quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

7991 - GENERAIS AMERICANOS DA SEGUNDA GUERA MUNDIAL

Qual foi o maior general da Segunda Guerra Mundial?

Essa pergunta sempre me é feita!

Fazendo palestras, em conversas informais, escrevendo artigos e até mesmo por emails aqui no Cruz de Ferro, a questão é com freqüência abordada.

Gueorgui Jukov, Dwight Eisenhower, Bernard Montgomery, George Patton, Erwin Rommel, Douglas MacArthur e até o General Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira são sempre lembrados... Mas, dentre tantos, vejamos alguns deles...



Montgomery teve papel importante no conflito. Foi ele o responsável pela retirada da Raposa do Deserto do norte da África. Munido de seis vezes mais elementos que Rommel, os Ratos do Deserto, como eram chamados, o 8° Exército britânico, fez recuar seu rival. Expulsando-o do Egito. Mas, falhou na Operação Market Garden que visava acabar com a guerra de imediato em 1944, perdendo uma batalha cruel e de baixas altíssimas na Europa nazista.



Patton era sem dúvida o mais atrevido general do conflito! Suas três estrelas ficaram conhecidas pelo mundo inteiro! Gostava de ostentá-las no capacete e na bandeira de seu inseparável jeep. Salvou Eisenhower na Batalha do Bolsão das Ardenhas quando este se viu encurralado por tropas alemãs. Com seu 3° exército polêmicas não faltaram! Foi amado e odiado pelos soldados! O próprio Hitler acreditou ser Patton o comandante da invasão européia no Dia D. Seu ímpeto tempestivo o descrendeciou perante o comandante geral das forças aliadas, que o tirou de combate por duas oportunidades.



Rommel foi o mais talentoso sem dúvida alguma! Teve pouco material, tanto humano quanto bélico e conseguiu proezas no norte da África! Vencendo diversas batalhas e diversos generais aliados. Foi o responsável pelo muro do Atlântico e sempre acreditou que as forças aliadas desembarcariam na Normandia e não em Passo de Calé, como acreditavam Hitler e seus conselheiros. Assassinado injustamente depois de ter seu nome cogitado no atentado contra Hitler, Rommel era adorado tanto pelo povo alemão quanto pelo próprio Fuhrer! Seu estado de saúde comprometeu seus passos durante muitos meses tanto na Europa quanto na África.



MacArthur foi o general de cinco estrelas americano responsável pelo ataque contra os japoneses no final da guerra. Foi ele o leitor da carta de rendição nipônica no USS Missouri em 2 de setembro de 1945. Em compensação teve seu crédito limitado quando fugiu com sua família das Filipinas. Foi execrado por seus comandados. Seus defensores sempre alegaram que MacArthur só saiu de lá por ordem do presidente Roosevelt que o condecorou com a mais alta honraria militar americana: a medalha de honra do congresso.



Eisenhower era o chefe das forças aliadas depois da entrada dos EUA no conflito. Foi responsável por coordenar o desembarque na Normandia! Era chamado de Eike pelos soldados por conversar de igual para igual com estes... fumava seus cigarros, bebia de seus drinks e até contava piadas em rodas frequentes! Era adorado e tinha talento especial por convencer seus comandados por qualquer evento! Esteve em campo por diversas vezes, mas Eike acreditava muito mais na logística do que em soldados!



E por que não citar o general Mascarenhas, que comandou cerca de 5000 soldados visivelmente despreparados para o conflito! Não se sabe exatamente quem foi mais herói: se o general que comandava ou se os soldados que eram comandados! O certo é que tanto um como o outro tiveram seu papel importante na Itália!



Zhucov (ou Jukov) teve a missão primordial de agredir e tomar Berlim em 1945. Uma tarefa difícil se formos entender que as forças nazistas recuavam e se instalavam cada vez mais próximas da capital do Reich! Foi o mais sem piedade general que esteve em campo de batalha. Não tinha pena nem do adversário e nem de seus próprios soldados! Mas foi o que menos sofreu reveses! Sua vida no conflito brilhava tanto que Stalin teve que o afastar por completo de Moscou após o fim da Segunda Guerra para que não fosse ofuscado diante da população! Foi também o responsável pela expulsão dos nazistas do território soviético!



Corridos tantos nomes gloriosos e tantas façanhas, na opinião deste humilde mantenedor, o general que merece o posto de número um é Gueorgui Konstantinovitch Jukov!

Acabou com a guerra na Europa, acabou com a guerra na URSS, comandou com mãos de ferro, Tomou a

chancelaria do Reich e impôs sobre os nazistas a bandeira vermelha asteada em pleno mastro alemão! Zhukov

desempenhou papel tão importante que após a morte de Rommel, Patton dizia que seu inimigo não era mais

nenhum comandante nazista, mas sim, Gueorgui Konstantinovitch Jukov. Se recusou a encontra-lo gerando

uma tremenda saia justa para Eike! Zhukov era temido! E de uma coisa podemos ter certeza se não concordarmos com quem foi o maior general: Rommel significava surpresa, Eisenhower conquistou lealdade, MacArthur ganhou devoção, mas, Zhukov foi o maior conquistador! Seu nome exigia respeito!

www.cruzdeferro.com

Fonte: Documentários do site Cruz de Ferro.

PS: O site permite a cópia parcial ou integral da matéria desde que seja citada a fonte!
* * * QUEM FOI O MAIOR GENERAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? * * * "Anuncie em nosso site! Ajude-nos a continuar nossa luta! Super barato! documentarios_cruzdeferro@yahoo.com.br" "Anuncie em nosso site! Ajude-nos a continuar nossa luta! Super barato! documentarios_cruzdeferro@yahoo.com.br"
Melhores correspondências para GENERAIS AMERICANOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
MacArthur foi o general de cinco estrelas americano responsável pelo ataque contra os japoneses no... Ir para o texto »

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas