sábado, 8 de janeiro de 2011

7500 - VLADIMIR LENIN

Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
Lenin
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Vladimir Ilitch Lenin

1º presidente do Partido Bolchevique e líder da União Soviética
Mandato: 8 de novembro de 1917
a 21 de janeiro de 1924

--------------------------------------------------------------------------------

Nascimento: 22 de abril de 1870
Simbirski
Império Russo
Falecimento: 21 de janeiro de 1924 (53 anos)
Gorki, União Soviética
Nacionalidade: russa
Primeira-dama: Nadežda Krupskaja
Partido: Partido Bolchevique
Religião: Ateísmo
Profissão: Revolucionário, político
Assinatura:

Vladimir Ilitch Lenin ou Lenine (em russo: Владимир Ильич Ленин; nascido Vladimir Ilyitch Ulianov, Владимир Ильич Ульянов; Simbirsk, 22 de abril de 1870 – Gorki, 21 de janeiro de 1924) foi um revolucionário e chefe de Estado russo, responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo, e suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada leninismo. Diversos pensadores e estudiosos escreveram sobre a sua importância para a história recente, entre eles o historiador Eric Hobsbawm, para quem Lenin teria sido "o personagem mais influente do século XX".[1]

Índice [esconder]
1 Biografia
1.1 Origens
1.2 Juventude
1.3 O irmão
1.4 Estudos de direito em Kazan
1.5 Doutrinação
2 Críticas
3 Principais obras
4 Notas
5 Ligações externas
5.1 Principais obras para leitura


[editar] Biografia
[editar] Origens
Nascido Vladimir Ílitch Uliánov em 22 de abril de 1870 no calendário juliano, adotou posteriormente o nome de Vladimir Ilitch Lenin.

Seu pai, Ilia Uliánov, foi inspector das escolas da província de Simbirsk. Homem extremamente religioso, apoiava as reformas de Alexandre II e aconselhava os jovens a não cairem no radicalismo.

Durante a vida de Lenin, sua origem nobre foi largamente ignorada; foi apenas quando Stalin desejou realizar uma mitologização de Lenin como um ente semidivino e fonte da legitimidade do seu próprio poder, que os problemas começaram. Segundo Orlando Figes e outros, esta origem nobre foi uma fonte de embaraço para os biógrafos stalinistas, que escolheram ressaltar, entre os antepassados de Lenin, seu avô paterno, Nikolai Uliánov, filho de um servo, que trabalhou como alfaiate em Astrakhan, no Volga. Apenas Nikolai era em parte calmuco (e sua mulher Anna, completamente — Lenin tinha feições claramente típicas dos mongóis) e isso era inconveniente para o nacionalismo grão-russo do regime stalinista. Sob este ponto de vista, os antepassados de Lenin do lado materno eram-lhe motivos de ainda mais constrangimento. Maria Alexandrovna, sua mãe, era a filha de Alexander Blank, um judeu converso, que se fez médico e dono de terras em Kazan. Ele era filho de Moiche Blank, um comerciante judeu de Volínia, que casou com uma sueca chamada Anna Ostedt. Os antepassados judeus de Lenin foram sempre ocultados pelo regime stalinista; quando foi sugerido a Stalin, por Anna Uliánov em 1945, que tais fatos pudessem ser usados para combater o anti-semitismo, Stalin ordenou que "nenhuma palavra" fosse repetida sobre isso.[2]

Parte da série sobre o
Marxismo

Trabalhos teóricos[Expandir]
O Manifesto Comunista

O Capital

O 18 de Brumário de Luís Bonaparte
Sobre a Questão Judaica
Grundrisse
A Ideologia Alemã


Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844
Teses sobre Feuerbach
Ciências sociais[Expandir]
Alienação · Burguesia

Consciência de classe
Fetichismo da mercadoria
Comunismo
Hegemonia cultural
Exploração · Natureza humana
Ideologia · Proletariado
Reificação · Socialismo


Relações de produção
Economia[Expandir]
Força de trabalho · Lei do valor

Meios de produção
Modo de produção
Forças produtivas
Mais-valia
Trabalho excedente
Valor Excedente
Problema da transformação


Trabalho assalariado
História[Expandir]
Anarquismo e marxismo

Produção capitalista
Luta de classes
Ditadura do proletariado
Acumulação primitiva do capital
Revolução proletária
Internacionalismo proletário


Revolução mundial
Filosofia[Expandir]
Materialismo histórico

Materialismo dialético
Marxismo analítico
Autonomismo marxista
Feminismo marxista
Humanismo marxista
Geografia marxista
Marxismo estrutural
Marxismo ocidental
Marxismo libertário


Jovem Marx
Representantes[Expandir]
Karl Marx · Friedrich Engels

Karl Kautsky · Gueorgui Plekhanov
Rosa Luxemburg
Anton Pannekoek
Vladimir Lenin · Leon Trotsky
Georg Lukács · Guy Debord
Antonio Gramsci · Karl Korsch
Che Guevara · Escola de Frankfurt
Jean-Paul Sartre · Ernst Bloch


Louis Althusser
Crítica[Expandir]
Críticas ao marxismo

Portal do comunismo
v • e



[editar] Juventude

Lenin em 1887De acordo com Orlando Figes: "Ao contrário do mito soviético segundo o qual Lenin ainda de fraldas já era um avultado teórico do marxismo, o líder da revolução bolchevique entrou relativamente tarde para a política. Com 16 anos de idade ele era ainda religioso e não mostrava qualquer interesse na política. No liceu em Simbirsk, as suas principais cadeiras foram filologia clássica e literatura".

Por ironia do destino, o director do liceu de Simbirsk onde Lenin estudou foi Fiodor Kerenski, pai do futuro rival de Lenin, e que escreveu em 1887 (último ano de liceu de Lenin) um relatório exemplar sobre este jovem: "Religião e disciplina foram a base da sua educação, cujos frutos se tornam claros nas suas excelentes maneiras".

Ao terminar o liceu, nada indicava que Lenin se viria a transformar num revolucionário. Orlando Figes: "tudo indicava antes que ele iria seguir os passos do seu pai e fazer uma excelente carreira na burocracia czarista".

E ainda Figes: "Na sua juventude (Lenin) era orgulhoso de se poder designar como "filho de um nobre". Uma vez descreveu-se mesmo na polícia como "Vladimir Ulyanov, de nobre família". Após a morte de seu pai, sua família vivia confortavelmente dos arrendamentos e das vendas dos terrenos de sua mãe. No entanto, ele, como tantos outros jovens promissores de classe média da época, acabaria por alienar-se do regime czarista devido à severidade com que este agia para banir elementos tidos por politicamente suspeitos.


Kamenev e Lênin em 1922[editar] O irmão
O irmão mais velho de Lenin, Alexandre Uliánov, ainda com 21 anos, um estudante em São Petersburgo, envolveu-se no grupo de extrema esquerda Pervomartovtsi e foi um dos cúmplices numa das muitas tentativas de assassinar o Czar Alexandre III da Rússia. Foi condenado à morte em 1887. Isto teria grandes consequências para o irmão, que se radicalizaria nos anos seguintes.

[editar] Estudos de direito em Kazan
Nesse ano de 1887, Lenin, com 17 anos de idade, foi estudar direito em Kazan. Ali, logo tomou contacto com um outro grupo de revolucionários moldados no Vontade do Povo. Ainda nesse ano, foi preso, juntamente com outros, numa manifestação de estudantes movida por reivindicações de cunho estritamente acadêmico. Como consequência, foi-lhe proibida a continuação dos estudos. Em 1890 foi readmitido na Universidade, porém apenas como estudante "externo" autorizado a prestar exames anuais, mas não a frequentar a universidade.


Lênin e Stalin[editar] Doutrinação
Foi nestes anos que Lenin se tornou um marxista. Sua primeira grande paixão revolucionária, no entanto, foi Tchernichevski e em particular sua obra Que fazer?, que o "converteu" definitivamente ao ideal revolucionário, anos antes de ter lido Marx. A obra de Tchernichevski falava da criação de um "novo homem" russo através da auto-disciplina e da auto-estilização, capaz de superar o que o senso comum da época considerava serem os traços comuns da "alma" russa, a passividade, a melancolia e o alcoolismo. Em Lenin, nos seus primeiros anos de marxista, existe uma convicção de que o desenvolvimento capitalista da Rússia seria uma pré-condição necessária do socialismo, na medida em que apenas a modernização industrial da Rússia, o desenvolvimento da disciplina associada à generalização do trabalho industrial assalariado, seriam capazes de elevar a consciência política do povo russo a níveis tais que tornassem possível a derrubada da autocracia czarista e a constituição de uma república democrática - contrariamente às teses dos populistas, que consideravam que o socialismo russo se desenvolveria nos quadros da comuna camponesa tradicional. Esta associação da modernidade ao capitalismo industrial, no entanto, não era uma idéia original de Lenin. Já encontrava-se nas obras do fundador do marxismo russo, Plekhanov, ao qual ele se associaria no seu primeiro exílio, no início do século XX, como redator do jornal da emigração marxista (social-democrata) russa no exílio, o 'Iskra' (centelha).


Pôster Soviético "Camarada Lênin limpa a terra contra as malignas forças "A originalidade de Lenin manifestar-se-ia na discussão sobre os estatutos do Partido Operário Social Democrata Russo, em 1903, quando do segundo congresso deste partido, no qual Lenin argumentou pela constituição de um partido centralizado e dirigido por intelectuais com intensa formação teórica marxista, em oposição à tese de um partido organizacionalmente frouxo, que limitasse-se a se enquadrar à atividade sindical do movimento operário. Para Lenin, a mera agitação sindical, desprovida de uma base doutrinária voltada para o socialismo, acabava por reduzir-se a reivindicações parcelárias por maiores salários e menos horas de trabalho, que aceitavam a exploração capitalista enquanto tal, visando apenas minorá-la. Para que tal agitação levasse à refundação socialista da sociedade burguesa, seria necessário a existência de marcos teóricos claros, associados não apenas aos interesses específicos da classe operária, mas de todas as questões sociais, políticas, culturais, religiosas etc., referentes à situação concreta da sociedade como um todo. Neste sentido, a consciência socialista, que os sindicalistas supunham ser um traço ontológico da classe operária, para Lenin só poderia chegar à mesma classe operária 'de fora' dela mesma, mediante o trabalho teórico e de agitação de intelectuais de classe média.


Lênin[editar] Críticas
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
(Justifique o uso desta marca na discussão do artigo)
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.

A principal crítica feita contra Lenin, inclusive por alguns setores da esquerda[carece de fontes?], é em relação à sua suposta participação na construção do Estado policial autoritário nos primórdios da União Soviética[carece de fontes?], processo este que mais tarde foi seguido e aprimorado por Stalin. Outros sectores baseiam-se na conquista de liberdades que se seguiu à vitória bolchevique (autodeterminação, distribuição de terras aos camponeses pobres, leis do divórcio e do aborto, liberdade de criação artística, etc) para situar a ruptura ditatorial com essa dinâmica precisamente na morte de Lenin e a consolidação do poder da burocracia.

Na primeira visão, afirma-se que em maio de 1919, 16 mil pessoas foram confinadas em um antigo campo czarista de trabalhos forçados chamado Katorga[carece de fontes?], e que em setembro de 1921 foram enviadas mais de 70 mil[carece de fontes?].

Outros dados sem documentar falam de entre 50 mil a 200 mil execuções sumárias de "inimigos da classe" durante o regime de Lenin[carece de fontes?]. Durante a Guerra Civil, em 1918, seriam executados o Czar Nicolau II e toda a família imperial, sob suas ordens. Destaca-se também a repressão à revolta dos marinheiros de Kronstadt (Março de 1921), que resultaria na morte e na deportação de milhares de marinheiros. Os factos são controversos, já que também do lado bolchevique houve 10.000 vítimas no confronto com os alçados de Kronstadt.[3][4]

Segundo grande parte de seus muitos defensores, como o norte-americano John Reed ou o belga Victor Serge, biógrafo de Lenin, o seu papel de organizador e diretor da primeira revolução proletária triunfante não impediu que tentasse evitar "a efusão de sangue" no caminho à vitória.[5]

Victor Serge, vítima da repressão stalinista e testemunha direta do processo revolucionário e exilado da URSS em 1936, culpa explicitamente Lenin pela deriva repressiva e reconhece a sincera entrega da velha guarda bolchevique à causa da revolução mundial. Reconhecendo erros no Partido Bolchevique, apoia a experiência revolucionária russa, se bem que afirme que as novas lutas anticapitalistas deverão assumir novas formas no futuro.[6]

Após sua morte, em 1924, seu corpo foi embalsamado e atualmente, assim como durante todo o período soviético, é exposto em seu mausoléu, na Praça Vermelha em Moscou.


Mausoléu de Lenin em Moscovo.[editar] Principais obras
Que fazer?, 1902
Imperialismo, fase superior do capitalismo, 1916
O estado e a revolução, 1917
Notas
↑ Revista História Viva, Grandes Temas, N° 18, pp. 46 — SECCO, Lincoln — A Trajetória de um intelectual revolucionário.
↑ Figes, Orlando — A People's Tragedy — The Russian Revolution 1891–1924, 1998 — p. 142.
↑ Filho, Daniel Aarão Reis. Século XX. Volume II. O tempo das crises. Revolução fascismos e guerras. Civilização Brasileira, Rio de janeiro, 2005, pp. 56-57
↑ Trotsky, Leon. Alarme por Kronstadt (New International, abril de 1938)
↑ Serge, Víctor. A verdadeira personalidade de Lenin. La Batalla (publicação do POUM, 1937)
↑ Serge, Victor. Trinta anos depois da Revolução Russa, 1947
[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimédia sobre: Lenin.

O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vladimir Lenin80 anos sem Lênin Site com as principais obras de Lênin disponíveis
Lênin, Arquiteto da Revolução Artigo de Schmidt Von Köln traduzido para o português



[editar] Principais obras para leitura
Lénine 1905, Duas Tácticas da Social-Democracia na Revolução Democrática
Lénine 1910, As lições da Revolução
Lénine 1911, À Memória da Comuna
Lénine 1913 Três fontes e as três partes constitutivas do Marxismo
Lénine 1914, Karl Marx - Esboço biográfico e uma exposição do Marxismo
Lénine 1914, Marxismo e Revisionismo
Lénine 1916, O Oportunismo da II Internacional
Lénine 1917, Cartas de Longe
Lénine 1917, Teses de Abril
Lénine 1917, O Estado e a Revolução
Lénine 1918, A Revolução Proletária e o Renegado Kautsky
Precedido por
Alexander Kerensky líder da União Soviética
1917 — 1924 Sucedido por
Josef Stalin

Ver também
Era Khrushchov-Brejnev
Trotsky
Stálin
União Soviética
[Expandir]v • eBiografias
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

[Expandir]v • ePresidentes do Soviete Supremo da União Soviética
Vladimir Lênin (1917-1924) • Iossif Stálin (1924-1953) • Nikita Khrushchov (1953-1964) • Leonid Brejnev (1964-1982) Iúri Andropov (1982-1984) • Konstantin Chernenko (1984-1985) • Mikhail Gorbatchov (1985-1991)

Portal do Comunismo

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenin"
Categorias: Líderes da União Soviética | Políticos da Rússia | Teórico marxistas | Comunistas da Rússia | Bolcheviques | Tártaros | Personalidades das revoluções russas | Ex-alunos da Universidade Estatal de São Petersburgo
Categorias ocultas: !Páginas a reciclar | !Artigos parciais | !Artigos a revisar | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008 | !Artigos bons na Wikipédia em turco | !Artigos destacados na Wikipédia em croata
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Afrikaans Aragonés العربية مصرى Asturianu Azərbaycanca Башҡорт Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български বাংলা བོད་ཡིག ইমার ঠার/বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী Brezhoneg Bosanski Català Soranî / کوردی Česky Чӑвашла Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki Ελληνικά Emiliàn e rumagnòl English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Suomi Võro Français Frysk Gaeilge 贛語 Gàidhlig Galego ગુજરાતી עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Magyar Հայերեն Interlingua Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Lojban Basa Jawa ქართული Қазақша ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Latina Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Nouormand Occitan Иронау Polski پنجابی Runa Simi Română Русский संस्कृत Саха тыла Sicilianu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Shqip Српски / Srpski Sesotho Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் తెలుగు Тоҷикӣ ไทย Tagalog Türkçe Татарча/Tatarça Удмурт Українська اردو Tiếng Việt Winaray ייִדיש Yorùbá 中文 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 13h57min de 17 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas