domingo, 8 de maio de 2011

10526 - MOVIMENTOS SOCIAIS

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Laari Membro desde:
24 de novembro de 2008
Total de pontos:
99 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Movimentos sociais e políticos na Europa no século 19 ?
Bom, a professora passou esse trabalho para amanhã, eu gostaria que alguém me ajudasse...
Sobre esse assunto ( do trabalho), ela gostaria de saber sobre, Socialistas, Comunistas e Anarquistas... tudo sobre os movimentos sociais e políticos na Europa no século xix (19)
Obrigada

2 anos atrás Denuncie by Morticia Membro desde:
30 de outubro de 2008
Total de pontos:
9.240 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida por votação
Para ter acesso a todo o texto, vá ao link abaixo.

Abçs.

O Socialismo, Comunismo e Anarquismo são concepções diferenciadas de buscar a igualdade e acabar com a propriedade privada.
O socialismo é a etapa de transição para se atingir o comunismo. Nesta fase os meios de produção passam para o controle do Estado. A ditadura do proletariado garante através inclusive da força, o fim da sociedade de classes.
O comunismo é a etapa superior do socialismo, onde desaparecida a ideologia burguesa e a sociedade de classes, os meios passam para a o controle da coletividade e o Estado desaparece.
O anarquismo entende que no momento da revolução o Estado deve desaparecer, sem a utilização de ne-nhuma etapa superior. É contrário a qualquer tipo de ditadura ou de instituições que representem o povo como partidos, Centrais sindicais etc..., pois acreditam na auto-conscientização do homem.

O anarquismo teve grande influência no movimento político-sindical da 2º metade do século XIX e das três primeiras décadas do século XX.
Phroudon foi o pai do anarquismo. No seu livro “O que é a propriedade”, respondia: é um roubo. Propunha a criação de cooperativas e de bancos que concedessem empréstimos sem juros. Defendia a substituição do Estado por uma república de pequenos proprietários.
Bakunin se tornou líder do anarquismo terrorista, onde a violência deveria ser utilizada para alcançar uma sociedade igualitária. Acreditava na força do Lupem-proletariado.
Outros anarquistas: Leon Tolstoi, Kropotkin, George Sorel (Anarco-Sindicalismo) etc...

O socialismo Cristão ou Cristianismo Social surge no século XIX, com a publicação da encíclica Rerum No-varum (Nova regra) estabelecida pelo papa Leão XIII, com a finalidade de não perder os fiéis mais pobres para os movimentos socialistas ateus. Exigia maior justiça social, no entanto, não combatia a propriedade privada.
No século XX outros papas se destacaram na opção pelos pobres, como: João XXIII com a encíclica “Mater e Magistra” e “Pacem in terris” e Paulo VI com “Humanae Vitae” e “Populorum progressio”.
Após o concílio Vaticano II e do tratado de Puebla, surge a Teologia da Libertação, Parcela da igreja católi-ca que acredita na participação desta instituição no plano sócio-político em defesa do menos favorecido.
João Paulo II inicia uma política conservadora procurando acabar com a teologia da libertação e criando a renovação carismática para disputar os fiéis com os evangélicos.

A teoria socialista se materializa nas internacionais, baseada na convocação final do Manifesto comunista: “Proletariados de todo mundo uni-vos”.
A primeira Internacional Socialista aglutinou anarquistas e comunistas. Esta internacional surgiu em 1864, e foi marcada pela falta de representatividade e pelas discórdias internas. Seu grande momento aconteceu na Comuna de Paris (1871), onde o povo aproveitou da derrota do governo francês para Alemanha para che-gar ao poder, onde estabeleceram ensino público e gratuito, formação de milícias populares etc..., acaba-ram derrotados pelo exército francês que se aliou ao alemão.
A segunda internacional fundada em 1889, excluía os anarquistas e funda o primeiro partido socialista: O partido Social-Democrata, que no entanto, acabou gerando três tendências: revisionistas liderados pelo Bernstein (contrários à luta armada e favoráveis ao projeto democrático-burguês da via eleitoral); Reformis-tas liderados por Karl Kaustsky (Apesar de favoráveis a luta armada, achavam que não eram o momento); Revolucionários liderados por Lênin e Rosa de Luxemburgo (Defendiam a luta armada imediata). As duas primeiras tendências participaram da primeira guerra mundial e os revolucionários aproveitaram para fundar a 3º internacional, que assumiu o nome de internacional comunista (Comintern) que seria embrião dos par-tidos comunistas. Com a morte de Lênin a 3º internacional passa a ser liderada por Stálin e o adversário Trotsky funda a 4º internacional socialista.

Fonte(s):
http://74.125.45.132/search?q=cache:-dOf…
2 anos atrás Denuncie 100% 1 Voto
Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (0)
Sem outras respostas.

Descubra Perguntas em Outras - Sociedade e Cultura
Qual as atitudes que devemos ter para não nos corrompermos?
Por que a Aranha é perigosa?
Voce sabe quem é a mulher da nota de 2 reais ?
O ator que representa o terrorista Bin Laden recebe quanto mensalmente?
PUBLICIDADE

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


COPYRIGHT @ 2011 YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas