sábado, 12 de fevereiro de 2011

8772 - MICROPROCESSADOR

Aldeia Numaboa
Um portal diferente em Português do Brasil
Informática da Aldeia


DestaqueNotíciasContato

Home Informática QuéQuéIsso? O que é um microprocessador?


InformáticaAldeia Numaboa
Informática
Linux
Oficina
Segurança
Aprendiz de Feiticeiro
Internet
Museu
QuéQuéIsso?
Tutoriais e Programação
Dicas
Oráculo de Referências
Info-Notícias
Novo na InfoBips na LaserJet
Senha admin no XP
Ping identifica SO
Segurança na área administrativa do Joomla
UNIX - a história do precursor do Linux
Na AldeiaHá 108 visitantes online

3908 registros
1 hoje
11 nesta semana
19 neste mês

Boas vindas: elton santos
EstatísticaMembros: 3914
Artigos: 1040
Links: 90
Leituras: 7393935

LoginNome de Usuário


Senha


Lembrar-me


Esqueceu a senha?
Nome de usuário?
Registre-se

Kanji da hora



Faça contato


Sua mensagem

Qua

25

Out

2006



18:32
O que é um microprocessador?
518
1 2 3 4 5 (100 votos, média 4.0 de 5) Escrito por vovó Vicki



Índice do Artigo
O que é um microprocessador?
ALU e Instruções
Todas as páginas
Página 1 de 2

Este texto trata da arquitetura básica dos microprocessadores.

A Unidade Central de Processamento (CPU - Central Processing Unit), Processador ou Microprocessador é o "cérebro" do computador. Sua missão consiste em controlar e coordenar todas as operações do sistema. A CPU extrai todas as instruções dos programas residentes na memória do computador (memória RAM), uma de cada vez, as analisa e emite as ordens necessárias para serem realizadas.

Para entender como funciona um microprocessador, primeiramente é necessário ter uma idéia muito clara das partes ou blocos que o compõem. Sem conhecer a arquitetura básica de um processador é praticamente impossível entender seu funcionamento. De forma geral, podemos considerar que os processadores possuam três grandes blocos ou unidades: a de decodificação e a de execução, que ficam na unidade de controle, e a unidade aritmético-lógica (ALU - aritmethic logic unit).

UNIDADE DE CONTROLE Decodificação
Execução
ALU - UNIDADE ARITMÉTICO-LÓGICA
A unidade de decodificação, uma das principais da unidade de controle, identifica a instrução que está para ser executada. Quando o processador lê uma instrução que está na memória, o código desta instrução é enviado para esta unidade. Ela então interpreta este código, verifica se é válido e determina o tipo da instrução que deve ser executada, por exemplo uma soma, uma trasnferência de dados para a memória, etc. Uma vez identificada a instrução, a unidade de decodificação comunica a unidade de execução.

A unidade de execução, ao ser informada da instrução que deve ser executada, aciona de forma coordenada as diversas partes do processador para que ocorra a execução da instrução recebida.

A ALU, ou unidade aritmético-lógica, é o bloco encarregado de realizar todas as operações aritméticas. As operações que esta unidade realiza são soma, subtração, multiplicação, divisão e as operações lógicas, como AND, OR, NOT, XOR, etc.

Buscar instrução na RAM ---> Decodificar a instrução ---> Buscar os operandos ---> Executar a instrução ---> Armazenar o resultado

A Unidade de Controle
Para realizar as tarefas indicadas no fluxograma acima, diversos elementos da unidade de controle do microprocessador precisam realizar tarefas específicas. Os elementos mais importantes são:


A Unidade de Controle
Contador
Se as instruções armazenadas na memória são executadas numa determinada ordem, sequencialmente ou com saltos, é óbvio que precisa existir um componente que indique o endereço de memória onde se encontra a instrução que deve ser executada. Esta é a função do contador do programa.

Registradores
A instrução que foi obtida da memória precisa ser armazenada no interior do processador para poder ser analisada e executada. Para isto existem componentes chamados registradores de instruções. As instruções são compostas por um código e, na maioria das vezes, por operandos (valores ou endereços de memória).

Decodificador
O decodificador, da unidade de controle, precisa comparar a instrução que está no registrador com o conjunto de instruções próprias do processador (cada modelo possui um conjunto particular) e ativar o sequenciador que ativa os outros elementos responsáveis pela execução.

Clock
O ritmo de trabalho é dado por um clock que emite sinais elétricos numa frequência constante. Estes impulsos marcam os instantes em que os passos de cada instrução devem ser executados.

Sequenciador
A ordem seguida na execução de uma instrução é ditada por um elemento sequenciador que, no ritmo do clock, gera as ordens necessárias para completar a instrução passo a passo. São as chamadas micro-ordens.



Anterior - Seguinte >>

Última atualização ( Dom, 14.06.2009 17:35 )



Esta página já foi vista 18061 vezes na Aldeia Numaboa © 1998-2011
Dica: Aqui na Aldeia tudo é melhor visto com os olhos abertos, num navegador que não seja o IE e numa resolução 1024x768 ou maior

Exceto onde especificamente citado, todo material deste site está sob Licença Creative Commons



COPYRIGHT CRIATIVE COMMONS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas