sábado, 5 de fevereiro de 2011

8586 - LINGUÍSTICA

Receba Atualizações

Junte-se aos milhares de leitores que assinam o feed ou recebem os textos por e-mail.
Lendo.org | Livros, literatura e resenhasInicial Sobre Contato
Pesquisa personalizada
O que é linguística?
Abr 02 2007 deixe um comentário

Linguística é a ciência que estuda a linguagem verbal humana. Como toda a ciência, ela baseia-se em observações conduzidas através de métodos, com fundamentação em uma teoria.

Portanto, a função de um linguista é estudar toda e qualquer manifestação linguística como um fato merecedor de descrição e explicação dentro de um quadro científico adequado.

Para um linguista é muito mais interessante uma passagem do tipo:

Cumé qui é?
a outra:

Como é que é?
pois as variações linguísticas e seus motivos socio-culturais são, cientificamente, muito mais relevantes do que a norma padrão da língua, isto é, o jeito “correto” de falar.

O linguista quer descobrir como a língua funciona, estudando várias dessas línguas, de forma empírica (através de dados baseados na experiência), dando preferência às variações populares faladas em diversas comunidades.


Introdução à Lingüística – José Luiz Fiorin
Compre agora
Os critérios de coleta, organização, seleção e análise dos dados linguísticos obedecem a uma teoria linguística expressamente formulada para esse fim.

Divisões da Linguística
1. Considerando o foco da análise:

Linguística Descritiva (ou sincrônica): Fala de uma língua, descrevendo-a simultaneamente no tempo, analisa as relações existentes entre os fatos linguísticos em um estado da língua, além de fornecer dados que confirmam ou não as hipóteses. Modernamente, ela cede lugar à Linguística Teórica, que constrói modelos teóricos, mais do que descreve;
Linguística História (ou diacrônica): Analisa as mudanças que a língua sofre através dos tempos, preocupando-se, principalmente, com as transformações ocorridas;
Linguística Teórica: Procura estudar questões sobre como as pessoas, usando suas linguagens, conseguem comunicar-se; quais propriedades todas as linguagens têm em comum; qual conhecimento uma pessoa deve possuir para ser capaz de usar uma linguagem e como a habilidade linguística é adquirida pelas crianças;
Linguística Aplicada: Utiliza conhecimentos da linguística para solucionar problemas, geralmente referentes ao ensino de línguas, à tradução ou aos distúrbios de linguagem.
Linguística Geral: Engloba todas as áreas, sem um detalhamento profundo. Fornece modelos e conceitos que fundamentarão a análise das línguas.
2. Considerando o que constitui a língua:

Fonologia: Estuda os menores segmentos que formam a língua, isto é, os fonemas;
Morfologia: Estuda as classes de palavras, suas flexões, estrutura e formação;
Sintaxe: Estuda as funções das palavras nas frases;
Semântica: Estuda os sentidos das frases e das palavras que a integram;
3. Considerando suas conexões com outros domínios:

Psicolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a mente;
Sociolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a sociedade;
Etnolinguística: Estuda a relação entre a linguagem e a cultura (cultura não no sentido de erudição ou conhecimento livreiro, mas sim como as tradições de um povo, esta cultura que todos possuem.)
← Frase do Dia #10
Frase do Dia #11 →
Leia textos relacionados
Verbos no infinitivo e pronomes átonos: dica básica de acentuação

Variações linguísticas

Trabalho de Conclusão da Faculdade de Letras


Esse texto foi postado por André Gazola e pertence às categorias , Lingüística

Para ler melhor mais tarde, você pode Imprimir ou Adicionar aos favoritos

Para discutir, contestar, elogiar, reclamar ou xingar o autor, você pode Deixar um comentário

Comprar livros com desconto?
Amanhecer, de Stephenie Meyer Marley e Eu, de John Grogan Eclipse, de Stephenie Meyer
Quero mais livros! 215 Comentários
1.
por Luiz cludio da cruz em
Jun042007, às 23:13pm
Estou fazendo faculdade de letras,e este site tem sido bastante útil para mim,grato.luiz claudio da cruz.
2.
por GISLENE em
Jun282007, às 20:40pm
Estou pensando em defender minha tese monográfica sobre lingüística,
gostaria de saber opiniões sobre qual assunto versar e qual de maior
facilidade para encontrar subsídios, e ao mesmo tempo apresentar o
trabalho!!!Espero ajuda, faço letras e estamos começando agora o projeto para formarmos em novembro, correndo contra o relógio…
Agradeço desde já! Meus cumprimentos!
3.
por André Gazola em
Jun292007, às 9:11am
Olá Gislene. Bela escolha para uma monografia! Eu, apesar de não ter tanta experiência, recomendaria a área de sociolingüística.

Além de ser uma das mais estudadas e discutidas, é a mais rica fonte de recursos, tanto literários, quanto de pesquisa de campo.

Quem sabe estudar alguma variação dos dialetos de sua região. Algo relacionado com a fonética.

Não digo que vá ser fácil (nada seria), mas acredito que seria muito enriquecedor e não faltariam recursos para a pesquisa.

Espero ter ajudado e se precisar de algo, ficarei feliz em discutir suas idéias!

Um abraço!
4.
por luciano pita em
Jun302007, às 20:37pm
Sou arquitieto. Moro em Niterói-Rj. Li recentemente Preconceito Linguistico e fiquei fascinado por esse ramo das ciencias humanas, pois já gostava muito de literatura em geral. Gostaria de saber se existiria uma nova maneira de ensinar gramática, tipo: o que é substantivo, pronome, etc, baseado na linguistica?
Existe isso?
obrigado e parabéns pelo site.
5.
por André Gazola em
Jun302007, às 20:53pm
Olá Luciano! Que bom ter se interessado pela lingüística e ter começado exatamente pelo Preconceito Lingüístico, pois acredito ser um livro que passa o tipo de conhecimento que todos precisaríamos ter.

Qto ao ensino da gramática, é um dos temas mais discutidos entre os especialistas hoje em dia. Há uma nova forma recomendada sim, que se baseia no estudo (produção e análise) de textos com os alunos.

Assim eles deparam-se com todas as formas gramáticas de uma só vez, tomando conhecimento de seus usos na “vida real”, não aquela forma isolada como se aprende:

- Pronomes:
– Demonstrativos
– Possessivos
- Substantivos:
– Concretos
– Abstratos

etc etc.

Entende? O aluno precisa ser envolvido pela gramática e não a gramática deve envolver o aluno.

Espero ter esclarecido um pouco de sua dúvida.

Obrigado pelo elogio também! Abraço!
6.
por kleiton em
Jul092007, às 18:53pm
Olá, gostei muito de conhecer este saite. Gostaria de saber mais especificamente sobre os possíveis campos de atuação profissional de um linguísta. E ainda, até que ponto pode-se concialiar satisfatoriamente o estudo linguistico com outras disciplinas como filosofia ou ciências da religião?
Grato pela atenção.
7.
por André Gazola em
Jul102007, às 10:07am
Olá Kleiton, que bom ter gostado do site!

Sobre os campos de atuação lingüística, posso lhe indicar dois materiais bem úteis. O primeiro é uma definição geral das áreas de atuação e o outro é uma tabela de pesquisa bem interessante, do professor Leonel Figueiredo Alencar.

Quanto a conciliar os estudos, acredito que a lingüística histórica possa ajudar na pesquisa filosófica e também da ciência religiosa.

Espero ter ajudado. Abraço!
8.
por darlene em
Jul192007, às 12:53pm
porfavor me responda uma pergunta:em que sentido a linguistica é uma ciência? isso implica que ela não seja parte das chamadas humanas ?
9.
por André Gazola em
Jul192007, às 13:32pm
Olá Darlene, a llingüística é uma ciência no sentido de estudar a linguagem verbal humana através de métodos próprios, baseada em uma teoria própria, essa é a definição de qualquer ciência.

Porém, estudando a linguagem humana, ela é, portanto uma ciência humana.

Espero ter esclarecido sua dúvida!
10.
por Andreia em
Jul232007, às 13:02pm
Estou estudando os diversos gêneros textuais e os tipos de texto. Estou gostando muito. Gostaria de fazer um projeto de mestrado nesse assunto. Quero articular Literatura com Lingüística. Cada vez mais acredito que o aprendizado de uma língua não se faz com regras, mas com a leitura de diversos tipos de textos: narrativos, descritivos, dissertativos, argumentativos, etc. Gosto muito dos contos, trabalho com eles em sala de aula, no ensino do Francês, e percebo que os alunos evoluem muito com esse tipo de atividade. Entretanto, não tenho muita idéia. Você tem alguma sugestão?
11.
por André Gazola em
Jul242007, às 8:28am
Olá Andreia!

Acho que um projeto de mestrado desse tipo extrapola os meus conhecimentos, hehe.

O que você quer é “provar” que o aprendizado da língua se dá através do estudo de textos nela escritos, certo?

A primeira coisa a fazer seria levantar características que comprovem isso, juntar exemplos práticos, se possível até estatísticos e então, quem sabe, procurar explicações na psicologia (Psicolingüística).

Os procedimentos básicos acredito serem esses, a parte teórica é com vc ;)

Espero ter ajudado! Estou � disposição para o que precisar.

Grande abraço.
12.
por Sandra em
Ago082007, às 14:28pm
Olá! Linguística foi minha primeira aula na faculdade torricelli,onde estou
cursando letras. A professora chama-se Rosangela,quero parabenizá-la
pela maneira q se expressou conosco,tbm pela ótima dicção,deu pra perceber rs.Td q espero desse curso,é que dê bons resultados,que os professores realmente se dediquem,como disse a Dora.
Qdo entrei na sala de aula percebi q ñ só eu,mas tds ali estavam inseguro qto ao curso;por sermos a primeira turma. Mas estamos apostando nos profissionais da faculdade.Um grande abraço a tds.
13.
por jose wilsom framçisco de lima em
Ago102007, às 9:58am
Estou fazendo uma pesquisa doque e linguistica e não estou achando um base muito concreta por favor se tive melhoras envie pra min o que e e o que não e
14.
por André Gazola em
Ago102007, às 12:53pm
Vide texto acima, José.
15.
por Vanessa N. em
Ago102007, às 13:39pm
Olá André,
Sou formanda do curso de letras e gostaria de fazer meu TCC sobre preconceito linguístico, porém estou um pouco perdida sobre que linha defender. Preconceito linguístico é muito amplo. Será que você poderia me dá um caminho que seria legal?

Grata desde já,
Vanessa
16.
por André Gazola em
Ago102007, às 13:44pm
Oi Vanessa, estou preparando um artigo muito esclarecedor sobre preconceito lingüístico.

Acredito que ele possa ajudá-la bastante, em alguns dias será postado.
17.
por tatazinha em
Ago112007, às 16:21pm
lemos e escrevemos textos, mas o que entendemos por textos?
18.
por Ana Beatriz em
Ago172007, às 15:52pm
Olá,

Adoro tudo que diz respeito sobre lingüistica, pois estou cursando letras.
19.
por Lamanda Reis em
Ago182007, às 11:49am
Bom dia! sou estudante de letras do oitavo período, estou recisando de um tema adequado para fazer meu tcc,gostaria muito de uma opnião.
Agradeço desde já.
Lamanda.
20.
por paula sousa em
Ago192007, às 9:04am
ola! estou cursando o curso de letras e gostaria de saber mais sobre os generos textuais.
obrigada desde já pela ajuda.
21.
por Karlla em
Ago202007, às 12:44pm
Estou pensando em defender minha tese monográfica sobre socio- linguistica. Queria opiniões sobre o assunto!
Agradeço!
Karlla
22.
por Débora Mercedes em
Set032007, às 18:17pm
Assim como muitos, eu também estou pretentendo fazer meu tcc e posteriormente minha monografia sobre lingüistica, porém não consigo pensar em como começar, gostaria de fazer algo em cima do livro “preconceito lingüistico do Bagno, me ajude…..
23.
por Daisy Carvalho em
Set032007, às 22:57pm
quem estuda com coração e determinação não precisa de ajuda. porém, depois que se consegue alcançar o objetivo, aí sim, muito nobre será oferecer a ajuda. ;)

tchau, querida.
24.
por Daisy Carvalho em
Set042007, às 2:36am
Andreia! é com ‘i’ mesmo? bacana, diferente hehe.

não sei se o Dé te sugeriu algo, mas eu poderia te falar uma boa idéia, Andreia:

quando precisamos pensar em uma idéia original, significa que ela tem de sair de nós, correto? se pedimos uma sugestão para uma idéia original, automaticamente ela deixa de ser original.

… mas entendo essa ânsia voraz de criar, ou melhor, reinventar. na natureza nada se cria, tudo se copia, não?

mas eu te aconselho tentar, só um pouquinho, ser original, sabe, vale a pena.

é bom termos algo que possamos dizer: “é meu!” :)

beijos.
25.
por Jaqueline em
Set042007, às 11:58am
gostei muito do site mas o necessário que eu queria não tinha que era diversiidade linguistica regional,social e histórica. parabens para o autor.
26.
por Daisy Carvalho em
Set042007, às 21:17pm
Jaqueline,

Em bibliotecas públicas certamente encontrará o que precisa para sua pesquisa.

Obrigada pela visita.
27.
por Simoni em
Set052007, às 10:22am
Olá André! gostei muito de conhecer este site, pois tem me ajudado bastante. Estou cursando letras e tenho muitas dúvidas em como ensinar gramática , pos os alunos estão muito desmotivados, e, não pestam atenção nas aulas. Como devo trabalhar com eles a gramática juntamente com a lingüística?
Muito obrigado!
28.
por Daisy Carvalho em
Set052007, às 14:58pm
Simoni,

Só revendo seus conceitos de pedagogia. Um professor pedindo ajuda neste sentido, só me faz tristeza. Ou faz Letras por amor e sai por aí lendo e escrvendo, ou de fato se apaixone por ensinar. Se houver amor verdadeiro nesta missão, talvez você, não só se encontre nesta arte nobre do ensino, como também, ao invés de perguntar por aí, minha cara, você se preste à nobreza de esclarecer estas dúvidas que deixam alunos a deriva da ignorância, estes sim, com perguntas relevantes a fazer ao ‘professor’.
E geralmente quando os alunos não prestam atenção na aula, pode ter certeza que o professor tem problemas, ou está na profissão errada ;)

Um abraço.
29.
por fátima em
Set252007, às 16:33pm
Estou concluindo minha graduação em Letras(específica Portugu^es, mas ainda tenho várias, várias dúvidas
30.
por Leidiane em
Set282007, às 19:55pm
Ola,estou iniciando meu curso de Letras e,confesso:td q tenho visto ate agora e um pouco estranho,rsrsrs…td q e novo,causa estranhamento….espero q possa me familiarizar logo,rsrsrs…
Adorei o site,encontrei informaçoes interessantes sobre LINGUISTICA.
Grande abraço!
31.
por Juliana em
Out022007, às 23:06pm
Olá,adorei o site.Curso letras e estou estudando e pesquisando para um seminário sobre Sócio linguistica.
Comecei lendo preconceito linguistico e agora estou lendo ‘a pesquisa socio linguistica ‘,tarallo.
Mas,ainda não sei que vertente seguir,pois é um assunto amplo.
Você recomendaria alguma leitura que pudesse me direcionar ?
Obrigada
32.
por André em
Out032007, às 8:33am
Oi Juliana,

fugindo um pouco das linhas teóricas, você já leu A Língua de Eulália, de Marcos Bagno? Se não leu, vale a pena, é um romance que trata de muitos aspectos da sociolingüística e do preconceito lingüístico.

Um abraço!
33.
por Jeile em
Out092007, às 11:51am
Oi! Também adorei o site. Estou fazendo Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Gostaria de saber se pode me indicar algum livro que fale sobre linguística na publicidade.
34.
por leidiane em
Out112007, às 19:45pm
Quais os tipos de linguagem que são objetos de estudo da linguistica?
35.
por luciana oliveira em
Out152007, às 11:13am
estou fazendo o curso de letras e vejo nesse site muitas informaçoessobre o que preciso dexei de estudar a 20 anos e estou tendo muita dificuldade mas vou em frente.
36.
por Thamilis em
Out162007, às 19:44pm
Olá..

queridos amigos..

estava pesquisando algumas coisas sobre os estudos sociolingüísticos..

qndo encontrei este..Blog,ele me ajudou pra caramba,

queridos amigos gostaria q alguém me ajudasse a fazer uma análise pessoal sobre o livro:Preconceito Linguistico,do Bagno..!!

Por favor..se alguém poder me ajudar ficaria muito grata..!!

bjus..estou esperando uma resposta
37.
por lasaro em
Out192007, às 9:40am
curso pós-graduação em lingüística e este site me auxilia muito em minhas pesquisas,principalmente neste momento em que busco informações para a elaboração da monografia.
38.
por André Gazola em
Out192007, às 9:48am
@Thamilis: Muito em breve eu vou publicar uma análise completa sobre o preconceito lingüístico e uma das minhas fontes de pesquisa (e principal, diga-se de passagem) é exatamente o livro do Bagno, aguarde!

@Lasaro: Fico muito feliz em ver que ajudo até mesmo pós-graduandos!
39.
por CRISTINA HASS em
Out192007, às 11:27am
CUÁLES SON LOS METODOS PARA INTERPRETAR UN TEXTO?
40.
por marta siqueira em
Out232007, às 1:29am
bom dia gostei muito de esta acessando pela primeira vez este site é muito interessante.Andre estou tentando fazer um trabalho sobre tipos de linguagem todas as linguagens da gramatica estou com um pouco de dificuldade sera que vc poderia me ajuda, fique com Deus marta de belford-roxo duque de caxias rio de janeiro
41.
por CRISTIANE MACHADO em
Nov022007, às 15:12pm
Boa tarde!Sou uma universitária do 6º semestre do curso de Matemática e estou fazendo um trabalho para a professora de português(que por sinal é muito exigente)sobre a evolução da linguística, é para montar um albúm.O assunto bárbaro interessantíssimo mas as fotos?Por favor se puder me dar uma dica de que tipo de fotos posso colocar.
Agradeço desde já!
42.
por edlene ferreira de paula em
Mar112008, às 10:58am
oi, eu gostaria de saber mais a respeito de linguistica aplicada e indicações de bons livros ou revistas ,sites que trate do assunto
com mais profundidade. ok tchau.
43.
por ana claudia em
Abr022008, às 23:21pm
Oi André…gostaria de ter referências e bibliografias sobre família de linguas.
grata. Ana
44.
por NANI VIANA em
Abr062008, às 21:38pm
Olá,
adorei achar vcs.
Estou precisando do resumo dos livros:
Português ou Brasileiro:um convite à pesquisa.
Preconceito Lingüístico:o que é e como se faz. M.Bagno
Português Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT.
Dileta de Silveira Martins
Lúbia Scliar Zilberknop
Se puderem me ajudar, ficarei grata.
45.
por Sérgio Alan em
Abr152008, às 10:01am
Olá André, estou no último ano do curso de Letras/ Português/ Espanhol e estou na fase de preparar minha monografia. O assunto que escolhi foi Análise do Discurso na pubicidade. Minha orientadora pediu-me para na introdução falar um pouco do que é linguística, o que é AD e a ligação entre as duas ciências. Gostaria que me indicasse um bom material ou que sugerisse algumas idéias para que eu possa montar um material interessante.

Abraços. Sérgio.
46.
por daiane em
Abr152008, às 10:38am
olá tuo bem ?
adorei o site
vou começar a fazer meu tcc e gostaria de informações bibliograficas sobre linguistica regional .
obrigada
47.
por SaannyTerTTo em
Abr162008, às 16:54pm
Olá, tô no primeiro período de pedagogia, ainda estou “engatiando” , passei aqui pelo site e adorei.
Você está de parabéns!
48.
por Danile em
Abr282008, às 15:59pm
Olá faço curso de letras e achei muito interessante a explicação sobre Lingüística.

Parabéns

Bjs

Dani
49.
por irislene martins de oliveira em
Mai072008, às 20:02pm
Gostei muito do texto,pois estou fazendo primeiro semestre de letras e estou com muitas dificuldades na matéria.
50.
por Rachel em
Mai162008, às 21:52pm
Obrigada.
Seu texto me auxiliou com um trabalho da faculdade.
51.
por gyslene silvino de sousa em
Mai232008, às 6:31am
olá pessoal sou gyslene estava uma pequisa para faculdade de letras encontrei este site maravilhoso me ajudou muito. abraços
52.
por Elisvene em
Jul022008, às 10:46am
Achei esse site por um acaso, procurando materiais sobre Lingüística e ahei muito interressante como as pessoas se interressam com as novas maneira da Linguagem. Faço especialização em Lingua de Sinais e sou graduada em Pedagogia, e tenho muita dificuldade no estudo das variedades lingïsticas, pois o curso não aborda estas questões.. mas estou muito otimista. A minha dúvida é realmente o seguinte, aonde e como encontrar literatura sobre a história da Lingua de Sinais e qual a implicação desta na Educação dos surdos ou estudo sobre a lingua de sinais e a Etnolingüística, você sabe de algo assim.
espero que responda, abraços
Elis, Palmas-TO
53.
por Elza Maria Balbo em
Ago062008, às 2:00am
André Gazola,

Você foi demais ao ter essa inciativa! Posso ver que está orientando muitas pessoas a distância. Que Deus te dê em dobro, triplo e muito mais. Se você puder me ajudar também ficarei grata desde já. Estou elaborando um TCC sobre língua culta e lingua coloquial e parece-me que todo material que encontro bate na mesma tecla. Poderia me dar uma mãozinha com a indicação de algo específico?
54.
por fabio em
Ago292008, às 20:24pm
sou estudante de letras da puc; ja estou no sexto semestre e ainda não tenho uma ideia concreta do tema do meu trabalho de tcc!!!

estou pesquisando temas referente as formas e metodos de linguagem utiliszados em sites de comunicação, com por exemplo “orkut” e “msn”!!
mas apenas acho contedos relativamente atificiais !!
por favor me de uma força!!!
55.
por Gislaine em
Ago302008, às 17:12pm
Oi, estou em busca de um bom tema para meu artigo monográfico penço em linguistíca, mas ainda não sei a que asocialo, por favor me mande palpítes e instruções.
56.
por Eric Arruda em
Set012008, às 14:30pm
Olá André!
estou cursando o 1º semestre do curso de letras e estou um pouco “perdido”
você poderia me dar umas dicas de livros para iniciantes?
obrigado eum abraço!
57.
por Pamella cunha em
Set162008, às 10:24am
Oi Bom dia!
Sou surda profunda e faço leitura labial muito bem.
Faço faculdade de letras de libras.( universidade federal de santa catarina).Bem,vi são três domínios é:Psicolinguíticos,sociolinguíticos e etnolinguísticos.
mas,to dúvida e estudei sabadó li o texto e interface ligado da linguística são 4 : neurofisiologia,sociológia,psicologia e biologia.
por favor me enviar o meu email e quero me compreender melhor avanço.Desculpe ,esse é minha língua própria surda e também LIBRAS ( língua de sinais brasileira) gostaria e você entender e respeito a minha língua própria e mas minha língua não é perfeita língua portuguesa e língua própria do ouvinte(“normal”).
obrigado! até em breve e preciso a sua ajuda.
atenciosamente Pamella cunha
58.
por Junior D'Angelo em
Set212008, às 14:45pm
Olá gostei muito do site, moro em Foz do Iguaçu, fronteira com dois Países de idioma espanhol ate o guarany é falado aqui. fora as outras culturas que moram aqui todos se respeitam e vivem pacificamente.

até brincamos dizendo que Foz não tem um sotoque e sim um idioma o portunhol !!
59.
por Aparecida em
Set252008, às 21:55pm
Olá, gostei muito de passar por aqui, terminei o curso de letrs/inglês e até hoje tenho muitas duvidas no que diz respeito a linguistica. Gostaria que você me orientasse em relação a materiais para esclarecimestos.
60.
por Vera Lúcia Alves Costa em
Set262008, às 19:53pm
Estou escrevendo um projeto para mestrado em Linguística Aplicada, gostaria de receber sugestoões de títulos de livros que venham a auxiliar-me. Conto com sua colaboração.
61.
por Wildemark Ricard em
Set292008, às 11:11am
Estou cursando letras, à distância (2º semestre) e não imaginei que poderia aprender tanto com as dúvidas dos outros, aguarde também as minhas.
Parabéns!
62.
por Ana em
Out022008, às 12:49pm
Ola. Preciso comecr o TCC estou no ultimo periodo de letras e ate agora nada… Preciso da ajuada de voces. A intencao para o TCC e na area de linguistica mas levado para traducao ou lingua estrangeira ( nao ensino). Voces teriam alguma ideia?
Obrigada
63.
por Antonio Rodrigues de Carvalho em
Out022008, às 16:22pm
Considero uma grande descoberta que fiz hoje, encontrando este site. Estou iniciando no curso de letras e como bom curioso que sou, estou me antecipando aos assuntos na tentativa de diminuir seu impacto, quando este chegar na sala de aula. Teria algumas outras dicas que pudesse me ajudar ?
Grato. Ansiedade de calouro (rsrsr).
64.
por Olimar N. dos Santos em
Out062008, às 8:50am
oi tdben
estou muito enteressado por psicanálise e linguistica e
soube através da psicanálise-lacaniana q/ o inconsciente está estruturado em linguagem, portanto estudar linguistica não seria tambem estudar o inconsciente? que vc “acha”?

muito interessante o site, parabens!

valeu!
65.
por Regina Sueiro de Figueiredo em
Out092008, às 11:05am
Parabéns pelo meio de comunicação online, pois há ao mesmo tempo solicitações e retornos que possam sinalizar algumas pistas para acadêmcios(as) em processo de aprendizagem, bem como a atualização de profissionais na área de Lingüística.

profa. Regina Sueiro de Figueiredo
Uniderp interativa
66.
por Maria Araujo dos Santos Ferreira em
Out142008, às 22:15pm
Gostaria de copreender melhor o termo metalinguistica, pois sou aluna do curso de português estou estudando esta disciplina, mas não deu para assimilar bem.
67.
por Iara Ramos em
Out212008, às 12:51pm
Olá,
Meu Nome é Iara Ramos e sou professora de português e inglês do ensino fundamental 6º a 9º ano
vou realizar um projeto para a feira de ciências da nossa escola e gostaria de algumas sugestões.
Estou mandando o projeto para que você possa saber qual é a área que vou me dedicar à pesquisa.
Esperarei sua resposta ansiosamente.

Projeto Feira de Ciências

Tema: Ciência e tecnologia no século XXI

Área: Inglês e Português

Assuntos:

I) Existe uma ciência que estuda a língua / linguagem?

II) Como se desenvolvem pesquisas sobre a língua / linguagem?

Desenvolvimento:

Os alunos serão divididos em dois grupos:

Grupo I :
Fará pesquisas sobre:

*Ciência da língua?
*Qual o nome dessa ciência?
*O que é?
*Qual o campo de estudo?
*A que se aplica?
*Como são feitas as pesquisas desse tipo de ciência?

As pesquisas serão feitas na Internet.
As apresentações serão feitas com cartazes.

Grupo II
Fará pesquisas sobre:

* Exemplo de uma pesquisa sobre a língua / linguagem
*Estrangeirismos na língua portuguesa.
*Estrangeirismos da linguagem técnica de cada área de estudo como: Física, Química, Biologia, Geografia e História, e ainda termos técnicos de áreas como: computação e economia, presentes no dia-a-dia dos brasileiros.
*Palavras derivadas de estangeirismos incorporados à língua portuguesa;
*Influência, presença e importância do Inglês na língua portuguesa e nos idiomas mundiais.

As pesquisas serão feitas na Internet, e por meio de entrevistas.
As apresentações serão feitas por meio de cartazes e fotos.
68.
por thaysa em
Nov022008, às 17:08pm
estou começando meu projeto de manografia sobre variações linguisticas e gostaria de saber mais sobre este assunto.
69.
por Maria Araujo dos Santos Ferreira em
Nov042008, às 21:12pm
Olá André,
sou Maria Araújo dos Santos Ferreira estou cursando lingua portugueza. Estou desenvolvendo um trabalho da Faculdade sobre fundamentos linguisticos e estou com duvidas entre o que diferncia a lingua culta e a lingua padraão.
70.
por Leandra Angela em
Nov202008, às 22:55pm
Oi, este site esta me ajudando muito em meu curso de letras, estou no primeiro semestre.Estou tendo a maior dificuldades em Linguistica,tem alguma forma para eu passar a gostar ou melhorar nesta disciplina,semana que vem tenho prova,esta dificil demais,se tiver alguma dica,me passa…Obrigada André
71.
por Greiciane em
Nov252008, às 17:51pm
oi André meu nome é Greiciane, estou no segundo semestre de Letras. Gostaria de saber qual realmente a função da lingüística dentro de tantas formas de falar diferente que as pessoas se expressam?
Realmente só desdenhar o jeito de falar das pessoas em diferentes regiões é o objetivo da lingüística?
Obrigado!!!!
Um abraço!!!!
72.
por Karen Cristina em
Nov272008, às 18:28pm
Olá, estou no 2º período de Letras da UFPA e gostaria de um esclarecimento: Qual a diferença entre Linguística e Filologia?
73.
por luciana em
Dez112008, às 15:43pm
olá gostei bastante espero que ajude mais pessoas porém gostaria de mais explicações para asimilar melhor
74.
por Elizabeth Rodrigues em
Jan072009, às 17:46pm
Olá, André,
Acabei de defender minha dissertação de Mestrado em Linguistica Aplicada ( o trema já caiu, não é ? rsss) e estudei o livro didático e sua relação com a teoria do gênero do discurso de Bakhtin. O que poderias me dizer a respeito desse teórico , pois estou pensando em seguir para o doutorado nessa linha bakhtiniana.
Obrigada e parabéns pelo site.
75.
por Diogo em
Jan152009, às 0:13am
oi André!!!!!!!!!
passei recentemente no curso de letras de uma universidade publica de recife.ESTOU MUITO FELIZ POR ISSO, porém um pouco inseguro.Bem, passei só para deixar um singelo elogio e parabeniza-lo pelo site.Sinto q irei utiliza-lo muito nessa minha nova jornada!!!!abraços e prarabens mais uma vez.
76.
por yvanilza em
Fev072009, às 10:15am
Linguistica…é uma ciência que agora comecei a aprender, então até agora achei muito interessante.

Irá ajudar muitas pessoas estarem em contato com todas as ciências ao mesmo tempo.

belo arquivo, sobre a Linguistica.
77.
por Daniela em
Fev102009, às 0:11am
Olá, estou no meu último ano de Letras e chegou a hora do TCC, estou em dúvida de qual caminho a seguir, pois quero falar a respeito dos deficientes auditivos e de linguistica, talvez as variedades. Isso é uma coisa lógica ou viajei na maionese?
Acredito que na linguagem de sinais também haja alguma variedade nem que seja de um Estado para o outro, você sabe alguma coisa?
Não sei estou confusa, agradeço qualquer sugestão.
Obrigada
78.
por Gislaine em
Fev102009, às 16:52pm
Oi Daniela, tambem estou curssando letras e seu tema me despertou uma curiosidade, será que libras sofre alguma variação? Olha um leve cometário que fez um de nossos professores em sala é que libras não tem alteração nenhuma, nem de estados para estados, nem de paises para paises, mas se vc se enformar melhor por favor avise-me, achei interressante seu conteudo. Xau.
79.
por elisvene barros em
Fev132009, às 11:56am
Daniele, a lingua de sinais (LIBRAS) como qualquer outra lingua, tem sua caracteristicas próprias. Na LIBRAS os sinais variam de acordo com as comunidades surdas de cada região ex:
o sinal pai em algumas regiões do noprdeste são iguais já, na região sul o sinal é diferente isso não esta errado. Alguns pesquisadores chamam tb de variedade linguística. Quem da o sinal as coisas é o próprio surdo..há, e quando eles interagem entre comunidades, usam alguns sinais(inventam) espécie de giria entre alguns grupos e muito rápido..
Como fosse a palavra você e chamamos de cê..assim acontece entre a LIBRAS..a todo tempo está se aperfeiçoando..por isso os ouvintes aprendem quando estamos em contato direto..
desculpe, só queria ajudar!!!
80.
por Felipe em
Fev202009, às 12:29pm
Oi André, bom dia!
Sempre tive profundo respeito e adimiração por todos os profissionais do ensino, sobretudo, da Língua Portuguesa. Tenho enorme satisfação em tirar dúvidas das pessoas referente à escrita.
Tenho enorme vontade de iniciar o curso de Letras e gradativamente, de acordo com o esforço e a dedicação em mim existentes, obter conhecimento necessário para saber argumentar acerca de assuntos diversos. Às vezes conhecidos e amigos opinam sobre minha escolha de curso -alguns negativizam dizendo que não há retorno financeiro. Todavia não me importo, pois me vejo ensinando e não ganhando dinheiro. De fato sei que preciso do mesmo para me alimentar e suprir outras necessidades, porém não tenho este tipo de ambição a qual acho negativa, quando se torna único objetivo. Você pode dar sua opinião acerca da minha escolha, meu amigo? Desde já agradeço por me ajudar com suas palavras, sejam elas quais forem, aprendo muito mais ouvindo!
81.
por Dani em
Fev202009, às 15:22pm
Olá. Estou pensando em fazer um TCC sobre linguistica. Gostei da Sócioliguintica. Você teria material para me enviar por email?
82.
por Alanna em
Mar042009, às 17:25pm
Elisvene, concordo com você! Vários sinais mudam de cada estados.
Sou surda e estudante de Letras – Libras, faz tempo q pesquiso sobre Preconceitos Linguísticos da Libras, mas não tem artigo sobre isso, só do autor Marcos Bagno.
Vc tem algumas sugestão para me ajudar sobre este tema?

Obrigada
83.
por Gutemberg em
Mar052009, às 11:16am
Esta acontecendo neste momento na Univeridade Federal da Paraíba, um Encontro Nacional sobre Linguistica (promovido pela ABRALIN). Tem muita gente que veio de outros Estados e até de outros países. Muitas palestras, cursos, muitas editoras estão presentes com seus stands. A UFPB tá uma loucura, bichos!
84.
por Darlene em
Mar062009, às 17:07pm
Olá André, estou ursando o sétimo semestre de Letras e gostaria se possível, que me ajudasse nesta questão.
Agradeço desde já!
Um forte abraço!

“Embora, de início, não seja nada fácil observar sem pré-julgar, o estudante tem de se acostumar a submeter à crítica rigorosa e permanente os juízos sociais sobre a língua, procurando se livrar dos preconceitos e respaldando sempre suas próprias afirmações com dados empíricos. Em lingüística, uma das maneiras de começar a fazer isso é acostumar-se a olhar a língua como uma realidade heterogênea, buscando compreender as bases dessa heterogeneidade, porque é justamente a variedade da língua no espaço geográfico, na estrutura social e no tempo uma das realidades que mais relações sociais preconceituosas suscita.”

A partir do trecho acima, dos conhecimentos obtidos na disciplina Língua portuguesa: história e dos conhecimentos acumulados ao longo do curso de Letras, responda:

Que concepção de língua/ linguagem subjaz a esse trecho do autor? Justifique com informações do próprio texto
85.
por carla em
Mar072009, às 14:08pm
gostaria de saber em que área profissional poderei atuar com esse cursso.
86.
por L. Santos em
Mar072009, às 15:54pm
olá, gostei muito deste site. Preciso de ajuda. Estou terminando o curso de letras e tenho que escolher um tema para a monografia, até então não tenho ideia.
VC poderia me ajudar?
ficarei muito grata.
Se possivel envie para este E-mail.
87.
por Suzana Fialho Rocha em
Mar072009, às 20:17pm
Olá, André!
Estou cursando pós-graduação em Línguística Aplicada. Não sou formada em letras, sou pianista, mas atuo na área do ensino de línguas estrangeiras vinculando a música como mediadora de tal ensino. Como estou no início do curso, estou meio perdida, me sentindo uma estranha no ninho em ouvir milhões de teorias de Saussure, sobre signo, falaXlíngua… ufa! Preciso de alguns assuntos básicos para me situar mais no assunto. Tenho procurado alguma coisa, mas gostaria que alguém mais experiente no ramo me “iluminasse”. Desde já agradeço, Suzana Fialho Rocha.
88.
por Leonardo Fernandes dos Santos em
Mar102009, às 19:16pm
Olá André eu gostaria de saber quais as maiores dificuldades na linguistica no começo de semestre, no primeiro ano?! Você tem alguma dica pra saber lidar com essa situação?! Sou calouro da UFMT de Rondonópolis_Letras Português e Literatura.
89.
por Elisvene Barros em
Mar112009, às 11:11am
Alanna, estou na reta final da minha Pós, constatamos que ainda não tem nenhum estudo focado a respeito dessas variações Ling.. Sabe-se que a lingua nasce de acordo com a necessidade da cultura surda, sinais criado por eles. Tem uma Doutora no assunto sobre a evolução da Lingua Brasileira de Sinais(LIBRAS) Tânia Felipo, foi minha professora, inclusive foi ela quem criou o Dicionario Biligue em Libras/Port e escreveu varios artigos focando o assunto.
Então ALANNE, sugiro que entre em contato com os artigos dessa Doutora em Linguistica da Libras, tenho certeza que vai ajudar muito no seu artigo..
Qualquer informação que eu possa ajudar, por favor escreva para o meu e-mail. bjss tá…(elisvenebarros@hotmail.com)
90.
por Cláudia em
Mar122009, às 15:37pm
Olá André, estou com uma dúvida na seguinte frase: “Falar português não é difícil” – me diz um francês meu amigo, que já fala nosso idioma como eu jamais chegarei a falar o seu.

A pergunta é a seguinte: a afirmativa do fracês, amigo do autor, é pertinente do ponto de vista da ciência lingüística? por quê?
Não estou conseguindo entender essa questão, se poder esclarecer, ficarei muito agradecida.
91.
por nao enetressa em
Mar192009, às 16:50pm
q merda de site e esse kra
92.
por casirlene p. mascotto em
Mar202009, às 21:51pm
Obrigada pela colocação simples, sem ser simplista, sobre a linguistica.
93.
por alira manuel em
Mar282009, às 13:12pm
estou a fazer faculdade de psicologia e esta foi uma das primeiras aulas que tive este saite me fio muito proveitoso . força linguistas e obrigada por tudo
94.
por Cristina em
Mar282009, às 17:44pm
Sou licenciada em letras e vou fazer prova para mestrado e um dos orientadores disse que nao iria ser linguistica aprofundada, Gostaria de sugestoes para eu estudar e o que ta mais em evidencia em linguistina hoje, ja que a mesma tem muitas subdivisoes. Obrigada!
95.
por Édyla Rodrigues em
Mar292009, às 19:39pm
Olá! eu adoro este site.. ele foi feito para mim que adoro linguas e culturas. faço letras na universidade do ceara, estou no segundo periodo. gostaria que o dono do site colocasse alguns conceitos sobre literatura… desde já agradeço! grande beijo
96.
por Raimundo David em
Mar302009, às 5:31am
primeiro louvo o esforço envidado para a existência deste post.

Sou estudante do Curso de Bacharelato e Licenciatura em ensino da Língua Portugusa, e tenho a cadeira de Línguistica. Achei interessante, mas ainda pairam algumas dúvidas devido a exiguidade do material didáctico para tal. Contudo, a minha dúvida assenta-se basicamente na transcrição fonética. Alguém tem alguma matéria ou site que possa me sugerir?
97.
por Elisabete Marques em
Mar312009, às 17:12pm
Estou cursando o primeiro período de letras , português/inglês e além de eu ter dificuldades com língua portuguesa,os professores e o material didático abordado pela faculdade, não estão ajudando.Por isso eu gostaria de receber indicações acerca de materiais para me auxiliarem com o estudo de gramática e principalmente produção de texto.
meus sinceros cumprimentos ….desde já!!!!!
98.
por alcidesio teixeira em
Abr042009, às 20:38pm
classifico como excelente este artigo pois de maneira clara e suscinta, aborda com precisao as questoes inerentes a linguistica como uma materia da ciencia humana
99.
por Daniela em
Abr042009, às 21:12pm
varias informacoes sobre linguistica
100.
por Shirlei Freitas em
Abr052009, às 10:44am
Estou cursando pré-vestibular e tenho grande afinidade com o estudo de línguas. Entretanto, as pesquisas que faço não esclarecem as diferenças entre os cursos de letras e de linguística. Há alguém que possa definir tais cursos de maneira clara?
Grata desde já.
101.
por Lu em
Abr072009, às 19:18pm
Olá sou estudante do curso de Letras e vou concluir este ano e preciso de ajuda sobre o pré projeto, estou querendo fazer sobre variações linguisticas…me dê uma luz ai.
102.
por Ana Alice em
Abr142009, às 9:16am
Eu faço faculdade de letras,e esse site é de muita ajuda nos meus trabalhos
Obrigada
Ana Alice marinho
103.
por Liliane Oliveira em
Abr222009, às 17:59pm
Me deêm uma luz, sou aluna de letras, último ano e pretendo realizar meu tcc com a seguinte problemática: Analisar as variações lingüísticas na análise do discurso de alunos no processo de Grupo Focal da Pesquisa “Manejo de Conflitos na Escola” realizada pelo Observatório de Violência nas Escolas.
O que eu tenho: Tenho a gravação dos alunos e do professor, o que eu quero saber é se o professor conseguia entender o que estes alunos falavam (análise do discurso) e estas variantes (ele entendia??)
Estou meio perdida, aceito sugestões, idéias, críticas…
104.
por Elisângela Maretins em
Abr262009, às 14:34pm
Eu gostei muito deste site o qual descobri por acaso,estava fazendo uma pesquisa sobre linguística e graças a Deus o descobri. Bom,gostaria que me esclarecesse um pouco sobre a importância de sassure na linguística na língua portuguesa.Ficarei grata se puderes me responder.
105.
por Fátima Felipe da Cruz em
Mai042009, às 9:18am
Olá!! Meu nome é Fátima formada e Letras Plena e Pós graduada em Metodologia e Técnica e Produção e Texto; Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna e Docência e Interpretação de Libras Língua Brasileira de Sinais e confesso que a Linguística me encanta…… faz me crescer em pesquisa , gostei muito deste site só pelo fato de o assunto ser linguística.
106.
por Carlini Jusara Schiller em
Mai112009, às 14:36pm
ola!
sou iniciante do curso de letras e ainda não consegui me identificar com nenhuma das matérias, estou tendo muitas dificuldades em linguistica, gramatica e lexico, se puderem dar-me algumas dicas de como estudar e praticar essas matérias, gosto muito destas matérias, mas não comprendo, e não gostaria de ficar, logo no primeiro ano em dependencia, desde ja, fico grata pela atenção!
107.
por viviane cristiane ribeiro batista em
Mai192009, às 16:24pm
Eu gostei desse site não sabia sobre linguística até entrar aqui, para pesquisar, e como a linguística esta presente no nosso dia a dia e muito mais para quem fala na giria quem estuda outras línguas ou quem já estudou e claro eu pretendo estudar outras línguas, mas poderiam explicar mas um pouco sobre a linguística e as suas variações, muito bom até mais.Viviane
108.
por Luciana em
Mai192009, às 20:03pm
Ola.Gostaria que alguem mim ajudasse a procurar um tema para o meu Tcc
109.
por ERIKA BATISTA COSTA em
Mai242009, às 14:31pm
Estamos necessitando da sua fonte (referência) sobre o que você mesmo escreveu. Um tempo atrás escrevemos, mas acho que você não leu, pois estava tudo em letra maiúscula. Nos responda, por favor!
110.
por Anderson Romanini em
Mai302009, às 23:57pm
Por favor como faço para citar este site?
111.
por LUCIANA em
Jun022009, às 21:24pm
seguye
112.
por David James Loureiro em
Jun092009, às 22:29pm
Vi que a maioria dos usuários desse blog são estudantes de Letras… Adoraria poder trocar e-mails e mensagens de orkut com vocês… Meu e-mail é davidjamesloureiro@yahoo.com.br quem quiser me escreva ou me adicione no orkut… Abraços
113.
por nello graneira em
Jun112009, às 5:41am
Olá, só hoje tive contacto com este site, desde já gostei .
Tambem estudei Linguas e Literaturas Africanas(Angola) a opçao é Literatura, como muitos tambem senti muitas dificuldades na escolha do tema para a monografia por fim consegui, neste momento estou a trabalhar no assunto.
portanto gostei do site,acho que ajuda sempre.
114.
por David James Loureiro em
Jun112009, às 14:57pm
Adoraria que todos vocês, meus colegas de estudo e profissão, me adicionassem em msn (jimdave26@hotmail.com), orkut (davidjamesloureiro@yahoo.com.br) me escrevessem e-mails (o mesmo do orkut) para que possamos trocar informações, experiências, teses e monografias etc… Abraços a todos…
115.
por Gislaine em
Jun112009, às 16:42pm
Olá pessoal! tambem sou acadêmica do curso de letras e adoro passar sempre por aqui e ler os comentários, isso nos orienta e abre nossas mentes sempre a outros horizontes.
Quero estar trocando informações com pessoas que cursam ou que ja concluiram para desta forma poçamos fazer um bom aproveitamento do site que por sinal está de parabens.

Sou Gislaine Guimarães e estou no 4ª periodo do curso de Letras/español/literatura
MSN= gislainevely@hotmail.com

Um grande abraço a todos.
116.
por isalra ferreira em
Jun142009, às 21:22pm
Estou pretendendo fazer especialização em linguística, mas não sei que assunto abordar para proposta de pesq de elaboração de manografia .gostaria de receber sugestões.

Amei o site.
117.
por iriane em
Jun232009, às 23:19pm
Olá sou do primeiro semestre de letras,mas desde ja me interesso muito por linguistica,antes eu achava chato,mas agora que entrei em contato com ela confesso que adorei e pretndo defender minha monografia baseado nela.

Atenciosamente.
118.
por vera em
Jul112009, às 12:13pm
adorei o seu site, gostaria de pedir sua opinião a respeito do tcc, gostaria de trabalhar a linguistica moderna e a gramatica tradicionalista pontos comuns e divergentes, será que há alguma investigação a respeito? pois só encontro textos de discordância e não pontos em comum. agradeço sua compreensão e possível colaboração para que eu possa encontrar uma luz no fim do túnel. obrigada!
119.
por geane em
Jul242009, às 18:44pm
amei otexto no no mundo novo entro no curso de letra agora em 2009 primeiro semestre no mei do ano esse argumentos me deixou intusiasmada VALEU MESMO ME DESEJE SORTE
120.
por Joana em
Jul272009, às 1:18am
Oi André,
estou concluindo o curso de Letras no final do ano, por isso os problemas com a elaboração da monografia estão começando. A minha monografia será na área de linguística mas não sei sobre o que falar concretamente. Será que você poderia me dar uma força, pelo amor de Deus?! Eu estava pensando em fazer algo relacionado aos dialectos do Ceará( onde vivo). O que você acha? Dá para fazer uma monografia sobre isso? Prometo que seu nome estará no meu trabalho… ;-)
Atenciosamente,
Joana
121.
por Joana em
Jul272009, às 1:19am
Oi André,
estou concluindo o curso de Letras no final do ano, por isso os problemas com a elaboração da monografia estão começando. A minha monografia será na área de linguística mas não sei sobre o que falar concretamente. Será que você poderia me dar uma força, pelo amor de Deus?! Eu estava pensando em fazer algo relacionado aos dialectos do Ceará( onde vivo). O que você acha? Dá para fazer uma monografia sobre isso? Prometo que seu nome estará no meu trabalho… ;-). Um abraço
Atenciosamente,
Joana
122.
por Luciene em
Ago042009, às 11:14am
Olá André estou no curso de letras e gostaria de fazer o meu TCC sobre sociologia vc teria um modelo de qualquer outra disciplina para que eu possa me nortear. No aguardo, com urgencia. Luciene
123.
por ADRIANA em
Ago082009, às 17:35pm
Oi.
Gostaria de receber seu conteúdo (estudo/pesquisa referente ao ‘preconceito linguístico’, é meu tema de tcc.
grata.
124.
por Valéria em
Ago092009, às 20:57pm
já conclui o curso de Letras e amo linguistica. Comecei um pós e n deu p continuar. Gostaria muito s pudece receber informações de pós on line.
125.
por Ivanete da silva em
Ago202009, às 17:34pm
como faço para receber seu conteúdo sobre mito do monolinguismo no Brasil.
126.
por fATIMA (USA) em
Ago252009, às 13:17pm
poderia sempre estar enviando material sobre funcionamento linguistico.
127.
por Malu em
Ago282009, às 11:03am
Preciso de ajuda urgente pra elaborar um pré-projeto de pesquisa que deve ser entregue no ato da inscrição até o dia 15/09 para o exame de mestrado em Linguística. Qto à linha de pesquisa prefiro Linguística aplicada, porém qto ao tema não consigo me definir se “Variações linguísticas, Retextualização e seus aspectos linguísticos, Competência comunicativa em língua materna”, etc. Aguardo ansiosa por uma ajuda. Obrigada
128.
por Rebiza em
Ago292009, às 16:28pm
Estou pesquisando urgente compor um trabalho acadêmico que fale sobre as Teorias da aquisição e a aprendizagem da escrita, porém tenho encontrado dificuldades nesse sentido. Todos os textos encontrados focam as teorias não fazendo-lhes distinção, nem pontos comuns.
Agradeceria a ajuda.
129.
por Neta em
Set012009, às 9:21am
Estou iniciando meu curso de letras e esse site, eta tendo importancia significativa, pois esta me ajundando muito com relação as minhas duvidas na disciplina de linguistica.
130.
por JACY SOUSA em
Set022009, às 20:42pm
TERMINO MEU CURSO DE LETRAS EM JULHO DE 2009 E, GOSTARIA DE SABER, SE POSSO DEFENDER A UNIVERSIDADE AO QUAL ESTOU ESTUDANDO, DA SEGUINTE FORMA, MOSTRAR TODO O CONTEUDO QUE FOI TRABALHADO, DEFENDER DE QUE FORMA ELE FOI TRA BALHADO, COMPARAR COM AS OUTRAS QUE TEM DENTRO DO MUNICÍPIO, E, EM MEIO A TUDO ISSO ENCONTRAR UM TEMA X, DENTRO DO CONTEUDO PARA DEFENDER. E AÍ GALERA, PODE!
131.
por jaqueline em
Set102009, às 14:17pm
oi…vou prestar vestibuar para letras e linguistica,estava passando pelo site e agora tenho certeza…adorei…
132.
por Juliara Ferreira em
Set162009, às 17:04pm
Olá, André

Como outros leitores seus, também encontrei o seu blog por acaso. Quero voltar a estudar e adoro a área de Linguística. Seu site me iluminou e pretendo ler os livros que você indicou para não entrar crua no curso de especialização. Já fiz Letras e quero fazer pós em Linguística. Pelo que você me esclareceu, posso optar pela Linguística Aplicada, pois tem a ver com Psicolinguística (fiz Psicología também) e com o ensino de línguas e traduções (sou professora de idiomas). Adorei a sua forma de escrever, o seu jeito simpático de doar os seus conhecimentos e dar as suas opiniões, mesmo quando estão distantes de sua formação.
Um grande abraço
133.
por Cláudia Ortega em
Set172009, às 19:25pm
Olá, faço relações internacionais, conheci o site e gostei do conteúdo postado e do serviço de comentário/dúvida, acho muito legal a iniciativa de ajudar pois acredito que quem ajuda estuda duas vezes, pois é sempre o primeiro a ouvir, haja vista que seu ouvido é o mais próximo de sua boca, mas quero parabenizar sua disposição e educação André, sua conduta com as palavras são esclarecedoras, orientadoras e sempre educadas, acredito também que o convívio mude as pessoas, sendo para ambos os lados, o bem e o mau, espero verdadeiramente que a outra pessoa que posta respostas, que tem como nome Dayse possa aprender algo contigo e ser no mínimo mais branda em suas colocações……….até mais………..
134.
por Eduarda Freiitas em
Set182009, às 10:16am
boom acheii muiitoo interessante
gosteii e muiito obg poor me ajudareem!!!
xauu bjuuss!! ;**
135.
por Damiao em
Set262009, às 23:55pm
na frase “as meninas levadas brincavam com suas bonecas novas.

nesta frase porque existe é um fator de economia linguistica? existe dupla articulação?

quem pode me ajudar?

Damião
136.
por Glsuciane Gregório em
Set272009, às 13:55pm
Só tenho a agradecer pela ajuda, estou começando o curso de Letras agora e esse site tem sido bastante útil para conhecer mais sobre linguística.
137.
por judithe em
Set282009, às 20:33pm
oi estou no primeiro período de letras,gostei muito desse site,está sendo esclarecedor.Como vi muitas pessoas já graduadas gostaria de opniões,pois tenho uma monografia orientada e não sei qual tema abordar.Peço ajuda.
138.
por ciro em
Out012009, às 18:23pm
achei muito bom o tema e sua explicação
139.
por Kelly em
Out062009, às 10:59am
gostei muito do comentario de todos, estou fazendo um trabalho sobre a relacao da linguistica com a psicopedagogia, que é minha area, poderia me dar mais informacoes? obrigada
140.
por Dayane em
Out112009, às 10:05am
É super interessante ler e ter uma noção sobre TCC que é o bicho de sete cabeças para qualquer universitário.Parabéns.
141.
por Rose em
Out152009, às 15:00pm
Sou formada em Letras, mas não leciono, amo Linguistica e leio muito a respeito. Este site é ótimo para me informar melhor.
Rose
142.
por Valéria Brito em
Out172009, às 15:13pm
Olá André,
Estou no segundo período de Letras e achei este site muito interessante. Parabéns!!!
143.
por Claudio Pereira Rodriguês em
Out202009, às 21:15pm
Estou cursando o primeiro ano de Letras pela UAB/UNIR-RO e este site esta se ndo muito importante para minhas pesquisas muito obrigado.
144.
por Cristiane em
Out242009, às 15:02pm
Olá como vai? Eu estou cursando meu penúltimo semestre de letras Português/Inglês e pela indicação de uma nova amiga a este site e achei simplesmente o máximo. Parabéns pela tua iniciativa de fazê-lo, acho muito legal poder ter contato com pessoas da mesma área para trocar ideias, compartilhar duvidas e tal… Tenho certeza de que o site é de extrema importância tanto pra mim que estou em fase de TCC quanto para várias outras pessoas tb. Um grande abraço. Cris!!!!!!
145.
por JULLIANA em
Nov032009, às 15:56pm
Acabei de entrar na facUldade de letras.Vim fazer uma pesquiza e logo encontrei essa página.Bom trabalho.Adorei
146.
por ziane em
Nov122009, às 18:36pm
oi sou estudante de letras e estou começando a fazer o meu tcc na área de linguistica mas precisamente em preconceito linguistico em sala de aula mas não tenho tempo de ir a sala de aula fazer a pesquisa e gostaria de sugestões de outro tema relacionado a preconceito linguistico sem ter que ir a sala de aula pois não disponho de tempo.
147.
por Edivana em
Nov192009, às 12:17pm
Oi estou cursando Letras no 7º semestre gostaria de uma ajudinha quanto a escolha do tema do TCC, vc poderia me enviar alguns temas. Me ajude por favor.Estava pensando em fazer algo sobre o ensino aprendizagem o que vc acha?. Um grande abraço e por favor não esqueça de mim. Estou em fase de conclusão. Desde já muito obrigada……
148.
por Edivana em
Nov192009, às 12:18pm
Oi estou cursando Letras no 7º semestre gostaria de uma ajudinha quanto a escolha do tema do TCC, vc poderia me enviar alguns temas. Me ajude por favor.Estava pensando em fazer algo sobre o ensino aprendizagem o que vc acha? Um grande abraço e por favor não esqueça de mim. Estou em fase de conclusão. Desde já muito obrigada……
149.
por Márcio Farias em
Dez012009, às 13:31pm
Tudo bom amigos!!? Estou tendo um pouco de dificuldade no assunto LA e então gostaria de saber se dentro do mesmo(fora linguistica geral), existe algum tipo de lingusitica aplicada que parte dai ou se apenas muda o seu metodo???
150.
por Márcio Farias em
Dez012009, às 13:38pm
Obrigado pela atenção. A todos um bom dia…
151.
por Lindenalva Feltrin Catelli em
Jan052010, às 15:32pm
Olá André,

Terminei a graduação em Biblioteconomia e estou pensando em uma especialização na área de linguistica. Estou um pouco confusa se vai me ajudar no mercado de trabalho. Gostaria de contar com sua opinião.
Abraços.
Lindenalva
152.
por mirelli em
Jan192010, às 20:04pm
AMEI O SITE.
É DE UMA ONG? É UM BLOG????
153.
por Jenifer em
Fev072010, às 16:44pm
Levando-se em conta a norma-padrao do português no Brasil, como se caracteriza a variação linguística que aparece na frase “Meu deu uma tontura “?
154.
por gustavo... em
Fev092010, às 14:26pm
muito b0om ess texto…
155.
por Augusto Pinto Zanni em
Fev102010, às 21:15pm
Olá, sei que não é facil falar com quem mal conheço mas vamos lá. Em primeiro lugar estou feliz por ter descoberto a linquística como ciência. Vai me servir como base para meus próximos estudos. Tenho dificuldade com algumas palavras, por exemplo a palavra “próximo”, como eu a escrevieria e de onde veio as regras para que a sociedade a aceite assim. Mas nada como o Google para corrigir minhas dúvidas.
Por enquanto fico por ai escrevendo e tirando minhas dúvidas no Google, mas quero algo a mais, como uma faculdade ou coisa assim.
Eu estudei comunicação e letra mas o foco era criação publicitária. Meu portuques foi ficando pra traz, queriam me ver como um técnico em programas de computador e essas coisas. Grave erro, pois é preciso estudar o portuquês para ser um bom no que faço. Hoje procuro outra faculdade para saber o que estou escrevendo mais a fundo, ciência da qual trata a Linguística.
Bom, fica dado o recado e continuo na busca de mais conhecimento.
Valeu galera !
Abraço.
156.
por josiane da silva em
Fev112010, às 15:39pm
Olá, sou estudante de Letras e estou com dificuldades em escolher um tema, me interesso pela Linguística poderia me dar uma sugestão de um tema ou area que devo pesquisar.
Obrigada.
157.
por Patricia Regina em
Fev142010, às 16:31pm
Estou cursando seobgundo periodo de Pedagogia e estou tendo mutos problemas com as novas regas da lingua portuguesa precisa de ajunda.
158.
por Keilla em
Fev252010, às 15:38pm
Texto rico é prático. Agradeço!
159.
por DEJANIL AMORIM em
Fev272010, às 16:44pm
Oi André, estou terminando o curso de Letras e tbém estou encontrando dificuldades com relação ao tema, pretendo trabalhar na área de Linguistica Aplicada e preferencialmente com produção textual. Pode me dar uma idéia e tbém livros q devo ler. Responda assim q puder. Obrigada
MT
160.
por Vanessa Das Chagas Teodoro em
Mar022010, às 15:52pm
Olá estou terminando o curso de Publicidade,e gostária de fazer meu tcc em Neurolinguística e gostaria de saber se é um tema bom para area de comunicação?.
161.
por Sonia Maria Rangel Bissoli em
Mar062010, às 16:42pm
Pesquisando definição de Linguistica, encontrei este site. Apesar e não ter nenhum livro editado, tenho-o em meus arquivos escrito e me considero uma escritora. As poucas pessoas que leram alguma coisa que escrevi elogiam e me incentivam continuar, me comparando a outros escritores famosos, seria muito pretencioso de minha parte dizer o seus nomes aqui e que também não vem ao caso. Determinada pessoa fez-me uma
crítica assim: Escritor tem que entender linguintica e ter curso superior.
Fiz o curso normal, depois fui exercer outras profissões, tais como bancaria, funcionária pública, comerciante os quais me deu bastante experiência de vida. O que eu quero mesmo, é solicitar a sua opinião sobre esta questão, pois é um doutor em linguistica e muito atencioso com as pessoas as quais entram em contato com você.

Obrigada

Sônia
162.
por Rosangela em
Mar142010, às 17:10pm
legal …gostei das definições…
163.
por Sebastião Santos Silva em
Mar212010, às 15:22pm
Estou cada dia mais dependente e confiante na multifuncionalidade da internet, pois sou professor , pesquisador e pós – graduando em Urandi – Bahia, uma cidade muito pequena do interior do estado onde não oferece fonte de pesquisa bibliográfica e pra meu trabalho sirvo – me e valho – me da internet. Para completar encontrei nesse site algo de grande interesse no momento:linguistica! Estou pesquisando sobre o assunto! Grato.
164.
por bárbara h. em
Mar252010, às 22:26pm
Obrigada, teu texto me salvou!
165.
por vandal Libarino em
Abr012010, às 16:37pm
Estou cursando 5° semestre de pedagogia, vou iniciar minha iniciação ciêntifica em linguistica, estou pesquisando todas informações possível, pois não tenho muita experiência nesta área, sou contadora de história,gostei de saber o que é linguistica e suas caracteristicas.

abraços
166.
por Márcia geane em
Abr232010, às 23:28pm
Sou aluna do primeiro sementre de Letras e achei o texto otimo..
167.
por Bruna em
Abr292010, às 13:18pm
Adorei este site aqui eu achei tudo o que eu precisava para complementar o meu trabalho!!
168.
por maristela em
Mai012010, às 16:26pm
oi sou aluna do segundo semestre do curso de lingua portuguesa e adorei o texto.
169.
por Antônio Cláudio Pereira em
Mai042010, às 15:06pm
Estou cursando o 2º período de letras pela UAB – UNIMONTES Montes Claros Polo de Urucuia, este site me ajuda muito, agradeço a todos os colaboradores, Parabéns André.
170.
por Fabio em
Mai052010, às 0:52am
Odorei este site também, faço Letras na UFAM- AM. Quero desde já começar a minha monografia e pretendo defender a linguística, porém a linguística é meio complicada pelo fato de haver o Gerativismo, Funcionalismo e Estruturalismo… Aíiii vou parar, se não acabo escrevendo um artigo rsrs… Gosto muito de Línguistica, Prosa Moderna ESTUDEM MUITO PROSA EM!!! É base de tudo! ^^… Boa Sorte a todos que estão fazendo letras, tenho fé que irão colar grau!!! É “noix” rs.. Me adicionem no msn fabinho_fbg_@hotmail.com, vamos trocar idéias e experiências.

Grato.
Fábio.
171.
por Marta cosmo em
Mai092010, às 23:23pm
Olá André hoje por coincidencia encontrei este site e o achei muito interessante , era o que eu estava procurando, pois sou estudante de letra da UFC/UAB, estou no terceiro período de letras/ingles e estudando a disciplina de linguistica aplicada. Tudo o que foi escrito sobre linguistica é muito relevante para a resolução dos meus trabalhos. Só gostaria de saber de forma simplificada a diferença entre linguistica e linguistica aplicada.
172.
por Tatiana em
Mai112010, às 0:39am
Olá, eu também, como muitos aqui, estava pesquisando sobre linguística e achei vocês. Fiz Letras e estou fazendo meu projeto de TCC para a pós-graduação com o tema Sociolinguística e esta página foi de grande ajuda! Parabéns por esta iniciativa, André!
173.
por Eliana em
Mai192010, às 14:48pm
Olá, estou cursando o 1º período de letras na Estadual do MAranhão. Estamos fazendo um trabalho sobre linguística…inclusive um dos comentários me ajudou a clariar o que estava confuso na minha mente.
Eu gostaria de saber como a linguística se insere na pós-modernidade? e se há alguma desconfiança se ela realmente faz parte da pós-modernidade. Obrigada!
174.
por Rose em
Mai272010, às 12:09pm
otimo ,seu conteúdo.sou aluna de pedagogia e gostaria de informaçao ,como posso dá uma aula de contação de estória c/mat. de portugues que seria,o texto da joaniha e gostaria de da a aula como linguistica.é urgente p/ dia 28/05.obrigada.
175.
por Rose em
Mai272010, às 12:13pm
gostei dos comentário,rosemapy@hotmail.com
176.
por helena em
Jun022010, às 17:05pm
amei saber sobre as linguagens.
isso mim a judou bastante.

obgg
177.
por suely em
Jun102010, às 17:14pm
Olá sou aluna do curso de letras 2° périodo e, gostaria de uma diga sobre escolher o tema para a monografia pois ainda naõ yengo nada em mente egostaria de umas dicas
178.
por mauriene velasco frança em
Jun152010, às 9:28am
vou fazer mestrado em linguistica africanista e gostaria de receber comentarios, opiniões e a\rtigos sobre o tema obs, terei um pouco de dificuldade por ser pedagoga, eo curso que fiz não tinha linguistica. abraços e aguardo ansiosa por ajuda.
179.
por lourdes em
Jun162010, às 12:39pm
Gostei muito do texto pois através do mesmo pude tirar varias duvidas sobre o assunto
180.
por caroline aparecida de jesus em
Jun182010, às 15:15pm
qual é o melhor tema para uma monografia?
relacionado linguistica??
181.
por marilmoreira em
Jun192010, às 1:38am
André valiosa sua contribuição para nós.Sou estudante de letras e estou no 6ºsemestre já me preparando para o meu projeto de tcc e achei o que procurava vou trabalhar em cima de preconceito linguistico.Se você puder me enviar mais dicas sobre o assunto ficarei muito grata.Parabéns pelo excelente trabalho.Marilene de Itapetinga Bahia.
182.
por Clodoaldo Leite em
Jun252010, às 1:34am
Como brasileiro, ouço diversos sotaques de diferentes regiões deste país, mas fico indignado com tv, rádio que contratam pessoas, que falam x em vez de s, sendo isso uma maneira de diferenciar-se. Eu pensava que eram apenas cariocas e paulistas, mas de outros estados também ouvi esse som de voz e se estas pessoas fossem em um programa do apresentador Luciano da tv Globo, seriam desclassificados.
183.
por Deogracia Gama da Esperança e Silva em
Jul102010, às 13:48pm
Olá! Estou fazendo pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários e preciso de material para pesquisa sobre gramática contextualizada. Acredito que este é o grande desafio da educação, por isso pretendo fazer o meu trabalho monográfico voltado para esse tema. É uma boa escolha?

Obrigada pela atenção.

Deogracia
184.
por David James em
Jul112010, às 19:51pm
Achei interessante os comentários do pessoal por aqui. Quem quiser me contatar para trocarmos ideias pode me adicionar no orkut ou tracar e-mails comigo: davidjamesloureiro@yahoo.com.br
185.
por Érika Regina Santos em
Jul192010, às 10:03am
Os esclarecimentos prestados no site contribuem demais para que os estudantes de letras tirem dúvidas que muitas vezes não são retiradas na faculdade. Parabéns
186.
por Wanda em
Jul192010, às 12:28pm
Me formei em Letras a 12 anos , não me especializei em nada, mas agora sinto uma vontade de fazer uma especialização, o que vc acha, será que não devo iniciar tudo de novo , pois afinal foram 12 anos sem pegar em livros eu sinto que estou sem bagagem. Mande a sua opinião.
187.
por Roseli Ribeiro de jesus em
Jul312010, às 18:50pm
Estou concluindo o curso de graduação em letras, amo a sociolinguística, por isso estou produzindo um artigo para defender em banca sobre o preconceito linguistico, estou com dúvidas quando ao título, dentro desse tema preconceito linguístico, preciso de sugestões, também aceito materias a respeito.
obrigada! ha, este site é demaisssssssss.
188.
por Carlos Magalhaes em
Ago032010, às 18:44pm
Parabéns pelo site.

Outro website muito interessante sobre linguística é o htttp://www.antenalinguistica.com.br

Abraços
Carlos M.
189.
por Bárbara da Silva Dias em
Ago122010, às 13:16pm
Olá, estava procurando mais a fundo sobre Linguistica, e entrei nesse site. Estou no último ano do ensino médio e aindo tenho dúvidas sobre que carreira seguir. Minhas dúvidas se concentram em Jornalismo e Linguistica, que até há algumas semanas atrás eu não conhecia, e vi em uma revista, foi quando resolvi me aprofundar no assunto para mais informações. Adorei o site, e sinceramente minhas dúvidas aumentaram. Eu gosto muito de escrever, de ler e sempre fui boa aluna em Português, queria seguir alguma coisa nesse ramo. Muito obrigada desde já.
190.
por Marta TÂnia Sgarbosa Madia em
Ago122010, às 17:17pm
Boa tarde. Sou professora de língua Portuguesa e Inglesa. Fui selecionada para participar de um programa do governo, PDE. Escolhi a área de estudo: Estudo de Linguística e Linguística Aplicada e agora tenho que montar um pré-projeto na referida área. Confesso que estou com um pouco de dificuldade. Poderiam colaborar comigo?
Obrigada
191.
por sandra em
Ago132010, às 8:23am
terminei o curso de pedagogia, pretendo fazer pós-graduação em liguistica, pois gosto muito de trabalhar com textos e também, ter um conhecimento mais profundo em lingua portuguesa. quais as implicações enfrentarei por não ter o curso de letras
192.
por Stelamaris em
Ago152010, às 22:21pm
Visitei o site durante uma pesquisa sobre variações linguística e esclareceu minha dúvidas. Parabéns pela iniciativa e pelo texto preciso.
193.
por Claudia em
Ago162010, às 19:06pm
Olá.
Eu gostaria de informações sobre a Licenciatura em Letras, eu gostaria de fazer.
Estive vendo a grade curricular,se tem bastante literatura, eu gostaria de saber se também tem gramática?
194.
por Roseli Ribeiro de jesus em
Ago172010, às 12:44pm
Claudia, tem sim muita gramática também. É um curso apaixonante. Você pode ir assistir algumas aulas na instituição que pretende estudar, antes de prestar o vestibular, é um direito seu.Porém as literaturas são muito ,muito legais também. Eu estou concluindo a minha licenciatura em letra, é potuguês, inglês e espanhol. Amo linguas. Todas. Espero que meu comentário passa te ajudar… bjos
195.
por Claudia em
Ago202010, às 14:40pm
Obrigada pela informação, adorei saber que posso assistir algumas aulas, pois isto nos permite conhecer melhor o que realmente queremos fazer.
Muito obrigada,
beijos.
196.
por Tatiana em
Ago212010, às 10:06am
Oi para todos! E para a Wanda, terminei o curso de Letras há 10 anos e agora voltei aos estudos para fazer pós e está sendo ótimo! Tenho dificuldades sim, mas a busca pelo conhecimento é o incentivo de que preciso para avançar cada vez mais. E não desanime, Wanda, e siga em frente, vale a pena! Quanto à minha pós, fiz o projeto do TCC relacionando a sociolinguística como instrumento para o melhor aproveitamento do aprendizado da Língua Portuguesa. Quem puder me ajudar com dicas ou materiais, agradeço e muito! Estou no aguardo!
197.
por Paz em
Set202010, às 23:32pm
Esse texto esta muito bom!
198.
por Margarida garcia em
Set222010, às 0:07am
Sou estudante de letras e gostaria de fazer meu tcc na área de libras será que eu poso fazer, pois gostei desta disciplina, por favor, preciso de ajuda
199.
por lana paula em
Set222010, às 12:48pm
Esrou fazendo uma pesquisa para participação no forum não vale ponto,mas adoro conhecimento,se vc puder me ajudar.
qual a diferença entre o ponto de vista da linguistica, em seus primordios,e o ponto de vista da analize do discurso?
200.
por Renata em
Set232010, às 9:04am
Gostei deste site, pois estou fazendo o meu TCC sobre ensinar variação linguística por meio das histórias em quadrinhos. Gostaria – se possível – de analisar o tcc concluído de alguém para que eu tenha a certeza de estar no caminho certo com o meu trabalho.
Grata!
201.
por Jéssica Andrade em
Out042010, às 18:47pm
Olá , bom usei seus parágrafos para estudar , tenho prova amanhã , mas gostei também dos outros verbetes , que aqui se encontram.

Faço letras , estou no primeiro semestre.
202.
por aline em
Out172010, às 20:22pm
Oi ,sou aluna do primeiro período em letras,estou com bastante dificuldade em linguística,poderia me indicar algum material que pudesse me esclarer,signo linguístico.Um abraço,adorei o site.
203.
por Arnaldo Florentino em
Out202010, às 11:11am
Essa página ta 10 e usa uma linguagem o mais indouto consegue compreender. Abraço e parabens!
204.
por maria de jesus da trindade cunha em
Out302010, às 13:13pm
Olá,chamo Maria gostaria que voce ajudasse sobre o que de fato aconteceu com a descoberta da linguistiaca.Mande por favor assunto e historia.
Obrigada!!!!!!
205.
por Carla em
Nov072010, às 6:12am
Bom dia! Estou fazendo meu TCC, e meu corpus é: analise dos textos dos livros didaticos da lingua portuguesa dos ultimos 20 anos, a evolução. Gostaria que se possível alguem enviasse para mim, algum site ou projeto nessa area que possa me ajudar.
Sou aluna do 6° período de Letras.
Desde já agradeço.
Att.: Carla
206.
por Carla D.R.Araújo. em
Nov072010, às 6:16am
Sou aluna do 6° período de Letras, quero fazer meu projeto de analise dos textos dos livros didáticos dos ultimos 20 anos , as evoluções e facilidade de compreensão dos mesmos. Peço que se alguem tiver algo que possa me ajudar, orientar e guiar o caminho que eu posso seguir me passe por favor.
O site é o máximo, parabéns p/quem o criou.
AT.:
Carla Daniela
207.
por Antoniel em
Dez112010, às 23:24pm
Gostei muito deste site. Concluí a graduação em Letras e pretendo prosseguir com Linguística, pois gosto muito de buscar as orígens das palavras em suas raízes e significados. Que ramo da linguística sugere? Obrigado.

Antoniel
208.
por silvia em
Jan062011, às 18:22pm
Estou no ultimo ano do curso de letras e estou com dificuldaes em definir meu tema de tcc ,pensei em vaiação sociolinguistica gostaria de opiniões
209.
por risomar braga em
Jan242011, às 9:10am
Prezado André
Este site é tudo de bom, gostei muito mesmo, clareia bemo que é linguistica.
Gostaria, se possível fosse, que você mandasse pro meu email sugestões de tema para monografia nessa linha.
210.
por Girlene Parnaiba Ricarte em
Jan252011, às 20:15pm
Estou no quarto periodo de pedagogia mas mesmo assim estou perdida gostaria de conselhos de como me atualizar melhor
211.
por Pedro Marronco em
Jan272011, às 8:34am
OI Drª,sou estudante da UCM CED eu gosto da sua cadeira apesar de fazer licenciatura em lingua portues.Espero serei um melhor nesta cadeira along do meu curso.

Beira Mocambique

Pedro marronco
212.
por Roseli Ribeiro de Jesus em
Jan272011, às 10:07am
Pedro Marroco, é só buscar que será o melhor, eu nunca penso em ser a melhor mas sempre busco estar entre os melhores. Não gostei dessa palavra apesar. pois sou licenciada em letras, português, inglês e espanhol , e amo muito a minha licenciatura.

Escreva um comentário
Caros(as) leitor(as)

Seus comentários são muito bem-vindos e para que o convívio entre nós seja aprazível – mesmo quando discordarmos – antes de escrever, leia o que segue:

Não serão publicados: comentários anônimos ou com apelidos grosseiros; comentários escritos todo em MAIÚSCULAS; comentários escritos de forma incompreensível, um exemplo, todo em "miguxês"; comentários com ofensas pessoais; comentários com propagandas e spam; comentários referentes a outro post que não este.

As opiniões expostas nos comentários são de responsabilidade de quem as escreveu. Obrigado.

André

Nome E-mail Site (se tiver) Comentário


Quero ser notificado, via e-mail, sobre novos comentários

O Processo, de Franz Kafka As flores do mal, de Charles Baudelaire

Compre livros de...
Administração e Negócios
Agendas e Calendários
Agricultura e Agropecuária
Animais de Estimação
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Audiolivros
Autoajuda e Desenvolvimento Humano
Ciências Biológicas e Naturais
Ciências Exatas
Ciências Humanas e Sociais
Comunicação e Jornalismo
Culinária e Gastronomia
Dicionários
Didáticos e Educação
Direito
Economia
Engenharia
Ensino de Línguas Estrangeiras
Esoterismo
Esportes
História e Geografia
Histórias em Quadrinhos, RPG e Cards
Informática
Linguística
Literatura Estrangeira
Literatura Infanto-Juvenil
Literatura Brasileira
Literatura Pacotes Especiais
Marketing, Gestão e Logística
Medicina e Saúde
Moda e Beleza
Psicologia
Pockets (livros de bolso)
Publicidade e Propaganda
Religião
Revistas
Viagens e Turismo
Livros que vão pôr minhocas na sua cabeçaCrime e Castigo, de Dostoiévski Édipo Rei, de Sófocles
Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes A Divina Comédia, de Dante Alighieri
©2006-2011

Todos os direitos reservados - Não copie sem prévia autorização

Inicial Sobre o Blog Contato Política de Privacidade Mapa do Site RSS
COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas