quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

7960 - CONCLUSÃO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

2ª Guerra Mundial




Auschwitz
Birkenau
Conclusão CONCLUSÃO

Foram estes dois dos campos de concentração mais terríveis, muito embora o de Birkenau fosse maior e pior do que o de Auschwitz em termos de torturas. Tudo o que nestes campos se passou deixa-nos horrorizados: desde a forma de separação das famílias, às técnicas de selecção dos que deviam morrer e sobreviver, em que um médico acenava com o polegar, apenas olhando para as pessoas, e dava o veredito pelo aspecto (se eram robustas, serviam para trabalhar, se não o eram, serviam eliminar); mas se na próxima inspecção, devido aos maus tratos, já apresentassem um aspecto débil e que já não pudessem contribuir para o engrandecimento da nação alemã, eram enviados para as câmaras de gás.
O meio litro de café e o litro de água a que os Nazis chamavam sopa, diários, se o prisioneiro estava debilitado, já não eram dados como rentáveis, até porque a escolha era imensa, dado todos os dias chegarem comboios carregados de novas vítimas enganadas, mas cheias de esperança, porque todo o cenário da fila para o «banho» era bastante realista e as pessoas eram tentadas a não duvidar que realmente de um simples banho se tratava: a cada uma delas era fornecida uma toalha e um pedaço de sabão, nas suas roupas era meticulosamente colocada uma etiqueta com o seu nome e eram veementemente alertadas para não se esquecerem onde as tinham colocado. Só que, depois de entrarem para o «banho», eram lançados, através das janelas, pequenos grãos (semelhantes a feijões), que, em contacto com o vapor, se transformavam num potente gás mortífero.



Melhores correspondências para conclusão da segunda guerra mundial
2ª Guerra Mundial Home · Up · Auschwitz · Birkenau Conclusão. CONCLUSÃO. Foram estes dois dos campos de concentração mais terríveis, muito embora o de... Ir para o texto »

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas