quarta-feira, 2 de março de 2011

9529 - JEAN LOUIS AGASSIS

Louis AgassizOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Louis Agassiz



Nascimento Jean Louis Rodolphe Agassiz
18 de Maio de 1807
Môtier
Morte 14 de dezembro de 1873 (66 anos)


Nacionalidade Suíça
Alma mater Universidade de Erlangen-Nuremberg
Conhecido(a) por Expedição Thayer
Prêmio(s) Medalha Wollaston (1836)
Jean Louis Rodolphe Agassiz (Môtier, 18 de Maio de 1807 — Cambridge, 14 de Dezembro de 1873) foi um zoólogo e geólogo suíço, notório por sua Expedição Thayer.

Índice [esconder]
1 Infância e educação
1.1 No Brasil
2 Publicações
3 Bibliografia
4 Fontes
5 Ligações externas

[editar] Infância e educaçãoLouis Agassiz nasceu em Môtier (Vully), no Cantão de Friburgo, Suíça. O início da sua educação começou em casa, seguido de quatro anos numa escola secundária em Bienne (alemão Biel), completou os seus estudos elementares na academia de Lausanne. Seleccionando a medicina como a sua profissão, estudou nas universidades de Zurique, Heidelberg e Munique. Em seguida aumentou o seu conhecimento nos processos biológicos, especialmente na Botânica. Em 1829, doutorou-se em Erlangen e em 1830 doutorou-se em medicina em Munique.

Mudou-se para Paris e ficou sobre a tutela de Alexander von Humboldt e de Georges Cuvier, que o lançaram nas suas carreiras da Geologia e do Zoologia respectivamente. Até esta altura não prestou nenhuma atenção especial ao estudo da Ictiologia, a qual se transformou na grande ocupação de sua vida, ou pelo menos na área em que actualmente é mais recordado.

[editar] No BrasilEm 1819-1820, Johann Baptist von Spix e Carl Friedrich Philipp von Martius estiveram envolvidos numa expedição no Brasil, e no seu regresso a Europa, entre outras colecções biológicas, trouxeram um importante conjunto de peixes de água doce do Brasil, especialmente do rio Amazonas.

A importância de Agassiz, segundo a obra "Brasiliana da Biblioteca Nacional", página 60, reside no fato de que ele "parece ter sido um dos que demarcaram os novos limites entre textos científicos e relatos de viagem. O texto Viagem ao Brasil (1867) foi redigido por sua esposa Elisabeth, que se encarregou dos detalhes pitorescos, das descrições de paisagens e da narrativa de suas peripécias. O naturalista aumentou o texto com notas que explicavam de forma aprofundada o que Elisabeth expusera de forma geral e acrescentou-lhe um capítulo final e um apêndice."

Por outro lado, diz a "Brasiliana" abaixo citada, em sua página 75, que como Arthur de Gobineau, representou o ponto de vista do racismo científico entre nós. "Preocupado com as sociedades que se estabeleceriam após a abolição da escravidão nas Américas, Agassiz, assim como Gobineau, criticava a mistura étnica.

Entre 1865 e julho de 1866 vem ao Brasil, como chefe da expedição Tayer, saindo de Nova Iorque, passando pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais, nordeste do Brasil e terminando na Amazônia. Como resultados de sua viagem publicou o livro Journey to Brazil em 1868.

Nesse sentido, sua viagem ao Brasil, realizada , tornou a Amazônia uma espécie de laboratório de estudos sobre a mestiçagem brasileira e pretendeu fortalecer o campo político de parte da elite norte-americana que pregava a segregação dos negros. Ele diz, explicitamente:

"Aqueles que põem em dúvida os efeitos perniciosos da mistura de raças e são levados, por falsa filantropia, a romper todas as barreiras colocadas entre elas deveriam vir ao Brasil."
Na Amazônia, Agassiz ficou viuvo e procurou nova mulher, realizou fotos de habitantes de cunho menos artístico que, por exemplo, as fotos tiradas por Albert Frisch, pois os retratou em poses típicas da antropometria, que davam destaque à conformação das partes dos corpos e suas proporções, sem preocupação com a inserção dos indígenas em seu ambiente.

Recebeu a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1836.

[editar] PublicaçõesHistoire des poissons d'eau douce en Europe centrale
1833-1843 : Recherches sur les poissons fossiles
1839-1842 : History of the Freshwater Fishes of Central Europe
1840 : Études sur les glaciers
1840-1845 : Études critiques sur les mollusques fossiles
1842-1846 : Nomenclator Zoologicus - De l'espèce et de la classification en zoologie
1844-1845 : Monographie des poissons fossiles du Vieux Grès Rouge, ou Système Dévonien (Old Red Sandstone) des Îles Britanniques et de Russie
1848 : Bibliographia Zoologiae et Geologiae
1848 : com Augustus Addison Gould (1805-1866) Principles of Zoology for the use of Schools and Colleges (Boston)
1850 : Lake Superior: Its Physical Character, Vegetation and Animals, compared with those of other and similar regions (Boston: Gould, Kendall and Lincoln)
1850 : The classification of insects from embryological data (Metcalf, Cambridge)
1847-1862 : Contributions to the Natural History of the United States of America —
1868 : A Journey in Brazil
[editar] Bibliografia"Brasiliana da Biblioteca Nacional", Rio de Janeiro, 2001.
AGASSIZ, Louis e Elisabeth Cary Agassiz, "Viagem ao Brasil", Belo Horizonte/São Paulo, Itatiaia/EDUSP, 1975.
[editar] FontesNumbers, Ronald L., "The Creationists: From Scientific Creationism to Intelligent Design", 2ª ed., 2006.
Lurie, Edward, Louis Agassiz: A Life in Science ( Imprensa da Universidade Johns Hopkins , 1988) ISBN 0-8018-3743-X
Gaspar, Lúcia. Viajantes em terras brasileiras - Documentos existentes no acervo da Biblioteca Central Blanche Knopf. Fundação Joaquim Nabuco. Recife.
[editar] Ligações externasO Commons possui multimídias sobre Louis Agassiz(em inglês) Biografia de Agassiz
Obras de Louis Agassiz no Project Gutenberg USA
(em inglês) Carta escrita por Agassiz



Agassiz é a abreviatura padrão de Louis Agassiz.
Consultar a lista de abreviaturas do nome de botânicos e micologistas

Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Agassiz"
Categorias: Mortos em 1873 | Botânicos da Suíça | Biólogos da Suíça | Zoólogos da Suíça | Geólogos da Suíça | Viajantes no Brasil | Medalha Wollaston
Categorias ocultas: !Esboços de biografias | !Artigos destacados na Wikipédia em alemão
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguasالعربية Català Dansk Deutsch English Español Eesti Suomi Français Galego עברית Italiano 日本語 한국어 Lëtzebuergesch മലയാളം Nederlands ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Slovenščina Svenska Türkçe Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 22h22min de 25 de fevereiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIFGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas