quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

9016 - UNIVERSIDADES DO AMAZONAS

Universidade do
Estado do Amazonas
Apresentação
A Universidade do
Estado do Amazonas
(UEA) integra o
Sistema Estadual
de Ciência e
Tecnologia, composto
pela Secretaria de
Estado de Ciência e
Tecnologia - SECT
(entidade gestora), a
Fundação de Amparo
à Pesquisa do
Estado do Amazonas
(Fapeam) e o
Centro de Educação
Tecnológica do
Estado do Amazonas
(Cetam). Instituída
pela Lei N.º 2.637,
de 12 de janeiro
de 2001, foi criada
com as seguintes
finalidades:
I – promover a educação, desenvolvendo
o conhecimento científico,
particularmente sobre a Amazônia,
conjuntamente com os valores éticos
capazes de integrar o homem à
sociedade e de aprimorar a qualidade
dos recursos humanos existentes na
região;
II – ministrar cursos de grau superior,
com ações especiais que objetivem a
expansão do ensino e da cultura em
todo o território do Estado;
III – realizar pesquisas e estimular
atividades criadoras, valorizando
o indivíduo no processo evolutivo,
incentivando o conhecimento
científico relacionado ao homem e ao
meio ambiente amazônicos;
IV – participar na colaboração, execução
e acompanhamento das políticas de
desenvolvimento governamentais,
inclusive com a prestação de
serviços;
V – cooperar com as Universidades
e outras instituições científicas,
culturais e educacionais brasileiras e
internacionais;
Missão
Proporcionar o desenvolvimento do
Estado do Amazonas, capacitando
e formando quadros que possam
atuar no sistema produtivo, na gestão
da coisa pública, na produção de
conhecimento, na geração de novas
tecnologias e na valorização do
patrimônio imemorial, tendo sempre
como objetivo maior: a qualidade
de vida, a cidadania e a integridade
cultural e ambiental da Amazônia.
Surge como resposta da coletividade
amazonense às suas necessidades de
conhecimento e de realização. Um
gesto político de maior importância,
que fará gerações avançarem pelo
melhor caminho entre a ciência,
tecnologia e a arte, refletindo,
criando, construindo.
Corpo Docente
A constituição do quadro permanente
de professores é mais um passo
no processo de consolidação
da Universidade do Estado do
Amazonas, na medida que eleva o
perfil do corpo docente da UEA.
Iniciado em maio de 2007, o
concurso público para professor é
regulamentado pela Lei 3.324, de 22
de dezembro de 2008, com vínculo
empregatício regido pelo Estatuto
dos Servidores Civis do Estado do
Amazonas.
Hoje, mais da metade dos professores
da instituição são mestres e doutores.
• Doutores .................................... 166
• Mestres ...................................... 384
• Especialistas .............................. 460
• Graduados .................................... 53
TOTAL ..................................... 1.063
Lei de Cotas
1 - O sistema de
cotas estabelecido na
Universidade do Estado
do Amazonas pela Lei
2.894 garante que 80%
das vagas (60% para
escolas públicas e 40%
para escolas privadas)
são destinadas para
candidatos que comprovem
haver cursado as três
séries do ensino médio
em instituições públicas
ou privadas no Estado do
Amazonas e não possuam
curso superior completo ou
não o estejam cursando
em instituição pública de
ensino. Os outros 20% para
candidatos que comprovem
haver concluído o ensino
médio ou equivalente
em qualquer Estado da
Federação ou no Distrito
Federal.
Total de vagas ofertadas no vestibular
80% candidatos que
concluíram no
Ensino Médio
no AM
20% para
candidatos que
concluíram no
Ensino Médio em
qualquer Estado
da Federação
60% candidatos que
concluíram no
Ensino Médio em
escola pública
40% candidatos que
concluíram no
Ensino Médio em
escola privada
2 - Nos cursos da área
de saúde, a metade das
vagas ofertadas é garantida
para alunos que cursaram
pelo menos oito séries do
Ensino Fundamental no
interior. À outra metade,
aplicam-se os dispositivos
iniciais da Lei.
3 - A partir do vestibular
2005, um percentual de
vagas, por curso, no mínimo
igual ao percentual da
população indígena na
composição da população
amazonense, é preenchido
exclusivamente por
candidatos pertencentes
às etnias indígenas
localizadas no Estado do
Amazonas. São vagas
criadas exclusivamente para
representantes de etnias
indígenas.
2 - Vestibular - Estatísticas
O número de vagas da
UEA vem crescendo
gradativamente desde a
criação da instituição. Em
2001, foram 1.930 vagas
em 12 cursos na capital e
dois municípios do interior.
Em 2008, foram oferecidas
3.865 vagas - 1.210 para a
capital, 2.482 para o interior
e 173 para representantes
de etnias indígenas - num
total de 42 cursos em 30
municípios.
50 % restantes obedecem aos dispositivos iniciais da Lei
50% para candidatos que concluíram pelo menos oito
séries do Ensino Básico em municípios do interior (vagas
distribuídas por 10 polos geográficos)
20% para
candidatos que
concluíram no
Ensino Médio
em qualquer
Estado da
Federação
80% candidatos que
concluíram no
Ensino Médio no
AM
60% candidatos que
concluíram no
Ensino Médio em
escola pública
40% para
candidatos que
concluíram no
Ensino Médio em
qualquer Estado
da Federação
Candidatos
inscritos - vestibular
Alunos graduados
período 2003 a 2008
Oferta de
cursos por
município
Curso Localidade Modalidade
Administração Manaus Presencial
Enfermagem Manaus Presencial
Medicina Manaus Presencial
Odontologia Manaus Presencial
Direito Manaus Presencial
Dança Manaus Presencial
Música Manaus Presencial
Turismo Manaus Presencial
Turismo Presidente Figueiredo Presencial
- modular
Licenciatura em Biologia Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé Presencial
Licenciatura em Informática Manaus, Itacoatiara Presencial
Licenciatura em Letras – Português Manaus, Itacoatiara, Carauari, Presencial
Parintins, Tabatinga, Tefé, Humaitá,
Manacapuru, Maués
Licenciatura em Matemática Tabatinga, Tefé Presencial
Número de alunos graduados
2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 TOTAL
Manaus 267 299 757 522 600 2068 171 4.684
Interior - - 6562 501 1036 7554 227 15.880
TOTAL 267 299 7.319 1.023 1.636 9.622 398 20.564
Licenciatura em Matemática Boca do Acre, Carauari, Coari, Presencial
Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Mediado por
Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Tecnologia
Maués, Presidente Figueiredo,
São Gabriel da Cachoeira
Licenciatura em Geografia Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé Presencial
Pedagogia Manaus, Parintins, Tabatinga, Tefé Presencial
Tecnologia em Manutenção Mecânica Manaus Presencial
Tecnologia em Eletrônica Manaus Presencial
Tecnologia em Processamento de Dados Manaus Presencial
Tecnologia em Gestão Pública Manaus Presencial
Meteorologia Manaus Presencial
Segurança Pública - bacharelado Manaus Presencial
Engenharia Civil Manaus Presencial
Engenharia de Computação Manaus Presencial
Engenharia Elétrica Manaus Presencial
Engenharia Mecânica Manaus Presencial
Engenharia Mecatrônica Manaus Presencial
Engenharia de Produção Manaus Presencial
Engenharia Química Manaus Presencial
Engenharia Florestal Itacoatiara Presencial
Normal Superior Itacoatiara, Tefé, Boca do Acre, Coari,
Eirunepé, Humaitá, Manacapuru, Manicoré,
Maués, São Gabriel da Cachoeira Presencial
Educação Física Itacoatiara, Parintins, Tabatinga, Tefé, Presencial
Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Mediado por
Coari, Eirunepé, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Tecnologia
Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo,
São Gabriel da Cachoeira
Licenciatura em Física Parintins, Tefé Presencial
Licenciatura em História Parintins, Tefé, Manacapuru Presencial
Licenciatura em Química Parintins, Tefé Presencial
Tecnologia em Agroecologia Parintins Presencial
- modular
Tecnologia em Alimentos Anori, Apuí, Beruri, Jutaí, Tapauá Presencial
- modular
Licenciatura Plena para Benjamin Constant Presencial
Professores Indígenas - modular
do Alto Solimões
Tecnologia em Gestão Ambiental Carauari, Itamarati, Itapiranga, Presencial
Lábrea, Novo Aripuanã, São Paulo - modular
de Olivença, São Sebastião do Uatumã
Tecnologia em Produção Pesqueira Fonte Boa, Japurá, Juruá, Presencial
Manacapuru, Maraã, Uarini - modular
Tecnologia em Análise Boca do Acre, Carauari, Presencial
e Desenvolvimento de Sistemas Careiro Castanho, Coari, Eirunepé, Mediado por
Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Tecnologia
Manicoré, Maués, Presidente Figueiredo,
São Gabriel da Cachoeira
Tecnologia em Saneamento Ambiental Barcelos, Coari, Codajás Presencial
- modular
Tecnologia em Turismo Ecológico Borba, Manicoré Presencial
- modular
Tecnologia em Construção Naval Novo Airão Presencial
- modular
Tecnologia em Arqueologia Iranduba Presencial
- modular
Química (bacharelado e licenciatura) São Gabriel da Cachoeira Presencial
Oferta de
cursos por
município
O Sistema de Avaliação para Acesso ao Ensino Superior - SAES é uma forma de seleção criada pela
antiga UTAM (atual Escola Superior de Tecnologia) e adotada pela UEA para ingresso em seus cursos
de graduação nesta unidade.
Quem pode participar do SAES?
1 Aluno que estiver regularmente matriculado na 1ª Série do Ensino Médio em curso regular de três anos.
2 Alunos da 2 ª e 3ª séries que já participam do SAES
A avaliação dos alunos é feita em três provas denominadas Provas de Acompanhamento. No final da
primeira série, o aluno submeter-se á Prova de Acompanhamento I, no final da segunda série, à Prova de
Acompanhamento II, e no final da terceira série, à Prova de Acompanhamento III.
As Provas de Acompanhamento são constituídas de questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas
Biologia, Geografia, História, Química, Física, Matemática, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês),
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Na Prova de Acompanhamento III abrange, obrigatoriamente, além das questões objetivas, a Redação,
onde o candidato faz uma dissertação do tema escolhido.
DEMONSTRATIVO DE CANDIDATOS INSCRITOS
2001 A 2008
2001
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL/ 14415 5426 628 330
INTERIOR - -
TOTAL 14415 5426 628 330
2002
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 11389 4640 2500 105
INTERIOR 5789 3339 1154 45
TOTAL 17178 7979 3654 150
2003
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 3288 3255 2135 231
INTERIOR 1414 1252 795 99
TOTAL 4702 4507 2926 330
2004
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 3.246 2.173 1916 159
INTERIOR 1.220 734 581 66
TOTAL 4.466 2907 2497 225
2005
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 1635 1476 1635 177
INTERIOR 597 494 597 73
TOTAL 2232 1970 2232 250
2006
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 1753 1070 3759 177
INTERIOR 1016 373 1699 73
TOTAL 2769 1362 5458 250
2007
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 1398 934 534 174
INTERIOR 979 577 215 73
TOTAL 2377 1511 749 250
2008
1ª SÉRIE 2ª SÉRIE 3ª SÉRIE
INSCRITOS INSCRITOS INSCRITOS VAGAS
CAPITAL 1027 530 328 174
INTERIOR 1656 873 606 73
TOTAL 2683 1403 934 250
SAES
Programa de Formação Científico -Tecnológica das Populações dos Municípios
das Áreas Protegidas do Estado do Amazonas
O Programa de Formação Científico-tecnológica das Populações dos Municípios das Áreas Protegidas
do Estado do Amazonas consiste em uma proposta de educação, cultura e tecnologia desenvolvida
pela Universidade do Estado do Amazonas respeitando os princípios concebidos pela lei que instituiu a
Política Estadual sobre Mudanças Climáticas, Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
do Amazonas.
Para a execução dos projetos que compõem o programa, foram levadas em consideração as potencialidades
socioeconômicas, as formas históricas de sobrevivência e a demanda liberada pelo ensino médio
dos Municípios. Estes fundamentos nortearão os aspectos teórico-metodológicos com o foco para a
formação do cidadão com vistas a sustentabilidade, aproveitamento, uso e defesa dos recursos naturais,
melhor qualidade de vida e geração de emprego, e renda para os Municípios do Estado do Amazonas.
São seis cursos executados em 21municípios de 11 Reservas de Desenvolvimento Sustentável e uma
Área de Proteção Ambiental, num total de 1.150 vagas.
Reserva Sustentável Mamirauá
Localização:
Confluência dos rios Solimões, Japurá e Auati – Paraná.
Municípios: Fonte Boa, Japurá, Juruá, Maraã e Uarini.
Principal Atividade: Pesca – manejo do pirarucu.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Fonte Boa – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II –2005/2008
Japurá – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/2008
Juruá – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/2008
Maraã – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/2008
Uarini – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/2008
Novos cursos de graduação
Fonte Boa – Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira
Japurá – Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira
Juruá – Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira
Maraã – Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira
Uarini – Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira
Total de vagas: 200
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã
Localização: Interflúvio dos rios Japurá e Solimões, sendo delimitada a nordeste pelo Rio Negro
Municípios: Barcelos, Coari, Codajás e Maraã
Principal atividade: Agricultura – principais culturas a mandioca, a banana
e o milho, além das diversas árvores frutíferas. Pesca – segunda fonte de renda. Extrativismo de mel de
abelha completa os hábitos alimentares.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Barcelos – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Obs. UFAM oferece os cursos de: Ciências Biológicas, Ciências e Matemática.
Coari – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Obs. UFAM oferece os cursos de: Administração, Serviço Social, Ciências – Biologia e Química; Ciências
– Matemática e Física; Curso Superior de Tecnologia em Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia,
Geografia, Filosofia, Pedagogia e Nutrição.
Codajás – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Maraã – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II –
2005/08.
Novos cursos de graduação
Barcelos – Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Coari – Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Codajás – Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Amapá
Localização: Interflúvio Madeira-Purus.
Município: Manicoré
Principal atividade: Não há comunidades, poucas famílias que sazonalmente
ocupam a área para colher castanha do Brasil. Imenso potencial para o turismo científico ornitológico,
ecológico e educativo.
Atuação da UEA no município 2001/2008
Manicoré: Ciência Política – 2002/07; Matemática – 2006/09; Normal Superior – PRORMAR I 2002/04;
PROFORMAR II 2005/08; Normal Superior – presencial modular – 2005/09.
Obs.: UFAM oferece no município os Cursos de: Ciências Agrárias, Matemática e Pedagogia.
Novos cursos de graduação
Manicoré – Curso Superior de Tecnologia em Turismo Ecológico
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim
Localização: Região do Alto Solimões.
Município: Jutaí
Principal atividade: Pesca – comercialização de peixe salmorado, principalmente
o surubim. Agricultura de subsistência. Extrativismo – óleos, palha, cipó, frutos, mel e seringa.
Atuação da UEA no município 2001/2008
Jutaí – Curso Normal Superior – PROFORMAR I -2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Novos cursos de graduação
Jutaí – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu – Purus
Localização: Ao longo do lago do Jarí e da calha do Purus.
Municípios: Anori, Beruri, Coari e Tapauá
Principal atividade:
– A pesca, a agricultura, a caça e a extração de produtos madeireiros e não-madeireiros são as principais
formas de sobrevivência das populações da área.
– 60% do pescado consumido em Manaus é proveniente do rio Purus. A área tem grande potencial para
o ecoturismo por suas belezas naturais, como os grandes dormitórios de aves aquáticas em vários lagos
de várzea.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Anori – Curso Normal Superior – PROFORMAR I– 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08. Beruri – Curso
Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Coari – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Obs. UFAM oferece os cursos de: Administração, Serviço Social, Ciências – Biologia e Química; Ciências
– Matemática e Física; Curso Superior de Tecnologia em Biotecnologia, Enfermagem, Fisioterapia,
Geografia, Filosofia, Pedagogia e Nutrição.
Tapauá – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Novos cursos de graduação
Anori – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Beruri – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Tapauá – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã
Localização: Localiza-se ao Norte do Estado.
Municípios: Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.
Principal atividade: Agricultura – banana, melancia, cupuaçu e mandioca.
Pesca – incremento da produção de tucunaré no Reservatório da UHE-Balbina.
Extrativismo vegetal – borracha e castanha.
Obs. Manaus Energia mantém Centro de Preservação e Proteção de Quelônios Aquáticos (CPPQA)
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Itapiranga – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
São Sebastião do Uatumã – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II –
2005/08.
Oferta de novos cursos de graduação
Itapiranga – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
São Sebastião do Uatumã – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental
Reservas de Desenvolvimento Sustentável Aripuanã/Barati
Localização: Integram o Mosaico de Unidades de Conservação do Sul do Estado
Município: Apuí
Principal atividade: O mosaico é composto por UCs de proteção e de uso sustentável, que viabilizam
tanto a conservação quanto o desenvolvimento socioeconômico da região. A região é rica em madeira,
principalmente mogno e cedro, havendo também ampla ocorrência de copaíba, andiroba, castanha, paurosa
entre outras. O turismo de aventura na natureza pode ser um grande atrativo.
Atuação da UEA no município 2001/2008
Apuí – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior –
PROFORMAR II – 2005/08.
Novos cursos de graduação
Apuí – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Canumã
Localização: Drenada pelos rios Madeira eTapajós, tendo como afluentes os rios Canumã, Abacaxis e
Paraná do Urariá.
Município: Borba
Principal atividade: A produção é voltada para a subsistência, havendo exploração de madeira, castanha
e peixe ornamental para comercialização.
Atuação da UEA no município 2001/2008
Borba – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Obs. UFAM oferece o Curso de Administração.
Novos cursos de graduação
Borba – Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Ecológico.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari
Localização: Localizada no médio Juruá.
Municípios: Carauari, Itamarati e Tapauá
Principal atividade: Grande potencial extrativista (borracha, óleo e castanha da andiroba) e grande potencial
pesqueiro. Numerosos tabuleiros de quelônios a serem monitorados e grandes populações de
jacarés, configurando uma opção de manejo.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Carauari – Curso de Ciência Política – 2002/07; Curso de Letras – 2005/08; Curso de Matemática –
2006/09; Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04;
Curso Normal Superior – PROFORMAR II – 2005/08.
Itamarati – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior – PROFORMAR
II – 2005/08.
Tapauá – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior – PROFORMAR
II – 2005/08.
Novos cursos de graduação
Carauari – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.
Itamarati – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Juma
Localização: Drenada pelo rio Aripuanã, abrangendo as duas margens.
Município: Novo Aripuanã.
Principal atividade: Extração de madeira, ouro, seixo e copaíba para produção de óleo.
Atuação da UEA no município 2001/2008
Novo Aripuanã – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior – PROFORMAR
II – 2005/08
Novos cursos de graduação
Novo Aripuanã – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Rio Madeira
Localização: Toda a área é drenada pelo rio Madeira e tem grande importância geográfica, pois liga a
capital dos Estados de Rondônia e Amazonas.
Municípios: Novo Aripuanã, Manicoré e Borba.
A área faz parte de um Mosaico do Matupiri Igapó Açu, que abrange o município de Beruri.
Principal atividade: Agricultura – banana. A área apresenta forte potencial para ecoturismo inclusive turismo
ornitológico e educativo.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Novo Aripuanã – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior – PROFORMAR
II - 2005/08
Manicoré – Ciência Política – 2002/07; Matemática – 2006/09; Normal Superior – PRORMAR I 2002/04;
PROFORMAR II 2005/08; Normal Superior – presencial modular – 2005/09.
Obs: UFAM oferece no município os cursos de: Ciências Agrárias, Matemática e Pedagogia.
Borba – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Obs. UFAM oferece o Curso de Administração
Beruri – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; Curso Normal Superior - PROFORMAR
II - 2005/08
Novos cursos de graduação
Município de Beruri – Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
Área de Proteção Ambiental
Localização: Localizada na margem direita do Rio Negro – Setor Padauari-Solimões.
Municípios: Novo Airão, Iranduba e Manacapuru.
Principal atividade: Pesca comercial – o principal peixe comercializado é o jaraqui.
Outras atividades: produção de canoas e barcos, de farinha, de vassouras, de artesanato.
Atuação da UEA nos municípios 2001/2008
Novo Airão – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Iranduba – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08.
Manacapuru – Curso Normal Superior – PROFORMAR I – 2002/04; PROFORMAR II – 2005/08; Ciência
Política 2002/07; Letras 2005/08; Normal Superior 2005/08; Curso Superior de Tecnologia em Análise e
Desenvolvimento de Sistema 2007/09.
OBS: UFAM oferece no município de Manacapuru o Curso de Educação Física.
Novos cursos de graduação
Novo Airão – Curso Superior de Tecnologia em Construção Naval
Educação Indígena
A Universidade tem um olhar especial para a educação indígena. Mais de 1,6 mil representantes de 38 etnias
indígenas foram beneficiados com educação superior pela UEA, um número que chega a mais de 3,8 mil considerando-
se os alunos de projetos especiais. Em 2009, a UEA inicia um novo programa com foco na educação
indígena, com previsão para graduar 2,6 mil professores indígenas em 52 municípios.
O programa gera uma responsabilidade peculiar em relação às abordagens, às metodologias de transmissão
de conhecimento, à troca de saberes entre os povos indígenas e os professores/pesquisadores não indígenas e
indígenas, para articular esta formação intercultural com outras dimensões de pesquisa.
gráfico
Modalidade de ingresso Alunos indígenas
Cotas 665
PROFORMAR I 144
PROFORMAR II 245
Modalidade específica: formação de professores Ticuna e Kocama
COMUNIDADE DE FILADÉLFIA 260
Reescrevendo o futuro (Alfabetização) 2.500
Total 3.814
Demonstrativo de oferta de vagas – Grupo 10 (representantes de etnias indígenas)
2005 - 146 vagas
2006 - 174 vagas
2007 - 170 vagas
2008 - 175 vagas
Total - 665 vagas
Sistema Presencial Mediado - Conhecimento ao alcance de todos
O Sistema Presencial Mediado pela Tecnologia é a ferramenta utilizada pela Universidade do Estado do Amazonas
para vencer as distâncias e as dificuldades de logística características da região amazônica. Uma plataforma
tecnológica moderna e dinâmica permite a transmissão das aulas para o todo o Estado, utilizada em cursos
de graduação, pós-graduação e projetos especiais.
No total, por este sistema, a UEA beneficiou mais de 20 mil alunos em todos os municípios do Estado.
Atualmente, o sistema vem sendo utilizado na execução de três cursos de graduação e um de pós-graduação,
tendo sido utilizado no curso de Ciência Política, encerrado em 2007, e no Programa de Formação e Valorização
de Profissionais da Educação (Proformar), concluído em 2008.
Alunos beneficiados
Curso Vagas ofertadas
Especialização em Gestão Escolar 1.500
Especialização em Educação Matemática 120
Proformar 16.061
Licenciatura em Matemática 1.200
Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas 380
Educação Física 832
Ciência Política 748
TOTAL 20.841
Projetos Especiais de Educação a Distância
A plataforma tecnológica da UEA é utilizada, também, na transmissão das aulas do Aprovar, o maior programa
de acesso ao ensino superior já implantado no País. Seu objetivo é oportunizar aos alunos do Ensino Médio de
todo o Estado, e aos que já o concluíram, notadamente àqueles que não dispõem de meios para custear estudos
em nível pré-vestibular, sem excluir pessoas com necessidades especiais, a real condição de concorrer às vagas
nas universidades públicas.
Pós-graduação e Pesquisa
Apoiada numa política consistente de implementação de parcerias com as mais renomadas instituições de pesquisa
do Brasil e o exterior, a Universidade do Estado do Amazonas contabiliza mais de 3,5 mil alunos matriculados
em 25 cursos stricto senso e 60 lato sensu, com um total de mais de 5,6 mil vagas ofertadas em seus oito
anos de atuação.
O investimento em pesquisa na UEA configura um quadro promissor para a formação de recursos humanos
avançados e o estudo das transformações socioeconômicas e climatológicas da região, com foco no desenvolvimento
sustentável e no apoio aos sistemas produtivos do Estado.
Além dos novos programas de pós-graduação, a UEA consolida a pesquisa com projetos estruturantes, a exemplo
do que possibilitou a instalação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Centro de Energia,
Ambiente e Biodiversidade na UEA, aprovado em fevereiro de 2009 pelo CNPq. Num trabalho articulado com as
instituições que compõem o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, a aprovação do instituto consagra o esforço
para formação e capacitação de recursos humanos avançados e de pesquisas de excelência relacionadas
à sociobiodiversidade amazônica.
Outro grande programa, a “Rede de Mudanças Climáticas da Amazônia” tem objetivo de estudar o impacto das
mudanças no uso da terra e o aumento na concentração dos gases de efeito-estufa sobre o clima da região
amazônica e seus efeitos na bacia do Rio Negro. Integram o projeto pesquisadores da UEA, do Instituto Nacional
de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Piatam/Petrobras.
Novas pesquisas relacionadas à troca de gases entre o solo e atmosfera, a vegetação e atmosfera, a produção
e função dos aerossóis nos acontecimentos climáticos e a influência das queimadas no meio ambiente tropical
são o foco de um acordo de cooperação técnica firmado entre a UEA, INPA e Instituto Max Planck para Química
(MPIC), da Alemanha. As pesquisas estão sendo executadas por meio do Centro de Estudos Superiores do
Trópico Úmido da UEA.
Três grandes projetos compõem a infra-estrutura do primeiro núcleo de estudos em Hidrologia voltados para a
Amazônia baseado na região e utilizando pesquisadores brasileiros. A parceria entre a UEA e o IRD - Instituto
Francês de Pesquisas para o Desenvolvimento agrupou três grandes projetos cuja finalidade é a estruturação de
um núcleo de estudos de recursos hídricos voltados para a Amazônia, pela primeira vez com uma base montada
na própria região para estudar a fundo o ciclo das águas.
Demonstrativo de evolução do número de Programas de Pós-Graduação na UEA
INCT Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade
Aprovado em janeiro de 2009 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o
INCT – Centro de Energia, Ambiente e Biodiversidade, instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde da
UEA, tem como propósito compreender e propor alternativas para minimizar os efeitos das questões cruciais
globais que a humanidade está enfrentando: estabilizar o clima e melhorar as condições ambientais. São questões
críticas no desenvolvimento econômico, na política sanitária, na qualidade de vida, e na segurança nacional
e internacional.
Coordenado pelos professores José Carlos Verle Rodrigues e Tetsuo Yamane, tem como missão promover,
através de colaborações institucionais e culturais, a pesquisa cientifica multidisciplinar e o ensino de excelência,
relacionados aos tópicos de energia-ambiente-biodiversidade.
O INCT reúne mais de 70 pesquisadores de instituições como a BTI - Boyce Thompson Institute for Plant Research,
USA, CATEC - Center for Applied Tropical Ecology and Conservation, USA; Cornell University, USA; CENA/
USP - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, SP; CEPEAM - Centro de Projetos e Estudos Ambientais do
Amazonas, AM; CUNYC - Columbia University, USA; Embrapa/Cenargen - Centro Nacional de Pesquisa de Recursos
Genéticos e Biotecnologia, DF; Instituto Butantan, SP; ICE-MPG - Max Planck for Chemical Ecology, Germany;
INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; J.G.U. - Universitat Mainz (Johannes-Gutenberg),
Germany; MIT - Massachusetts Institute of Technology, USA; PRUN - Princeton University, USA; PSU - The
Pennsylvania State University, USA; SBR - Station Biologique de Roscoff, France; SUFRAMA/CBA - Centro de
Biotecnologia da Amazônia; U.A. - University of Arizona, USA; UEA - Universidade do Estado do Amazonas; UF
- University of Florida, USA; UFAM - Universidade Federal do Amazonas; UFC- Universidade Federal do Ceará;
UNAL - Universidad Nacional de Colômbia; UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, SP; Universidad
Centroccidental Lisandro Alvarado, Venezuela; Universidad Nacional Agraria La Molina, Peru; UPR - University
of Puerto Rico, USA; USP- Universidade de São Paulo, SP; WIS - Weizmann Institute of Science, Israel.
Iniciação Científica Paic/Paici
Financiados com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), os dois
programas de Iniciação Científica da UEA já atendederam 2.690 alunos. Em 2003, o Governo do Amazonas,
por meio da Universidade do Estado do Amazonas deu início ao Programa de Iniciação Científica (PAIC), que
já beneficiou 1.550 alunos na capital e no interior do Estado. Em 2004, um novo programa foi implementado,
beneficiando, com bolsas de pesquisa, 1.140 alunos da área de saúde (Enfermagem, Medicina e Odontologia),
oriundos do interior do Estado.
PAIC – Programa de Apoio à Iniciação Científica
2003/2004 – 170
2004/2005 – 206
2005/2006 – 206
2006/2007 – 210
2007/2008 – 394
2008/2009 - 364
PAICI - Programa Amazonas Iniciação Científica no Interior. De 2004 a 2008 já teve 1.140 bolsas implementadas,
distribuídas da seguinte forma:
2004/2005 – 94
2005/2006 – 167
2006/2007 – 239
2007/2008 – 290
2008/2009 – 350
PIBIC JR - Resultado do convênio celebrado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
(FAPEAM) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento
Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa destina-se à concessão de bolsas a alunos de 5ª série
do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio ou de educação profissional, regularmente matriculados em
escola pública ou privada localizada no Estado do Amazonas, para desenvolvimento de atividades vinculadas à
iniciação científica ou tecnológica.
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi contemplada com 70 bolsas do Programa Institucional de Bolsas
de Iniciação Científica Júnior – PIBIC JR., que tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar
talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional mediante o desenvolvimento de
atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação.
Extensão a serviço da coletividade
Por meio da extensão universitária, a UEA ajuda a romper barreiras antes consideradas intransponíveis. O Reescrevendo
o Futuro, programa de alfabetização de adultos, ultrapassa a marca de 150 mil pessoas atendidas,
com previsão de mais 40 mil em 2009.
Em duas edições, o Educampo, direcionado a áreas de assentamentos rurais, beneficiou mais de 3,2 mil pessoas
com alfabetização, na primeira fase, e educação continuada, na segunda etapa, com o Educampo I.
O Aprovar - pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo do Estado por meio da UEA, aprovou 3,5 mil alunos.
A Extensão atua também no apoio aos estudantes na capital e no interior, com benefício de auxílio-transporte,
alimentação e moradia.
Reescrevendo o Futuro
Desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH), Universidade
do Estado do Amazonas, Secretaria Estadual de Educação, e com a parceria das Secretarias Municipais de
Educação e Ministério da Educação, o projeto foi criado com o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo
registrado no Amazonas.
Criado em 2003, o programa já atendeu 150.849 pessoas, tendo alfabetizado 108.698, incluindo 5.539 indígenas
(2003 a 2007) indígenas de 340 etnias de 21 municípios. Em 2009, a previsão é atender mais 40.740 pessoas.
Dos 62 municípios do Amazonas, 44 receberão o selo do Ministério da Educação de “Municípios Livre do
Analfabetismo” e 18 o selo de “Município Alfabetizador”, por atenderem mais de 50% dos analfabetos em sua
jurisdição. O analfabetismo já foi totalmente erradicado nas zonas urbanas de 37 municípios.
O programa registra um índice de aproveitamento de 73% (alunos alfabetizados), com uma evasão de 7% e
20% de não alfabetizados.
Municípios com analfabetismo erradicado (Zona Urbana e Rural)
Alvarães, Anamã, Beruri, Boa Vista do Ramos, Guajará, Itamarati, Manaquiri, Nhamundá, Silves, São Sebastião
do Uatumã, Uarini e Urucurituba.
Municípios com analfabetismo erradicado (Zona Urbana)
Apuí, Barreirinha, Benjamin Constant, Boca do Acre, Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé,
Envira, Humaitá, Ipixuna, Iranduba, Itapiranga, Japurá, Maués, Novo Airão, Pauini, Presidente Figueiredo,
Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tapauá, Urucará,
Amaturá, Anori e Tonantins
Etnias indígenas beneficiadas (desde 2003)
Apurinã, Arara, Arapaso, Baniwa, Baré, Cambari, Cuiawi, Deni, Desana, Havaí, Jamamadi, Kaixana, Kambeba,
Kanamari, Kokama, Kubeo, Kuripaco, Kulina, Marubo, Mayuruna, Miranha, Miriti-Tapuya, Maku, Mura, Pira-Tapyua,
Sateré-Mawé, Tariana, Tikuna, Tucum, Tukano, Tuyuka, Wanano, Werekena, Yanomami.
Selo Município Alfabetizador - Conferido pelo MEC - Municípios que atendem de 50%
dos analfabetos do local
Apuí, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Careiro Castanho, Coari, Fonte Boa, Humaitá, Japurá, Jutaí, Manacapuru,
Manicoré, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santa Isabel do Rio Negro, São Paulo de Olivença, Tapauá, Tefé
Selo Município Livre do Analfabetismo - Municípios com menos
de 4% de analfabetos
Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista
do Ramos, Borba, Caapiranga, Canutama, Careiro da Várzea, Codajás, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna,
Iranduba, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Juruá, Lábrea, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Airão,
Novo Aripuanã, Parintins, Pauini, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santo Antonio do Içá, São Gabriel
da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tonantins, Uarini, Urucará, Urucurituba
ANO............................................... Atendimento
2003............................................................ 25.050
2004............................................................ 32.000
2005............................................................ 25.050
2006............................................................ 22.818
2007............................................................ 23.404
2008............................................................ 22.527
2009............................................................ 40.740
....................................................... 191.589
Aprovar - O maior pré-vestibular gratuito do Brasil
Criado para oportunizar aos concluintes e aos que já concluíram o Ensino Médio, notadamente àqueles mais
humildes, a chance da tão sonhada vaga no ensino superior, o Aprovar - pré-vestibular gratuito oferecido pelo
Governo do Estado por meio da UEA - adquiriu uma nova característica ao adequar-se ao calendário escolar
das redes pública e privada de modo a permitir que seus alunos possam prestar outros concursos, quer seja de
universidades públicas ou privadas e até mesmo de outras instituições.
Antes direcionado especialmente para o concurso vestibular da UEA, o Aprovar teve o seu projeto pedagógico
ampliado, tendo como foco esse novo público-alvo. A modernização e adequação do projeto vão ao encontro de
uma nova realidade que se apresenta aos jovens diante da dinâmica do mercado de trabalho e, ainda, ao esforço
da UEA em atender às demandas impulsionadas pelas vocações regionais.
Diretrizes basilares da política educacional do Estado, a democratização e qualidade do ensino são levadas a
termo pela UEA em projetos que vão da alfabetização à pós-graduação, com enfoque especial no oferecimento
dos meios de acesso ao ensino superior. Desta forma, coube à UEA, no exercício pleno de sua territorialidade
e de sua missão de universalização do conhecimento, operacionalizar o Aprovar, maior curso pré-vestibular
gratuito do Brasil.
O Aprovar utiliza estratégias baseadas em recursos tecnológicos modernos, veiculando aulas pela televisão,
pelo rádio e pela Internet, com apoio do material didático impresso (apostilas), distribuído, semanalmente, para
os estudantes nas escolas estaduais de Ensino Médio do interior do Estado e nas da Capital e nas unidades do
Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital.
As mídias utilizadas são articuladas entre si. Com efeito, o aluno deve ser orientado a organizar seus estudos de
modo a privilegiar a imprescindível associação das aulas pela tevê e pelo rádio ao material didático impresso. As
apostilas constituem, assim, a base fundamental do aluno para um adequado acompanhamento do curso, uma
vez que, isoladamente, cada mídia não dá conta sozinha do conjunto de argumentações e orientações de estudo
que constituem a unidade de sentido de cada aula.
Testes aplicados gratuitamente simulam as condições do vestibular, oferecendo aos alunos uma oportunidade
de checar os conhecimentos e discutir as questões, resolvidas pelos professores das respectivas disciplinas.
O último simuladão, realizado em 17 de junho de 2008, reuniu mais de 14 mil estudantes na Arena Poliesportiva
Amadeu Teixeira.
Aprovar - Resultados
Vestibular Total de Vagas Classificados Aprovar Índice de aprovação %
2004 3.005 645
2005 3.519 651
2006 3.709 600
2007 3.820 520
2008 3.865 1.084
Total 17.818 3.500 19,64%
Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UEA)
Além de pontuar a política de atenção ao idoso colocada em prática pelo Governo do Estado, a Universidade
Aberta da Terceira Idade vem contribuindo de forma efetiva para a formação de novos profissionais, em várias
áreas, para prestação de serviços eficientes aos idosos, atuando como núcleo da ciência do envelhecimento.
Em um ano de atividades, a unidade chega ao interior do Estado e contabiliza mais de 2 mil atendimentos na
capital, cursos profissionalizantes e atividades ligadas ao bem estar do idoso.
A UnATI contribui para formação de recursos humanos avançados para órgãos e entidades que lidam com a
temática do idoso, tendo capacitado 140 profissionais, com uma turma de mais 70 alunos em andamento. Além
disso, a UnaTi realiza pesquisa inédita sobre Longevos no município de Maués.
Amigos da Saúde
Realizado em parceria com o CDH e a Secretaria Eatadual de Saúde, o projeto Amigos da Saúde chega a sua
quarta etapa com cerca de 2,5 mil pessoas atendidas por dia em 35 unidades de saúde, esclarecendo dúvidas
e orientando, principalmente as pessoas que vêm do interior. Os acadêmicos da UEA que atuam no programa
também realizam palestras de orientação e pesquisa de satisfação para verificar a qualidade dos serviços prestados
a população.
Apoio ao Estudante - Quadro Geral de Benefícios Acadêmicos
Benefício Município Alunos atendidos Capacidade
Transporte Manaus 254 340
Alimentação Manaus 214 335
Itacoatiara 83 335
Parintins 111 111
Moradia Manaus 76 100
Itacoatiara 23 80
Parintins 87 87
Tefé 65 80
Tabatinga 25 60
Telemedicina
Criado por iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas e Universidade de São Paulo - USP, com o apoio
do Conselho Federal de Medicina, Ministério da Saúde e Ministério das Comunicações, o Polo de Telemedicina
da Amazônia configura-se como uma importante ferramenta pedagógica para formação dos futuros médicos e
como instrumento de apoio às políticas públicas de saúde.
Com um projeto de ampliação dos atuais 22 para 100 pontos nos próximos dois anos, o Polo de Telemedicina da
Amazônia consolida-se como ferramenta das atividades de teleducação interativa e teleassistência, aumentando
o suporte em segunda opinião e evitado deslocamentos desnecessários de pacientes do interior do Estado para
a capital.
Em Manaus, o Polo de Telemedicina desenvolve atividades de telessaúde nas seguintes unidades: Hospital
Universitário Francisca Mendes (área de cardiologia), Fundação Hospital Adriano Jorge (clínica médica, clínica
cirúrgica e ortopedia e otorrinolaringologia), Fundação Alfredo da Mata (dermatologia) e Centro Psiquiátrico Eduardo
Ribeiro (psiquiátrico). Hospital de Aeronáutica de Manaus (apoio geral às unidades do interior).
Em 2008, o Polo, sediado na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, atendeu, por meio de teleconsultas,
302 pacientes. Ao todo, foram visitados 34 municípios e instalados 22 pontos.
A Nova Policlínica Odontológica
A Policlínica Odontológica é um moderno complexo de sete andares para atender as atividades de formação e
capacitação de recursos humanos na área de Odontologia. O prédio tem uma policlínica na parte térrea, com
atendimento de semiologia odontológica, radiografia, serviço social e consultórios para atendimentos emergenciais.
Nos andares seguintes, funcionam clínicas especializadas e integradas, bem como laboratórios de pesquisas
e multidisciplinares, com um total de 145 cadeiras odontológicas. Ainda no 5º andar funcionam um centro
cirúrgico e um auditório para acompanhamento pelos alunos em cirurgias programadas.
O Museu da Amazônia (MUSA), uma
iniciativa do Governo do Estado do
Amazonas, através da Secretaria
de Estado de Ciência e Tecnologia
(Sect), UEA e Fundação de Amparo
à Pesquisa no Estado do Amazonas
(Fapeam), pretende envolver todas as instituições regionais, além de parcerias nacionais e internacionais, reunindo
num mesmo local elementos da história natural, geológica, social e cultural da Amazônia, da física, astronomia,
bioquímica, antropologia, das línguas, peças móveis, exemplares das águas e dos climas da região.
Previsto para ser instalado em uma área de 15 km², parte na Reserva Adolpho Ducke, do Instituto Nacional de
Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, o MUSA está sendo projetado como um espaço de encontro entre
o conhecimento tradicional e o científico-acadêmico.
UnATI/UEA

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