terça-feira, 18 de janeiro de 2011

7917 - RESUM O DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial





"A Guerra de Hitler" não seria um nome ruim para a Segunda Guerra Mundial, pois foi ele o seu arquiteto. No entanto, o conflito foi formado por duas guerras distintas, se bem que mais ou menos simultâneas. Elas poderiam ser chamadas de "Guerra Alemã" e "Guerra Japonesa".

A Guerra Alemã durou de 1° de setembro de 1939, quando os exércitos de Hitler invadiram a Polônia, até 8 de maio de 1945, quando eles se renderam. Na verdade, ela foi uma continuação da "Guerra do Kaiser" de 1914-1918: foi a segunda tentativa alemã de alcançar suas aspirações nacionais - a hegemonia da Europa e, talvez, posteriormente do mundo.

A Guerra Japonesa durou de 7 de dezembro de 1941 (data do ataque contra Pearl Harbor - o Japão já estava em guerra com a China desde 1937) até a rendição em 15 de agosto de 1945, apesar de que a assinatura oficial tenha sido feita a 2 de setembro, no couraçado Missouri. Sua meta consistia simplesmente em estabelecer o domínio japonês no Extremo Oriente.






Esta página é dedicada a este evento histórico que, possivelmente por influência das histórias contadas por meu pai, durante a minha infância, se tornou um objeto de estudo e de pesquisa para mim, desde a minha adolescência. Apesar de não ter ido lutar na Itália, meu pai era sargento do exército brasileiro durante a guerra e estava pronto para o embarque quando ela terminou. Esta página também é em memória dele.

Ela contém um relato completo de toda a história da Segunda Guerra Mundial, de várias maneiras distintas, cada uma tendo o objetivo de atender ao interesse particular de cada pessoa pelo assunto.

Farei o possível para que esta página possa ser usada como fonte de pesquisas, para as pessoas interessadas no assunto.

Quero também registrar o imprescindível apoio de minha mulher Cristina, pelo seu incentivo na continuação do meu trabalho e na digitação dos textos.


Novidade - Ataque Aéreo à Refinaria de Ploesti (em Batalhas e Campanhas)



A Segunda Guerra Mundial - Resumo
A Segunda Guerra Mundial - História Completa Básica

A Segunda Guerra Mundial - Relato por Ordem Cronológica

A Segunda Guerra Mundial - Relato por Eventos
Batalhas e Campanhas

Política e Conflitos Humanos

Armas e Tropas

Líderes

Cronologia

Galeria de Fotos e Mapas - Em breve

Bibliografia, Links, Livros, Filmes e Documentários






O Segundo-Sargento Adolfo Luna Filho.
Meu pai.

Foto tirada em fevereiro de 1944




Adolfo Luna Neto
E-mail: adluna@uol.com.br






Powered by CounterBot.com




Melhores correspondências para RESUMO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A Segunda Guerra Mundial - Resumo. A Segunda Guerra Mundial - História Completa Básica. A Segunda Guerra Mundial - Relato por Ordem Cronológica... Ir para o texto »


COPÇYRIGHT ADOLFO LUNA NETO

Um comentário:

  1. Quando o sr. Adolfo Luna mantinha no UOL seu site sobre a história da Segunda Guerra Mundial, eu sempre o consultava para ler sobre o assunto. Pena que aquele fantástico conteúdo tenha se perdido. Espero que alguém o tenha preservado, para que possa ser disponibilizado para as pessoas que se interessam pelo assunto. Eu mesmo salvei muitas páginas do conteúdo para leitura posterior, mas não foram todas.

    ResponderExcluir

Contador de visitas