sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

8724 - HISTÓRIA DA CIÊNCIA POLÍTICA

Wiki: História da ciência política


Política
Tópicos Política por país · Política por subdivisão · Economia política · História política · História política do mundo · Filosofia política · Ciência política · Soberania · Teorias do comportamento político · Relações internacionais(teoria) · Cientistas políticos · Política comparada
Sistemas políticos Comunismo · Cidade-estado · Ditadura · Feudalismo · Monarquia · Parlamentares · Presidencial · Semi-presidencial
Administração pública Burocracia (street-level) · Adhocracy · Políticas públicas
Separação de poderes Legislatura · Executivo · Judiciário
Sub-séries de política Eleições (Sistema eleitoral, votação) · Federalismo · Formas de governo · Ideologia · Campanha política · Partidos políticos
Portal de Política

A política surge na Grécia clássica, período da história humana no qual o pensar mítico é fagocitado pelo pensar racional. Vários foram os fatores que deram origem à política. O surgimento da pólis (cidade-estado) é o elemento norteador para que a política fosse criando suas bases no mundo grego, e assim, nas cidades, nascesse a grande preocupação em como administrar bem a pólis.

A obra de Hesíodo "O Trabalho e os dias" - é uma boa leitura que podemos fazer para percebemos que o surgimento da política no mundo grego eclodiu de maneira complexa pelos ideais de homens e sociedades pensadas pelos filósofos.

Atenas e Esparta são exemplos de cidades-estados que tinham administração política divergentes, uma vez que os ideais de homem são diferentes: Esparta dá ênfase à força física, formando bons soldados; Atenas, onde nasceu a democracia, o enfoque é uma administração que busque contemplar outras dimensões do individuo, como a arte, a música, a literatura dentre outros aspectos. Assim, podemos compreender que a Politica já surge obedecendo aos interesses de umas poucas cabeças.

Platão, vendo que a política ideal está defeituosa, tem a preocupação em dizer que quem estava bem preparado para Governar as cidades seriam os filósofos e os reis, visto que ambos usavam a alma racional. Vale salientar aqui que Platão via no homem três almas: A alma racional, típica dos filósofos e reis, pois esta se localizava na cabeça; a alma torácica, predominante nos Guerreiros e alma visceral, presente nos escravos.

Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas idéias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum. Há de se dizer, também, que Aristóteles questionou as formas de Governo da época, mostrando de maneira contundente suas falhas. Enfim, a política na Grécia antiga nasceu pela necessidade de administrar as cidades. De pólis surgiu a política.


Categorias: !Artigos que carecem de fontes desde Dezembro de 2008, !Esboços sobre política, História da política
Outras línguas: English, Español, Français, Polski, Türkçe, Suomi, Norsk (bokmål), العربية
Este artigo "História da ciência política" faz parte da Enciclopédioa Wikipédia. Esta licenciado sujeito aos termos do Creative Commons Attribution/Share-Alike License.
"História da ciência política" no website Wikipedia
Histórico
Discutir esta página
Editar
modificado: 2011-01-31 11:25:25
Página Inicial
Wapédia: Para usar a Wikipédia em telemóveis



COPYRIGHT WAPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas