domingo, 6 de fevereiro de 2011

8617 - HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA

Receba Atualizações

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.
Anuncie aqui
HOTWords.com.br lider em in-text advertisingwww.HOTWords.com.brPublicidade
Lendo.org | Livros, literatura e resenhasInicial Sobre Contato
Pesquisa personalizada
A História da Língua Escrita
Jun 28 2007 deixe um comentário

A história da escrita anda junto com o desenvolvimento da civilização. Alguns dizem que a origem da escrita foi há 50.000 anos de nossa era (com incisões em pedra ou osso) e em 30.000 anos antes da nossa era (figuras gravadas ou pintadas). Os pictogramas constituem a primeira grande invenção do homem no domínio da escrita.

Outros estudiosos pensam de forma diferente. Eles registram a escrita suméria como a mais antiga, levando em conta seu caráter de escrita e não de pintura. Esta cultura antiga da Mesopotâmia, a dos sumérios, criou as primeiras cidades.

Os egípcios, anos depois, desenvolveram a escrita hieroglífica, constituída de belos sinais encontrados em seus túmulos, pirâmides, etc. Eles registraram textos religiosos e documentos importantes em papiros.

Surgiram várias classificações dos tipos de escrita. E a de M. Cohen é uma das mais conhecidas. Ele distingue três etapas:

A dos pictogramas, arcaica e figurativa, que representa do conteúdo da língua;
A dos ideogramas, sinais que representam de modo mais ou menos simbólico o significado das palavras;
A dos fonogramas, sinais abstratos que representam elementos de palavras ou de sons, como nas escritas alfabéticas.

Mas vamos tentar definir a escrita, o que é escrita?

“Escrita é uma representação da língua falada por meio de signos gráficos.”
diz o dicionário de linguística de Dubois. E continua mais adiante:

“A fala se desenrola no tempo e desaparece; a escrita tem como suporte o espaço, que a conserva.” (p. 222)
Escrita alfabética é a que recorre a sinais para representar determinados sons. A princípio, os alfabetos costumam ser silábicos; depois, passam a ser fonéticos.


Os fenícios da antiga cidade de Biblos desenvolveram, cerca de mil anos antes de Cristo, um sistema da língua escrita formado por 22 letras. Esta escrita, que era muito simples, rapidamente espalhou-se entre os outros povos semitas, e mais tarde atingiu a Pérsia e a Índia. Também foi adotada, mais tarde, pelos gregos, que indicaram as vogais naquele alfabeto dos fenícios.

← Literatura Islâmica – Oportunismo?
A Metamorfose – Franz Kafka →
Leia textos relacionados
Verbos no infinitivo e pronomes átonos: dica básica de acentuação

Variações linguísticas

Trabalho de Conclusão da Faculdade de Letras


Esse texto foi postado por André Gazola e pertence às categorias , Lingüística

Para ler melhor mais tarde, você pode Imprimir ou Adicionar aos favoritos

Para discutir, contestar, elogiar, reclamar ou xingar o autor, você pode Deixar um comentário

Comprar livros com desconto?
O Símbolo Perdido, de Dan Brown A Menina que Roubava livros, de Markus Zusak Eclipse, de Stephenie Meyer
Quero mais livros! 52 Comentários
1.
por _Maga em
Jun292007, às 1:15am
Adorei aprender um pouco mais sobre as diferentes formas de escrita e seu surgimento.

Parabéns, André.

beijos
2.
por André Gazola em
Jun292007, às 8:25am
Que bom que gostou Maga! Realmente é uma leitura bem enriquecedora.

Conhecer mais sobre a origem de coisas tão importantes traz até um sentimento de maior segurança, já que sabemos que um dia alguém pensou em evoluir para o que somos hoje.

Beijos!
3.
por Daisy Carvalho em
Jun292007, às 21:06pm
É… Faz tempo, mas é certo que o homem sempre soube ser necessário a imortalização da língua através da escrita. Hoje, bastante evoluidos, damo-nos ao luxo de reinventar a linguagem com esse cada vez mais difundido “internetêz”. É a evolução…ou involução?
Boa a matéria, André. Faz pensar e repensar. Salve a língua portuguesa!
bjk!
4.
por Rosangela em
Ago052007, às 11:32am
Muito boa sua explicação. É bem didática e isso facilita quem nao é da área da Língua.

Parabéns. Gostaria de saber se tem algo sobre a “História da leitura escrita”.

Um abraço.

Rosangela.
5.
por André em
Ago052007, às 13:35pm
Oi Rosangela, que bom que gostou do texto, tentei fazer de uma forma bem didática mesmo :)

“História da leitura escrita”, me parece um termo tão estranho, como pode haver leitura sem a escrita? Pode explicar melhor pra gente?

Abraço!
6.
por andreza em
Set102007, às 19:13pm
oi eu sou da 5ª e gostei muito
7.
por Daisy Carvalho em
Set102007, às 20:21pm
Então volte sempre, minha linda! =]

Leia sempre para nós descansarmos um dia, sabendo que fizemos nossa parte.
Um beijo da Dai! ;)
8.
por Patrick em
Set292007, às 10:49am
Vocês deveriam mostrar também sobre como evoluio as formas de escritas no Egito
9.
por Karine em
Nov052007, às 9:52am
André, faço o 4º período de Letras e gostaria que você me ajudasse…
estou querendo fazer o meu TCC sobre a história da língua portuguesa – escrita, no entanto, preciso delimitar 2 séculos para ser feita as comparações e preciso delimitar o que eu quero comparar…você poderia me ajudar?espero sua resposta no meu e-mail se possível…
desde já agradeço…
bjuss
Karine
10.
por Elisandra em
Dez192007, às 10:34am
Oi, adorei seu comentário,uma volta ao passado sempre é bom!!!!!
bjusssssssssss
11.
por Nidia em
Fev112008, às 20:21pm
Gostaria que colocasem mais imagens de linguas diferentes!!

Obrigada!!
12.
por CLAUDIA FERREIRA PODBEVSEK em
Fev262008, às 9:34am
É fabuloso o mundo da escrita, e saber que tudo começou pela necessidade e vontade do homem se comunicar. Eu que acho a disciplina de história uma delícia, adorei este texto.
13.
por anellysee veras em
Mar242008, às 10:18am
eu gostei muito de aprender mail sobre a liqua escrita pois nao sabia que era tao pressiso pois gosto mais da falada poque no cansa a mao mas agora que eu descrubir que muito importanate vou comessa a usala mas do que eu uso afinal apredie que estou escrevendo o meu comentaroio

obrgada por sua atencoa nos estudos

fique com deus ele te ama e eu tambem
14.
por valdemir cesar ramos em
Mar292008, às 22:34pm
obrigado pela materia ,estou fazendo curso para presbitero e foi de grande ajuda este material sobre a escrita ,espero que eu venha mais vezes aqui neste blog,muito bem organizado por sinal ,fiquem com DEUS e até a proxima.
15.
por ALESSANDRA NATACHA GAKLIK em
Mar312008, às 8:54am
E muito legal aprender em relacao a origem da liguagem que falamos!!!!
Parabens pela sua inteligencia Andre……….
16.
por greicy em
Abr212008, às 20:01pm
oiiii
adorei aprender um pouco
sobre os pictogramas;p

;**

vlw;p
17.
por Nathallya em
Mai192008, às 17:53pm
Oie.Estava procurando sobre a linguagem dos fenícios para fazer um trabalho escolar.E isso foi otimo.Me ajudou muito.Parabéns, amei conheçer um pouco mais sobre pictogramas.Espero tirar um 10.Agradeço pela matéria.

vlw!
18.
por Janira em
Set122008, às 13:14pm
Legal seu texto, ajudou-me em um trabalho sobre a evolução da escrita. Estou no VII semestre de Letras
19.
por Bianca Kelly em
Set162008, às 19:43pm
Oieee

eu acheii muitO Interesante e legal gOstee de passa meu tempO lendO…
sObre as linguagens =)

adOreii muitO

Bianca

vlw!
20.
por Magda em
Out262008, às 15:19pm
André, parabéns, seu texto está ótimo, pois pretendo fazer minha monografia sobre dificuldade de leitura do ensino fundamental II, e para isso preciso pesquisar sobre o contexto histórico da escrita para chegar a um embasamento de leitura e seu contexto histórico. Poderia me ajudar nesse requisito? Estou procurando livros de teoricos que fale sobre o tema. O que eu tenho são poucos, gostaria de ter mais para que eu possa me preparar para a apresentação> Estou no VIII período de Letras.
Agradeço muito, um abraço.
Magda
21.
por maria silva em
Nov262008, às 9:49am
acho a coisa mais inportante saber falar escrever perfeitamente mas eu tento e nao consigo algem ai pode me ajudar?
22.
por Gabi em
Dez082008, às 17:17pm
Oiii.. prazer! ý me chamo Gabrielle e tenho 11 anos ! ;)

A nossa muito bom esse texto,me ajudou a fazer o meu Trabalho de Português,mas não só por isso e também por ter aprendido várias coisas sobre a escrita!Nossa nesse Google nunca tem coisas assim interessantes que procuramos,nunca pensei em encontrar exatamente o que eu queria ,por causa que eu procuro alguma coisa e vem coisas que nao tem nada a ver . Adorei mesm ..
Obrigada!
;D
23.
por Isabel em
Jan252009, às 21:26pm
André adorei seu texto ele proporciona a quem lê cultura, informação e faz com que tenha curiosidade em aprender mais sobre o assunto.

Parabéns pessoas como você fazem a net valer a pena.

Isabel
24.
por Ildevan em
Jan262009, às 17:56pm
André,
Meu nome é Ildevan, tô no 3° semestre de Letras na UcSal(Salvador), parabéns seu blog tá MASSA.

Valeu,
25.
por André Gazola em
Jan262009, às 18:09pm
Legal Ildevan, é bom ver o pessoal de Letras por aqui.

Valeu, abraços!
26.
por Daniela em
Fev142009, às 17:02pm
legal, gostei do ensino!!
27.
por geovanna em
Fev192009, às 21:24pm
u adorei seu texto ele representa aescrita de uma forma incrivel!

PARABÉNS!
28.
por larissa em
Mar182009, às 15:13pm
Olha os desenhos sao pequenos sera que tem como voces almentarem até amanha?eu preciso faser um trabalho!
29.
por Claudia Eliza em
Abr062009, às 17:38pm
André,

Gostei muito do seu texto e gostaria de utiliza-lo em um trabalho acadêmico. Você poderia informar mais sobre sua formação para completar meu trabalho.

Parabéns pelo artigo.
30.
por Danilo em
Abr222009, às 14:31pm
Adorei aprender um pouco mais sobre as diferentes formas de escrita e seu surgimento.etc…
31.
por sybely sintia em
Mai032009, às 12:03pm
eu amei o ensino;mimensinou muitas coisas sobre a escrita.]
parabenssssss!!!!!!!

abraços

bjus no corê…
32.
por cu em
Mai062009, às 17:55pm
esse site e 1 merda so nao queiram acessalo
33.
por suelen em
Mai192009, às 21:09pm
Parabéns André!!!
34.
por sebastião alves ds reis em
Jun222009, às 14:31pm
Senhores, gostaria da informação de quando foi criada a escrita e onde.
35.
por Ana Karoline em
Ago032009, às 22:07pm
eu achei muito bom por q eu vou fazer uma trabalho na escola sobre a Historia da escrita e achei tudo q eu preciso e muito +++ !!!! legal de mais……
36.
por Amandinha em
Set102009, às 16:47pm
Poxa achei muito interessante esse site, muito culto por sinal! E muito inteligente de sua parte colocar assuntos tão procurados em escolas e vestibulares! Sucesso, cada vez mais, sucesso! Um grande beijo :*
37.
por Maria em
Out282009, às 0:10am
Obrigada, entrei no site para uma resposta
do meu trabalho escolar, e achei três.
38.
por José em
Out282009, às 15:51pm
Seu texto está muito bom, mas gostaria de saber um pouco sobre M. Cohen. É possível? Obrigado e um abraço.
39.
por José em
Out282009, às 16:10pm
Seu trabalho está muito bom, mas gostaria de saber um pouco sobre quem é M. Cohen. É possível? Obrigado e um abraço.
40.
por wallace em
Nov242009, às 17:03pm
pow isso é para trabalho meu é pikinha
41.
por JOTA em
Jan132010, às 8:53am
Estou fazendo um TCC nesta área, gostaria de saber um pouco mais sobre a origem da escrita e sua tragetória até hj. Se vc puder me mandar coisas mais aprofundadas eu agradeceria muuito.
Seu trabalho está muito bom. Parabéns!!
42.
por Will em
Fev122010, às 9:27am
ACHEI MARA!!!!!111!!!!!1!11
43.
por cinia carolina em
Fev232010, às 16:11pm
eu adorei gostei muito mesmo!
44.
por laura lins em
Abr052010, às 13:50pm
gostei bastante de saber como era as diversas formas de escritas.
45.
por Ronaldo Martins Costa em
Abr092010, às 13:11pm
Boa Tarde André…Gostei muito de saber mais sobre a História Da Escrita, isso vai ser fundamental para a minha formação Acadêmica, estou me formando em Gestão de Recursos Humanos, e o tema da minha Monografia fala sobre a escrita… ” A Escrita Na Empregabilidade Em Gestão De Recursos Humanos”…valeu mesmo, Fica Com Deus
46.
por camile em
Jul142010, às 14:06pm
oi acho que deveria ter ai nesta pagina
A ESCRITA MESOPOTAMIA valeu até
47.
por manuela souza ribero em
Jul142010, às 14:12pm
tenque ter
ESCRITA DA MESOPOTAMIA
48.
por julioborge10@hotmail.com em
Set282010, às 12:48pm
Fala irmão gostei bwé faça isto sempre ,estas num bom caminho.um abraço forte janic
49.
por vanessa em
Out252010, às 13:47pm
Adorei Andre pesquisei e encontrei o que queria continue !!!!!!!!!!!!
50.
por Antonino em
Jan302011, às 16:24pm
Gostei muito. Boas informações para que está prorocurando mais conhecimentos sobre a origem da escrita!

Escreva um comentário
Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Nome E-mail Site (se tiver) Comentário


Quero ser notificado, via e-mail, sobre novos comentários

O Processo, de Franz Kafka As flores do mal, de Charles Baudelaire

Compre livros de...
Administração e Negócios
Agendas e Calendários
Agricultura e Agropecuária
Animais de Estimação
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Audiolivros
Autoajuda e Desenvolvimento Humano
Ciências Biológicas e Naturais
Ciências Exatas
Ciências Humanas e Sociais
Comunicação e Jornalismo
Culinária e Gastronomia
Dicionários
Didáticos e Educação
Direito
Economia
Engenharia
Ensino de Línguas Estrangeiras
Esoterismo
Esportes
História e Geografia
Histórias em Quadrinhos, RPG e Cards
Informática
Linguística
Literatura Estrangeira
Literatura Infanto-Juvenil
Literatura Brasileira
Literatura Pacotes Especiais
Marketing, Gestão e Logística
Medicina e Saúde
Moda e Beleza
Psicologia
Pockets (livros de bolso)
Publicidade e Propaganda
Religião
Revistas
Viagens e Turismo
Livros que vão pôr minhocas na sua cabeçaUlisses, de James Joyce Hamlet, de William Shakespeare
Madame Bovary, de Gustave Flaubert A Divina Comédia, de Dante Alighieri
©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização

Inicial Sobre o Blog Contato Política de Privacidade Mapa do Site RSS


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas