de escola!!!
0 vanina 29/03/2010
ola! sou estudante de relacoes internacionais e gostava de saber de saber qual e' a relacao entre a globalizacao e o paradigma estruturo-funcionalista.
4 leia 26/11/2009
gostaria de saber sobre as principais diferenças entra as nações no ambito da globalização..
7 Simone 29/10/2009
Em que medida o processo da globalização afeta o trabalho do professor? Se possível, responder, muito obrigada.
-1 pollyana jessika 05/10/2009
eu adorei saber tudo sobre a globalização! Publicar
seus artigos aqui
é de graça e é fácil

CadastroMenu do autorárea do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Ricardo Pedri Lopes tem 1 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de ArtigosTodas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Educação
Ciência Educação Infantil Educação Online Ensino Superior Línguas Anúncios Google
Necessita de ajuda?

Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog
Links do Site

Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap
Webmasters

RSS Builder
RSS
Link a nós
Informação Empresarial

Anunciar
O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.


COPYRIGHT @ 2011 ARTIGONAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas