segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

7540 - O ASSASSINATO DOS ROMANOV

Inicio Email Um Mundo Distante um pouco de tudo Minha Biblioteca Espaço dos Anjos
skip to main | skip to sidebar
Reinos encantados
De que são feitos os dias?
– De pequenos desejos, vagarosas saudades, silenciosas lembranças. Entre mágoas sombrias, momentâneos lampejos: vagas felicidades, inatuais esperanças. De loucuras, de crimes, de pecados, de glórias,
– do medo que encadeia todas essas mudanças. Dentro deles vivemos, dentro deles choramos, em duros desenlaces e em sinistras alianças...
(Cecília Meireles)


quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Assassinato da Família Imperial Romanov





Em 17 de julho de 1918, a família imperial Romanov, foi assassinada junto com mais seis pessoas que o serviam. Trancados em uma sala revestida de madeira, para evitar que as balas ricocheteassem, um pelotão de soldados acabou com a família de 5 filhos, a imperatriz e o último imperador da Rússia – Nicolau II.











(...) "Por volta da meia noite, Iurovski acordou a família imperial. Não sei se eles lhes disse porque os acordava e para onde eles deveriam ir. Confirmo que foi mesmo Iurovski quem entrou nos quartos onde estava a família imperial. Iurovski não me deu, nem a Konstantin Dobrinin, ordens para acordar os que estavam dormindo. Em aproximadamente uma hora, toda a família imperial, o médico, a empregada e dois serviçais se levantaram, lavaram o rosto e se vestiram. Antes de Iurovski ir acordar a família, dois membros da Comissão Extraordinária [Cheka] chegaram à casa Ipatiev: o primeiro, como soube depois, era Piotr Iermakov, e o outro alguém que eu não conhecia de nome ou sobrenome – alto, loiro, com um pequeno bigode, idade de 25 ou 26 anos. Por volta de 2 h da manhã, o czar, a czarina, as quatro filhas reais, a empregada, o médico, o cozinheiro e um lacaio saíram de seus quartos. O czar carregava o herdeiro nos braços. Sua majestade e as filhas usavam vestidos, sem casacos, com as cabeças descobertas. O soberano veio à frente com o herdeiro – e atrás dele a czarina, as filhas e outros. Iurovski, seu assistente e dois membros da Comissão Extraordinária que mencionei, os acompanharam. Eu também estava lá.

Nenhum dos membros da família imperial, na minha presença, fez qualquer pergunta. Não houve lágrimas, nem soluços tampouco. Tendo descido a escada da segunda entrada do salão para o térreo, entramos no pátio e de lá passamos por uma segunda entrada do salão para o térreo, entramos no pátio e de lá passamos por uma segunda porta (contando a partis dos portões) para o alojamento interno do térreo. Iurovski indicou o caminho. Eles foram levados para o quarto de esquina do andar térreo contíguo ao depósito lacrado. Iurovski ordenou que fossem trazidas cadeiras. Seu assistente trouxe 3 cadeiras. Uma foi dada à Sua Majestade, a czarina, a outra ao soberano e a terceira ao herdeiro. Sua majestade sentou-se junto à parede com janela, perto do pilar por trás do arco. Atrás dela ficaram, em pé, três filhas (conheço-as muito bem de vista, pois as via passeando quase todos os dias, mas realmente não as conheço pelo nome). O herdeiro e sua Majestade sentaram-se lado a lado, quase no centro da sala. Atrás da cadeira do herdeiro, o doutor Botkin, em pé. A empregada (não conheço pelo nome – uma mulher alta, ficou à esquerda da porta que dá para o depósito lacrado. Uma das filhas da família imperial (a quarta) postou-se de pé ao lado dela. Os dois serviçais ocuparam o canto esquerdo (a partir da entrada), junto à parede adjacente ao depósito.
A empregada segurava um travesseiro. As filhas também trouxeram pequenos travesseiros. Um dos pequenos travesseiros foi posto sobre o assento da cadeira de Sua Majestade, a czarina, e o outro sobre o assento da cadeira do herdeiro. Parecia que todos sabiam o que ia acontecer a eles, mas ninguém emitiu som algum. Simultaneamente, onze pessoas entraram na mesma sala. Iurovski, seu assistente, os dois membros da Comissão Extraordinária e sete soldados letões. Iurovski me mandou sair dizendo: 'Vá para a rua, veja se há alguém lá e se os tiros serão ouvidos.' Saí para o pátio fechado por uma cerca alta e ouvi o som de tiros antes de chegar à rua. Imediatamente, voltei à casa (só uns 2 ou 3 min haviam se passado) e, quando entrei na sala onde haviam ocorrido os tiros, vi todos os membros da família imperial – o czar, a czarina, as 4 filhas e o herdeiro – já caídos no chão com muitos ferimentos nos corpos. O sangue escorria em torrentes. O médico, a empregada e os serviçais também estavam mortos. Quando entrei na sala, o herdeiro ainda estava vivo – gemendo. Iurovski aproximou-se e atirou nele à queima roupa duas ou três vezes. O herdeiro ficou silencioso. A cena do assassinato, o cheiro e a vista do sangue deram-se vontade de vomitar. Antes do assassinato, Iurovski destribuiu revólveres Nagant a todos e me deu um, mas repito, não tomei parte no assassinato. Iurovski tinha uma Mauser, além de um Nagant.
Quando terminou o assassinato, Iurovski mandou-me buscar o destacamento para que fosse lavado o sangue da sala. (...) Trouxe de volta de 12 a 15 membros do destacamento (...) Os elementos que trouxe trataram primeiro de colocar os corpos dos mortos em um caminhão que havia sido trazido à entrada principal." (...)
– extraído da transcrição do depoimento do acusado, Pavel Medvedev, comandante da guarda na casa Ipatiev, 21-22 de fevereiro de 1919 –

(...) "O comandante, apressadamente, repetiu suas palavras e ordenou ao destacamento que se aprontasse. O destacamento recebera instruções antes sobre em quem atirar e ordens para apontar diretamente para o coração, a fim de evitar grande volume de sangue e acabar com eles mais rapidamente. Nicolau, mais uma vez virando-se para a família, nada mais disse; os outros soltaram algumas exclamações incoerentes; tudo isso durou alguns segundos. Começaram então os tiros; durante 2 ou 3 minutos. Nicolau foi morto no local pelo próprio comandante. Aleksandra morreu imediatamente depois disso e os outros Romanov (no total 12 pessoas foram mortas a tiros [na verdade foram 11 executadas]). Aleksei, três das irmãs, a dama de companhia e Botkin ainda estavam vivos. Tiveram que ser baleados novamente. Este fato surpreendeu o comandante, uma vez que haviam apontado para o coração. Era também surpreendente que as balas das pistolas tivessem ricocheteado em alguma coisa e saltado em volta da sala como se fossem granizo. Quando tentaram acabar com uma das moças usando baionetas, a baioneta não conseguiu perfurar o espartilho. Graças a tudo isso, todo o procedimento, incluindo a 'verificação' (tomada do pulso etc), levou cerca de 20 minutos. (...)
Por volta das 3 h da manhã, partimos para o local que Iermakov devia ter preparado (do outro lado da fábrica do Alto Isetsk). (...)
Descobrimos em seguida que Tatiana, Olga e Anastácia estavam usando um tipo de espartilho especial.. Foi resolvido despir os corpos, não ali, mas apenas no local do sepultamento. (...) Quando uma das moças estava sendo despida, notou-se que as balas haviam rasgado o espartilho em alguns lugares e diamantes podiam ser visto nos orifícios. (...) Aleksandra estava usando um cinto completo de pérolas, formado por várias voltas e costurado no tecido. Em volta do pescoço de cada moça, descobrimos, havia uma efígie de Rasputin com o texto de sua prece, costurado sob a forma de amuletos. Os diamantes foram imediatamente retirados. Eles (isto é, os objetos feitos de diamantes) pesavam cerca de 8 kg. Eles foram enterrados no porão de uma das pequenas casas da fábrica de Alapaevsk; em 1919, foram desenterrados e levados para Moscou." (...)
– nota de Iakov Iurovski sobre a execução da família imperial e o ocultamento dos cadáveres, 1920 –


(Origem: do livro 'A queda dos Romanov' – a história documentada do cativeiro e execução do último czar russo e sua família, de: Mark Steinberg e Vladimir Khrustalev)

Postado por Leopoldina às 17:57
Marcadores: famílias
1 comentários:
Leopoldina disse...
Injusto final para uma família real... pura covardia!

23 de maio de 2009 02:22

Postar um comentário



Postagem mais recente Início
Assinar: Postar comentários (Atom)
Benção

"Que o caminho seja brando a teus pés, O vento sopre leve em teus ombros.Que o sol brilhe cálido sobre tua face, As chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja.... Que Deus te guarde na palma de Sua mão."
(Uma antiga bênção Irlandesa)
O Divã

" Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos ,um livro mais ou menos.
Tudo perda de tempo.
Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoraçao ou seu desprezo.
O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia "
(trecho de O Divã – Martha Medeiros )
Castelos

Rita Lee




powered by



Marisa Monte




powered by



Imperador



'Memórias de Adriano' de: Marguerite Yourcenar
Antigo Egito



Filae o último templo pagão
... reis



A Loucura dos Reis
histórias de poder e destruição, de Calígula a Saddam Hussein
ótimo livro



'Em busca de Fátima'
Veja o outro lado da história
Liberdade



"A favor da causa Palestina"
Seguidores

Visitantes



Mário Quintana
Das utopias
Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que triste os caminhos, se não fora A mágica presença das estrelas!

Feriados 2010

01/01 - 6ªF Ano Novo
15/02 - 2ªF Carnaval
16/02 - 3ªF Carnaval
02/04 - 6ªF Paixão de Cristo
21/04 - 4ªF Tiradentes
01/05 - Sáb Dia do Trabalho
03/06 - 5ªF Corpus Christi
07/09 - 3ªF Indep. do Brasil
12/10 - 3ªF Nossa Sra Aparecida
02/11 - 3ªF Finados
15/11 - 2ªF Procl. República
20/11 - Sáb Consciência Negra
25/12 - Sáb Natal, e


09/07 - 6ªF Revolução de 32
(apenas SP)



Indicações
castelo


Informação
Dicionário

Fumantes

Genealogia

Gifs
Anjos Gifs

Flores Gifs

Mini Gifs

Outros Gifs Flores

História do Brasil
D. Leopoldina do Brasil

Petrópolis – Rio de Janeiro

Museu do Ipiranga – São Paulo

D. Pedro II – imperador do Brasil

D. Pedro I – 1º imperador do Brasil

O fim da monarquia no Brasil

Paço Imperial

Monumento do Ipiranga

O santo padroeiro do Brasil império

D. Teresa Cristina última imperatriz brasileira

Inverdades na Proclamação da República do Brasil

D. Amélia Leuchtenberg, imperatriz do Brasil

O Baile na Ilha Fiscal

O casamento de D. Pedro e D. Leopoldina

A quase Imperatriz Isabel I do Brasil

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O grito e o mito do Ipiranga

O Brasil aclama seu imperador

Quinta da Boa Vista

Museu Nacional - Rio de Janeiro

Testes
Akinator

Espectativa de Vida


Poema da grande alegria

Olhavas-me tanto E estavas tão perto de mim Que, no meu êxtase, Nem sabia qual fosse Cada um de nós... Era num lugar tão longe Que nem parecia neste mundo... Num lugar sem horizontes, Onde, sobre águas imóveis, Havia lótus encantados... Vinham de mais longe... De ainda mais longe, Músicas sereníssimas, Imateriais como silêncios... Músicas para se ouvirem com a alma, apenas... E tudo, em torno, Eram purificações... Não sei para onde me levavas: Mas aqueles caminhos pareciam Os caminhos eternos Que vão até o último sol... E eu me sentia tão leve Como o pensamento de quem dorme... Eu me sentia com aquela outra Vida Que vem depois da vida... Eleito, ó Eleito, Eu queria ficar sonhando Para sempre, Tão perto de Ti Que, no meu êxtase, Nem se pudesse saber Qual fosse cada um de nós... (Cecília Meireles)
Caio Fernando Abreu

"Depois de todas as tempestades e naufrágios, o que sobra de mim em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro."
Vida Angelical

Como Obter uma vida Angelical
• Torne-se um Otimista
• Cultive sua Fé e sua Imaginação
• Ouça à própria orientação interior
• Seja sempre simpático
• Cultive a prática do Perdão
• Pratique o Amor e a Gentileza
• Cultive à prática da Alegria e da Oração

– Os Anjos podem voar porque não se preocupam –
Canção do dia de sempre

Hoje queria um dia feito de horas de oferecer. Porque há dias diferentes. Dias especiais em que queremos encomendar o sol, a luz do horizonte, a doçura do ar. Tudo feito por medida, ao jeito de quem o irá desfrutar. Queria oferecer um dia hoje. Um dia perfeito. Embrulhado em momentos guardados. Talvez com uma fita cor de certeza calma, e um laço pleno de voltas cúmplices. Só um dia. Dado assim, porque hoje é dia de dar só um pouquinho mais. (Mário Quintana?)
Soneto

E quando nós saímos era a Lua,
Era o vento caído e o amor sereno
Azul e cinza-azul anoitecendo
A tarde ruiva das amendoeiras.

E respiramos, livres das ardências
Do sol, que nos levara à sombra cauta
Tangidos pelo canto das cigarras
Dentro e fora de nós exasperadas.

Andamos em silêncio pela praia.
Nos corpos leves e lavados ia
O sentimento do prazer cumprido.

Se mágoa me ficou na despedida
Não fez mal que ficasse, nem doesse -
Era bem doce, perto das antigas.
(Rubem Braga – 1947)

Marcadores
castelos (21)
cidades (21)
famílias (20)
imperador (20)
imperatriz (21)
loucura de reis (14)
monumentos (20)
museus (20)
país e afins (20)
rainhas (21)
realeza (2)
reis (20)
variedades (26)
Arquivo
► 2010 (84)
► Setembro (7)
► Set 24 (1)
Capela Sistina
► Set 16 (1)
Carlos V, imperador do Sacro Império Romano
► Set 07 (1)
Independência ou Morte!
► Set 06 (2)
Rainha Cristina da Suécia
Museu do Vasa
► Set 05 (1)
Sevilha - Espanha
► Set 02 (1)
Castelo de Het Loo
► Agosto (20)
► Ago 30 (1)
Cristiano I, rei da Dinamarca
► Ago 28 (1)
Guilhermina a rainha holandesa
► Ago 26 (1)
Palazzo Strozzi
► Ago 25 (1)
Família Strozzi
► Ago 23 (1)
Imperatriz Maria Teresa da Áustria
► Ago 22 (2)
Maria Luisa, imperatriz da França
Casa Tudor
► Ago 17 (1)
Museu Nacional - Rio de Janeiro
► Ago 16 (1)
Quinta da Boa Vista
► Ago 14 (1)
Machu Picchu
► Ago 13 (2)
Imperador Frederico Barbarossa
O Brasil aclama seu imperador
► Ago 12 (1)
Imperatriz Eugênia da França
► Ago 11 (1)
D. Carlos I – rei de Portugal
► Ago 09 (1)
Verona, Itália
► Ago 08 (1)
O grito e o mito do Ipiranga
► Ago 07 (1)
Algarve – Portugal
► Ago 04 (1)
Jardim Botânico do Rio de Janeiro
► Ago 02 (1)
A história de Portugal
► Ago 01 (1)
A quase Imperatriz Isabel I do Brasil
► Julho (22)
► Jul 30 (1)
O casamento de D.Pedro e D.Leopoldina
► Jul 28 (1)
Castelo de Praga
► Jul 25 (1)
Imperador Carlos IV de Praga
► Jul 24 (2)
Ponte Carlos – Praga
Provença-Alpes-Costa Azul
► Jul 23 (1)
Carlota Joaquina
► Jul 20 (1)
Guilherme I da Inglaterra
► Jul 19 (1)
Casa de Windsor
► Jul 18 (2)
Casa de Bonecas da rainha Mary
Castelo de Windsor - Inglaterra
► Jul 17 (1)
Ana Bolena, rainha da Inglaterra
► Jul 16 (1)
Josefina de Beauharnais
► Jul 14 (2)
Isabel da Áustria – Sissi
O império austro-húngaro
► Jul 13 (1)
Guilherme II da Alemanha
► Jul 12 (1)
A Ponte da Torre de Londres
► Jul 11 (1)
Galeria Uffizi - Florença
► Jul 10 (2)
Margarida de Sabóia, rainha da Itália
A casa de Sabóia - Itália
► Jul 09 (2)
A fuga de Luís XVI
Castelo Bodiam
► Jul 08 (1)
Murano, Itália
► Junho (2)
► Jun 03 (1)
Francisco II, último imperador do sacro império ro...
► Jun 02 (1)
► Maio (5)
► Mai 30 (1)
► Mai 28 (1)
► Mai 23 (1)
► Mai 22 (1)
► Mai 10 (1)
► Abril (6)
► Abr 28 (2)
► Abr 17 (1)
► Abr 11 (2)
► Abr 04 (1)
► Março (2)
► Mar 07 (1)
► Mar 01 (1)
► Fevereiro (4)
► Fev 27 (1)
► Fev 11 (1)
► Fev 06 (1)
► Fev 03 (1)
► Janeiro (16)
► Jan 30 (1)
► Jan 28 (1)
► Jan 25 (1)
► Jan 24 (1)
► Jan 18 (1)
► Jan 16 (2)
► Jan 15 (1)
► Jan 11 (1)
► Jan 10 (1)
► Jan 09 (1)
► Jan 08 (1)
► Jan 06 (1)
► Jan 04 (1)
► Jan 02 (1)
► Jan 01 (1)
▼ 2009 (139)
► Dezembro (16)
► Dez 29 (1)
► Dez 28 (1)
► Dez 27 (1)
► Dez 26 (2)
► Dez 19 (2)
► Dez 17 (1)
► Dez 13 (1)
► Dez 12 (2)
► Dez 09 (1)
► Dez 08 (1)
► Dez 06 (1)
► Dez 05 (1)
► Dez 04 (1)
► Novembro (14)
► Nov 28 (1)
► Nov 21 (2)
► Nov 20 (1)
► Nov 18 (1)
► Nov 16 (1)
► Nov 15 (2)
► Nov 14 (1)
► Nov 08 (2)
► Nov 07 (1)
► Nov 04 (1)
► Nov 03 (1)
► Outubro (7)
► Out 19 (1)
► Out 17 (2)
► Out 15 (1)
► Out 14 (1)
► Out 10 (1)
► Out 01 (1)
► Setembro (12)
► Set 23 (1)
► Set 18 (2)
► Set 16 (2)
► Set 14 (1)
► Set 12 (2)
► Set 07 (1)
► Set 06 (1)
► Set 05 (1)
► Set 03 (1)
► Agosto (13)
► Ago 29 (1)
► Ago 25 (1)
► Ago 23 (1)
► Ago 19 (1)
► Ago 18 (1)
► Ago 13 (1)
► Ago 12 (1)
► Ago 11 (1)
► Ago 09 (1)
► Ago 08 (1)
► Ago 06 (1)
► Ago 03 (1)
► Ago 02 (1)
► Julho (11)
► Jul 29 (1)
► Jul 23 (1)
► Jul 21 (1)
► Jul 19 (1)
► Jul 18 (1)
► Jul 15 (1)
► Jul 14 (1)
► Jul 13 (1)
► Jul 10 (1)
► Jul 06 (1)
► Jul 02 (1)
► Junho (15)
► Jun 27 (1)
► Jun 20 (1)
► Jun 17 (1)
► Jun 15 (1)
► Jun 13 (1)
► Jun 12 (1)
► Jun 11 (1)
► Jun 10 (1)
► Jun 08 (2)
► Jun 07 (1)
► Jun 06 (2)
► Jun 03 (1)
► Jun 01 (1)
► Maio (27)
► Mai 30 (2)
► Mai 29 (1)
► Mai 28 (2)
► Mai 27 (1)
► Mai 26 (1)
► Mai 24 (1)
► Mai 22 (2)
► Mai 20 (3)
► Mai 18 (2)
► Mai 16 (2)
► Mai 14 (1)
► Mai 10 (2)
► Mai 09 (2)
► Mai 08 (1)
► Mai 06 (2)
► Mai 04 (2)
► Abril (7)
► Abr 27 (1)
► Abr 26 (1)
► Abr 23 (1)
► Abr 20 (1)
► Abr 19 (1)
► Abr 16 (1)
► Abr 03 (1)
► Março (5)
► Mar 26 (1)
► Mar 21 (1)
► Mar 14 (1)
► Mar 06 (1)
► Mar 03 (1)
► Fevereiro (7)
► Fev 19 (1)
► Fev 15 (2)
► Fev 14 (1)
► Fev 07 (1)
► Fev 05 (1)
► Fev 03 (1)
▼ Janeiro (5)
► Jan 31 (1)
► Jan 27 (1)
► Jan 19 (1)
► Jan 13 (1)
▼ Jan 07 (1)
Assassinato da Família Imperial Romanov
Perfil

Leopoldina
A TODOS... "A todos trato muito bem sou cordial, educada, quase sensata, mas nada me dá mais prazer do que ser persona non grata expulsa do paraiso uma mulher sem juízo, que não se comove com nada cruel e refinada que não merece ir pro céu, uma vilã de novela mas bela, e até mesmo culta estranha, com tantos amigos e amada, bem vestida e respeitada aqui entre nós melhor que ser boazinha é não poder ser imitada." (Martha Medeiros)
Visualizar meu perfil completo


--------------------------------------------------------------------------------


Clarice Lispector
"...e receber o telefonema de um amigo, e a comunicação de vozes e alma ser perfeita? Quando se desliga: que prazer dos outros existirem e de a gente se encontrar nos outros. Eu me encontro nos outros. Tudo o que dá certo é normal. O estranho é a luta que se é obrigado a travar para obter o que simplesmente seria o normal."
© 2008 Templates e Acessórios por Elke di Barros acabei de assistiracabei de assistir,


COPYRIGHT ELKE DE BARROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas