segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

8795 - GUERRA FRIA

HOMEQUEM SOMOSGOSTOU? ADICIONE AOS FAVORITOSINDIQUE ESTE SITE PARA UM AMIGOFALE CONOSCO
Área do usuário Cadastre-se
Esqueci minha senha

EspeciaisCarnaval
Facebook
Twitter

DisciplinasArtes
Biologia
Educação Física
Espanhol
Filosofia
Física
Geografia
Gramática
História da América
História do Brasil
História Geral
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Sociologia

Escola KidsCiências
Geografia
História
Jogos Infantis
Matemática
Português

Pesquisa EscolarAcordo ortográfico
China
Curiosidades
Datas Comemorativas
Doenças
Drogas
Educação
Enem
Folclore
Informática
Japão
Política
ProUni
Psicologia
Saúde e Bem Estar
Sexualidade

Banco de concursosConcursos Públicos
Inscrições Abertas
Notícias

Você está aqui: Mundo Educação » História Geral » Guerras Mundiais » Guerra Fria
Guerras Mundiais

Guerra Fria

Socialismo x Capitalismo: o conflito central que marcou o desenvolvimento da Guerra Fria.
Encerrada a Segunda Guerra Mundial, observamos que o colapso do totalitarismo abriu portas para que Estados Unidos e União Soviética tomassem frente à reorganização do cenário político internacional. Uma primeira demonstração da cisão entre esses dois blocos aparece na própria ocupação da Alemanha, onde os dois países citados disputam palmo a palmo o território germânico. Com a construção do muro de Berlim, presenciamos a materialização dessa disputa.

Mais do que duas nações, Estados Unidos e União Soviética representaram o antagonismo entre dois modos de organização da sociedade, da economia e das relações políticas. Sendo assim, a chamada “guerra fria” simboliza o enfrentamento dessas duas ideologias fomentadas pelo suporte ideológico dos valores de ordem socialista e capitalista. Além disso, devemos destacar que a “guerra fria” ganha esse nome por não observarmos um confronto direto entre soviéticos e norte-americanos.

Na verdade, ao longo dessa época, a Guerra Fria se desenvolveu através de ações governamentais pelos líderes de cada bloco, cada um interessado em expor a hegemonia do sistema que representava. Desse modo, filmes, cartazes, textos e outras manifestações são vistas como um modo de propagandear a visão de mundo de cada um dos blocos. Apesar de significativas, tais manifestações culturais não encerraram a questão do desenvolvimento da guerra fria.

Visando manter a hegemonia em suas áreas de interesse, os envolvidos na Guerra Fria montaram grandes planos de ajuda financeira para auxiliar as nações que sofreram os efeitos e perdas decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Entre os norte-americanos, o Plano Marshall determinou o envio de dinheiro para nações da Europa Ocidental e do Continente Americano. Já na União Soviética, o Comecon estabelecia os mesmos objetivos com os países integrados ao socialismo.

Além de tais recursos, os blocos desse sistema bipolar se envolveram em questões políticas que estavam relacionadas a expansão e a retração do capitalismo ou do socialismo ao redor do mundo. Sendo assim, a guerra fria é marcada pela intervenção ou o auxílio militar de exércitos que defendiam o interesse ideológico do bloco que representavam. A Guerra da Coreia, a Revolução Chinesa, a Guerra do Vietnã e a própria Revolução Cubana expõem a ação capitalista e socialista em tal situação.

Nessas situações de conflito indireto, acontecia paralelamente uma corrida tecnológica e armamentista que também demarcou o auge dessa disputa. O desenvolvimento de armas nucleares, o anúncio de novas tecnologias de destruição, o aprimoramento de armamento militar, a ampliação de exércitos e até a exploração espacial figuravam nesse outro braço da disputa dos blocos. Sendo assim, a Guerra Fria determinou o gasto de quantias exorbitantes.

Por volta da década de 1970, observamos que essa tensão passou a se enfraquecer com a assinatura de acordos que estabeleciam a distensão da corrida armamentista. Logo em seguida, o colapso da economia soviética determinou a realização de mudanças estruturais na economia da grande nação socialista. Ao fim da década de 1980, a crise do socialismo soviético e a queda do Muro de Berlim demarcaram historicamente a desintegração do bloco socialista e o fim da Guerra Fria.



Por Rainer Sousa
Mestre em História


ARTIGOS RECOMENDADOS
AS FONTES HISTóRICAS
Elementos fundamentais para que o trabalho do historiador aconteça.
PERíODO NEOLíTICO
Revolução Neolítica, técnicas agrícolas, desenvolvimento da agricultura, Pré-História, comunidades tribais, sociedades coletoras, coletivismo, sedentarismo, Crescente Fértil.
ESPARTA E ATENAS
Grécia Antiga, Antigüidade Clássica, História Antiga, Atenas, Esparta, cultura, civilização ocidental, cultura militarista, democracia ateniense, o papel das mulheres em Esparta.
INTERAGIRImprimir | Indicar | Digg it | Del.icio.us | Twitter | 96 comentários | Comentar

ver mais comentários (92 restantes)
Deixe seu comentário para "Guerra Fria" Nome:
E-mail:
Comentário:

SOU CADASTRADO Cadastre-se
Esqueci minha senha
INDICAR



digite sua mensagem



Mundo Educação
mundoeducacao
mundoeducacao Novo Artigo: Maria Quitéria: Maria Quitéria: mulher, brasileira, soldado e guerreira. A procl... http://bit.ly/dJmACO #mundoeducacao 3 days ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: A Cavalaria de Gêngis Khan: Montados em cavalos e munidos de arco e flecha, os mo... http://bit.ly/h97n9l #mundoeducacao 3 days ago · reply
mundoeducacao Novo Artigo: Convecção: A Física está presente nos refrigeradores A convecção térmica é u... http://bit.ly/hS16Wa #mundoeducacao 4 days ago · reply

Join the conversation


POLÍTICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | ESCOLA KIDS | BANCO DE CONCURSOS | FALE CONOSCO
Resolução mínima recomendada de 1024x768 © Copyright 2010 Mundo Educação - Todos os direitos reservados
Proibida a reprodução comercial sem autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98).



COPYRIGHT MUNDO EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas