terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

8671 - HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS

Ciências sociais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Estudos da comunicação, Economia, Administração, Arqueologia, Contabilidade, Geografia humana, História, Linguística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito e Sociologia.

Índice [esconder]
1 Classificação das ciências
2 História
3 Sociologia
4 Campos
4.1 Antropologia
4.2 Economia
4.3 Pedagogia
4.4 Geografia Humana
4.5 História
4.6 Direito
4.7 Linguística
4.8 Ciência política
4.9 Psicologia Social
4.10 Trabalho social
4.11 Sociologia
4.12 Administração
4.13 Outros campos
5 Educação


[editar] Classificação das ciências
Diferenciam-se das artes e das humanidades pela preocupação metodológica. Os métodos das ciências sociais, como a observação participante e o survey, podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, não apenas na grande área das humanidades e artes, mas também nas ciências sociais aplicadas, nas ciências da terra, nas ciências agrárias, nas ciências biomédicas, etc.

Embora polêmica, é comum a distinção entre ciências duras e ciências moles.

[editar] História
As ciências sociais germinaram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Karl Marx, Emile Durkheim e Max Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Augusto Comte, seu primeiro professor.

Durkheim e seus pares se esmeraram na busca de regras de método que elevassem ao status científico o conhecimento sobre a sociedade. Marx, ao contrário, mal visto pelos seus pares, foi encontrar na classe trabalhadora sua identidade. As atrocidades das relações de trabalho da época fizeram com que ele atribuísse a esse grupo social, assim definido em relação ao sistema econômico capitalista, ora a força da transformação da sociedade, ora apenas uma peça do complexo quebra-cabeças da história. No meio-termo entre o academicismo e o militantismo, está a participação de Weber, para quem a ciência e a política são duas vocações distintas. Distintas, mas comensuráveis: ele próprio teórico da burocracia e do processo de modernização, contribuiu para a burocratização e modernização da Alemanha, ocupando cargos políticos...

[editar] Sociologia
Mas por que o carro-chefe foi a sociologia e não a ciência política, tão antiga como o nome de Maquiavel, ou a antropologia, também anterior? A resposta há de estar no momento histórico de consolidação do novo currículo do ensino superior europeu durante o curto período de plena vigência do movimento intelectual conhecido como positivismo. Então, a nova disciplina, sociologia, veio renovar as outras duas já vigentes. Assim, um discípulo de Durkheim, Marcel Mauss, deu o tom da renovação da antropologia na França. Em um contexto diferente, o polaco Bronislaw Malinowski também contribuiu para a renovação da antropologia através do método funcionalista, que marcou uma ruptura com o viés colonialista dos estudos antropológicos até então desenvolvidos na Inglaterra.

[editar] Campos
[editar] Antropologia
Ver artigo principal: Antropologia
Antropologia (cuja origem etimológica deriva do grego άνθρωπος anthropos, (homem / pessoa) e λόγος (logos - razão / pensamento) é a ciência preocupada em estudar o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção abrigou diversas correntes de pensamento.

Antropologia Física
Arqueologia
Antropologia cultural
Antropologia visual
[editar] Economia
Ver artigo principal: Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar)." tem por objeto as atividades humanas ligados á produçao,circulaçao,distribuiçao e consumo de bens.

[editar] Pedagogia
Ver artigo principal: Pedagogia
A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

[editar] Geografia Humana
Ver artigo principal: Geografia Humana
Geografia é o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos geográficos, frutos da dinâmica da natureza e da relação recíproca entre o homem e o espaço. Pode ser considerada por alguns, também como uma prática humana de conhecer o espaço onde se vive, para planejar onde se vive.

[editar] História
Ver artigo principal: História
História (do grego antigo historie, que significa testemunho, no sentido daquele que vê) é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes.

[editar] Direito
Ver artigo principal: Direito
Direito é o ramo que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais: o que os juristas chamam de ciência do direito, a que os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".

[editar] Linguística
Ver artigo principal: Linguística
A Linguística é o estudo científico da linguagem verbal humana. Um lingüista é alguém que se dedica a esse estudo. A pesquisa lingüística é feita por muitos especialistas que, geralmente, não concordam harmoniosamente sobre o seu conteúdo.

Fonética
Fonologia
Morfologia
Semântica
Sintaxe
[editar] Ciência política
Ver artigo principal: Ciência política
Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como corporações(ou empresas, no Brasil), uniões (ou sindicatos, no Brasil), igrejas, ou outras organizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.

[editar] Psicologia Social
Ver artigo principal: Psicologia
A psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, termo derivado das palavras ψυχή, psykhé, "alma", e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal (para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada) ou seja utilizando a metodologia da comparação. O objeto de estudo dessa ciência contudo ainda hoje é alvo de controvérsias especialmente quanto as distinções ou necessidades de estudo da mente em oposição ao estudo da comportamento.

Análise comportamental
Neuropsicologia
Psicologia da Personalidade
[editar] Trabalho social
Ver artigo principal: Trabalho social
Segundo o Comité Executivo da IFSW (2000) a profissão de trabalho social promove a mudança social, a resolução de problemas no âmbito das relações humanas e a promoção das capacidades e aptidões das pessoas de forma a promover o seu bem-estar. Utilizando teorias de comportamento humano e sistemas sociais, o trabalho social intervém nos pontos onde as pessoas interagem com os seus ambientes. Neste âmbito, o respeito pelos direitos humanos e de justiça social são fundamentais para o trabalho social. O desempenho do trabalhador social encontra-se intimamente relacionado com a necessidade de resolução dos problemas sociais. Neste contexto, o Trabalho Social tende a lançar o seu foco de intervenção sobre os problemas das pessoas dentro do seu contexto ambiental, equacionando intervenções sistémicas e ecológicas. Isto, porque os indivíduos são influenciados pelas forças e fraquezas de tudo o que orbita em seu torno: família, local de trabalho, grupos de referência, entre outros…

[editar] Sociologia
Ver artigo principal: Sociologia
A Sociologia é uma das ciências humanas que estuda a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a Sociologia tem uma base teórico-metodológica, que serve para estudar os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

[editar] Administração
Ver artigo principal: Administração
A administração é uma ciência fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração.

[editar] Outros campos
Ciência da Informação
[editar] Educação
As disciplinas do currículo mínimo das ciências sociais são: antropologia, sociologia, ciência política, história, filosofia, estatística descritiva, metodologia científica e economia.

[Expandir]v • eCampos das Ciências sociais
Administração · Antropologia · Ciência da informação · Ciência política · Comunicações · Direito · Economia · Educação · Gerontologia · Geografia humana · História · Linguística · Psicologia · Sociologia

[Expandir]Ciências sociais
[Esconder]v • eCampos de estudo das ciências
Ciências naturais Física · Biologia · Astronomia · Zoologia · Química · Geografia física · Geologia · Paleontologia · Outras disciplinas
Ciências sociais Administração · Antropologia · Ciência da informação · Ciência política · Comunicações · Direito · Economia · Educação · Gerontologia · Geografia humana · História · Linguística · Psicologia · Sociologia · Outras disciplinas
Ciências da Saúde Biomedicina · Ciências do Esporte · Educação Física · Enfermagem · Farmácia · Fisioterapia · Fonoaudiologia · Medicina · Medicina Veterinária · Nutrição · Odontologia · Psicologia · Terapia Ocupacional · Serviço Social · Outras disciplinas
Ciências formais Lógica · Matemática · Teoria dos sistemas · Outras disciplinas
Ciências exatas Matemática · Computação · Física · Lógica · Engenharia · Arquitetura · Outras disciplinas

Este artigo sobre Ciência (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncias_sociais"
Categoria: Ciências sociais
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Български Bosanski Català Cebuano Soranî / کوردی Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Furlan Frysk Gaeilge Galego Gaelg עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 ქართული Qaraqalpaqsha 한국어 Lietuvių Latviešu Malagasy Македонски മലയാളം Bahasa Melayu Malti Mirandés Nedersaksisch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Occitan Polski پښتو Română Русский Саха тыла Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska தமிழ் తెలుగు ไทย Tagalog Türkçe Українська اردو Tiếng Việt Volapük ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 16h12min de 27 de janeiro de 2011.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS
4.1 Antropologia; 4.2 Economia; 4.3 Pedagogia; 4.4 Geografia Humana; 4.5 História; 4.6 Direito; 4.7 Linguística; 4.8 Ciência política; 4.9 Psicologia Social... Ir para o texto »

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas