quarta-feira, 2 de março de 2011

9521 - AVÉ-LALLEMANT

Robert Christian Avé-LallemantOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Robert Christian Avé-Lallemant


Nome completo Robert Christian Barthold Avé-Lallemant
Nascimento 25 de julho de 1812
Lübeck
Morte 10 de outubro de 1884 (72 anos)
Lübeck
Nacionalidade Alemão
Ocupação Medicina e exploração
Robert Christian Barthold Avé-Lallemant (Lübeck, 25 de julho de 1812 — Lübeck, 10 de outubro de 1884) foi um médico e explorador alemão.

[editar] VidaFilho dos professores de música Jacob Heinrich Avé-Lallemant e Friederike Marie Canier. Irmão do criminalista Friedrich Christian Avé-Lallemant e do crítico musical Theodor Avé-Lallemant.

Assim como seu irmão frequentou em sua cidade natal o Katharineum, tendo ao mesmo tempo educação musical com seu pai. Começão a estudar medicina em Berlim, mudando em seguida para Heidelberg. Após um semestre de estudos em Paris completou seus estudos e em seguida fez doutorado em Kiel.

Em 1936 estabeleceu-se no Brasil, estabelecendo-se como médico no Rio de Janeiro. Alguns anos depois foi diretor de um sanatório para doentes de febre amarela. Foi então convocado para trabalhar no conselho de saúde do império.

Em 1841 casou no Rio de Janeiro com Meta, filha de Moses Löwe. com quem teve três filhos. Como sua mulher não suportava bem o clima brasileiro, a família retornou em 1855 para Lübeck, falecendo sua mulher no mesmo ano. Após o ano obrigatório de luto, Avé-Lallemant casou em 11 de abril de 1856 com Ida Louise Löwe, irmã de sua falecida mulher, com quem teve 2 filhos.

Em Lübeck teve contato com Alexander von Humboldt, que o convidou para participar da expedição Novarra para o Brasil. Avé-Lallemant abandonou a expedição no Rio de Janeiro, iniciando então a viajar sozinho pelo Brasil. Estas expedições foram apoiadas pessoalmente por D. Pedro II.

Em 1858-1859 Avé-Lallemant retornou novamente para Lübeck, abrindo um consultório em 1859. Em 1869 foi convidado, novamente sob incentivo de Humboldt, para a cerimônia de inauguração do Canal de Suez. Em 1871 faleceu sua segunda mulher, com 54 anos de idade, tendo ele casado um ano depois com Adamine Ulrike von Rosen.

Avé-Lallemant não é conhecido somente por suas viagens exploratórias pelo Brasil, mas também por ter influenciado o sistema de saúde brasileiro.

[editar] ObrasReise durch Süd-Brasilien im Jahre 1858, volume 1, 1859
Reise durch Süd-Brasilien im Jahre 1858, volume 2, 1859
Reise durch Nord-Brasilien im Jahre 1859, volume 1, 1859
Reise durch Nord-Brasilien im Jahre 1859, volume 2, 1860
Meine Reise in Egypten und Unter-Italien, Leipzig, 1875
Das Leben des Dr. med. Joachim Jungius 1587-1657, 1882
[editar] BibliografiaLührsen, Conrad Nikolaus: Die Familie Avé-Lallemant und ihre Töchternachkommen, Deutsches Familienarchiv (DFA) Band 23, Neustadt an der Aisch 1963, p. 205-243
Biografia (em alemão)
Catálogo na Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão)



Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Textos originais no Wikisource
Wikisource
Este artigo sobre uma biografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Christian_Av%C3%A9-Lallemant"
Categorias: Mortos em 1884 | Exploradores da Alemanha | Médicos da Alemanha
Categoria oculta: !Esboços de biografias
Ferramentas pessoaisEntrar / criar conta Espaços nominaisArtigo Discussão VariantesVistasLer Editar AçõesVer histórico
Busca NavegaçãoPágina principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Informar um erro ColaboraçãoBoas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportarCriar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentasPáginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Ligação permanente Citar esta página CorrelatosWikisource Noutras línguasDeutsch English Русский Esta página foi modificada pela última vez às 22h38min de 19 de maio de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIUGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas