segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

7524 - O MASSACRE DA FMÍLIA IMPERIAL RUSSA


TUDO SOBRE EDUCAÇÃO Educação Infantil
Ensino Fundamental
Gestão Escolar
Planejamento e Avaliação
Formação
Políticas Públicas
Inclusão
Criança e Adolescente
PLANOS DE AULA EDIÇÕES IMPRESSAS Edição do mês NOVA ESCOLA
Edição do mês GESTÃO ESCOLAR
Edições anteriores
Edições especiais

História
Plano de Aula Ensino Médio
Massacre na Sibéria

Bases Legais
Ciências Humanas e suas Tecnologias

Conteúdo
Século XX


Conteúdo relacionado

Reportagem de Veja

Os dois últimos corpos. Mas o mistério continua - 05/09/2007
Objetivos
Discutir os fatos marcantes na história da Russa que antecederam a Primeira Guerra Mundial

Introdução
A reportagem sobre a descoberta dos restos mortais de Alexei e Maria Romanov, filhos do último czar, informa que a família imperial foi canonizada no ano 2000 pela Igreja Ortodoxa Russa. No momento em que Nicolau II foi proclamado santo, as centenas de vítimas do Domingo Sangrento de 22 de janeiro de 1905 - o massacre de uma manifestação pacífica pelas tropas do governo em São Petersburgo, diante do palácio imperial - devem ter se revirado no túmulo. Afinal, que imagem do derradeiro monarca da Rússia ficará para a história? A de um mártir da religião ortodoxa, vítima inocente do bolchevismo? A de “Nicolau, o Sangrento”, como o chefe de estado passou a ser chamado depois da carnificina que serviu de estopim à Revolução de 1905? A do governante fraco, que se deixava manobrar pela czarina e pelo monge devasso Rasputin e guiou seus exércitos à derrota na I Guerra Mundial? Qualquer que seja a resposta, o texto serve de fio condutor para examinar com seus alunos o que ocorreu nos domínios de Nicolau II há exatos 90 anos, durante as mobilizações populares que derrubaram o absolutismo e acabaram por entregar o poder aos sovietes.

Atividades
1ª aula - Forneça algumas informações sobre Nicolau II, da dinastia Romanov - linhagem que governou a Rússia entre 1613 e 1917. Conte que o czar era oficialmente designado como Imperador e Autocrata de Todas as Rússias: um soberano absolutista à frente de um estado que não dispunha de Constituição ou Parlamento. Assim, não é de estranhar que o benzedeiro Rasputin, um monge beberrão, devasso e semi-analfabeto, tenha se tornado, de 1905 até 1916, o primeiro-ministro informal do imenso Império Russo. Proponha uma rápida busca de dados sobre esse personagem que parece saído das páginas de Dostoievski, supostamente dotado do poder de interromper os sangramentos que, de tempos em tempos, levavam à beira da morte o príncipe herdeiro Alexei, portador de hemofilia.

A reportagem associada a este plano indaga sobre a responsabilidade do último czar "na criação do caos político e social que culminou com a ditadura comunista". Oriente pesquisas com esse foco.

Lembre que a guerra russo-japonesa, perdida pelo exército czarista, a rebelião dos marinheiros do encouraçado Potemkin e, em especial, o Domingo Sangrento desencadearam a Revolução de 1905. Desde esse tempo, o rancor popular estava contra o czar e a czarina Alexandra, "a alemã", defensora incondicional de Rasputin na corte - e tida como uma de suas muitas amantes. Em 1914, Nicolau envolveu os russos na I Guerra, na qual só acumularam derrotas. Sua iniciativa de assumir pessoalmente o comando das tropas revelou-se desastrosa não apenas no campo de batalha, mas também para a sobrevivência da dinastia: a guerra impopular e malconduzida foi uma das causas dos movimentos revolucionários de 1917.

VEJA dá conta de que a ordem de execução da família imperial veio quando o Exército Branco se aproximava de Ekaterinburgo, na Sibéria, onde os Romanov estavam presos. Vale a pena estudar os desdobramentos da guerra civil na Rússia, que, em 1918 e 1919, opôs Brancos e Vermelhos e ameaçou derrubar o governo de Lenin. Explique que a cidade caiu em poder dos soldados anti-soviéticos em 26 de julho de 1918, nove dias após a execução de Nicolau, Alexandra e seus filhos. O conflito só terminaria em 1922.

2ª aula – Que tal realizar uma análise iconográfica sobre a época dos Romanov? Chame a atenção, na foto da família que ilustra a reportagem, para a roupa de Nicolau II. É um uniforme militar. O príncipe herdeiro, Alexei, veste um traje de marinheiro, no estilo do pai. A czarina porta uma coroa e as princesas ostentam colares e outros objetos de adorno. A imagem pode ser considerada uma evidência do luxo da dinastia imperial?

Apresente à classe outro exemplo do fausto da realeza: os ovos fabricados para os czares por Fabergé, joalheiro oficial da corte russa. Desde 1885, os imperadores passaram a encomendar anualmente às oficinas Fabergé uma dessas obras-primas, determinando apenas que fosse uma peça única e que contivesse em seu interior uma "surpresa". No caso do Ovo Mosaico (cuja imagem é reproduzida abaixo), produzido em 1914, a tal surpresa foi o perfil dos cinco filhos de Nicolau II.


Ovo mosaico: a jóia criada por Fabergé inclui uma "surpresa" -
o perfil dos filhos de Nicolau e Alexandra.
Foto: Tim Graham / Corbis / LatinstockApós a matança de Ekaterinburgo, surgiram boatos de que alguns dos herdeiros do czar teriam escapado da morte. Dizia-se, por exemplo, que a princesa Anastasia havia sobrevivido e fugido para a França. Essa suposta epopéia inspirou diversos longas-metragens hollywoodianos. Lance um tema para debate: como explicar a persistência dessas histórias? Elas decorrem somente da relevância histórica do episódio?

3ª aula – Trabalhe com filmes sobre o período. Algumas produções que possibilitam uma boa análise são o drama O Encouraçado Potemkin, o desenho animado Anastasia – A Princesa Esquecida e a ficção romântica Dr. Jivago. A primeira fita, realizada por Sergei Eisenstein, retrata a Rússia imediatamente anterior à Revolução de 1905. O enredo tem início no instante em que a tripulação do gigantesco navio é obrigada a comer carne podre. Os marinheiros revoltam-se com a situação, deflagram um motim, jogam seus oficiais no mar e tomam conta da embarcação. Com seus canhões, ameaçam o governo local. O povo pobre, sedento por libertar-se do jugo imperial, adere à causa dos amotinados, fornecendo-lhes alimentos.

Conflitos na tela: O Encouraçado Potemkin (à esquerda), e Outubro (à esquerda, abaixo), de Eisenstein, abordam respectivamente as revoluções de 1905 e outubro de 1917, enquanto Dr. Jivago (à direita) tem como pano de fundo a guerra civil que se estendeu de 1918 a 1922


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Foto: Everett Collection / Keystone


E assim começam a controlar as próprias vidas e, mais tarde, o país. Libelo contra os regimes opressores, a narrativa defende a doutrina socialista até as últimas conseqüências - abordagem também presente em Outubro, do mesmo diretor, que focaliza a tomada do poder pelos sovietes liderados pelo partido bolchevique. Já no desenho, Anastasia é a filha de Nicolau II que teria se refugiado na França, onde procura a avó. A trama apresenta a princesa como uma inocente vítima da violência e dos desmandos do comunismo. Dr. Jivago, por seu turno, é uma história de amor que tem como pano de fundo a guerra civil que sucedeu as revoluções de 1917.

Selecione de antemão os trechos mais emblemáticos desses filmes e exiba-os em sala de aula. Destaque a presença de personagens reais e fictícios em cada um. Então, solicite que os jovens apontem, individualmente e por escrito, diferenças ideológicas entre esses recortes de uma só realidade.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
O Dossiê do Czar, Anthony Summers e Tom Mangold, Ed. Livraria Francisco Alves, tel. (21) 2240-7989

FILMOGRAFIA
• Anastasia – A Princesa Esquecida, Anatole Litvak, 1997, 20th Century Fox, tel. (11) 3365-5200
• Dr. Jivago, David Lean, 1965, Warner Home Video, tel. (11) 3016-2900

Consultor Ricardo Barros
Professor de História do Colégio Paulista, de São Paulo

Comente

Página inicial de Plano de Aula
PublicidadeAnuncie
PublicidadeAnuncieComente esta página
Leia os comentários
Envie esta página por e-mail
Imprima esta página
Compartilhe
PublicidadeAnuncie
Links Patrocinados
Começou o GrouponO movimento mundial agora também
no Brasil. Confira essa novidade!

www.GROUPON.com.br/Rest.

A história da sua famíliaDe onde são seus antepassados?
Descubra com sua árvore genealógica

www.myheritage.com.br

Blindagens DuPont ArmuraSegurança no seu Civic, Corolla,
Vectra, TR4 e Tucson. Conheça!

Dupont.com/BlindagemArmura

TopoPATROCÍNIO TUDO SOBRE EDUCAÇÃO | PLANOS DE AULA | EDIÇÕES IMPRESSAS | FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA | MAPA DO SITE | EXPEDIENTE | TERMOS DE USO
ASSINE |ASSINATURAS PARA SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO | ANUNCIE | FALE CONOSCO | TRABALHE CONOSCO | DÚVIDAS FREQUENTES

Fundação Victor Civita © 2011 - Todos os direitos reservados.Conteúdo relacionado

Reportagem de Veja

Os dois últimos corpos. Mas o mistério continua - 05/09/2007
Abril.comNotíciasEntretenimentoEsportesHomemMulherRevistas e sites AbrilBuscaCelularAssineLojaGrupo Abril



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas