sábado, 12 de fevereiro de 2011

8739 - HISTÓRIA DA INTERNET

Diretório de Artigos Gratuitos
Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares AResponde Publicar Artigos
Login Login via Cadastro Olá área do Autor Saír Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?

Home > Tecnologia > TI > A História Da Internet A História Da Internet
Editar Artigo | Publicado em: 24/01/2009 |Comentário: 49 | Acessos: 39,404 | 1ShareAnúncios Google
Websphere e Lotus Serviços Profissionais Infra-estrutura e Desenvolvimento www.br.atech.com
Sistemas de Gestão ERP Solução completa e integrada para empresas em crescimento. www.ArtsoftSistemas.com.br
Atendimento ao consumidor Entenda a importância do bom atendimento ao consumidor web 2.0 iDigo.com.br/Atendimento-online
Unirio Service Limpeza e conservação Manutenção predial e Jardinagem www.unirioservice.com.br
A Internet começou em 1969 com o projeto do governo americano chamado ARPANET, que tinha como objetivo interligar universidades e instituições de pesquisa e militares. Na década de 70 a rede tinha poucos centros, mas o protocolo NCP (Network Control Protocol), foi visto como inadequado, então, o TCP/IP foi criado e continua sendo o protocolo base da Internet.



No início a Internet tinha poucos serviços, sendo o E-mail, o serviço mais utilizado. O FTP (transferência de arquivos), Telnet (acesso de sessões em hosts) e outros foram criados.



A Internet que conhecemos como hoje, foi sendo criada ao longo da década de 80, onde diversas instituições dos EUA e de outros países foram se interligando, criando uma grande rede, mas ainda sem o cunho comercial. A pressão para que empresas pudessem também participar da rede mundial, fez com que no início dos anos 90 fosse aberta para o uso comercial então, que começou um novo mundo.



Naquela época, os principais serviços existentes eram basicamente o e-mail, um simples serviço de chat, transferências de arquivos via FTP e serviços como o WAIS (Wide Area Information Service), o Archie (criado no Canadá).



Em 1991, Tim Berners-Lee do CERN, lança oWWW (World Wide Web), que foi a base para que Marc Andreesen, lança-se em o Mosaic para Unix em fevereiro de 1993 e em agosto do mesmo ano, eles lançaram a versão para o Windows.



O Mosaic foi a base do que temos do conceito da Internet, pois você poderia literalmente navegar de uma página para outra, de um site para outro sem precisar de usar comandos complexos, como os existentes no WAIS e Gopher, como também poderia criar o seu conteúdo usando um simples editor de texto e uma linguagem simples que foi chamada de HTML (HiperText Markut Language).



Em 1991, a RNP (Rede Nacional de Pesquisas), trouxe a Internet para o Brasil, sendo o seu objetivo o de atender a conexão das redes de universidades e centros de pesquisas, mas logo as esferas federal e estadual começaram também a se interligar.



Em 1995, finalmente o Ministérios de Comunicações e de Ciência e Tecnologia abriram a Internet para a sua operação comercial, onde provedores puderam contratar conexões junto com a RNP e depois com a Embratel.



Atualmente o Brasil possui diversos backbones inteligando todos os estados do Brasil, bem como centenas de conexões com outros países, o que nos dá a possibilidade de conectar a sites e utilizar seus serviços em todos todos os lugares do mundo.



A Internet já passou por vários momentos e hoje, ainda podemos dizer que ela ainda está na infância, mas uma infância madura.



Atualmente se ouve muito a respeito de novos serviços, como a Web 2.0, VoIP, serviços para escolas, como o projeto do OLPC (One Laptop Per Child) entre outros.



A Internet continuará sendo o principal serviço de conectividade e cada vez mais presente nas nossas vidas. Hoje, você tem Internet em praticamente qualquer lugar do mundo utilizando conexões via satélite, ou usando o seu celular e falta pouco para que o WiMax seja de fato uma tecnologia disponível, nos abrirá um novo leque de opções, onde poderemos levar um computador pessoal conectado 24 horas para qualquer lugar.



É certo que se poderia falar muito mais sobre o assunto, mas isso é já é outra história.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/ti-artigos/a-historia-da-internet-737117.html"
(Artigonal SC #737117)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça!
Ruben Zevallos Jr. - Perfil do Autor:


Especialista de projetos para Internet desde 1993, mantém diversos sites e projetos pessoais como o www.direito2.com.br

Leia mais http://ruben.zevallos.com.br/

Questions and Answers Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a TI... Pergunte 200 Letras sobrandoComo foi contruido o conceito da infancia ao longo da historiaAvalie este artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 57 Voto(s)Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/ti-artigos/a-historia-da-internet-737117.html
Palavras-chave do artigo:internet, historia, world wide webArtigos relacionadosÚltimos artigos de TI Mais artigos por Ruben Zevallos Jr.História da internet no Brasil e no mundoA rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias.
Por: Rodrigol Internet> Blogsl 31/07/2010 lAcessos: 455 História da Hospedagem de SitesA História da Hospedagem de sites Podemos dizer que a Hospedagem de Sites entrou em cena, no início do ano de 1991. No entanto ela definitivamente não era tão avançada como a vemos hoje. A Hospedagem de Sites está diretamente relacionada com a Internet e a World Wide Web e desenvolveu-se simultâneamente à elas. A Internet e os serviços de hospedagem de sites são provavelmente as maiores invenções tecnológicas, até hoje.
Por: Nelson Rabellol Internet> Hospedageml 20/05/2010 lAcessos: 91 A Sociedade do Conhecimento e a internetA sociedade do conhecimento exige cada vez mais de seus membros participante, e a Internet veio facilita essa constate batalha pelo conhecimento e pela informação, e mais uma vez, tecnologias militares servem a comunidade num todo, possibilitando a tosos livre acesso a conteúdos diversos dos quatro cantos do globo.
Por: Adrielson Oliveiral Tecnologia> Tecnologiasl 08/03/2010 lAcessos: 535 Web 2.0 Para Web DesignersA nova tendência teve forte influência sobre o mundo da web. Ambos os programadores web, bem como web designsers tiveram de adaptar-se com as novas idéias de trabalho com as coisas com base no conteúdo centrica - uma definição circular no mundo cibernético.
Por: Debdulal Deyl Internet> Web Designl 15/06/2009 lAcessos: 308 lComentário: 1 INTERNET 3D E VRMLA Realidade Virtual – RV pode nos oferecer no mundo de hoje possibilidades que anteriormente não existia, auxiliando na medicina, na arquitetura, nos jogos eletrônicos, entre tantas outras áreas, o que ajuda no crescimento e fortalecimento desta tecnologia. Neste contexto, o presente trabalho procura realizar a construção de uma ambiente virtual que represente a estrutura física da Fatec – Ourinhos. Navegue pela faculdade virtual em http://www.cleiam.xpg.com.br/portifolio.htm
Por: Cleia Moural Tecnologia> TIl 22/09/2010 lAcessos: 325 Como Otimizar Vídeo Baseada SiteA aurora da World Wide Web foi um avanço significativo na história do homem. Hoje, a Internet tornou-se uma parte indispensável da nossa vida. Life agora funciona em mais suave e mais fácil termos.
Por: Debdulal Deyl Internetl 26/03/2009 lAcessos: 258 Considerações Sobre O Processo De Formação Do Saber Em Ambientes TecnológicosO texto aborda as formas de construção e transmissão de conhecimentos aplicados aos universo tecnológico e cita suas implicações nos dias de hoje. Para isso cita diversos pesquisadores de renome e suas teorias e analisa alguns fatores que possibilitaram às redes de computadores ser um veículo capaz de transformar o mundo dos empreendimentos e a educação nos dias de hoje.
Por: Wilson Mathias Pereira Florentinol Tecnologia> Tecnologiasl 04/09/2009 lAcessos: 217 Sete dicas para um outsourcing bem-sucedidoO reajuste das previsões orçamentárias para 2011 irá levar muitas empresas a terceirizar serviços de apoio, enxugando a folha de pagamento. Iniciativa acertada, principalmente em se tratando de outsourcing de TI, que proporciona atendimento de ponta, alta produtividade e gestão inteligente de tarefas. Essa reestruturação organizacional permite manter o foco nos negócios e ganhar vantagem competitiva.
Por: Vítor Margatol Tecnologia> TIl 07/02/2011 Página de Mark Zuckerberg no Facebook mostra comentários maliciososPágina de Mark Zuckerberg no Facebook mostra comentários maliciosos
Por: Cristina Squincal Tecnologia> TIl 02/02/2011 O advento das inovações tecnológicasO recente acesso pelas populações de baixa renda aos computadores, por si só é impactante e indutor de mudanças culturais. Entretanto, é insuficiente para assegurar a ampliação da democracia e igualdade social.
Por: Edmar Roberto Prandinil Tecnologia> TIl 02/02/2011 Instrumento de suporte para implementação e suporte de políticas públicas. O caso do Sistema de Informações sobre nascidos Vivos - SINASCA partir de 1990 com o objetivo de reunir informações epidemiológicas referentes aos nascimentos em todo território nacional o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC). O sistema foi implantado de forma lenta e gradual em todas as unidades da Federação.
Por: Igorl Tecnologia> TIl 29/01/2011 Brasil começa a avançar em informática e aposta nos jovens talentosComentário sobre a falta de profissionais em informática e a aposta nos jovens talentos. Mias informações no site: www.informaticasul.xpg.com.br
Por: Luan Benavenuto dos Santosl Tecnologia> TIl 27/01/2011 O iTablet que cabe em seu bolsoOlá pessoal, vocês sabem o que é um iTablet? Trata-se de um aparelho portátil que funciona como um computador de mão, capaz de ver e guardar fotos, escutar músicas, assitir aos vídeos favoritos, ler livros digitais, além de permitir jogar games em 3D
Por: Breno Aguiarl Tecnologia> TIl 26/01/2011 lAcessos: 27 Panduit lança cabo de cobre blindado categoria 7 para ambientes marítimosResistente a petróleo e combustíveis, produto suporta temperaturas de -40°C a 85°C
Por: Cristina Squincal Tecnologia> TIl 26/01/2011 lAcessos: 11 O verdadeiro perfil do profissional de TIO que vale mais na busca por espaço no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação, qualificação ou experiência?
Por: Assecoml Tecnologia> TIl 19/01/2011 lAcessos: 44 O Poder Da Sua VozSe eu disser que a sua voz tem poder, por favor, acredite. A sua voz tem o poder de mudar a sua atitude. Somente ela que te move... não digo a sua voz interior e sim a sua voz falada.
Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 896 lComentário: 1 A Produção De Um JornalAcho que você não tem a idéia de quanto complicado, demorado e principalmente quantas pessoas são necessárias para produzir aquele jornal que compramos por R$ 1,00, damos uma folheada e jogamos no lixo.
Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios & Admin.> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 2,615 lComentário: 7 A Fronteira Final Começa AquiSempre que olhamos para as estrelas, sempre nos perguntamos... será que estamos sós? Vemos milhares de estrelas e sabemos que algumas são na realidade galáxias, que mesmo distantes bilhões de anos luz, elas estão lá... com suas bilhões de estrelas... então, a grande pergunta... será que tem alguém, em algum planeja olhada para cá agora? Fazendo a mesma pergunta?
Por: Ruben Zevallos Jr.l Tecnologia> Tecnologiasl 24/01/2009 lAcessos: 157 Sobre A Execução De Saddam HusseinO julgamento, condenação e a execução do ex-ditador do Iraque tem gerado muitas discussões, principalmente depois do vídeo não autorizado. As discussões, tem caminhado para conclusões e muitos problemas, principalmente o oriente médio.
Por: Ruben Zevallos Jr.l Notícias & Sociedade> Polítical 24/01/2009 lAcessos: 717 Continuamos Animais Apesar De TudoDepois de assistir parte do filme a Ilha do Dr. Moreau, cheguei a conclusão que de fato, ainda não deixamos de ser animais... continuamos tendo atitudes animalescas apesar de toda a tecnologia e evolução cultural.
Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 378 Atendimento ExemplarVocê conseguiria imaginar uma empresa multinacional, multilingue, multibilionária, conseguir imprimir algum tipo de atendimento individual?
Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios & Admin.> Atendimento ao Clientel 24/01/2009 lAcessos: 311 Se Você Não Fizer, Alguém O Fará!O mercado não tem dó... se você não vai lá, o concorrente vai e pronto... é a verdadeira lei da selva, ou você é caça ou caçador, o que você escolhe?
Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios & Admin.> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 446 Concorrentes Unidos, Jamais Serão Vencidos!Não existe mercado pequeno ao ponto impedir a coexistência de algum concorrente. Não existe mercado, sem a possibilidade de comparação. Na realidade, não existe mais o seu mercado e sim, um mercado único global, onde algum interessado pelos seus produtos, poderá entrar no Google, pesquisar e encontrar dezenas, senão, milhares de concorrentes seus, com preços, portifólios e vantagens muitas vezes superiores as suas.
Por: Ruben Zevallos Jr.l Negócios & Admin.> Gestãol 24/01/2009 lAcessos: 515 Adicionar novo comentário Seu nome: *Seu Email: Comentário: * O código de verificação:** Campos obrigatoriós

Comments on this article
0 49. leonardo 26/11/2010
nosssa quem ta no cu
0 48. leonardo 26/11/2010
eu estava fazendo um trabalho da escola esse video ajudou
0 47. Paulo 22/11/2010
Cara gostei muito dos seus artigos é um resumo fácil, e em que não demonstração de opinião como na maioria dos artigos resumidos por aí. Ideal pra galera que está precisando fazer trabalho pra escola.
0 46. lidiane 13/11/2010
amei o texto..trabalho ficou muito bom!parabens... :)
0 45. MiihKarla 10/11/2010
Ameii esse site Para o meu trabalho fikou otiimo e explicfa tudo direitinho
-1 44. x;d 10/11/2010
nada have a historia da net kkkkkkkkkk
-1 43. Saarah *-* 06/11/2010
UUn acha ki voo lerr tuudoo issoo atha!! shusauhsauhsasuah'

Naao mais sem zuua goosteei *-*... Fikoo dahoorinhaah ' Brigadaa awee leek..

BeEezZoOh
-2 42. jackson 15/10/2010
texto horrível...:P
-1 41. jackson 15/10/2010
to com muito sono :P
-2 40. jackson 15/10/2010
da sono
-1 39. simone 03/10/2010
Estou fazendo uma pesquisa para meu filho sobre a internet e o que li aqui me foi de grande valor . Parabens e felicidades
-1 38. Danielle Cerdeira 27/09/2010
Pô É IRADOH ESSA PARADA ,AMUH DIMAXIH A INTERNET.
-1 37. Alberto Lima Colares 22/09/2010
A Internet é uma realidade do mundo moderno, com cesteza, entretanto penso na urgente necessidade do homem olhar para seus pés e ver que existem problemas mais gritantes na sua estrutura de vida, tais como, condições subumanas de convivência e o egoismo entre as pessoas que correm na razõa inversa de todo o enduesado PROGRESSO TECNOLÓGICO.
0 36. Greicee Kelly 20/08/2010
Muitoo bommmmm
-2 35. Daniela Cikarelle 02/08/2010
--' nãao me ajuudou eem naadaa =P queero saaber o nome da pessoa
-2 34. Wanderson 26/07/2010
Alguém me passa um tipo de conclusão sobre a "INTERNET" por favor não consigo pensar.
Éh pro dia 09 de agosto de 2010... por favor me ajudem ! ! !
2 33. Amanda' 08/07/2010
isso é muito bom
-2 32. Eduardo Freitas 03/07/2010
valeu me ajudou bastante com oresumo sobre a internet
-2 31. Eduardo Freitas 03/07/2010
A sociedade do conhecimento exige cada vez mais de seus membros participante, e a Internet veio facilita essa constate batalha pelo conhecimento e pela informação, e mais uma vez, tecnologias militares servem a comunidade num todo, possibilitando a tosos livre acesso a conteúdos diversos dos quatro cantos do globo.
-2 30. marley 23/06/2010
po maneiro mesmo galera po mo funçao mesmo povarel fumei um agora e vi isso .. net mo lukura uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
um abraço a todos viva a marijuana
0 29. Tamires 11/06/2010
Eu nunca tinha parado para pensar que o www tinha significado!!!! vocês são bom mesmo!!!!!!obrigado por publicar algo que todos nós deveriamos saber!!!! parabens !!
-2 28. Tamires 11/06/2010
muito bom.....quero ficar recebendo mais noticias sobre a internet!!!!!!!!!!!!!!!!!!
-2 27. priscila 10/06/2010
parabéns pelo site, gostei muito, bem resumido e gostei de saber mais algumas coisas da internet.
-1 26. Priscila Viana 10/06/2010
gostei muito de saber mais sobre a história da internet. site bem resumido gostei muito. parabéns.
-1 25. Sofia 25/05/2010
esse texto é muito bom ele é interesante eu gostei muito, parabéns.
-1 24. Sofia 25/05/2010
esse texto é muito legal, ele é interessante eu amei muito bom.
-1 23. Érika Santos 19/04/2010
Não sei o que seria de miim sem internet''
Sou dependente dela 24hrs'
E tipoo quem inventooou é muito inteligentee de verdadeeeeeeee'
-2 22. Rodrigo 12/03/2010
Preciso do resumo da história do computador.
-2 21. julia 04/03/2010
muito legal demais......7577
-2 20. weriky 29/12/2009
cara mt show sua apresentaçao!! Mas to com um problemao e preciso de ajuda. Tenho q dar uma palestra semana q vem e explicar tudo sobre internete da sua origem ate o futuro se possivel e eu nao sei mt kra sobre isso !! me ajuda por favor me indica os pontos q tenho q falar as principais coisa q devo comentar, por favor!! Desde ja meu mt obrigado...
-2 19. roberto 29/11/2009
oi cara q descubriu a net parabens graças a vc existe esses jogos irados
-1 18. Ana 29/11/2009
Essa evolução da humanidade que nós admiramos tanto em apenas meia tela do pc muito legal conhecer passo a passo como a net surgiu
0 17. Stela 29/11/2009
amei saber a historia da net que eu amo tanto preciso tanto e sou tão viciada
isso nos mostra o tanto que a inteligencia humana avançou
0 16. sdfs 16/11/2009
credo
-3 15. juliene 30/10/2009
oi,ruben meu nome é juliene,tenho 14 anos e sou muito fã da internet por isso admiro o seu trabalho e também quero dizer que achei muito interessante á história acima. agradesso sua atenção desde já. beijos ñão tenho e-mail,mas tenho g-mail: julieane.ssp@gmail.com
-3 14. mary.anny 26/10/2009
massa
1 13. Cristina 03/10/2009
Olá Rubem,

Você poderia me indicar algumas obras para pesquisa do histórico e evolução da Internet no Brasil.

Em Pinho (2000), ele diz que a Internet começou no Brasil em 1988 com pequenas redes de pesquisa independentes ; neste artigo você diz que começou em 1993 (no mesmo livro Pinho diz que o Brasil começou a integrar de fato a rede em 1991, ou seja, mesmo que você não esteja considerando estas redes independentes no seu artigo, ainda há uma divergência de datas). Gostaria que me indicasse algumas fontes pois estou insegura com as que tenho.

Se você poder me enviar um e-mail ou bater um papo, via messenger, pessoalmente..qualquer coisa, agradeceria a ajuda.

Super Obrigada

Aguardo sua resposta
-2 12. Monique 14/09/2009
Feraaa !! Muiitoo lokooo , ajudoou muuiitooo eu ios meeus amigooos doo cursooo , (:
2 11. super gata 03/09/2009
me ajudo muito essa historia da net pro meu trabalho da escola vlw cara q fez isso
1 10. PoÔ 27/08/2009
Ziica
3 9. vaviluweha 26/08/2009
huuuuuuuuuu a internet é d++++++++++++++
2 8. marcely 21/08/2009
poh isso ñ e um texto e um livro
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!
-5 7. luana 19/08/2009
to nem ai para esse jogo velho
-8 6. pisquah 28/07/2009
mil grauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu profissa manôh... mané né vc não mané mané éh ele manéh
1 5. silvia regina 15/07/2009
Super legal este siti sobre 'a historia da internet'.
-5 4. wilson 01/07/2009
é verdade isso !
2 3. ketty e helton 30/06/2009
a historia da internet
0 2. ?!@#%$!)*&!&%$! 25/05/2009
caranba muito interessante essa historia eu nem sli td mais pelo oq eu li o bagulho é loko rsrsrsrsr
é noiz vagabundo
3 1. laisa 17/05/2009
necessito da historia da internet resumida com o maximo de 25 linhas para a escola Publicar
seus artigos aqui
é de graça e é fácil

CadastroMenu do autorárea do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Ruben Zevallos Jr. tem 129 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de ArtigosTodas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Tecnologia
Hardware Jogos Laptops Programação Segurança Software Tecnologias Telefonia e Celular TI Necessita de ajuda?

Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog
Links do Site

Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap
Webmasters

RSS Builder
RSS
Link a nós
Informação Empresarial

Anunciar
O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.


COPYRIGHT ARTIGONAL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas