terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

8624 - hist[ória da teolo0gia

..:: Portal Igreja Evangélica Missionária ::.. Skip to content
Início
Nossa Igreja
Em que cremos Igrejas e Pastores 1a. IEMSite da PIEM 2a. IEMBlog Jovens Novo Tempo Blog Min Dança Raça Eleita 3a. IEM 1a. IEM de Limeira/SP IEM Taubaté/SP IEM Conceição R. Verde/MG IEM Itajubá/MG Notícias
Eventos Aconteceu na IEM Vida Cristã
Homens Mulheres Casais Infantil Família Louvor e Adoração Juventude Estudos Bíblicos Devocionais Jogos
Contato

Devocionais
Periodicamente uma mensagem bíblica para sua meditação
Biblia online
Leia, pesquise e medite na bíblia disponível pra você em nosso portal
Download
Arquivos úteis e importantes
Versículo do Dia
Lc 6:42

"Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão. "





Online
Nós temos 468 visitantes online "O Pai procura adoradores, que o adorem em espírito e em verdade"
"...fazei discípulos de todas as nações."
«
» Introdução a História da Teologia Cristã
Ter, 01 de Dezembro de 2009 14:55 Pb Hevelton São ao todo mais de dois mil anos de história, e são anos repletos de tramas complexas, fatos emocionantes, pessoas interessantes e uma série de idéias fascinantes, que marcam e registram a História da Teologia Cristã. Uma história feita de pequenas histórias, e todas com um denominador comum, como numa única narrativa descrevem o desenvolvimento do pensamento Cristão.

Por isso ela se faz tão importante para nós, porque não podemos discutir nosso presente e muito menos nosso futuro teológico sem olhar para aquilo que já foi "estabelecido no passado" em meio a tantas dificuldades e perseguições, e talvez, podemos até afirmar, que um dos maiores erros que um teólogo possa cometer em nossos dias é dar as costas para o nosso passado, pois é impossível fazer teologia como se isso nunca tivesse sido feito antes. Karl Barth expressa essa idéia de uma forma contundente à medida que nota, nos debates teológicos do presente, a continua importância das grandes celebridades teológicas do passado:

"Não podemos permanecer na igreja sem assumir tanto a responsabilidade pela teologia do passado, quanto pela teologia do presente. Agostinho, Tomas de Aquino, Martinho Lutero, Schleiermacher e todos os demais não estão mortos, mas vivem. Eles ainda falam e exigem ser ouvidos como vozes vivas, tão certo quanto sabemos que, eles como nós, pertencemos a mesma igreja".

Outro fato importante da História da Teologia cristã, é que ela exige, inevitavelmente, certa consideração sobre a filosofia e as influências filosóficas. A partir do século II, quando começa a nossa história, a filosofia torna-se a principal interlocutora da teologia, e mesmo com a oposição de alguns pais da Igreja, como por exemplo, o teólogo cristão norte-africano Tertuliano, quando perguntou retoricamente: "O que Atenas tem que ver com Jerusalém? E o que a Academia tem que ver com a igreja?", querendo protestar contra o uso crescente da filosofia grega (Atenas/academia) pelos pensadores cristãos que deveriam ter se fundamentado exclusivamente nas escrituras e em fontes cristãs (Jerusalém/igreja). O Pai da igreja e apologista, Justino Mártir referiu-se ao cristianismo como a "Filosofia verdadeira", ao passo que o mestre cristão do século III, Clemente de Alexandria, identificou o pensador grego Sócrates como um "cristão antes de Cristo", já tempos mais tarde, no século XIII, o pensador católico, Blaise Pascal, asseverou que o "deus dos filósofos não é o Deus de Abraão, isaque e jacó!"

O relacionamento entre a reflexão cristã e a filosofia constitui uma parte muito importante da história da teologia cristã, e fornece algumas das tensões mais emocionantes dessa história.

E para seu melhor estudo, a teologia cristã foi dividida em períodos, os quais são:

O período Patrístico, c. 100 - 451;
A idade Média e o Renascimento, c. 1050 - c.1500;
Os períodos das Reformas e da pós-Reforma, c. 1500 - c. 1750;
O período Moderno e o pós-Moderno, c. 1750 - até os dias atuais;
Fica evidente a dificuldade de traçar linhas divisórias nítidas entre muitos desses períodos, por exemplo, as relações entre a idade média, o renascimento e a reforma são controvertidas, e alguns acadêmicos entendem que os dois últimos períodos são uma continuação do primeiro, embora outros os vejam como períodos totalmente distintos um do outro.

O que podemos afirmar é que a história da Teologia Cristã começa no século II, cerca de cem anos depois da morte e ressurreição de Cristo, com o inicio da confusão entre os cristãos no Império Romano, tanto dentro quanto fora da Igreja. Os desafios internos principais eram semelhantes a cacofonia de vozes que muitos cristãos em nossos dias chamariam de "seitas", ao passo que os desafios externos eram semelhantes as vozes que muitos hoje chamariam "céticos". É dessas vozes desafiadoras que surgiu a necessidade e os primórdios da ortodoxia - uma declaração definitiva daquilo que é teologicamente correto.

Estaremos postando neste site, artigos sobre alguns dos Teólogos que marcaram esta história, com intuito de não só demonstrar o conhecimento e os pensamentos de cada um deles, mas também de evidenciar sua importância para reflexão teológica em nossos dias, onde a fé cristã é cada vez mais atacada pela pós-modernidade em nossas igrejas e Centros Acadêmicos Teológicos!

Hevelton R. Domingos - Graduando em Teologia Pela Faculdade de Educação Teológica e Ciências Humanas Logos.

Referencias Bibliográficas: OLSON, Roger E. História da Teologia Cristã: 2000 anos de tradição e reformas. Tradução Gordon Chown. 4ª Impressão - São Paulo: Editora Vida, 2001, pág. 668

Última atualização ( Qua, 09 de Dezembro de 2009 20:22 ) Voce esta aqui: Início Vida Cristã Estudos Bíblicos Introdução a História da Teologia Cristã InícioNossa IgrejaVida CristãNotíciasContato


copyright autor do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas