sexta-feira, 13 de maio de 2011

10521 - GEORGE V DA INGLATERRA

Jorge V do Reino UnidoOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página ou secção precisa de correção textual.
Pode conter incorreções gramaticais ou ortográficas, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Jorge V
Pela Graça de Deus, Rei do Reino Unido e dos Domínios Britânicos além dos Mares, Imperador da Índia e Defensor da Fé

Jorge V em 1923.
Reinado 6 de Maio de 1910 – 20 de Janeiro de 1936
Coroação 22 de junho de 1911
Nome completo George Frederick Ernest Albert
Nascimento 3 de Junho de 1865
Sandringham, Reino Unido
Morte 20 de Janeiro de 1936
Sandringham, Reino Unido
Sepultamento Capela de São Jorge, Berkshire, Inglaterra
Antecessor Eduardo VII
Herdeiro Edward Albert (depois Eduardo VIII)
Sucessor Eduardo VIII
Consorte Maria de Teck
Filhos Eduardo VIII do Reino Unido
Jorge VI do Reino Unido
Princesa Maria, Princesa Real
Príncipe Henrique, Duque de Gloucester
Príncipe Jorge, Duque de Kent
Príncipe João do Reino Unido
Casa Real Casa de Saxe-Coburgo-Gota (depois chamada Casa de Windsor)
Hino real God Save the King
Pai Eduardo VII do Reino Unido
Mãe Alexandra da Dinamarca
Jorge V do Reino Unido (nascido George Frederick Ernest Albert; 3 de Junho 1865 – 20 de Janeiro 1936) foi Rei do Reino Unido e Imperador da Índia entre 1910 e 1936. Era o segundo filho do Rei Eduardo VII do Reino Unido e da Rainha Alexandra da Dinamarca. Foi o primeiro membro da Casa de Windsor a subir ao trono.

Em 1891, Jorge tornou-se segundo na linha de sucessão, depois da morte de Alberto, Duque de Clarence, o seu irmão mais velho, por pneumonia. Alberto estava então noivo da princesa Maria de Teck (Princesa May), que foi pedida depois em casamento por Jorge. O casamento realizou-se em 1893 e resultou em seis filhos, entre os quais o Duque de Windsor e Jorge VI do Reino Unido. Em 1892, Jorge foi nomeado Duque de York e em 1901, após a morte da avó a Rainha Vitória, tornou-se Príncipe de Gales, Duque da Cornualha, Duque de Rothesay na sua condição de herdeiro da coroa britânica.

Jorge V foi coroado Rei do Reino a 22 de Junho de 1911 e Imperador da Índia em 11 de Dezembro, após a morte de Eduardo VII no ano anterior. Em 1917, dado o sentimento antialemão vivido durante a Primeira Guerra Mundial, Jorge V mudou o nome da casa real de Saxe-Coburgo-Gota para Windsor, que passou a ser o sobrenome oficial da família real. Jorge V morreu em 1936 e foi sucedido pelo filho mais velho, Eduardo VIII.

Índice [esconder]
1 Primeiros anos
2 Casamento
3 Duque de York e Príncipe de Gales
4 Ascensão ao trono
5 Reinado
6 Morte
7 Descendência
8 Títulos, honras e armas
8.1 Títulos
8.2 Honras
8.2.1 Honras militares
8.3 Armas
9 Referências

[editar] Primeiros anosGeorge nasceu em 3 de Junho de 1865 na Marlborough House, Londres. Quando nasceu, seu pai Eduardo, e sua mãe, Alexandra, ainda eram os príncipes de Gales. Era neto da Rainha Vitória, por parte de pai, e do rei Cristiano da Dinamarca. Como neto da rainha reinante, recebeu o título de "Sua Alteza".

O então príncipe, foi batizado no Castelo de Windsor em 7 de Julho de 1865 pelo próprio Arcebispo da Cantuária. Como filho mais novo do Príncipe de Gales, não havia expectativa de que Jorge se tornasse rei um dia, já que seu irmão, o Príncipe Alberto Victor, era o segundo na linha de sucessão ao trono. Devido à pouca diferença de idade entre Jorge e seu irmão, ambos foram educados juntos. O Príncipe de Gales apontou John Neale Dalton como tutor para os seus filhos. Em 1877, com apoio do pai, os dois irmãos iniciaram seu serviço militar a bordo do navio HMS Britannia. Jorge serviu como almirante na Marinha Real até 1879 sob os cuidados do seu tutor.

Depois do serviço militar, Jorge e seu irmão visitaram algumas colônias britânicas no Caribe e Oceania, o Japão e o estado da Virgínia, nos Estados Unidos.

[editar] CasamentoComo marinheiro, Jorge serviu vários anos sob os comandos de seu tio, Alfredo, Duque de Saxe-Coburgo-Gota, em Malta. Lá Jorge se apaixonou por sua prima, Maria de Edimburgo. Sua avó (Rainha Vitória), seu pai e seu tio aprovaram imediatamente a relação e o possível casamento entre os dois. Entretanto, a Princesa de Gales e a Duquesa de Edimburgo se opuseram ao casamento entre os dois. Mais tarde Maria, influenciada por sua mãe, não aceitou se casar com o Príncipe e se tornou rainha consorte da Romênia.

Em 1891, Alberto Victor ficou noivo da Princesa Maria Vitória de Teck, mas veio a falecer de pneumonia seis semanas depois. Com a morte de Alberto Victor, Jorge foi feito o segundo na linha de sucessão ao trono e teve de abandonar o serviço militar para cuidar das suas responsabilidades como herdeiro do trono. A Rainha Vitória ainda era favorável ao possível casamento entre a Princesa de Teck e o futuro rei e propôs isto ao seu neto. Maria aceitou casar-se com o futuro rei. A cerimônia teve lugar no Palácio de St. James em 6 de julho de 1893. O casamento foi uma felicidade geral para a família real e para os noivos.

[editar] Duque de York e Príncipe de Gales
As quatro gerações de monarcas do Reino Unido. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Jorge V, Eduardo VII, a Rainha Vitória e o Príncipe Eduardo de Gales.Em 1892, a Rainha Vitória concedeu a Jorge os títulos de Duque de Iorque e Conde de Inverness. Após seu casamento com Maria de Teck, Jorge recebeu o tratamento de Sua Alteza Real, o Duque de York.

Seguindo a tradição da época, os Duques de York se mudaram para a York Cottage, em Norfolk. Jorge e Maria optaram por uma vida comum às pessoas de classe média e longe do cotidiano da realeza. Durante o período em que residiu em Sandringham, Jorge ficou conhecido como um grande colecionador de selos e foi responsável pela maior coleção de selos do Reino Unido e da Comunidade das Nações. O biógrafo Randolph Churchill relatou que Jorge era um pai rigoroso e exigente.


Jorge V, Maria de Teck e Eduardo VIII.Como detentores do Ducado de York, Jorge Maria de Teck desempenharam várias funções públicas em nome da Coroa britânica e após a morte da Rainha Vitória em 22 de janeiro de 1901, o pai de Jorge herdou o trono com o nome de Eduardo VII do Reino Unido, deixando ao filho mais velho o Principado de Gales. Junto com o título de Príncipe de Gales, Jorge também herdou o Ducado de Rothesay e o Ducado da Cornualhae foi intitulado Sua Alteza Real, o Duque de Cornualha e de York. Em 1901, Jorge e Maria realizaram uma viagem estatal em nome do Império Britânico a todos os países da Comunidade Britânica, que incluiam África do Sul, Canadá e Nova Zelândia.

Em 9 de Novembro de 1901, Jorge foi investido oficialmente Príncipe de Gales e Conde de Chester. Eduardo VII desejava que seu filho estivesse preparado para as futuras funções que lhe caberiam e para prepará-lo para o papel de rei, Eduardo permitiu o acesso de Jorge aos assuntos de estado e o apontou para exercer as funções de estado em nome do Reino.

[editar] Ascensão ao tronoEm 6 de Maio de 1910, Eduardo VII morreu e o então Príncipe de Gales assumiu o trono como Jorge V do Reino Unido. Jorge também concedeu a Maria de Teck, sua esposa, tratamento real e o título de Sua Majestade, a Rainha. A coroação teve lugar na Abadia de Westminster, no dia 22 de Junho de 1911. No mesmo ano da coroação, o casal real seguiu viagem para o Delhi Durbar para receberem os títulos de Imperador e Imperatriz da Índia.

[editar] Reinado
Jorge V no dia de sua coroação.O período mais notável do reinado de Jorge foi o período correspondente à Primeira Guerra Mundial. Entre 1914 e 1918 a Grã-Bretanha estava em ferrenha guerra com a Alemanha, entretanto, o Kaiser alemão Guilherme II, que representava um inimigo para o povo britânico, era primo do rei. Outro fato controverso era a família da Rainha Maria de Teck, que pertencia a Casa Real de Württemberg. Como o avô do rei era o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, os descendentes da rainha Vitória I herdaram o nome alemão. O rei entrou com um decreto real e mudou o nome da Casa de Saxe-Coburgo-Gota para Casa de Windsor, aboliu todos os títulos germânicos para aliviar as tensões decorrentes do sentimento antigermânico vivido durante a guerra, naquele ano, o Parlamento britânico aprovou a Lei de Privação dos Títulos que autorizava o Conselho Privado a investigar "todas as pessoas que beneficiam de qualquer dignidade ou título como Alteza ou Príncipe britânico que, durante a presente guerra, suportou armas contra Sua Majestade Real ou seus aliados, ou que tenham se juntado aos inimigos de Sua Majestade". Nos termos dessa lei, um decreto do Conselho, de 28 de março de 1919, aboliu, formalmente todos os títulos germânicos, e exilou alguns membros da família real britânica que deram apoio ao inimigo do povo britânico, o maior exemplo é o do Príncipe Carlos Eduardo, neto da rainha Vitória que havia herdado o ducado alemão de Saxe-Coburgo-Gota.

Por fim, todos os descendentes do rei abandonaram os títulos e nomes alemães, passando a utilizar somente os nomes ingleses. Em algumas famílias, Jorge modificou os sobrenomes para dar ênfase à Guerra. Jorge modificou também o nome de seu primo, que era conhecido como Louis Alexander de Battenberg, para Louis Mountbatten.

Quando o czar Nicolau II da Rússia, primo de Jorge V, foi derrubado pela Revolução Russa, o Governo Britânico ofereceu abrigo ao czar e sua família, mas Jorge temeu que o sentimento russo pudesse alcançar o Reino Unido e decidiu expulsar a família Romanov. O czar e sua família retornaram para a Rússia e foram assassinados pelos revolucionários bolcheviques em 1918. No ano seguinte, a mãe de Nicolau, Maria Feodorovna e outros membros da família imperial russa foram resgatados da Criméia por navios britânicos.

Cerca de dois meses após o final da Guerra que assolou a Europa, o filho mais novo do rei, Príncipe João morreu depois de 13 anos de saúde frágil. O rei foi informado da morte pela rainha.


Jorge V com os trajes da Ordem de São João.Durante e após a Guerra, muitos estados monárquicos foram derrubados por revolucionários. O primeiro Império a cair foi a Rússia, seguida pela Áustria, Alemanha, Grécia e Espanha. Todos esses soberanos que foram destronados tinham parentesco com o Rei do Reino Unido e em 1922, quatro anos após o final da guerra, navios britânicos foram enviados para a região da Grécia com a missão de resgatar os ex-monarcas Príncipe André da Grécia e Dinamarca e Princesa Alice de Battenberg e seus filhos. (Um de seus filhos era Filipe da Grécia e Dinamarca, o futuro marido de uma neta de Jorge V).

Jorge também tomou partido nas turbulências políticas da Irlanda. Durante a Greve Geral de 1926, o rei posicionou-se contra os manifestantes, chamando-os de "revolucionários" e chegou a incentivar os governantes irlandeses a tomarem medidas eficazes para com a greve.

Em 1932, Jorge tornou-se fez a primeira transmissão por rádio da Royal Christmas Message (Mensagem Real de Natal), convencido pelos seus conselheiros de que este seria o desejo do povo. Ao mesmo tempo em que aumentava sua popularidade no Reino unido, Jorge mantinha-se preocupado com a política externa e alertou a Embaixa Britânica na Alemanha acerca do crescimento do Partido Nazista e do Fascismo.[1] Á altura da celebração dos seus 25 anos de reinado, em 1935, havia-se tornado um rei muito amado, respondendo á adulação da multidão: "Não compreendo porquê, afinal de contas, sou um fulano bastante normal."[2]

A relação de Jorge com seu herdeiro, Príncipe Eduardo acabou por deteriorar-se nos últimos anos do seu reino. Jorge estava sinceramente decepcionado com o suposto envolvimento de Eduardo com mulheres casadas. O rei aparentava uma certa preocupação quanto à ascensão de Eduardo ao trono. Enquanto não era muito amigo de seu herdeiro, Jorge tinha muito carinho pelo seu segundo filho, Jorge Alberto e adorava sua neta, a quem apelidou de "Lilibet". (mais tarde Isabel II do Reino Unido)[3] Em cartas trocadas entre membros da família real, o rei expressou sua preocupação com a ascensão de Eduardo ao trono e confessou várias vezes que preferia que o trono coubesse ao seu segundo filho:

Após a minha morte, o 'menino' vai arruinar-se dentro de 12 meses.

— Jorge V do Reino Unido
Peço a Deus que meu filho mais velho nunca case e tenha filhos e que nada fique entre 'Bertie' (Albert) e 'Lilibet' (Elizabeth) e o trono.

— Jorge V do Reino Unido

[4]

[editar] MorteA Primeira Guerra Mundial e as relações com o seu herdeiro não serem das melhores foram das principais causas da deterioração da saúde do monarca. Além disso o fumo exagerado também agravou os problemas de saúde de Jorge. Há um certo tempo Jorge já sofria de enfisema pulmonar, bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica e pleurisia, todas decorrentes do uso de tabaco. Em 1928, o rei ficou muito doente e durante dois anos foi representado em suas funções reais por seu filho mais velho, Eduardo.[5] O rei decidiu ir para a localidade de Bognor Regis, em West Sussex para descansar e tentar se recuperar.[6] Após a sua ida para West Sussex, Jorge nunca se recuperou completamente, apesar da esperança dele e do povo.

Na noite de 15 de janeiro de 1936, o rei recolheu-se aos seus aposentos em Sandringham House queixando-se de um resfriado. Com o passar dos dias o rei foi ficando mais fraco e frágil e foi diagnosticado com perda da consciência. O médico pessoal da Família Real Britânica, Lord Bertrand Dawson já havia perdido as esperanças de que o rei voltaria ao normal. A enfermeira revelou que o rei teria dito "God damn you!"[7] (Deus almadiçoe você) para ela após a aplicação de sedativos. Foi reconhecido oficialmente que o rei Jorge V não resisitiu e veio a falecer às 23:55 da noite de 20 de janeiro de 1936.[8]

Jorge V foi velado em Westminster Hall. Algumas testemunhas do velório admitiram que a Coroa Imperial de Jorge V caiu sobre o ataúde onde jazia o corpo. O futuro rei Eduardo VIII viu a coroa cair e ficou profundamente perturbado e preocupado com o ocorrido, chegando a sugerir que aquilo seria um mal presságio.

Jorge foi sepultado na Capela de São Jorge.

[editar] DescendênciaNome Nascimento Morte Observações
Rei Eduardo VIII 23 de junho de 1894 28 de maio de 1972 depois Duque de Windsor; casou-se com Wallis Simpson; sem descendência.
Rei Jorge VI 14 de dezembro de 1895 6 de fevereiro de 1952 casou-se Lady Elizabeth Bowes-Lyon; com descendência (incluindo Elizabeth II)
Maria, Princesa Real 25 de abril de 1897 28 de março de 1965 casou-se com Henry Lascelles, 6° Conde de Harewood; com descendência.
Príncipe Henrique, Duque de Gloucester 31 de março de 1900 10 de junho de 1974 casou-se com Lady Alice Montagu-Douglas-Scott; com descendência.
Príncipe Jorge, Duque de Kent 20 de dezembro de 1902 25 de agosto de 1942 casou-se com a Princesa Marina da Grécia e Dinamarca; com descendência.
Príncipe João 12 de julho de 1905 18 de janeiro de 1919 Morreu de epilepsia.
[editar] Títulos, honras e armas[editar] Títulos3 de Junho de 1865 – 24 de Maio de 1892: Sua Alteza Real, o Príncipe Jorge de Gales
24 de Maio de 1892 – 22 de Janeiro de 1901: Sua Alteza Real, o Duque de Iorque
22 de Janeiro de 1901 – 9 de Novembro de 1901: Sua Alteza Real, o Duque da Cornualha e de Iorque
9 de Novembro de 1901 – 6 de Maio de 1910: Sua Alteza Real, o Príncipe de Gales
na Escócia: Sua Alteza Real, o Duque de Rothesay
6 de Maio de 1910 – 20 de Janeiro de 1936: Sua Majestade, o Rei
e, ocasionalmente, fora do Reino Unido, em relação à Índia: Sua Majestade, o Rei-Imperador
O seu título completo enquanto rei era "Sua Majestade, Jorge V, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda e dos Domínios Britânicos de além-mar, Rei, Defensor da Fé, Imperador da Índia", até 1927, quando foi mudado para "Sua Majestade, Jorge V, pela Graça de Deus, da Grã-Bretanha, da Irlanda e dos Domínios Britânicos de além-mar, Rei, Defensor da Fé, Imperador da Índia".

[editar] HonrasKG: Cavaleiro da Ordem da Jarreteira, 4 de Agosto de 1884
KT: Cavaleiro da Ordem do Cardo-selvagem, 5 de Julho de 1893
KP: Cavaleiro da Ordem de São Patrício, 20 de Agosto de 1897
GCSI: Grande Comandante da Ordem da Estrela da Índia, 28 de Setembro de 1905
GCMG: Cavaleiro Grã-cruz da Ordem de São Miguel e São Jorge, 9 de Março de 1901
GCIE: Grande Comandante da Ordem do Império Indiano, 28 de Setembro de 1905
GCVO: Cavaleiro Grã-cruz da Real Ordem Vitoriana, 30 de Junho de 1897
ISO: Ordem do Serviço Imperial, 31 de Março de 1903
Real Colar Vitoriano, 1902
PC: Conselheiro Privado, 18 de Julho de 1894
Conselheiro Privado (Irlanda), 20 de Agosto de 1897
FRS: Real Par da Sociedade Real, 8 de Junho de 1893
Lorde Guardião das Cinco Portas e Condestável do Castelo de Dover, 1905–1907
Presidente da Real Sociedade Agrícola e da Terra Alta da Escócia, 1893–1895
Presidente da Real Sociedade Agrícola de Inglaterra, 1897–1903
[editar] Honras militaresCdt, Setembro de 1877: Cadete, HMS Britannia
Mid, 8 de Jnaeiro de 1880: Aaspirante de Marinha, HMS Bacchante e da corveta Canada
SLt, 3 de Junho de 1884: Sub-Tenente, Royal Navy (Marinha Real)
Lt, 8 de Outubro de 1885: Tenente, HMS Thunderer; HMS Dreadnought; HMS Alexandra; HMS Northumberland
I/C Torpedo Boat 79; o canhoneiro HMS Thrush
Cdr, 24 de Agosto de 1891: Comandante, I/C o Melampus
Capt, 2 de Janeiro de 1893: Capitão, Royal Navy
RAdm, 1 de Janeiro de 1901: Contra-Almirante, Royal Navy
VAdm, 26 de Junho de 1903: Vice-Almirante, Royal Navy
Adm, 1907: Almirante, Royal Navy
1910: Almirante da Frota, Royal Navy
MRAF, Marechal da Royal Air Force (Força Aérea Real)
1918: Marechal de Campo, IJA (Japão)
[editar] ArmasBrasão de armas de Jorge como Duque de York
Brasão de armas de Jorge como Príncipe de Gales
Brasão de armas de Jorge como Rei do Reino Unido
[editar] ReferênciasO Commons possui uma categoria com multimídias sobre Jorge V do Reino Unido↑ Nicolson, pp. 521–522
↑ Sinclair, p. 1
↑ Pimlott, Ben (1996), The Queen, John Wiley and Sons, Inc, ISBN 0-471-19431-X
↑ Ziegler, Philip (1990), King Edward VIII: The Official Biography, London: Collins, p. 199, ISBN 0-002-15741-1
↑ Ziegler, pp. 192–196
↑ Pope-Hennessy, p. 546
↑ Watson, Francis (1986), "The Death of George V", History Today 36: 21–30
↑ Ramsay, J. H. R. (28 May 1994), "A king, a doctor, and a convenient death", British Medical Journal 308: 1445, http://www.bmj.com/cgi/content/full/308/6941/1445



Precedido por
Eduardo VII Rei do Reino Unido
1910-1936 Sucedido por
Eduardo VIII




[Esconder]v • eMonarcas da Bretanha
Monarcas do Reino da Grã-Bretanha

Ana • Jorge I • Jorge II • Jorge III

Monarcas do Reino Unido
Jorge III • Jorge IV • Guilherme IV • Vitória • Eduardo VII • Jorge V • Eduardo VIII • Jorge VI • Isabel II



Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_V_do_Reino_Unido"
Categorias: Monarcas britânicos | Imperadores da Índia | Reis da Irlanda | Casa de Windsor | Família real britânica | Casa de Saxe-Coburgo-Gota | Príncipes de Gales | Duques de Rothesay | Duques da Cornualha | Duques de Iorque | Cavaleiros da Ordem da Jarreteira | Mortos em 1936
Categorias ocultas: !Páginas a corrigir | !Artigos bons na Wikipédia em norueguês | !Artigos destacados na Wikipédia em inglês
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página Noutras línguasAfrikaans العربية Azərbaycanca Boarisch Български Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Gàidhlig Galego עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Italiano 日本語 ქართული 한국어 Kernowek Latina Latviešu मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Occitan Polski Română Русский Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Türkçe Українська 中文 Esta página foi modificada pela última vez às 20h43min de 11 de maio de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as condições de uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYTRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas