terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

8648 - HISTÓRIA DA ECONOMIA

Adicionar a favoritos Convidar um amigo en Español

Monografías
Novos
Publique
Ajuda
Descargar
Imprimir
Adicionar a favoritos
Convidar um amigo
História Econômica do Brasil na República Velha
Enviado por Marcos Faber
Google Ads:

Sistemas Especificos
Entregamos o Software, Voce Testa, Voce Aprova , depois, Voce Contrata | www.oriumsoftware.com.br

Orientação urgente
Consultoria Textual formatação Assessoria online: projetos PMBOK | www.monografiaexpressa.com

Temas atuais em discussão
Democracia, Economia, Politica Confira a opinão de especialistas | www.imil.org.br

Resumo
Introdução
O Desenvolvimento Econômico Brasileiro
Conclusão
Referências Bibliográficas
Resumo
O objetivo deste artigo é o de analisar o desenvolvimento histórico-econômico do Brasil durante a Primeira República (1889-1930), abordaremos o desenvolvimento nacional como parte integrante da economia mundial, assim como o papel periférico de nossa economia e os saltos desenvolvimentistas que o Brasil teve de se submeter para seu desenvolvimento como uma economia capitalista. Nossa base de argumentação está na hipótese de que o Brasil, até este período, era apenas uma colônia de exploração, tornando-se capitalista somente quando o capitalismo encontrava-se em sua fase imperialista. Nossa análise é feita a partir do referencial teórico marxista, onde adotamos as teorias econômicas de Caio Prado Junior e Celso Furtado aliadas à teoria trotskista do Desenvolvimento Desigual e Combinado.

Palavras-chave: História do Brasil, Primeira República, História Econômica, Brasil Capitalista.

Introdução
Neste artigo, abordamos o papel do Brasil dentro da economia mundial durante a Primeira República, ou seja, o período que inicia com a sua proclamação em 1889 e vai até a Revolução de 1930. Deste período abordamos as transformações que ocasionaram na mudança do eixo da economia cafeeira brasileira - e seus investimentos - para o desenvolvimento da indústria nacional. Analisamos os motivos que levaram o Brasil a estar na periferia do desenvolvimento capitalista mundial, pois o país foi durante toda sua História mero fornecedor de matérias primas aos países de capitalismo adiantado.

Para compreendermos o papel colonial brasileiro, torna-se necessária à compreensão do desenvolvimento do capitalismo europeu neste mesmo período e nos períodos anteriores. Portanto, é preciso compreender o desenvolvimento da economia nacional associada ao desenvolvimento capitalista europeu.

Nossa base de argumentação está na hipótese de que o Brasil somente tornou-se capitalista quando o capitalismo se encontrava em sua fase imperialista, antes disso o país tinha bases econômicas pré-capitalistas, vivendo à margem do sistema mundial, ou seja, estava na periferia do desenvolvimento econômico europeu. Não acreditamos num passado feudal brasileiro, tese de Nelson Werneck Sodré, e nem que tenha havido um modo de produção Escravista Colonial, tese de Jacob Gorender. Defendemos, isso sim, que o Brasil era apenas uma colônia de exploração à margem do desenvolvimento capitalista europeu, análise esta que está de acordo com as interpretações da primeira geração de historiadores marxistas brasileiros, como Caio Prado Junior e Celso Furtado, entre outros. Nossa análise será fundamentada na combinação deste referencial teórico e na teoria trotskista do Desenvolvimento Desigual e Combinado.

Como adeptos do referencial teórico marxista, percebemos a necessidade de exploramos o tema, deste que é um período tão importante para o desenvolvimento econômico do país e marca a entrada do Brasil no sistema capitalista. Nossa análise é fruto da percepção de que o tema das estruturas econômicas brasileiras tem sido negligenciado por outras teorias no estudo do período. Neste artigo pretendemos dar somente um vôo sobre a Primeira República, pois somos sabedores de que de forma alguma estamos esgotando o tema, mas desejamos lançar um olhar histórico sobre a economia e o desenvolvimento brasileiro no período a partir dos já citados referenciais teóricos.

O Desenvolvimento Econômico Brasileiro
Antes da análise do período proposto é importante entendermos o desenvolvimento econômico brasileiro dentro da história econômica mundial nos períodos anteriores à Primeira República.

Quando escrevemos a "história mundial" dos períodos precedentes, estamos, na realidade, fazendo uma soma das histórias das diversas partes do globo, que, de fato, haviam tomado conhecimento umas das outras, porém superficial e marginalmente, exceto quando os habitantes de uma região conquistaram ou colonizaram outra, como os europeus ocidentais fizeram com as Américas. (HOBSBAWM, 2007, p.79 - 80).

A História do Brasil iniciou dentro da lógica de acumulação primitiva de capital, onde a economia brasileira era apenas uma extensão portuguesa na América. A ocupação portuguesa se deu através da exploração de matéria prima tropical, num primeiro momento com a exploração e retirada do pau-brasil, depois se desenvolvendo a economia açucareira.

Até o século XVIII a forma de capital que dominava a economia mundial era o capital comercial, somente no virada para o século XIX o capital industrial se desenvolverá hegemonicamente. Havendo uma revolta contra os monopólios e a quebra definitiva do Pacto Colonial, levando os Impérios Ibéricos ao declínio. As metrópoles tornam-se parasitas das colônias. Pois:



Página seguinte


--------------------------------------------------------------------------------
As opiniões expressas em todos os documentos publicados aqui neste site são de responsabilidade exclusiva dos autores e não de Monografias.com. O objetivo de Monografias.com é disponibilizar o conhecimento para toda a sua comunidade. É de responsabilidade de cada leitor o eventual uso que venha a fazer desta informação. Em qualquer caso é obrigatória a citação bibliográfica completa, incluindo o autor e o site Monografias.com.
--------------------------------------------------------------------------------

Anuncios Google:

Mono Online
Consultoria Textual Online Garantimos sua aprovação | www.monografiaonline.com

Precisando de um Site?
Sites Artísticos e Empresáriais. Pagamento Facilitado! | www.virtualmargel.com

SoMonografias
Orientação, formatação e revisão De acordo com as normas da ABNT | www.somonografias.com

A Nova Economia
Notícias e comentários sobre o movimento pela Nova Economia. | anovaeconomia.wordpress.com

Estude História
Seu Curso está na Anhanguera. Prova dia 20/02. Acesse e Inscreva-se! | Vestibulares.br/Historia



O maior Centro de Teses, Documentos, Publicações e Recursos Educativos da Rede.
Termos e Condições | Entre em Contato
© Monografias.com S.A.


COPYRIGHT ASUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas