sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

8701 - HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA

Scribd Upload a Document Search Documents
Explore
Documents
Books - Fiction
Books - Non-fiction
Health & Medicine
Brochures/Catalogs
Government Docs
How-To Guides/Manuals
Magazines/Newspapers
Recipes/Menus
School Work
+ all categories

Featured
Recent
People
Authors
Students
Researchers
Publishers
Government & Nonprofits
Businesses
Musicians
Artists & Designers
Teachers
+ all categories

Most Followed
Popular
Sign Up | Log In
1First Page
Previous Page
Next Page
/ 11Sections not available
Zoom Out
Zoom In
Fullscreen
Exit Fullscreen
Select View Mode
View Mode
Book
Slideshow
Scroll Readcast
Add a Comment
Embed & Share
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Readcast this Document
Login to Add a CommentShare & Embed
Add to Collections
Download this Document for FreeAuto-hide: off




Introdução: o campo e a abordagem antropológicos Em todas as sociedades existiram homens que observavam homens ¹, interrogando-se e questionando-se acerca de si mesmo e do outro e da natureza humana em suas diversas formas de se apresentar. Contudo, somente no século XVIII, uma saber científico, tendo o homem como objeto de estudo, começa a tomar forma. Nesse período, acontecimentos como a Revolução Industrial em curso e o conseqüente fortalecimento do positivismo aproximaram o nascente saber antropológico de saberes como a física ou biologia. Até então o pensamento
do homem sobre o homem era eminentemente mitológico e filosófico afastando-se de uma saber científico, nascia, pois, no fim do século XVIII a ciência que estuda o home; a Antropologia. Contudo, mesmo adquirindo caráter científico no século XVIII, somente na segunda metade do século XIX, a Antropologia alcança suas primeiras realizações. Nesse período, a antropologia começa a estudar objetos empíricos autônomos: as sociedades ditas primitivas, exteriores às áreas européias e norte-americanas. A ciência, como era pensada na época, exigia uma separação entre observador e objeto observado, por isso os estudiosos do período se detiveram às sociedades distantes do eixo europeu e americano, estudando sociedades de dimensões restritas com poucos contatos comas grandes potências da época.
Logo após firmar seu objeto de estudo, os antropólogos percebem que ele está desaparecendo, o homem e as sociedades ditas primitivas, em virtude do contato com os europeus e norte-americanos, estavam se extinguindo. Nesse contexto, o antropólogo se vê em uma situação de possível fim da ciência antropológica, dá surge uma nova abordagem desse saber: perceber que a antropologia seria um certo olhar (...) que consiste em:
a) o estudo do homem inteiro b) o estudo do homem em todas as sociedades, sob todas as latitudes em todos os seus estados e em todas as épocas. ¹ O estudo do homem inteiro Uma correta abordagem antropológica leva em consideração as diversas dimensões do ser humano em sociedade. O estudo mais aprofundado leva a uma natural especialização, contudo a antropologia deve tentar integrar essas diferentes dimensões do ser humano tentando entende-lo por inteiro. Desses estudos, e dessa especialização surgiram cinco grandes áreas principais da antropologia:
a)Antropologia biológica: desenvolve um conhecimento com ênfase na variação dos caracteres humanos, físico e biológicos, em diferentes espaços e tempos, procurando entender e relacionar a biologia do ser humano com sua inserção na sociedade, levando também em consideração a relação biologia cultura, ou seja, o homem é entendido como um organismo biológico dentro de um contexto histórico e sócio- cultural.
b)Antropologia pré-histórica: desenvolve um estudo dos vestígios deixados pelo homem, tendo, pois, profunda relação com a paleontologia e arqueologia. Nesse ramo, o antropólogo é, antes de tudo, um historiador, pois busca reconstituir sociedades desaparecidas nas suas diversas dimensões, técnicas; organizações sociais; produções culturais e artísticas.
c)Antropologia lingüística: o ramo da antropologia que estuda o ser humano a partir da linguagem com que se comunica. Esse ramo procura compreendera comnicação humana e a influência da língua no processo de reconhecimento do mundo,de cognição,de relacionamento socio-cultural e também na afetividade.Aqui,a linguagem é entendida como elemento de transmissão e interação cultural,daí a importância no seu estudo.Nesse campo,pode-se observar os avanços da etnolinguística no estudo
de línguas indígenas. d)Antropologia psicológica: revela o domínio do estudo dos mecanismos do psiquismo humano, na sua interação com a permanência social². Somente através do estudo do consciente e inconsciente do homem em sua particularidade pode-se entender a totalidade. e)Antropologia social e cultural (etnologia): diz respeito a tudo que constitui uma sociedade, considerando o modo de produção, a relação com o sagrado, organização política e jurídica. O homem em sua diversidade A antropologia é o estudo, não somente dos componentes de uma sociedade, mas também de todas as sociedades. Nesse sentido, o estudo das sociedades longínquas foi fundamental para a percepção de que aquilo que é tomado por natural em uma sociedade é na verdade cultural. Aceitar que aquilo que de forma tão espontânea é feito é um ato cultural é difícil, daí a necessidade do “estranhamento”, é preciso perceber que não há um centro no mundo, nem cultura melhor ou pior, existem apenas culturas diferentes.
Dificuldades da ciência antropológica ✔Quanto ao grau de cientificidade: o homem estaria realmente apto a realizar um estudo sobre o homem? O objeto de estudo seria o próprio observador, rompendo com o distanciamento observador-observado. ✔Quanto à possibilidade de objeto próprio: estaria a antropologia separada da história? A história se assemelha muito à antropologia, estudando assim como ela o homem e sociedade. ✔Quanto à atuação: pode o antropólogo interferir na sociedade em estudo? Não seria ele um elemento externo modificador da realidade cultural em estudo? A pré-história da Antropologia A origem da reflexão antropológica ocorreu simultaneamente com a descoberta do Novo Mundo no fim do século XIV. Nesse contexto, com o contato com as populações indígenas e aborígenes surge para os europeus colonizadores questionamentos acerca da humanidade dos recém-descobertos. Como lidar com as diferenças? Seriam esses seres recém descobertos humanos? Seriam eles selvagens ou civilizados? Seriam os recém descobertos bons ou ruins? A partir desses questionamentos surgem pontos de vistas sobre os descobertos:
a)A figura do mau selvagem e do bom civilizado: surgida a partir da recusa do estranho, o comportamento peculiar dos índios e aborígenes causava estranheza aos europeus -
Breve histórico da antropologia
Download this Document for FreePrintMobileCollectionsReport DocumentReport this document?
Please tell us reason(s) for reporting this document



Spam or junk

Porn adult content

Hateful or offensive

If you are the copyright owner of this document and want to report it, please follow these directions to submit a copyright infringement notice.

Report Cancel

This is a private document.
Info and Rating
Reads:13,161Uploaded:06/25/2009Category:Resumes/CVsRated:Copyright:Attribution Non-commercial


antropologia resumoescolas antropológicashistórico da antropologiaselvagem malprimitivo(more tags)antropologia resumoescolas antropológicashistórico da antropologiaselvagem malprimitivoantropologia resenhaantropolgianovo mundooisplatine bomantropologia resumoorigemtexto francoisselvagem segundo(fewer)FollowLuis_Paulo

Share & Embed

Related Documents
PreviousNext p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p.
More from this user
PreviousNext11 p.6 p.
Recent Readcasters

Add a Comment


SubmitCharacters: 400

pikenamillaleft a comment

BOOOOOOOOM!
04 / 10 / 2010 Reply

Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).

Download and Print

Sign up
Use your Facebook login and see what your friends are reading and sharing.

Other login options
Login with Facebook

Signup
I don't have a Facebook account



email address (required)

create username (required)

password (required)

Send me the Scribd Newsletter, and occasional account related communications.
Sign Up Privacy policy You will receive email notifications regarding your account activity. You can manage these notifications in your account settings. We promise to respect your privacy. Why Sign up?
Discover and connect with people of similar interests.
Publish your documents quickly and easily.
Share your reading interests on Scribd and social sites.


Already have a Scribd account?


email address or username
password
Log In Trouble logging in?
Login Successful
Now bringing you back...



« Back to Login
Reset your password

Please enter your email address below to reset your password. We will send you an email with instructions on how to continue.


Email address:

You need to provide a login for this account as well.

Login:


Submit
Upload a Document Search Documents Follow Us!scribd.com/scribdtwitter.com/scribdfacebook.com/scribdAboutPressBlogPartnersScribd 101Web StuffScribd StoreSupportFAQDevelopers / APIJobsTermsCopyrightPrivacyCopyright © 2010 Scribd Inc.Language:EnglishChoose the language in which you want to experience Scribd:EnglishEspañolPortuguês (Brasil)


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas