quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

8537 - HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

Você pode utilizar este formulário para submeter um artigo (ou outra produção textual em psicologia) à publicação, de maneira rápida e prática; Antes de enviar certifique-se de:

Fornecer seu nome e e-mail para contato;
Ter anexado um arquivo em algum destes formatos:
Documento do Word (extensão .doc ou .docx);
Documento Rich-Text (extensão .rtf);
Documento de texto-puro (extensão .txt).
Obs.: Não aceitamos o formato Adobe (extensão .pdf)
Nome

E-mail

Título do artigo


Observações:

FecharArtigos Notícias | Fórum Psikke |
Artigos de Psicologia Home Psicologia Geral História da PsicologiaMenúHomePsicologia GeralIntroduçãoHistória da PsicologiaDesenvolvimento HumanoSexualidadeAbordagensIntroduçãoBioenergéticaComportamentalCentrada na PessoaHumanismoLogoterapiaPsicanálisePsicologia AnalíticaPsicologia CognitivaÁreas de AtuaçãoAconselhamento PsicológicoPsicologia ClínicaPsicologia ComunitáriaPsicologia EscolarPsicologia ForensePsicologia JurídicaPsicologia do EsportePsicologia OrganizacionalPsicologia HospitalarPsicopatologiaPsiquiatriaSaúde MentalTranstornos PsíquicosPsicodiagnósticoPsicossomáticaNeuropsicologiaResenhasPublicidade - Anuncie Aqui

Artigos RecentesArtigos RelacionadosA Atuação do Psicólogo Escolar/Educacional na Inclusão de Pessoas com Deficiências nas Salas Regulares de Ensino

A Atuação do Psicólogo no Contexto Hospitalar

A Psicologia Jurídica: uma área em expansão

Análise do documentário “Ônibus 174”

Obsessão Amorosa

TPL_BEEZ2_NEXTTAB
Login Fique a vontade caso queira se cadastrar no Psicologado Artigos, e adquirir seu psico-login e sua psico-senha =]
Usuário

Senha

Lembrar-me


Esqueceu sua senha?
Esqueceu seu usuário?
Criar uma conta
Pesquisar Texto Links Úteis Blog - Análise e Síntese
Blog - Marcia Falleiros
Conselho Federal de Psicologia
Maria Teresa
Portal Educação - Cursos Online de Psicologia
Psicologia Acadêmica
Psicologia dos Psicólogos
Psicologia e Ciência
PsiqWeb
RedePsi

Psicologado NewsCursos Online de Psicologia / 01-02-2011Que tal aproveitar Fevereiro para fazer um curso de extensão online? Os Cursos a distância ultrapassam fronteiras e ...Notícias de PsicologiaCursos Online de Psicologia / 01-02-2011Pesquisadores estudam influência de fatores emocionais no câncerCérebro grava melhor as lembranças durante o sono, confirma estudoNovo estudo liga uso de games a depressão, ansiedade e problemas de relacionamentoXXIII Congresso Brasileiro de Psicanálise - 07 a 10 de setembro de 2011Artigos de PsicologiaA Atuação do Psicólogo Escolar/Educacional na Inclusão de Pessoas com Deficiências nas Salas Regulares de EnsinoA Atuação do Psicólogo no Contexto HospitalarA Psicologia Jurídica: uma área em expansãoAnálise do documentário “Ônibus 174”Obsessão AmorosaColoque estas notícias no seu site/blogHistória da Psicologia
Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Sábado, 23 Agosto 2008 03:00 A psicologia surgiu como uma disciplina específica na Alemanha na segunda metade do século XIX. Atribui-se geralmente a Wundt o título de fundador da psicologia como ciência experimental.

Veja mais sobre: Wundt (biografia)


Veja mais sobre: História da Psicologia


Veja mais sobre: Titchener e a Psicologia nos EUA


Leia mais: Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha

Funcionalismo
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Domingo, 24 Agosto 2008 00:00 A psicologia funcionalista surge nos Estados Unidos em oposição à psicologia titcheneriana. É representada por autores como J. Dewey, (1859), J. Angel (1869-1949) e H. A. Carr (1873-1954).

Leia mais: Funcionalismo

Wundt - Biografia
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Sábado, 23 Agosto 2008 00:00 Willhelm Maximiliam Wundt filho de um pastor protestante, nasceu em 16 de agosto de 1832 no Vilarejo de Nickarau, nas cercanias de Mannheim (sul da Alemanha). Aos quatro anos mudou-se com a família para Heidelsheim, onde passou a maior parte da sua infância e iniciou os seus estudos.

Veja mais sobre:Wundt e a criação do Primeiro laboratório de Psicologia na Alemanha
Veja mais sobre: A Modernidade e o Problema do Conhecimento
Veja mais sobre: História da Psicologia
Leia mais: Wundt - Biografia

John Locke
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Quinta, 21 Agosto 2008 00:00 Locke nasceu em Wrington, perto de Bristol (Somerset), em 1632. Estudou em Oxford, preparando-se para a carreira religiosa, mas seus interesses logo se voltaram para a medicina e passou a colaborar com as pesquisas do médico Thomas Sydenham (1624-1684). Em Oxford, conhece o químico Robert Boyle (1627-1691), precursor da teoria dos elementos químicos. Em 1667, torna-se médico particular e conselheiro político do Lorde Ashley, futuro Conde de Shaftesbury, que se destacou no Parlamento como líder da oposição ao rei Carlos II. Em 1689, após a Revolução Gloriosa, Locke retorna à Inglaterra, depois de ter se refugiado na Holanda em 1683.

Leia mais: John Locke

William James
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Sábado, 23 Agosto 2008 00:00 William James nasceu em Nova York em 1842, e faleceu em 1910, em sua casa de campo na cidade americana de Chocoronua.

Entre 1865 e 1866, aos 23 anos, acompanhou o naturalista Louis Agassiz na Expedição Thayer ao Brasil. Nos oito meses de estadia no país, passados principalmente no Rio de Janeiro e na Amazônia, James rascunhou um diário, e produziu desenhos de cenas da expedição, que expressam uma consciência crítica e um distanciamento moral da idéia colonialista que norteava a norteava.

Leia mais: William James

A psicologia como disciplina no século XVIII
Detalhes
Escrito por Jovi Moura | Publicado em: Terça, 19 Agosto 2008 00:00 No século XVIII, a psicologia não pôde se tornar uma profissão acadêmica: na época, tais profissões eram apenas o direito, a medicina e a teologia. Não era uma profissão institucionalizada, no entanto, era uma disciplina.Nessa época, a psicologia não tinha cátedras ou departamentos, mas entrou no ensino acadêmico, tornou-se um capítulo nos manuais de filosofia e começou a se disseminar em periódicos e manuais. (Vidal, 2005)

Leia mais: A psicologia como disciplina no século XVIII
Titchener e a Psicologia nos EUA
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Sábado, 23 Agosto 2008 00:00 A psicologia do século XIX, especialmente como se produzia na Alemanha no final daquele século (centro mundial de produção acadêmica e institucional deste saber nesse período) é completamente diferente do quadro atual da psicologia. Trata-se de uma psicologia que: devota-se à pesquisa pura; toma como objeto de estudo a experiência comum consciente; devota-se a esse objeto através da suspeita de ilusão da experiência comum, problema herdado da física e da filosofia do século XVII, sem buscar naquele momento qualquer forma de ajustamento dos indivíduos.

Leia mais: Titchener e a Psicologia nos EUA
David Hume
Detalhes
Escrito por Joviane Moura | Publicado em: Sexta, 22 Agosto 2008 06:00 Hume nasceu em Edimburgo, na Escócia, em 1711. Fez estudos jurídicos na Universidade de Edimburgo, mas sem pretensão de seguir a carreira. Entre 1734 e 1736 viveu na França, onde escreveu Tratado da Natureza Humana (A Treatise of Human Nature), publicado em 1739. Mas a obra não causou o impacto desejado por Hume. Posteriormente escreveu versões menores do Tratado com diferentes títulos. David Hume foi o mais influente dos filósofos do Iluminismo escocês.

Leia mais: David Hume

Mais artigos...
As Contribuições de Wundt e Hall para a Psicologia
Christian Wolff
A consolidação de uma subjetividade privada
A Modernidade e o Problema do Conhecimento Página 1 de 2

InícioAnterior12PróximoFimJoomla SEF URLs by Artio
Categorias
Psicologia Geral

Escolas de Psicologia

Áreas de Atuação

Psicopatologia

Psicodiagnóstico

Resenhas
Mais Lidos
Introdução à Psicologia

Psicologia Organizacional

Introdução ao conceito de Narcisismo

Psicologia Jurídica

Psicologia da Educação

Psicopatologia - Introdução e Definição
Introdutórios
O que é Psicologia?

Introdução à Psicologia

Introdução às escolas de pensamento

Introdução à Psicanálise

Introdução à Psicologia Clínica
Psicologado
Publicar um Artigo

Sobre
Contato
Anunciar

Política de Privacidade

Divulge o Psicologado
Links Patrocinados
Projeto Psicologado 2007/2011, todos os direitos reservados.


COPYRIGHT PROJETO PSICOLAGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas