terça-feira, 18 de janeiro de 2011

7942 - CAUSAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Louise Membro desde:
28 de maio de 2008
Total de pontos:
558 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Qual foi a causa da Segunda Guerra Mundial? ?
peguei uns livros e pesqisei em alguns sites, mas nenhuma explicação ficou clara pra mim. Se alguém souber explicar de uma forma simples, muito obrigado. ;**
2 anos atrás Denuncie by Edson FJ Membro desde:
10 de agosto de 2006
Total de pontos:
1.317 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
Já que você disse que já leu livros sobre as causas e quer uma explicação simples, aqui vai ela. Sem muitos detalhes, só a idéia geral de suas causas. Os detalhes você encontra nessas outras fontes que já pesquisou.

A segunda guerra foi meio que continuação da primeira. A Alemanha perdeu a primeira guerra mundial, e foi prejudicada pelo Tratado de Versalhes, com desvantagens políticas e perdas territoriais. Anos depois, Adolf Hitler surgiu no partido nazista, e o fez crescer, tomando o poder da Alemanha poucos meses depois. O país foi reestruturado, e,no governo totalitário que havia, criou-se um culto à imagem de seu líder e uma crença de superioridade da raça Ariana. Com a Alemanha reestruturada, e apoio da Itália que passava por regime totalitário semelhante, iniciou-se a conquista de teritórios limitrofes da Alemanha.
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa
Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: todas as respostas foram ótimas, com certeza... mas como tive que escolher uma. parabéns! obrigado a todos Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Buscas Relatadas:
as causas da segunda guerra mundialcausas da segunda guerra mundial resumointrodução das causas da segunda guerra mundialquais foram as causas da segunda guerra mundialquais as causas da segunda guerra mundial
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1 - 30 de 31)
by mata_pul... Membro desde:
18 de novembro de 2006
Total de pontos:
3.325 (Nível 4)
Adicionar amigo

Bloquear

Hitler foi o bode expiatório da midia judaica. Quem começou a Segunda Guerra Mundial foram a França e a Inglaterra que declaram guerra à Alemanha (isso é fato e está nos livros de História).

Hitler só invadiu a Polônia em 01 de Setembro de 1939 porque os poloneses ameaçaram atacar a Alemanha, desdenhando o poderio alemão e não quiseram liberar o acesso alemão ao território da Prussia Oriental (O Corredor Polonês).

E isso o que está escrito aí, está em qualquer livro de história.

Ou seja, uma questão que era para ser resolvida entre 2 países, acabou arrastando o mundo inteiro em mais 6 anos de guerra.

Portanto, a causa IMEDIATA do inicio da Segunda Guerra foi a declaração de Guerra à Alemanha. Hitler até ficou surpreso da França e da Inglaterra terem declarado guerra à ele !

Está explicado, de forma simples. Agora se quiser acreditar nas mentiras bolchevistas (deveria ser bullshitistas dos vermelhos ou na midia judaica ...ai é com voce)
2 anos atrás Denuncie by Luís Eduardo Silva de Carvalho, Membro desde:
03 de setembro de 2008
Total de pontos:
106 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

A 7 de Julho de 1937, o Japão, após ocupar o nordeste da China (Manchúria) em 1931, lançou um outro ataque contra a China perto de Pequim. O exército chinês, em vez de retirar lentamente como em conflitos anteriores, iniciou uma guerra de resistência, marcando o início oficial da Segunda Guerra Mundial.

2 anos atrás Denuncie by Thierry Membro desde:
01 de junho de 2008
Total de pontos:
634 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Oii!

A Segunda Guerra Mundial (1939–1945) opôs os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. As principais potências aliadas eram a China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética e os Estados Unidos. O Brasil se integrou aos Aliados em 1943. A Alemanha, a Itália e o Japão, por sua vez, perfaziam as forças do Eixo. Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um dos lados, quer porque foram invadidos, ou por haver participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.

O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, na exclusão — e supostamente eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.

Tanto a Itália como o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações aliadas (como a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América) opuseram-se a estes desejos do Eixo. Estas nações, juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.

Se quiser um site que explica TUDO, entre neste link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Gue…

Abraços!!!

2 anos atrás Denuncie by Alynne Membro desde:
20 de maio de 2007
Total de pontos:
1.489 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

A segunda geurra mundial foi uma conseqüência da primeira guerra.
A Alemanha discordava do Tratado de Versalhes que foi obrigada a assinar na primeira guerra mundial, o tratado impunha condições severas aos alemães, que o impediam de crescer industrialmente e perderam alguns territórios para a França.
Foi aumentando o nacionalismo em toda a Europa, havia uma preparação do exército, e o desenvolvimento de novos armamentos bélicos, que iriam impor qual a maior potência européia.
Os EUA que estavam estabilizados após a crise 1929, entrou na guerra e tinha como aliados a URSS e a Inglaterra. A Alemnha estava juntamente com o Japão e a Itália.
Com governos totalitários, os alemães massacravam a população que não era da raça ariana,que, segundo eles, teria que crescer para dominar o mundo.
A Itália e Alemanha, não aguentaram a pressão da guerra, haviam perdidos batalhas, e perderam boa parte de seus soldados. O Japão não se rendia, a decisão americana foi jogar duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, que matou grande parte da população, principalmente crianças, que estavam indo à escola.
Após o ataque, o Japão finalmente se rendeu, e as potências vencedoras, EUA e URSS, disputaram pelo poder nos anos seguintes, período conhecido como guerra fria.

:)
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by Máh Membro desde:
04 de agosto de 2008
Total de pontos:
1.808 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

A assinatura do tratado de paz no final da Primeira Guerra Mundial (Tratado de Versalhes) deixou a Alemanha humilhada e despojada de suas possessões. Perdeu seus territórios ultramarinos e, na Europa, a Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os exércitos aliados ocuparam a região do Reno, limitaram rigorosamente o tamanho do Exército e da Marinha alemães, e o seu país foi obrigado a pagar indenizações pela Primeira Guerra Mundial que logo provocaram o colapso de sua moeda e causaram desemprego em massa.


[editar] Causas subjacentes
Nacionalismo: Uma das causas mais fortes teria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália e Japão. Os regimes fascistas existentes à época nestes países, foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista. Adolf Hitler e o Partido Nazista usaram o sentimento nacionalista, na altura bastante explícito na sociedade alemã ,de maneira eficaz. Na Itália, a ideia da restauração de um Império Romano era atractivo para muitos habitantes desse país. No Japão, o nacionalismo, como sentimento de sentido de dever e honra, dedicado especialmente ao imperador, tinha já séculos de prevalência.

[editar] Causas na Europa
Tratado de Versalhes: O tratado pode ser visto como a causa mais importante indiretamente para o início da guerra. Culpando apenas a Alemanha e os seus Aliados pela Primeira Guerra Mundial, o tratado impôs, além de intensos pagamentos por parte da Alemanha aos Aliados, aplicando um forte golpe na economia do país e elevando a inflação a índices astronômicos, um irrecuperável sentimento de humilhação para os cidadãos alemães.
Primeira Guerra Mundial: Dito pelo então presidente Norte-Americano Woodrow Wilson, como a guerra para acabar com todas as guerras, não acabou sendo bem assim, principalmente para a Alemanha, que buscava meios de se vingar das humilhações sofridas pela derrota. Como disse Winston Churchill, Essa guerra é, de fato, uma continuação da anterior.
Lebensraum: A preocupação primária de Hitler durante esse período foi com a necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, espaço vital. Se o país devia passar de nação de segunda categoria para primeira potência mundial, necessitava de espaço para se expandir, e se precisava comportar uma população em rápido crescimento e exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e matérias-primas para energia e indústria
Grande Depressão.
Política de apaziguamento.
Anti-semitismo.
Polónia: Principalmente, com relação ao "corredor polonês (ou polaco)".
Revolução Russa e o Anti-comunismo.
Itália: Uma aliança entre a Alemanha e a Itália é um dos objetivos essenciais contidos no Mein Kampf. Os acontecimentos haviam mostrado quão úteis essas duas potências podiam ser uma à outra. A recusa alemã de participar das sanções contra a Itália diminuiu grandemente a eficiência dessas sanções. E agora os dois Estados estavam lutando lado a lado para esmagar o governo republicano da Espanha. E entre o entendimento a respeito da Espanha e a colaboração num âmbito europeu, ia apenas um passo.

[editar] Causas na Ásia
As relações entre os Estados Unidos e o Japão andavam tensas há algum tempo, e o principal ponto de discórdia eram as tentativas japonesas de colocar a China sob o controle do império do sol nascente, por meios bélicos. A Guerra Sino-Japonesa começara em 1937, provocando protestos americanos, visto que os Estados Unidos tinham fortes interesses na China. A recusa do Japão em dar ouvidos a esses protestos moveu o governo americano a declarar um embargo na exportação de certos produtos para o Japão, inclusive petróleo, o que gradualmente reforçou a disputa. Privados de uma importante fonte de combustível, os japoneses tinham duas alternativas: aceitar um acordo humilhante com uma América pretendendo a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar, se necessário pela força.

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_…

2 anos atrás Denuncie 3 pessoas avaliaram como boa by TONY Membro desde:
11 de novembro de 2007
Total de pontos:
10.578 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

Não pretendo dar datas ou documentos originadores pois isso já foi feito. Dou um parecer simplificado da origem de todo o mal - O Capitalismo!

Não sou contra porém sou crítico para uma mudança da abordagem e visão deste sistema para ser mais justo!

Você se imagine em um sistema de governo que explora tudo o que pode e que ao mesmo tempo está em disputa com outros governos que lutam para conquistares o mesmo espaço que os demais no cenário internacional. É por isso que fica difícil saber o que realmente gerou a segunda guerra mundial. Na primeira tudo é mais claro! Todos os países envolvidos querem cada qual está certo e com a razão.

É sabido que a europa colonizou o mundo americano com todas as culturas européias. Com isso também iniciaram uma corrida de tecnologia e comercial. Juntamente iniciaram uma conquista de territórios pelo mundo todo. Absorveram tecnologias e desenvolveram mercados. Alguns países se sentindo discriminados por estarem atrasados em tecnologia e território iniciaram campanhas contra tudo o que representasse atrasos. Assim surgiram em toda a europa bem como em todo o mundo grandes revoltas e conflitos.

Ao iniciar o século vinte a cultura de rivalidade já estava tão concentrada e solidificada nas nações do mundo que não seria mais possível recuar - são as chamadas richas! Até hoje há muito disso na cultura mundial imagine na época que isso era cultuado como verdade absoluta e incontestável pelo estado e por todos os nacionais. E o que se seguiu foi que os blocos de influência dos eujropeus iniciaram rivalidades no mundo para conquistar indiretamente seu espaço. Guerras seguiram sem confronto direto dos países dominantes. Alguns países evitaram a guerra direta a qualquer custo. Alguns paises não suportando mais esta pressão iniciaram confrontos armados diretos com limites para não extrapolar em nenhum dos lados ao terror máximo ou uso máximo da força.

Tudo explodiu como um caldeirão na primeira guerra mundial. Quando não se suportou mais conter tantó ódio entre esses paises.

Como alguns paises sairam vitoriosos e outros derrotados resolveu-se impor todo o poder para subjulgar ainda mais aos derrotados para se sobrepujar.

Isso gerou mais ódio e richas. E como o comunismo representava uma ameaça maior aos interesses capitalistas do mundo industrializado quase não prestaram atenção aos movimentos nacionalistas de extrema brutalidade que emergiu para "salvar" as nações atingidas ou ofendidas pelo resto do mundo que marginalizou-os.

O que ocorreu foi que pequenos conflitos locais auxiliados por grandes bastalhas civis estouraram por todos os cantos. E quando finalmente um país de grande importancia geopolítica foi invadido os demais paises já estavam protos e secretamente acordados em se defender a qualquer custo. Esse país foi a polônia.

Os países chamados de aliados (nosso lado da guerra) estavam acostumados a sair e lutar derrotando o "inimigo" ainda no campo deles. Não imaginavam a terrível força que esperava por guerra do outro lado. Até hoje não se viu tamanha fúria na europa como se viu na segunda guerra mundial. A resposta dos aliados nazistas foi tremendamente feroz e atingiu todos os paises da europa. Até grande parte do mundo.

Hoje o que se pretende é a paz! Não por estarmos mais civilizados mas por temer o tamanho do poder destruidor de nossos dias.

Valeu.
2 anos atrás Denuncie by Edson Membro desde:
27 de agosto de 2008
Total de pontos:
118 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear


Causas
Há várias causas prováveis para a primeira guerra mundial. O evento principal que marcou o início da guerra, foi o assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro. O assassino foi Gavrilo Princip, que era integrande de um grupo terrorista (ou nacionalista) chamado Mão Negra, que visava unir os territórios que continham sérvios. Mas este ocorrido é o de menos, foi apenas o estopim.

Na década de 20, a explicação mais usada para a guerra foi a de que a Alemanha começou atacando e invadindo a Bélgica no dia 3 de agosto de 1914, e os Austro-Húngaros invadiram a Sérvia dia 29 de Julho do mesmo ano. Por terem sido os primeiros a atacar, os alemães e austro-húngaros foram considerados os culpados pela guerra, tendo de pagar uma quantia enorme de dinheiro para reparar danos da Tríplice Entente. O valor era o correspondente á aproximadamente 20 bilhões de dólares hoje. Em 1931 essa dívida foi extinta.

- Rivalidades
A rivalidade entre Alemanha e Inglaterra também é uma das causas. Os Ingleses sempre dominaram os mares da europa (desde a época do descobrimento do Brasil!), e os alemães, claro, não gostavam nada disso. Iniciou-se uma corrida armamentista, desenvolvimento de navios de guerra, etc. A tensão aumentou quando a Inglaterra construiu o revolucionário encouraçado HMS Dreadnought:

- Militarismo e Aristocracia
Já os americanos, culpam a aristocracia da Alemanha, Rússia e do Império Austro-Húngaro, que mandava nesses países. Eram militaristas, deixando de lado a democracia. Os americanos, com essa desculpa, entraram na primeira guerra mundial, e os Russos saíram da Tríplice Entente.

- Nacionalismo
O nacionalismo, que se expandia rapidamente pela Europa na época, alimentado pelas guerras perdidas, rivalidades, e a mídia, contribuiu bastante para a Guerra. Os cidadãos da Sérvia e do Império Austro-Hungaro clamavam por uma guerra, para defender a sua honra.

- Revanchismo
Os alemães dominavam uma região chamada Alsácia e Lorena, que, inicialmente era mesmo do povo alemão, mas foi tomado por Luís XIV da França, em 1648. Os franceses devolveram o território aos alemães, devido ao Tratado de Frankfurt (guerra franco-prussiana). Com isso, surgiu um sentimento de revanchismo nos franceses.

Fonte(s):
conhecimentos que eu tenho da história
2 anos atrás Denuncie by NELSON Membro desde:
03 de outubro de 2006
Total de pontos:
37.478 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

O fato que impulsionou a guerra, foi a falência dos Bancos Alemães, e com a anarquia que o País vivia, o partido da suástica, crescia o partido elegeu Adolph Hitler, como Presidente dos alemães, e como tinha todo povo a seu lado anunciou a guerra, a Segunda Guerra Mundial, dizimou com seu exército a Polônia, Bélgica, e todos os paízes vizinhos, invadindo a Itália, a França e a Espanha e fez alianças, e seguiu-se a matança alemã, os prisioneiros viravam sabão, eram utilizados para pesquisas médicas e queimados, as crianças também eram envenenadas coletivamente... isso é o principal...

2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by ~**jane*... Membro desde:
22 de junho de 2008
Total de pontos:
2.247 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

-A bomba do Japao em hiroxima e nagasaqui
-O tratado de versalhes(deu um fim a primeira guerra mundial mas tambem e um empurraozinho p começar a segunda guerra mundial. devido est tratado houve a queda da republica de Weimar em 1933 e abrem as portas do regime totalitario o nazismo)


2 anos atrás Denuncie by Rhafinha Membro desde:
03 de setembro de 2008
Total de pontos:
134 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Bom,

A segunda resposta tá ótima, mas tá bem grande!
Vê só, as principais causas da 2ª guerra mundial foram:

A invasão da manchúria e da China realizada pelo Japão.
A invasão da Etiópia e da Albânia realizada pela Itália.
A expansão da Alemanha pela Renônia, Áustria, tchecoslováquia e Polônia.


Respondido?

=*
2 anos atrás Denuncie 2 pessoas avaliaram como boa by Cesar Cavalcante Membro desde:
29 de junho de 2008
Total de pontos:
52.479 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

O dinheiro. A Alemanha estava fracassada e um tal de Adolf Hitler (não sei o pq mas esse cara me lembra o diabo) resolveu iniciar uma guerra pra recuperar oq havia perdido pra Inglaterra na primeira guerra (na verdade foi Inglaterra, França e Russia, mas quem iniciou foi a Inglaterra). Mas esse não era o único motivo, Hitler também odiava os judeus pq eles estavam enriquecendo na Alemanha. Mas a humanidade é assim mesmo (não generalizando). E no final quem ganhou mesmo com isso foi os Estados Unidos, q não lutou, mas acompanhou.

Obs.: Hitler nem era alemão, ele era austríaco.
2 anos atrás Denuncie by Lili - Louca por ti Corinthias Membro desde:
16 de julho de 2008
Total de pontos:
8.050 (Nível 5)
Adicionar amigo

Bloquear

já falara tudo menos que a causa mesmo foi um FDP como o Hitler, um via _dinho enrustido metido a macho que queria mesmo era uma *(&^*&%&#%^no *(^*&$^@#^que se juntou com mais meia duzias de VIA_dos enrustidos e conseguiram enganar 1 nação de viadinh_os enrustidos e ai pronto, é por isso que admiro as pessoas que são homossexuais assumidas, pq olha so o que é que um enrustido que naum tem coragem de se assumir consegue fazer
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by Daniel V Membro desde:
29 de agosto de 2008
Total de pontos:
92 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Não falem mal de Adolf Hitler, porque ele não era doente e nunca foi... Isso é coisa dos aliados que inventam histórias falando mal de Hitler só porque perdeu a Guerra, como sempreos aliados que se acahr os melhores mas de melhor não tem nada! Morreram muito mais Aliados do que soldados do Eixo
2 anos atrás Denuncie by Gabriel C Membro desde:
26 de agosto de 2008
Total de pontos:
454 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Só para constar, a culpa não foi só do Hitler, como a maioria está dizendo... lembrem-se que a guerra foi Mundial... Também tinha o Mussolini, o Hirohito, Stalin, Chamberlain... e como já dizia minha tia: "se um não quer, dois não brigam".
2 anos atrás Denuncie by Mell Membro desde:
30 de outubro de 2007
Total de pontos:
746 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

Eu tô estudando isso na escola. Vou tentar te explicar... Já ouviu falar do Tratado de Versales? Ele acabou com a Alemanha. Os alemães, claro, ficaram revoltados com essa situação, sobretudo Adolf Hitler, que se rebelou. Ele invadiu nada mais nada menos que 58 países. Foi ele (Hitler) o principal causador da Segunda Guerra Mundial.
2 anos atrás Denuncie by foquinha... Membro desde:
02 de julho de 2006
Total de pontos:
16.745 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

LO HITLER SEMPRIE LO QUIS SE VINGAR DOS JUDEUS PARA SE VINGAR LO FIZERAM CON JESUS CRISTO FOI LA FINALIDAD HITLER TER VINDO PARA TERRA. LA IGREJA FOI MAIS ASSASSINA DO QUE O HITLER LA IGREJA MATOU MUCHO MAI PERSONA EL FOGUEIRA IQUICION LOS QUEIMANDO VIVO LA ACUSA DE BRUXO LOS FEITICEIROS VITIMA GALILEU GALILEI JOANA D'ARC GIORDANO BRUNO ESTES MAIS FAMOSOS
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by Débora C Membro desde:
01 de setembro de 2008
Total de pontos:
89 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Bom, digamos que a segunda guerra mundial foi a continuação da primeira...
a Alemanha, ao se ver humilhada, quis se "vingar" dos outros paises...
Fonte(s):
marcião
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by abraomac... Membro desde:
05 de setembro de 2008
Total de pontos:
109 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Não existe uma única causa, mas causas; dentre elas umas são consideradas mediatas e outra (uma) imediata. A imediata foi a morte do duque Francisco por um estudante sérvio.
Se precisa mais informações, posso enviar.
Fonte(s):
História 7º ano Porto Editora
2 anos atrás Denuncie by Narciso Nascimento Membro desde:
23 de agosto de 2008
Total de pontos:
396 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

http://www.suapesquisa.com/segundaguerra…

de nada.


Grande abraço!
2 anos atrás Denuncie by DaNiBoy Membro desde:
23 de maio de 2008
Total de pontos:
1.934 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

Putz, essas eu sabia, ja até respondi umas perguntas com esse tema. Se precisar MESMO da resposta, pode ir nas perguntas que eu respondi, são as primeiras
2 anos atrás Denuncie by yo Membro desde:
04 de setembro de 2008
Total de pontos:
105 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

o não cumprimento das promessas feitas à Italia foi um dos fatores que a levaram ao eixo da segunda guerra mundial.
Fonte(s):
em sites de historia
2 anos atrás Denuncie by Line Membro desde:
08 de janeiro de 2007
Total de pontos:
233 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Foi a disputa pelo Mercado consumidor da epoca.
A insatisfaçao da Alemanha pos primeira guerra e tudo mais
2 anos atrás Denuncie by Drian Membro desde:
12 de abril de 2008
Total de pontos:
885 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

O que não falta são explicações
abraços e bom final de semana para todos
2 anos atrás Denuncie by Catherine B. Membro desde:
01 de setembro de 2008
Total de pontos:
289 (Nível 2)
Adicionar amigo

Bloquear

conflitos e mais conflitos ..
2 anos atrás Denuncie by Miguelito da mamãe Membro desde:
19 de junho de 2006
Total de pontos:
81.134 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

Uma única palavra responde sua pergunta: INTOLERÂNCIA.
2 anos atrás Denuncie by anderson Membro desde:
29 de março de 2008
Total de pontos:
3.644 (Nível 4)
Adicionar amigo

Bloquear

Não tem nada a mais a falar, já falaram acima, obrigado pelo dois pontos.
2 anos atrás Denuncie by Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Flávia Farias Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Membro desde:
31 de outubro de 2007
Total de pontos:
2.173 (Nível 3)
Adicionar amigo

Bloquear

O expansionismo de territórios.
Fonte(s):
aula de história
2 anos atrás Denuncie 1 pessoa avaliou como boa by _(͡๏̯͡๏)... Membro desde:
05 de fevereiro de 2008
Total de pontos:
46.301 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

Como você colocou essa Pergunta aqui ¬¬
2 anos atrás Denuncie by AL Capone Membro desde:
01 de agosto de 2008
Total de pontos:
10.910 (Nível 6)
Adicionar amigo

Bloquear

ñ sei
2 anos atrás Denuncie by neto
Membro desde:
14 de agosto de 2006
Total de pontos:
34.441 (Nível 7)
Marca:

Adicionar amigo

Bloquear

neto
Causas da Segunda Guerra Mundial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A assinatura do tratado de paz no final da Primeira Guerra Mundial (Tratado de Versalhes) deixou a Alemanha humilhada e despojada de suas possessões. Perdeu seus territórios ultramarinos e, na Europa, a Alsácia-Lorena e a Prússia Oriental. Os exércitos aliados ocuparam a região do Reno, limitaram rigorosamente o tamanho do Exército e da Marinha alemães, e o seu país foi obrigado a pagar indenizações pela Primeira Guerra Mundial que logo provocaram o colapso de sua moeda e causaram desemprego em massa.

[editar] Causas subjacentes

* Nacionalismo: Uma das causas mais fortes teria sido o nacionalismo, fonte das agressões da Alemanha, Itália e Japão. Os regimes fascistas existentes à época nestes países, foram sendo construídos com base num sentimento nacionalista. Adolf Hitler e o Partido Nazista usaram o sentimento nacionalista, na altura bastante explícito na sociedade alemã ,de maneira eficaz. Na Itália, a ideia da restauração de um Império Romano era atractivo para muitos habitantes desse país. No Japão, o nacionalismo, como sentimento de sentido de dever e honra, dedicado especialmente ao imperador, tinha já séculos de prevalência.

[editar] Causas na Europa

* Tratado de Versalhes: O tratado pode ser visto como a causa mais importante indiretamente para o início da guerra. Culpando apenas a Alemanha e os seus Aliados pela Primeira Guerra Mundial, o tratado impôs, além de intensos pagamentos por parte da Alemanha aos Aliados, aplicando um forte golpe na economia do país e elevando a inflação a índices astronômicos, um irrecuperável sentimento de humilhação para os cidadãos alemães.
* Primeira Guerra Mundial: Dito pelo então presidente Norte-Americano Woodrow Wilson, como a guerra para acabar com todas as guerras, não acabou sendo bem assim, principalmente para a Alemanha, que buscava meios de se vingar das humilhações sofridas pela derrota. Como disse Winston Churchill, Essa guerra é, de fato, uma continuação da anterior.
* Lebensraum: A preocupação primária de Hitler durante esse período foi com a necessidade alemã de Lebensraum, ou seja, espaço vital. Se o país devia passar de nação de segunda categoria para primeira potência mundial, necessitava de espaço para se expandir, e se precisava comportar uma população em rápido crescimento e exigindo prosperidade, necessitava de terras para cultivo e matérias-primas para energia e indústria
* Grande Depressão.
* Política de apaziguamento.
* Anti-semitismo.
* Polónia: Principalmente, com relação ao "corredor polonês (ou polaco)".
* Revolução Russa e o Anti-comunismo.
* Itália: Uma aliança entre a Alemanha e a Itália é um dos objetivos essenciais contidos no Mein Kampf. Os acontecimentos haviam mostrado quão úteis essas duas potências podiam ser uma à outra. A recusa alemã de participar das sanções contra a Itália diminuiu grandemente a eficiência dessas sanções. E agora os dois Estados estavam lutando lado a lado para esmagar o governo republicano da Espanha. E entre o entendimento a respeito da Espanha e a colaboração num âmbito europeu, ia apenas um passo.

[editar] Causas na Ásia

As relações entre os Estados Unidos e o Japão andavam tensas há algum tempo, e o principal ponto de discórdia eram as tentativas japonesas de colocar a China sob o controle do império do sol nascente, por meios bélicos. A Guerra Sino-Japonesa começara em 1937, provocando protestos americanos, visto que os Estados Unidos tinham fortes interesses na China. A recusa do Japão em dar ouvidos a esses protestos moveu o governo americano a declarar um embargo na exportação de certos produtos para o Japão, inclusive petróleo, o que gradualmente reforçou a disputa. Privados de uma importante fonte de combustível, os japoneses tinham duas alternativas: aceitar um acordo humilhante com uma América pretendendo a inviolabilidade da China; ou procurar petróleo em outro lugar, se necessário pela força.
Fonte(s):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_S…
2 anos atrás Denuncie Ir para página12Próxima >31 resultados

Descubra Perguntas em Outras - Educação
Olá gente eu era péssimo de redação,mas estou treinando para um concurso.E me dá uma nota!?
MINHA PONTUAÇAO MINIMA FOI DE 466.0 EM MATEMATICA,FIZ O ENEM PARA A CONCLUSÃO DO ENSINO MEDIO.GOSTARIA DE SABE?
Que faculdade vocês pretendem fazer?
Geente ta muito dificil de assessar o site do mec?
PUBLICIDADE
More questions about causas da segunda guerra mundial
resumo das causas da segunda guerra mundial
2 Guerra Mundial?
um resumo contendo as partes mais importantes da segunda…
Quais foram os fatos históricos ocorridos em +- 1944?
Por que houveram mais mortos na Segunda Guerra Mundial, do…

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade

COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas