quarta-feira, 2 de março de 2011

9509 - EXPEDIÇÃO LANGSDORF

Expedição Langsdorff
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Expedição Langsdorff foi uma expedição russa organizada e chefiada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo, que percorreu, entre os anos de 1824 a 1829, mais de dezesseis mil quilômetros pelo interior do Brasil, fazendo registros dos aspectos mais variados de sua natureza e sociedade, constituindo o mais completo inventário do Brasil no século XIX.

A expedição fazia parte do esforço do Governo do Czar Alexandre I para reavivar as relações comerciais entre o Brasil e a Rússia que haviam sido muito prejudicadas pelo embargo imposto por D. João VI. Contando com o apoio do jovem Imperador D. Pedro I e de José Bonifácio que forneceram, em nome do Império, créditos vultosos e vantagens alfandegárias a expedição visava "descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos no comércio"

As pesquisas se iniciaram com breves viagens a Minas Gerais, em 1824, e pelo interior do estado de São Paulo, em setembro de 1825.

A viagem se realizou em duas partes. A primeira, em 1824, em Minas Gerais. Nessa etapa, o pintor Johann Moritz Rugendas realizou inúmeras pinturas. Depois, desistiu de acompanhar a expedição russa, seguindo trajetória própria. Após consultar pessoas de sua confiança do interior da Província de São Paulo ( a família Engler, de Itu, especialmente), o Barão de Langsdorff decidiu que a segunda etapa da viagem – para o interior do país - seria feita por rios.

A viagem foi organizada em Porto Feliz (SP), com a participação do médico e político dessa cidade, Dr. Francisco Álvares Machado. Sua partida se deu em 22 de junho de 1826, do porto no Rio Tietê, Porto Feliz. Trajeto: Rios Tietê, Paraná, Pardo,Coxim,Taquari, Paraguai,São Lourenço,Cuiabá, Preto, Arinos, Juruena, Tapajós, Amazonas. Principais tripulantes, além do comandante: os artistas Aimé-Adrien Taunay e Hercules Florence, o astrônomo da Marinha Russa Néster Rubtsov, e o botânico Ludwig Riedel.

O diário de bordo ficou por conta do Barão de Langsdorff, que o escreveu até o dia 20 de maio de 1828, quando a Expedição encontrava-se em Tocarizal, à margem do Rio Juruena, um pouco depois do Salto Augusto. Sentindo-se em grandes problemas de saúde, escreveu: “Todos à minha volta estão doentes; apenas Florence está em condições de escrever o diário, que vou incorporar ao meu”, conforme se verifica no livro sobre a Expedição Langsdorff, de Dayz.P.Fonseca, "O Viajante Hércules Florence - águas, guanás e guaranás".

O Retorno: De Belém (Pará) ao Rio de Janeiro, o retorno se deu pela costa brasileira. O barco aportou a capital do Império em 10 de março de 1829. O diário de bordo de Hércules foi publicado em 1875, pelo Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, sendo que posteriormente, teve várias edições comerciais, com o título de “Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas – 1825- 1829”.

O material coletado pela expedição, inclusive o diário de bordo do Barão de Langsdorff, encaminhado à Rússia, somente foi encontrado cerca de um século mais tarde, conforme esclarece o Sr. Boris Komissarov, em seu livro Expedição Langsdorff, Acervos e Fontes Históricas.

O diário de Langsdorff foi publicado no Brasil em 1997, pela Editora Fiocruz, depois de um intenso trabalho de pesquisadores e cientistas.

[editar] Fonte
Unicamp: Expedição Langsdorff
FONSECA, Dayz Peixoto. O Viajante Hércules Forence: águas, guanás e guaranás, Campinas, SP: Pontes, 2008
Florence, H. - Viagem Fluvial do Tietê ao Amazonas – 1835 a 1829 - Edição mais recente: Editora Senado, 2008)
Silva, Danuzio, org. - AIEL – Os Diário de Langsdorff, Ed. Fiocruz, 1997

Komissarov, Boris – Expedição Langsdorff -Acervos e Fontes Históricas, Editora UNESP, 1994.
[editar] Ligações externas
Guia da Folha: Expedição russa ocupa Centro Cultural Banco do Brasil a partir do dia 23
Discovery on-line: No Caminho da Expedição Langsdorff
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Expedi%C3%A7%C3%A3o_Langsdorff"
Categorias: História do Brasil Imperial | Sertanistas | Década de 1820 no Brasil
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 07h32min de 27 de setembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas