segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

8817 - HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE GAMA FILHO (RJ)

Universidade Gama Filho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UGF
Universidade Gama Filho
[[Imagem:|200px|center]]
Lema '
Fundação 1939
Tipo de instituição Privada
Mantenedora {{{mantenedora}}}
Orçamento anual R$
Funcionários 1.800
Docentes
Total de estudantes 47.000
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Ensino Médio integrado ao Técnico
Ensino Técnico de nível médio
Graduação
Pós-graduação
Reitor(a) Márcio André Mendes Costa
Vice-reitor(a)
Diretor(a)
Vice-diretor(a)
Sede
Campi
Estado RJ
Cores
Afiliações
Nomes anteriores
Página oficial Portal UGF
[[Imagem:|250px]]
[[Imagem:|250px]]
Instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade Gama Filho (UGF) é uma instituição particular, fundada em 1939, pelo Ministro Luiz Gama Filho, na cidade do Rio de Janeiro. A Instituição ganhou o título de Universidade em 1972. Hoje, a Gama Filho é uma das mais importantes instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro, com aproximadamente 47 mil alunos de graduação e pós-graduação, e conta com o Campus Gonzaga da Gama Filho, no bairro da Piedade, além das Unidades Centro-Candelária e Barra-Downtown. Atualmente, o reitor da Universidade é Márcio André Mendes Costa.

Índice [esconder]
1 Convênios Internacionais
1.1 Hawaii Pacific University (EUA)
1.2 Universidade de Coimbra (Portugal)
1.3 Universidad de Alcalá (Espanha)
1.4 Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
1.5 Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
1.6 Universidad Americana (Paraguai)
1.7 Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores (Brasil) / Ministerio de Salud e Deportes, Governo da República da Bolívia
1.8 Governo da República de Cabo Verde
2 Convênio – Empresa
3 Cursos
3.1 Graduação
3.2 Pós-Graduação
4 Ensino a Distância – Gama Virtual
5 Serviços prestados à Comunidade
5.1 Atendimento Jurídico
5.2 Clínica-Escola de Fisioterapia
5.3 Clínica de Odontologia
5.4 Serviço de Psicologia Aplicada
5.5 Unati
5.6 Unat
5.7 Esporte
6 Referências
7 Ligações externas


[editar] Convênios Internacionais
[editar] Hawaii Pacific University (EUA)
Hawaii Pacific University (HPU), instituição sem fins lucrativos e fundada em 1965, está localizada estrategicamente no centro do extremo Pacífico, proporcionando uma educação americana em um cenário internacional.

[editar] Universidade de Coimbra (Portugal)
A Universidade de Coimbra é uma referência incontornável no panorama do ensino superior e da pesquisa em Portugal, pela qualidade reconhecida do ensino ministrado nas suas oito Faculdades e pelos avanços que tem permitido à pesquisa aplicada, em várias áreas do conhecimento, em Portugal e no mundo.

[editar] Universidad de Alcalá (Espanha)
[editar] Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal)
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ou UTAD é uma universidade pública portuguesa que nasceu em 1986 a partir do Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro (IUTAD), que por sua vez sucedeu ao Instituto Politécnico de Vila Real (IPVR). O reitor atual é o Professor Doutor Armando Mascarenhas Ferreira.

[editar] Universidade Católica Portuguesa (Portugal)
A Universidade Católica Portuguesa é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autônoma e de utilidade pública.

É a primeira universidade portuguesa moderna que não foi instituída pelo Estado, mas sim pela Igreja Católica, ao abrigo da Concordata de 1940 entre o Governo português e a Santa Sé.

[editar] Universidad Americana (Paraguai)
A Universidad Americana é uma instituição de renome nacional e internacional, que se destaca por sua missão em elevar o nível do ensino superior e cooperar através de uma representativa liderança na produção, desenvolvimento, implementação e gestão do conhecimento, visando à transformação social e ao progresso da nação.

[editar] Agência Brasileira de Cooperação, Ministério das Relações Exteriores (Brasil) / Ministerio de Salud e Deportes, Governo da República da Bolívia
Acordo de Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento. A UGF coordena o Projeto de Estruturação do Centro de Referência para Queimados em La Paz. Pessoal UGF está procedendo à capacitação técnica do pessoal local.

[editar] Governo da República de Cabo Verde
Convênio que concede bolsa de estudos (desconto na mensalidade dos cursos de graduação) a cidadãos cabo-verdianos indicados pela Embaixada da República de Cabo Verde no Brasil. Não se aplica ao Curso de Medicina.

[editar] Convênio – Empresa
Acordo entre a Universidade Gama Filho e empresas, associações, sindicatos e/ou órgãos públicos, que concede aos funcionários da instituição conveniada, bem como a seus dependentes, uma bonificação especial na mensalidade de cursos de graduação (inclusive tecnólogos), exceto Medicina. O desconto varia de 10% (dez por cento) a 20% (vinte por cento). Alunos que sejam filhos de funcionários de empresas conveniadas à Gama Filho terão desconto de até 20% (vinte por cento) no pagamento de suas mensalidades.

[editar] Cursos
[editar] Graduação
Humanas e Sociais

Administração
Ciências Contábeis
Cinema
Comunicação Social
Direito
Filosofia
Geografia
História
Letras
Modelo Publicitário e de Moda
Pedagogia
Exatas e Tecnológicas

Arquitetura e Urbanismo
Ciência da Computação
Desenho Industrial
Engenharia Civil
Engenharia de Controle e Automação
Engenharia de Petróleo
Engenharia de Produção
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Matemática
Saúde

Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Medicina
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Cursos de Graduação Tecnológica:

Automação Industrial
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão Financeira
Petróleo e Gás
Redes de Computadores
Sistemas Elétricos
[editar] Pós-Graduação
Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos Pós Graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado

[editar] Ensino a Distância – Gama Virtual
Gama Virtual UGF é um ambiente para educação a distância, inclusão digital e gestão do conhecimento que atende alunos, professores e funcionários da Universidade Gama Filho, assim como instituições parceiras.

[editar] Serviços prestados à Comunidade
[editar] Atendimento Jurídico
O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é o setor da Gama Filho que presta assistência gratuita à comunidade carente residente próximo das Unidades da Gama Filho. O atendimento é feito pelos estagiários do Curso de Direito, sob a supervisão de professores orientadores.

[editar] Clínica-Escola de Fisioterapia
É uma organização de saúde criada em 30 de março de 1994, com os objetivos de atender à comunidade e, assim, possibilitar ao acadêmico a prática da fisioterapia nas diversas áreas da saúde, articulando-a com a teoria aprendida em sala de aula e supervisionados por professores.

[editar] Clínica de Odontologia
A Clínica de Odontologia é um setor responsável pela supervisão das atividades de estágio em Odontologia, realizadas pelos estudantes do Curso de Graduação, e possibilita a prática do estudante em diversas áreas da Odontologia, articulando-a com a teoria aplicada em sala de aula. A Clínica atende às comunidades interna e externa, carentes de recursos financeiros.

[editar] Serviço de Psicologia Aplicada
O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é um setor responsável pela supervisão das atividades de estágio em Psicologia realizadas pelos estudantes do Curso de Graduação, possibilitando a prática do estudante em diversas áreas da Psicologia, articulando-a com a teoria aplicada em sala de aula. O Serviço de Psicologia Aplicada atende às comunidades interna (alunos e funcionários) e externa, carentes de recursos financeiros.

[editar] Unati
A Universidade Aberta à Terceira Idade da Gama Filho possibilita a todos que desejam se atualizar e engajar num processo de educação continuada o acesso à Universidade, propiciando vivências que estimulam a criatividade e a participação social. Promove, ainda, o encontro de gerações, através de atividades extraclasse e de integração, como grupos de convivência e sensibilização, biodança, coral, musicoterapia, visitas guiadas, hidroginástica, vídeos e excursões. Não há vestibular, limite de idade e nem exigência de escolaridade.

[editar] Unat
A Universidade Gama Filho é uma instituição que vem se dedicando à educação nos seus 70 anos de existência. Cumprindo sua responsabilidade social, vem desenvolvendo há cerca de dez anos, no Campus Piedade e na Unidade Barra-Downtown, atividades acadêmicas voltadas para a atualização do ser humano. Seminários, palestras, encontros, debates, entrevistas, exposições, publicações, oficinas, trabalhos práticos, mesas-redondas, exibição de filmes, vídeos e teleconferências são algumas das atividades. Além disso, são organizadas viagens, visitas comunitárias, excursões turísticas e culturais, tardes dançantes e exibições de peças teatrais, filmes e shows.

[editar] Esporte
Pode-se destacar a equipe de judô da Gama Filho como uma das mais importantes do Brasil, cabendo a alguns de seus atletas algumas das conquistas recentes mais importantes do esporte em competições nacionais e internacionais. A equipe de judô da Gama Filho contou com grandes nomes, como: Flávio Canto, Hugo Pessanha, Vitor Penalber e, ainda, João Gabriel, participante das Olimpíadas de Pequim.

Referências
[editar] Ligações externas
Gama Filho
Biblioteca Digital Gama Filho
Hawaii Pacific University
Universidade de Coimbra
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
UCP
Universidade Americana
[Expandir]v • e Cidade do Rio de Janeiro
[Expandir]v • e● Complexos esportivos ●
Autódromo de Jacarepaguá · Centro Esportivo Miécimo da Silva · Cidade dos Esportes · Estádio do Maracanã · Estádio Olímpico João Havelange · Estádio de Remo da Lagoa · Estádio São Januário · Iate Clube · Jockey Club Brasileiro (Hipódromo da Gávea) · Maracanãzinho · Marapendi Country Club · Marina da Glória

[Expandir]v • e● Edifícios e monumentos ●
105 Lélio Gama St. · Arcos da Lapa · Casa da Moeda do Brasil · Centro Empresarial Mourisco · Confeitaria Colombo · Copacabana Palace · Edifício Avenida Central · Edifício-sede do BNDES · Edifício-sede da BVRJ · Edifício-sede da Petrobras · Forte de Copacabana · Hangar do Zeppelin · Monumento aos Pracinhas · Paço Imperial · Palácio do Catete · Palácio Guanabara · Palácio do Itamaraty · Palácio Laranjeiras · Palácio Tiradentes · Panteão Duque de Caxias · Ponte dos Jesuítas · Rio Sul Center · Sambódromo da Marquês de Sapucaí

[Expandir]v • e● Eventos ●
Anima Mundi · Carnaval · Fashion Rio · Festival do Rio · Grande Prêmio Brasil · Grande Prêmio Cruzeiro do Sul · Mostra do Filme Livre · Prêmio Multishow de Música Brasileira · Rock in Rio · TIM Festival

[Expandir]v • e● Ícones paisagísticos ●
Baía de Guanabara · Bonde de Santa Teresa · Bondinho do Pão de Açúcar · Corcovado · Cristo Redentor · Floresta da Tijuca · Ilha de Paquetá · Lagoa Rodrigo de Freitas · Pão de Açúcar · Pedra da Gávea

[Expandir]v • e● Institutos de pesquisa e normalização ●
Academia Brasileira de Ciências (ABC) · Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisas de Petróleo (CENAP) · Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) · Fundação Oswaldo Cruz · Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) · Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) · Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) · Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) · Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) · Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) · Instituto Nacional de Tecnologia (INT) · Instituto Pereira Passos (IPP) · Observatório Nacional

[Expandir]v • e● Instituições privadas de ensino superior ●
Centro universitário Carioca · Fundação Getúlio Vargas (FGV) · Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) · Universidade Candido Mendes (UCAM) · Universidade Estácio de Sá (UNESA) · Universidade Gama Filho (UGF) · Universidade Santa Úrsula (USU) · Universidade Veiga de Almeida (UVA)

[Expandir]v • e● Instituições públicas de ensino superior ●
Instituto Militar de Engenharia (IME) · Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) · Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) · Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) · Universidade Estadual da Zona Oeste (UEZO) · CEFET-RJ · Instituto Superior de Tecnologia em Ciências da Computação do Rio de Janeiro · Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) · Instituto Federal do Rio de Janeiro · Escola Nacional de Ciências Estatísticas · Instituto Superior de Educação da Zona Oeste

[Expandir]v • e● Logradouros ●
Autoestrada Lagoa-Barra · Avenida 24 de Maio · Avenida Amaro Cavalcanti · Avenida Areia Branca · Avenida Atlântica · Avenida Ayrton Senna · Avenida Brasil · Avenida Cesário de Melo · Avenida das Américas · Avenida Delfim Moreira · Avenida Dom Hélder Câmara · Avenida Francisco Bicalho · Avenida Isabel · Avenida Maracanã · Avenida Niemeyer · Avenida Presidente Vargas · Avenida Rio Branco · Avenida Sernambetiba · Avenida Vieira Souto · Calçadão de Copacabana · Cinelândia · Elevado da Perimetral · Intendente Magalhães · Largo do Aarão · Largo da Barra · Largo do Bodegão · Largo do Boticário · Largo da Carioca · Largo de São Francisco de Paula · Linha Amarela · Ponte Rio-Niterói · Praça Mauá · Praça XV de Novembro · Praça da República · Praça Sáenz Peña · Praça Tiradentes · Túnel Rebouças

[Expandir]v • e● Museus e espaços culturais ●
Academia Brasileira de Letras (ABL) · Biblioteca Nacional · Canecão · Casa França-Brasil · Centro Cultural Banco do Brasil · Centro Cultural dos Correios · Centro Cultural Light · Centro Cultural de Santa Cruz · Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas · Cidade da Música · Cidade do Samba · Citibank Hall · Fundação Eva Klabin · Fundação Museu da Imagem e do Som · Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica · Museu do Açude · Museu Aeroespacial · Museu de Arte Moderna (MAM) · Museu da Chácara do Céu · Museu da Maré · Museu Casa do Pontal · Museu Dom João VI · Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro · Museu Histórico Nacional · Museu do Índio · Museu Internacional de Arte Naif do Brasil · Museu Militar Conde de Linhares · Museu Nacional · Museu Nacional de Belas Artes · Museu Naval e Oceanográfico · Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro · Museu do Samba · Museu das Telecomunicações · Museu do Trem · Museu da Vida · Planetário · Real Gabinete Português de Leitura · Riocentro · Sala Cecília Meireles · Theatro Municipal · Via Show

[Expandir]v • e● Parques ●
Aterro do Flamengo · Bosque da Barra · Jardim Botânico · Jardim Zoológico · Parque da Cidade · Parque Ecológico Chico Mendes · Parque Eduardo Guinle · Parque Estadual da Chacrinha · Parque Estadual do Grajaú · Parque Estadual da Pedra Branca · Parque Henrique Lage · Parque Nacional da Tijuca · Passeio Público · Quinta da Boa Vista · Reserva de Marapendi

[Expandir]v • e● Praias ●
Praia do Abricó · Praia do Arpoador · Praia de Botafogo · Praia da Barra da Tijuca · Praia de Copacabana · Praia do Flamengo · Praia de Grumari · Praia de Ipanema · Praia da Joatinga · Praia do Pepê · Praia de Ponta Grossa · Praia Vermelha · Prainha

[Expandir]v • e● Templos ●
Catedral de São Sebastião · Catedral Mundial da Fé · Igreja da Candelária · Igreja Nossa Senhora da Conceição · Igreja da Glória · Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo · Igreja da Ordem Terceira do Carmo · Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência · Convento de Santo Antônio · Igreja da Penha · Mosteiro de São Bento · Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro · Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro · Catedral Metodista do Rio

[Expandir]v • e● Transportes ●
Aeroporto Internacional do Galeão · Aeroporto de Jacarepaguá · Aeroporto Santos Dumont · Central do Brasil · Metrô · Porto · SuperVia

Portal da cidade do Rio de Janeiro
Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




Coordenadas: -22° 53' 35 S, -43° 18' 25 O
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Gama_Filho"
Categorias: Universidades do Rio de Janeiro | CRUB
Categoria oculta: !Esboços sobre universidades
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar AçõesVer histórico
Busca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 20h02min de 24 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais




COPYRIGHT UIVERSIDADE GAMA FILHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas