sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

7613 - CONSEQUÊNCIAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Pesquisa global Todos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exactas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia Língua Portuguesa (Gratuito)
Língua Portuguesa
- Acordo Ortográfico (Gratuito)
Português|Inglês
Inglês|Português
Português|Espanhol
Espanhol|Português
Português|Francês
Francês|Português
Português|Alemão
Alemão|Português
Português|Italiano
Italiano|Português
Português|Neerlandês
Neerlandês|Português
Verbos Portugueses
Verbos Ingleses
Verbos Franceses
Siglas e Abreviaturas
Toponímia
Antroponímia
Termos Médicos
--------------------------------------------------------------------------------
Vocabulário Ortográfico
da Língua Portuguesa (Gratuito) 21 Dicionários
LOGIN
Login

Password

Esqueci-me da password
Login e/ou password inválidos

c"A Adoração dos Pastores", óleo..."A Apoteose de Cosme I", pintura..."A Barca de Caronte", pormenor do..."A Barca Mística", pastel de..."A batalha de San Romano" do..."A casa de Persianas Azuis", óleo..."A Catedral de Ruão, Fachada..."A Coluna Partida", óleo sobre...

PESQUISA AVANÇADA AJUDA



HistóriaTodos os temas
Artes
Ciências Naturais e Exactas
Ciências Sociais e Humanas
Desporto e Lazer
Geografia
História
Literatura
Religião e Mitologia
Sociedade
Tecnologia

--------------------------------------------------------------------------------
Atlas
Banco de Recursos Enciclopédia

Pesquisa Local Módulos Complementares

>Almanaque


>Atlas


>Conhecer Portugal


>Guia Curricular


>Mapas Estatísticos


>Obras Completas






Consequências da Primeira Guerra Mundial

As consequências imediatas da Primeira Guerra Mundial foram evidentemente as baixas humanas. O conflito fez mais de 8 milhões de mortos (1,9 milhões na Alemanha, 1,7 milhões na Rússia, 1,4 milhões na França, 1 milhão na Áustria-Hungria e 760 mil na Inglaterra), 20 milhões de feridos e 6 milhões de inválidos. Traduziu-se igualmente em grandes perdas económicas e em enormes gastos com o esforço de guerra, lançando muitos Estados em sérias crises. A Europa passou por um período de dependência económica e também de instabilidade política, perdendo a sua posição de hegemonia que ocupava no panorama mundial.
Em termos económicos, a Europa ficou completamente desorganizada, com graves problemas no sector agrícola e industrial. Os grandes beneficiários desta situação foram os EUA e o Japão. No caso do Japão, o país pôde beneficiar do afastamento dos tradicionais concorrentes europeus, o que permitiu o estímulo e a diversificação da sua indústria. Os EUA lucraram também, pois viram as suas reservas de ouro duplicar, ficando nas suas mãos cerca de metade do ouro disponível a nível mundial. Este poderio económico vai permitir ao país substituir a pouco e pouco a preponderância financeira dos europeus, em particular na América do Sul. Segundo o tratado de Versalhes (28 de Junho de 1919), a Alemanha era considerada a grande responsável pela guerra, tendo que pagar 22 milhões de marcos/ouro como reparação dos danos às populações civis. Este dinheiro foi repartido na sua maior fatia pela França (52%) e pela Grã-Bretanha (22%).
Mas mais significativa que os reveses económicos foi a reconstrução política da Europa, "plasmada" em vários tratados de paz assinados após a Guerra, reunidos sob o nome de Tratados de Versalhes, cuja ineficácia ficaria provada em menos de duas décadas. As negociações de paz reuniram 32 Estados, entre vencedores e vencidos, orientados sob os princípios idealistas do presidente americano Woodrow Wilson (1913-1921). Daqui resultaram problemas políticos que seriam posteriormente o rastilho para uma guerra ainda mais letal do que a que findava. Os problemas-chave latentes eram o direito de nacionalidade das minorias assimiladas pelos Impérios Austríaco, Russo e Otomano; a repartição dos territórios coloniais, não europeus; a vexação sofrida pela Alemanha (desmilitarizada, perdendo territórios e pagando indemnizações pesadas); e o fracasso da Sociedade das Nações (SDN), incapaz de fazer respeitar os acordos e manter a paz.
O mapa geopolítico da Europa foi então redefinido sobre os escombros da guerra. A Alemanha foi forçada a evacuar a Alsácia-Lorena, pertencente à França, e a margem esquerda do Reno (Renânia). A região do Sarre ficará sob o controlo da SDN, reservando ao território o direito de optar em relação ao país que desejasse integrar (a França ou a Alemanha). A Posnânia (na Polónia) e uma parte da Prússia (território alemão no báltico oriental) são dadas à Polónia, ainda que o acesso ao Báltico fosse assegurado por um "corredor" de 80 km, separando-se a Alemanha da Prússia oriental. O território do Norte de Schleswig foi também anexado à Dinamarca, após plebiscito entre a população (1920).
A Europa central e balcânica foi totalmente reorganizada a partir do desmembramento do Império Austro-Húngaro. A Hungria viu-se, todavia, amputada de parte do seu território pelo tratado de Saint-Germain-en-Laye (10 de Setembro de 1919), perdendo ainda outras regiões através do disposto no tratado de Trianon (4 de Junho de 1920). Segundo o tratado de Neuilly (Novembro de 1919), a Bulgária foi forçada a ceder a Trácia à Grécia e a Macedónia à Sérvia. A Turquia teve também que abandonar as suas possessões árabes e a Terra Santa, o que correspondia a quatro quintos do seu império (tratado de Sèvres, 10 de Agosto de 1920). Relativamente à Polónia, o tratado de Versalhes pouco precisou no que diz respeito à sua fronteira oriental com a Rússia. O desmembramento do Império dos Habsburgos (Áustria-Hungria) vai beneficiar a então recente república checoslovaca, a Roménia e a Sérvia, cujo Estado ficava com a posse da Eslovénia, a Croácia (com a Dalmácia).
Aos impérios históricos, formados sob o princípio da legitimidade, sucediam-se os novos países criados sob o princípio da nacionalidade, face à eclosão de diversos movimentos nacionalistas. Húngaros, polacos, checos e eslovacos e povos da ex-Jugoslávia proclamam a sua autonomia logo em 1918 no fim da guerra, enquanto se ouvem também os protestos de albaneses, arménios e gregos orientais (da Turquia). Ao mesmo tempo, os países que perderam com o alinhamento das fronteiras, como a Hungria e a Alemanha, mostravam o seu descontentamento aderindo a ideais como os saídos da terceira Internacional comunista ou mesmo a outros de expressão mais extremista, de direita nacionalista.
A Europa dividiu-se politicamente. A vitória dos Aliados era entendida como a vitória da democracia face aos impérios autocráticos. O garante desta nova ordem seria a SDN, instituída pelo tratado de Versalhes. A Sociedade tinha uma dupla função: por um lado, garantia a paz e a segurança internacional, e por outro devia desenvolver a cooperação entre as nações, encarando o espírito universal do parlamentarismo. Contudo, porque baseada em equívocos, a sua acção irá revelar-se insuficiente para evitar o deflagrar de um novo conflito.




Como referenciar este artigo:
Consequências da Primeira Guerra Mundial. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-01-14].
Disponível na www: .
Banco de Recursos


monumento aos mortos, França



Imagem

Tema(s): História, Geografia

> VER DOCUMENTO


Guia Curricular

História 12.º ano
▪ As transformações das primeiras décadas do século XX
> outros anos / disciplinas
Sugestões de consulta
História|História Universal
Definições, Conceitos e Factos
▪ A Espanha de Filipe II ("Siglo de Oro")
▪ Apogeu e Declínio dos Otomanos (sécs. XV-XVIII)
▪ Do Romantismo ao Positivismo
▪ Nações e Revoluções (1815-1832)
▪ Nascimento da Produção Industrial: Desenvolvimento das Manufacturas (sécs. XV - XVII)
▪ Questão do Levante
▪ Transformações Políticas e Sociais na Rússia (1597-1796)
> ver mais
Artigos relacionados
▪ Primeira Guerra Mundial
▪ Thomas Woodrow Wilson
▪ Tratado de Saint-Germain
▪ Tratado de Versalhes (1919)



--------------------------------------------------------------------------------






--------------------------------------------------------------------------------










TERMOS E CONDIÇÕES DE ACESSO | POLÍTICA DE PRIVACIDADE | CENTRO DE CONTACTO
© 2003-2011 Porto Editora






COPYRIGHT PORTO EDITORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas