quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

7974 - GENERAIS ALEMÃES NA SEGUINDA GUERRA MUNDIAL

Scribd Upload a Document Search Documents
Explore
Documents
Books - Fiction
Books - Non-fiction
Health & Medicine
Brochures/Catalogs
Government Docs
How-To Guides/Manuals
Magazines/Newspapers
Recipes/Menus
School Work
+ all categories

Featured
Recent
People
Authors
Students
Researchers
Publishers
Government & Nonprofits
Businesses
Musicians
Artists & Designers
Teachers
+ all categories

Most Followed
Popular
Sign Up | Log In
1First Page
Previous Page
Next Page
/ 7Sections not available
Zoom Out
Zoom In
Fullscreen
Exit Fullscreen
Select View Mode
View Mode
Book
Slideshow
Scroll Readcast
Add a Comment
Embed & Share
Reading should be social! Post a message on your social networks to let others know what you're reading. Select the sites below and start sharing.
Readcast this Document
Login to Add a CommentShare & Embed
Add to Collections
Download this Document for FreeAuto-hide: on



Ads by Google
Aprender línguas - Grátis
Inglês, italiano, chinês e mais
lições do Internet do divertimento!
www.livemocha.com

Esquie na Alemanha
Esquie com conforto
e requinte na Alemanha!
Goobec.com/Alemanha

As Guerras de Clinton
Análise detalhada dos bastidores
da política externa de Clinton.
www.nossacultura.com.br

Conheça a Alemanha
Belas Paisagens, Monumentos,
Arte e Cultura.
sites.google.com


A Invasão da Rússia Moscou, Desastre alemão Ataque à Moscou A Batalha de Moscou Outubro de 1941. A Wehrmacht penetrou profundamente na Rússia, vencendo a encarniçada resistência dos exércitos soviéticos. Na sangrenta batalha de Kiev, mais de 600.000 soldados russos caíram prisioneiros. Porém, apesar das repetidas vitórias, os alemães não conseguiram alcançar seu objetivo. O exército russo permanece de pé e continua lutando obstinadamente.
É necessário, portanto, realizar uma última e demolidora investida. Hitler acaba compreendendo isso e permite finalmente a seus generais que lancem o ataque decisivo contra Moscou. A operação batizada com o nome de “Tufão”, deverá Ter início a 2 de outubro e seu objetivo será o aniquilamento das 100 divisões soviéticas que se acham entrincheiradas diante da capital.
Sem dar descanso às extenuadas tropas, as diferentes unidades do Grupo de Exércitos Centro, do Marechal von Bock, completam aceleradamente sua concentração nas posições de assalto. O 2o Grupamento Panzer, do General Guderian, deve percorrer, a marchas forçadas, mais de 300 km, depois de terminar com os sangrentos combates de Kiev para se incorporar ao resto da força de ataque. Guderian perdeu, desde o início da invasão da Rússia, mais de 505 de seus tanques. No entanto, para iniciar a nova ofensiva, recebe como reforços apenas 50 blindados.
Ao terminar seu avanço frente a Moscou, o Grupo de Exércitos Centro conta com um total de 70 divisões, agrupadas em três grandes massas de ataque. Situados ao norte da estrada que corre de Smolensk para Moscou, encontra-se o 3o Grupamento Panzer, do General Hoth e o 9o Exército, do General Strauss (três divisões Panzer, 2 motorizadas e 18 de infantaria). Ao sul daquela rota, estão o 4o Grupamento Panzer, do General Hoeppner, e o 4o Exército, do Marechal von Kluge (5 divisões Panzer, 2 motorizadas e 15 de infantaria). Estas duas forças, precedidas por suas unidades blindadas, tem como missão aniquilar, por meio de uma manobra de cerco, o grosso dos exércitos russos localizados a oeste de Moscou. Mais para o sul, o 2o Grupamento Panzer, do general Guderian e o 2o Exército, do General Weichs (5 divisões Panzer, 4 motorizadas, 1 de cavalaria e 14 de infantaria), irromperam numa penetração de flanco nas posições russas, para infiltrar-se aceleradamente em direção a Moscou.
Este plano se baseava na aceitação, por parte do Alto Comando alemão, de um tremendo risco. A época de bom tempo já havia praticamente terminado e apenas restavam poucas semanas para que as chuvas do outono convertessem os primitivos caminhos da Rússia em lodaçais intransitáveis. Se as colunas motorizadas da Wehrmacht não conseguissem alcançar Moscou antes do aparecimento da lama, o avanço poderia ser paralisado e o exército teria que enfrentar, sem roupas nem equipamento apropriados, todo o terrível rigor do inverno russo.
Para Moscou No dia 30 de setembro, as Divisões Panzer de Guderian se lançaram ao ataque, antecipando-se em dois dias à ofensiva principal. A investida surpreendeu os soviéticos e, rapidamente, as colunas blindadas conseguiram internar-se para o nordeste. A 4a Divisão Panzer, aniquilando as unidades russas que se interpunham sem eu caminho, dirigiu-se a toda velocidade para a cidade de Orel e, num único dia, conseguiu penetrar mais de 100 km em território inimigo.
No dia 2 de outubro, Guderian havia conseguido uma ruptura completa do dispositivo soviético. Os tanques de vanguarda da 4a Divisão Panzer alcançaram, naquele dia, a estrada pavimentada que vai para Orel e se deslocaram rapidamente para aquela cidade, sem encontrar praticamente nenhuma oposição. Na manhã do
dia seguinte, penetraram inesperadamente em Orel, assegurando, assim, a posse deste centro vital de comunicações na rota de avanço para Moscou. Sem dar descanso ao inimigo, Guderian dirigiu para oeste as 17a e 18a divisões Panzer, para cercar as unidades russas localizadas sobre seu flanco, em torno da cidade de Briansk. A 6 de outubro, os Panzer se apossaram daquela cidade e, três dias depois, estabeleceram contato com as unidades de infantaria do 2o Exército de von Weichs. Três exércitos russos acabavam de ser cercados. Os soviéticos, porém, arremeteram violentamente para romper o cerco e iniciou-se uma batalha encarniçada.
Na noite do dia 6, caiu uma nevada antes do tempo na frente de luta do 2o Grupamento Panzer e, apesar de sua curta duração, converteu os caminhos em imensos lodaçais, paralisando o avanço das colunas motorizadas. Apenas os tanques e veículos com lagartas podiam deslocar-se através das rotas barrentas. Foi este o primeiro anúncio das terríveis dificuldades que logo haveriam de se apresentar aos exércitos alemães.
Prosseguindo em seu ataque a Moscou, a 4a Divisão Panzer se deslocou pela estrada que corre para o nordeste, para ocupar a cidade de Tula. Sua intenção, porém foi frustrada por um violento contra-ataque russo. Grandes massas da infantaria investiram frontalmente contra as unidades alemães e. simultaneamente, centenas de tanques T-34 lançaram-se de surpresa sobre seus flancos. Os velozes blindados russos demonstraram possuir uma nítida superioridade sobre os tanques alemães e causaram grandes baixas na divisão. Totalmente desmoralizados, os alemães tiveram que ceder terreno. Pela primeira vez, desde o início da guerra, os “invencíveis” Panzer foram derrotados. Na grossa couraça do T-34 ricocheteavam os projetis dos canhões antitanques de 47 mm e também os dos canhões curtos de 75 mm dos tanques Mark IV.
A Batalha de Viasma Em cumprimento às determinações do plano Tufão, o grosso das forças do Marechal von Bock iniciou, no dia 2 de outubro, a ofensiva sobre Moscou. O 3o Grupamento Panzer, de Hoth, e o 4o Grupamento Panzer, de Hoeppner, ao norte e ao sul da estrada Smolensk-Moscou, avançaram rapidamente em direção à cidade de Viasma. No dia 7 de outubro, as duas pinças das colunas blindadas se fecharam sobre aquela localidade. Formou-se assim uma gigantesca bolsa na qual ficaram cercados três exércitos russos.
Nesse mesmo dia, o marechal von Brauchitsch, comandante-em-chefe do Exército alemão, foi ao posto de comando do Marechal von Bock para estudar o desenrolar as operações. A situação se apresentava nitidamente favorável à Wehrmacht. Mediante uma série de impecáveis manobras, as unidades blindadas haviam cercado, em Viasma e Briansk, uma gigantesca massa de forças russas, criando, assim, a possibilidade de realizar uma rápida penetração em direção à Moscou. Brauchitsch, por isto, resolveu prosseguir imediatamente no ataque à capital e ditou a respectiva ordem.
As forças de infantaria do 2o Exército e parte do 4o se ocupariam de completar o aniquilamento das unidades russas em Briansk e Viasma. Liberados dessa tarefa, os 2o, 3o e 4o Grupamentos Panzer, apoiados pelo 9o Exército e parte do 4o, avançariam sem demora sobre Moscou, vindo do sul, do centro e do norte. Com esta tríplice penetração, o Alto Comando alemão se propunha envolver por completo a capital soviética e derrotar os últimos restos do exército soviético encarregado da defesa.
Paralisa-se o avanço No momento em que as três grandes colunas blindadas iniciaram o ataque decisivo sobre Moscou, desencadearam-se com furiosa intensidade as chuvas outonais acompanhadas por nevadas antes do tempo. O 2o Grupamento Panzer de Guderian, atolado na lama da estrada de Orel-Moscou, aprestou-se para reiniciar o avanço. Parte de suas forças se achavam ainda empenhadas na luta do cerco de Briansk, onde os russos continuavam lutando heroicamente. Finalmente, entre os dias 17 e 20 de outubro, capitularam os últimos restos dos exércitos soviéticos. Mais de 50.000 homens forma feitos prisioneiros.
Ao norte, as tropas alemães de infantaria conseguiram também pôr fim à resistência das tropas russas cercadas em Viasma. No dia 14 de outubro, renderam-se, no interior da gigantesca bolsa, perto de 650.000 soldados. A retaguarda do Grupo de Exércitos Centro, ficou assim limpa de forças regulares russas. Haviam, porém, aparecido já as primeiras unidades de guerrilheiros, cuja ação entorpeceu o trabalho do serviço de abastecimento.
A chegada do “período da lama” teve funestas conseqüências para a Wehrmacht. Até a estrada pavimentada Smolensk-Moscou se converteu numa armadilha para as colunas mecanizadas, pois o intenso tráfego de veículos e tropas acabou por desintegrar a capa de asfalto. Nos caminhos enlameados, os soldados afundavam até os joelhos e os caminhões e automóveis se enterravam até os eixos no lodaçal. Somente os tanques e veículos de lagartas podiam continuar avançando lentamente por esses rios de lama.
Atolados no barro, as divisões se dispersaram e perderam centenas de veículos e milhares de cavalos. Tornou-se, portanto, impossível o transporte das peças de artilharia e das armas pesadas. O abastecimento de víveres, munições e combustível tornou-se cada vez mais difícil. Os soldados sofreram terríveis padecimentos e o esgotamento e a paralisação se estenderam por todas as unidades. Apesar de tudo, o Alto Comando permaneceu firme em sua intenção de alcançar Moscou antes da chegada do inverno.
As unidades Panzer, de Guderian, deslocando-se a uma velocidade máxima de 20 km por hora, deram início à penetração rumo à cidade de Tula. O primeiro ataque fracassou, diante da obstinada resistência dos russos. A estrada sobre a qual se desenvolvia o movimento se desintegrou logo debaixo do peso dos tanques e veículos. Os russos, além disso, explodiam todas as pontes e enchiam de minas amplos espaços de ambos os lados das estradas, para impedir a manobra de envolvimento.
Finalmente, no dia 29 de outubro, os tanques de vanguarda se aproximaram a poucos quilômetros ao sul de Tula. A tentativa de tomar a cidade por um golpe de surpresa terminou em sangrenta derrota. As esgotadas tropas blindadas já haviam perdido o ímpeto combativo. Algumas unidades não recebiam nem sequer pão fazia mais de uma semana. Ao norte, os 4o e 3o Grupamentos Panzer haviam conseguido abrir caminho com maior rapidez e se situaram sobre uma linha que ficava a menos duas jornadas de marcha de Moscou. A meta já estava praticamente ao alcance das mãos. Na capital soviética viviam-se horas de angústia. Stalin permanecia no Kremlin, mas a maior parte do governo havia partido para o leste. O povo trabalhava febrilmente levantando barricadas e cavando valas antitanques. Todas as forças encarregadas da defesa se encontravam, desde o dia 14 de outubro, sob o comando do Marechal Zukov que, com inquebrantável energia, dispôs-se a enfrentar a última investida.
O ataque final Na noite de 3 de novembro de 1941, caíram as primeiras geadas na frente de luta de Moscou. Sobre os caminhos, formou-se então uma firme camada de gelo que permitiu a aceleração do avanço alemão. O Marechal von Bock ordenou imediatamente às suas forças: recomeçar o ataque com o máximo de ímpeto possível.
Na ofensiva final, os 3o e 4o Grupamentos Panzer deviam avançar em direção ao canal do Volga, para envolver Moscou pelo norte. O 4o Exército, do Marechal von Kluge, levaria a cabo o ataque frontal contra a capital e, pelo sul, os tanques de Guderian completariam o cerco. A proteção dos gigantescos e expostos flancos da cunha alemã ficaria a cargo do 2o Exército, ao sul, e do 9o, ao norte.
Guderian reiniciou o ataque contra Tula, deslocando o centro da gravidade para o leste, para atacar pelo flanco as poderosas unidades russas entrincheiradas em frente à cidade. No curso da manobra, os alemães foram inesperadamente atacados no flanco direito por numerosas divisões de infantaria e cavalaria soviéticas, apoiadas por uma brigada de tanques. Após duros e violentos combates, os blindados alemães conseguiram pôr em retirada os russos. O avanço para Tula prosseguiu, então, em meio a permanentes tempestades de neve. No dia 13 de novembro, a temperatura desceu a 22 graus negativos, o que provocou terríveis sofrimentos às tropas desprovidas quase por completo de roupas de inverno.
No dia 15 de novembro, o 3o Grupamento Panzer se lançou ao ataque no norte, apoiado por parte das forças do 9o Exército. No dia seguinte, aderiu à ofensiva o 4o Grupamento Panzer. O avanço de ambas as forças blindadas logo perdeu o impulso diante da inflamada resistência dos russos e os efeitos desastrosos do frio sobre homens, armas e veículos. As unidades Panzer conseguiram, porém, abrir caminho em direção ao canal do Volga, ao norte de Moscou. Os tanques de Guderian continuavam, porém, sustentando violentos combates em torno de Tula. A cidade permanecia firme nas mãos dos russos.
As tropas alemães eram submetidas a incríveis penúrias. Apesar dos insistentes pedidos dos chefes dos diferentes exércitos e do Alto Comando, Hitler não autorizara a tempo a provisão de agasalhos para os soldados. O resultado dessa estúpida atitude foi desolador. Providos de simples uniformes de algodão, os
infelizes soldados viram-se submetidos a temperaturas de até 40 graus negativos nas planuras cobertas de gelo e neve. Milhares de homens morreram congelados. As perdas de veículos também foram desastrosas. A gasolina se congelava nos tanques de combustível e os caminhões e blindados só podiam ser postos em movimento acendendo-se fogo debaixo dos motores. As miras de pontaria dos canhões, ofuscados pelo gelo e as metralhadoras se enguiçaram. O poder de fogo das unidades reduziu-se, assim, radicalmente. Apesar dessas terríveis dificuldades, os alemães prosseguiram ainda avançando lentamente. A leste de Tula, os blindados de Guderian conseguiram penetrar em direção à Moscou, sustentando encarniçados encontros com os soviéticos. No dia 17 de novembro, uma divisão de infantaria conseguiu conter um violento contra-ataque das tropas siberianas russas, mas foi logo derrotada por uma fulminante investida dos tanques T-34. Tomados pelo pânico, os soldados da infantaria alemã bateram em desordenada retirada. Guderian, profundamente abatido, compreendeu que a capacidade combativa de suas tropas havia chegado ao fim. Uma de suas brigadas, que devia contar com 600 tanques, havia ficado reduzida a 50 blindados avariados.
Estas circunstâncias não conseguiram, porém, levar o Alto Comando a deter o ataque. Moscou estava já a poucos quilômetros, e tinham que jogar tudo na última cartada. Finalmente, a 23 de novembro, Guderian foi ao posto de comando do Marechal von Bock, para solicitar-lhe que pusesse fim ao avanço. O 2o Grupamento Panzer havia chegado já ao limite de sua capacidade de luta e enfrentava uma oposição cada vez mais violenta por parte dos russos.
Von Bock pôs-se imediatamente em comunicação, por telefone, com o Marechal Brauchitsch para pedir-lhe que determinasse a detenção da ofensiva sobre Moscou. Brauchitsch, porém, recusou o pedido e ordenou de forma categórica que Guderian prosseguisse no ataque. A última esperança de evitar a iminente catástrofe foi frustrada.
A Wehrmacht é derrotada Envoltos nas tempestades que os cegavam, os exércitos alemães tentaram, em fins de novembro, um último esforço para alcançar Moscou. Uma divisão Panzer conseguiu abrir caminho até a localidade de Krasnaia- Polnaia, situada a 22 km da capital. Guderian, por sua vez, continuou avançando para o norte e, a 27 de novembro, uma de suas divisões conseguiu situar-se a poucos quilômetros ao sul da cidade de Kashira, próxima de Moscou. Este foi o ponto extremo da penetração do 2o Grupamento Panzer.
No dia 28 de novembro, Guderian recebeu ordem do Alto Comando para completar a conquista de Tula por meio de uma manobra de cerco. Rapidamente se realizaram os preparativos para a operação. As divisões, esgotadas e dizimadas pelo frio e pelas contínuas lutas, aprontaram-se, na madrugada de 2 de dezembro, para realizar o ataque. A neve caía sem cessar e a temperatura havia descido para 35 graus negativos. De início, as 3a e 4a divisões Panzer surpreenderam os russos e conseguiram abrir caminho em direção a Tula. O avanço progrediu lentamente através de caminhos cobertos de neve e em meio a contínuas tempestades. Pouco a pouco, o ataque foi perdendo ímpeto. As tropas esgotaram suas últimas forças e os veículos ficaram sem combustível. O esperado apoio do 4o Exército, do Marechal von Kluge, que devia vir do oeste, não chegou. Ao norte e na retaguarda, grandes massas de infantaria e tanques soviéticos ameaçavam envolver as forças de Guderian. A temperatura havia descido para 50 graus negativos.
Ao cair da noite, a 5 de dezembro de 1941, o General Guderian tomou uma resolução extrema. Pela primeira vez desde o início da guerra, ordenou a seus tanques que empreendessem a retirada. Com sua heróica e encarniçada resistência, os soviéticos haviam conseguido o que até então parecia impossível. A Wehrmacht fôra derrotada.
No dia seguinte, o Marechal von Bock, com aprovação do Marechal Brauchitsch, comandante-em-chefe do Exército, emitiu a ordem de suspender o ataque a Moscou. Era a ocasião que Zukov esperava. Sem perda de tempo, ordenou aos exércitos soviéticos que se preparassem para lançar o contra-ataque.
Missão em Moscou Tal como havia sido decidido por Churchill e Roosevelt em sua entrevista nas costas da Terra Nova, em fins de setembro de 1941, Lord Beaverbrooke e Harriman partiram a bordo de cruzador britânico London para a Rússia.

Ads by Google

A Segunda Guerra Mundial (Moscou Desastre Alemao)
Download this Document for FreePrintMobileCollectionsReport DocumentReport this document?
Please tell us reason(s) for reporting this document



Spam or junk

Porn adult content

Hateful or offensive

If you are the copyright owner of this document and want to report it, please follow these directions to submit a copyright infringement notice.

Report Cancel

This is a private document.
Info and Rating
Reads:2,473
Uploaded:10/21/2008Category:Uncategorized.Rated:

moscow desastredesastre mundialll guerraalemaesbatalhachegouhitlerdocmoscou desastredesastre alemaomoscow desastredesastre mundialll guerraalemaesbatalhachegouhitlerdocmoscou desastredesastre alemao(fewer)Followapi_user_11797_c....

Ads by Google
Aprender línguas - Grátis
Inglês, italiano, chinês e mais
lições do Internet do divertimento!
www.livemocha.com

Esquie na Alemanha
Esquie com conforto
e requinte na Alemanha!
Goobec.com/Alemanha

As Guerras de Clinton
Análise detalhada dos bastidores
da política externa de Clinton.
www.nossacultura.com.br

Conheça a Alemanha
Belas Paisagens, Monumentos,
Arte e Cultura.
sites.google.com

Notebook Dell Vostro 3500
Com Processador Intel Core i3, 4GB,
Tela de 15,6" e HD 500GB só R$1849
www.Dell.com/br/Vostro


Share & Embed

Related Documents
PreviousNext p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p. p.
More from this user
PreviousNext7 p.91 p.3 p.7 p.66 p.24 p.66 p.122 p.10 p.2 p.5 p.3 p.9 p.42 p.17 p.21 p.6 p.21 p.31 p.44 p.76 p.6 p.5 p.3 p.37 p.
Recent Readcasters

Add a Comment


SubmitCharacters: 400

Ads by Google
Aprender línguas - Grátis
Inglês, italiano, chinês e mais
lições do Internet do divertimento!
www.livemocha.com

Esquie na Alemanha
Esquie com conforto
e requinte na Alemanha!
Goobec.com/Alemanha

As Guerras de Clinton
Análise detalhada dos bastidores
da política externa de Clinton.
www.nossacultura.com.br


Print this document
High Quality
Open the downloaded document, and select print from the file menu (PDF reader required).


Sign up
Use your Facebook login and see what your friends are reading and sharing.

Other login options
Login with Facebook

Signup
I don't have a Facebook account



email address (required)

create username (required)

password (required)

Send me the Scribd Newsletter, and occasional account related communications.
Sign Up Privacy policy You will receive email notifications regarding your account activity. You can manage these notifications in your account settings. We promise to respect your privacy. Why Sign up?
Discover and connect with people of similar interests.
Publish your documents quickly and easily.
Share your reading interests on Scribd and social sites.


Already have a Scribd account?


email address or username
password
Log In Trouble logging in?
Login Successful
Now bringing you back...



« Back to Login
Reset your password

Please enter your email address below to reset your password. We will send you an email with instructions on how to continue.


Email address:

You need to provide a login for this account as well.

Login:


Submit
Upload a Document Search Documents Follow Us!scribd.com/scribdtwitter.com/scribdfacebook.com/scribdAboutPressBlogPartnersScribd 101Web StuffScribd StoreSupportFAQDevelopers / APIJobsTermsCopyrightPrivacy


COPYRIGHT SCIBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas