terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

8663 - HISTÓRIA DA GEOGRAFIA

Ir para conteúdo Ir para menu pr Destaques do Governo Portal do Governo Federal Portal de Serviços do Governo Portal da Agência de Notícias Reforma da Previdência Programa Fome Zero
Mapa do Sítio | Favoritos | Acessibilidade | A+ | A | A- Busca

Neste Sítio Nesta Página Google Altavista Yahoo
Informações Importantes | Serviços Consulares | Links Úteis | Perguntas Freqüentes | Fale Conosco Portal Consular
Você está aqui: Página Inicial → HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO GABÃO
08/02/2011
AvisosEleições presidenciais 2010: Documentos necessários para votação no exterior
Ouvidoria Consular - Saiba o que faz e como contactá-la :
Orientações sobre a "Gripe Suína": Como Prevenir-se.
DISQUE-DENÚNCIA - Tráfico de Pessoas - Informações:
Conheça o Novo Passaporte Brasileiro.: Elementos do novo passaporte brasileiro.



Ações do documento
Deutsch English English (USA) Español Français Italiano Brazilian Portuguese HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO GABÃO
HISTÓRIA:



O primeiro contato com a Europa se dá no século XV, quando navegantes portugueses passam a freqüentar a costa gabonesa. Aos navegantes portugueses, sucedem holandeses, ingleses e franceses.



A França inicia a ocupação da região em 1839, após assinar tratado com o Chefe local Rapontchombo. O Gabão passa a integrar os territórios da África Equatorial Francesa. Conta-se que Libreville, a atual capital, teria sido fundada em 1850 por escravos libertos de navio negreiro brasileiro. O Gabão permanece sob domínio da França de 1839 a 1960.



Em 17 de agosto de 1960, é proclamada a independência gabonesa. Léon Mba assume o governo do país, sendo a sua presidência formalizada por eleições realizadas em fevereiro de 1961. Léon Mba é deposto por um golpe militar em 1964, que leva ao poder seu opositor Jean-Hilaire Aubame. Com o apoio francês é reconduzido ao poder depois de alguns meses.



Já com a saúde debilitada, Mba vem a falecer três anos mais tarde, em 1967. Após a sua morte, o vice-presidente Albert Bernard Bongo assume o poder e instaura regime de partido único, o Partido Democratica Gabonês (PDG). Em 1973, Bongo converte-se ao islamismo e adota o nome de Omar.



Nos anos 1970, o petróleo começa a ser explorado na costa gabonesa, tornando-se a principal fonte de riqueza do país. O Gabão entra para a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em 1975.



Pluralismo



Nos anos 1980, o Gabão passa a sofrer pressões internacionais para redemocratizar o país. Multiplicam-se as reinvindicações políticas e sociais de sua população. Uma onda de protesto, iniciada pelos estudantes em janeiro de 1990, força o regime a admitir o pluralismo político. Iniciam-se as primeiras negociações com a oposição. A oposição inicia campanha em favor de uma nova constituição democrática.



Em março de 1991, é adotada nova constituição, que prevê sistema multipartidário, eleições periódicas e direitos fundamentais. Contudo, a instabilidade persiste. Bongo recua e forma, em junho de 1991, governo de união, em que a oposição está representada. Em dezembro de 1993, é reeleito com 51,2% dos votos.



Em fevereiro de 1996, a Organização Mundial da Saúde(OMS) isola a região de Ogooué Ivindo(nordeste) após confirmar que 20 pessoas teriam sucumbido à febre hemorrágica causada pelo ebola. O Gabão deixa a OPEP no final de 1996, insatisfeito com sua pouca influência nessa organização.



As eleições legislativasocorrem em dezembro de 1996, dando vitória ao partido governista PDG. Omar Bongo Ondimba é sucessivamente reeleito presidente em 1998, com 66% dos votos, e em 2005, com 79% dos votos.



Em junho de 2009, o Presidente Omar Bongo falece após período de internação em Barcelona, na Espanha. Tem início o primeiro processo de sucessão presidencial em 41 anos. As eleições, ocorridas em 30 de agosto, dão vitória a Ali Bongo, filho do antigo presidente.



GEOGRAFIA



O Gabão é um país na costa ocidental da África, atravessado pela linha do Equador. Faz fronteira com Camarões, Guiné Equatorial e Congo-Brazzaville. Dispõe de faixa costeira de 800 km de extensão no Oceano Atlântico.



O Clima é equatorial, quente e úmido. A vegetação compõe-se de florestas equatoriais e savanas. O relevo é plano na maior parte do território, dispondo-se em planícies costeiras e fluviais. No interior do país, há formações de colinas e morros. O território gabonês é atravessado por volumosos rios, como Ogooué, Ntem, Komo e Nyanga.



O país se divide em nove províncias: Moyen Ogooué, Woleu Ntem, Ogooué Ivindo, Haut Ogooué, Ogooué-Lolo, Moyen Ogooué, Ngougnie, Nyanga, Ogooué Maritime e Estuário, onde se situa a capital, Libreville.



--------------------------------------------------------------------------------

Immeuble Independance - 76 - Boulevard de L'Independance - Libreville - Republique Gabonaise
Tel: (241) 76-0535 - FAX: (241) 74-0343 - E-Mail: imblibreville@inet.ga

COPYRIGHT AUTOR DO TEDXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas