sábado, 8 de janeiro de 2011

7460 - REVOLUÇÃOI RUSSA DE 1917

if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');

if(typeof $BTBN=='undefined'){$BTBN={n:10650,jsh:'ez',d:document};$BTBN.jshost = "http://".replace(/(https?:)/i,location.protocol);$BTBN.d.write(unescape("%3Cscript src='" + $BTBN.jshost + $BTBN.jsh + ".n.btbuckets.com/js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));}
if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');
');
//-->

HomeResumos de LivrosBaixar LivrosExercíciosGuia de Profissões
Busca por trabalhos:

Cola da Web » História » Revolução Russa de 1917

function addFav(){
var url = "http://www.coladaweb.com";
var title = "Cola da Web - Pesquisas e trabalhos escolares";
if (window.sidebar) window.sidebar.addPanel(title, url,"");
else if(window.opera & window.print){
var mbm = document.createElement('a');
mbm.setAttribute('rel','sidebar');
mbm.setAttribute('href',url);
mbm.setAttribute('title',title);
mbm.click();
}
else if(document.all){window.external.AddFavorite(url, title);}
}
► Revolução Russa de 1917
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Introduçao
Assim como a Revolução Francesa de 1789 foi o modelo clássico de revolução burguesa que desmantelou a velha ordem feudal e aristocrática, criando as condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno, a Revolução Russa de 1917 é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade.
Rússia pré-Revolucionária
Ao fim do século XIX a Rússia possuía vinte e dois milhões de quilômetros quadrados e mais de cem milhões de habitantes, sendo sua principal característica o grande atraso econômico em relação aos países da Europa ocidental. Enquanto Inglaterra, França e Alemanha passavam por um processo acelerado de desenvolvimento urbano-industrial, evoluíam para regimes constitucional-parlamentares e realizavam um enorme avanço técnico-cientifíco, a Rússia permanecia no atraso econômico , social, político e cultural. Sendo um país predominantemente agrário e semifeudal, a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra. O processo de industrialização, por sua vez , se iniciara apenas nas últimas décadas do século XIX, caracterizando-se por sua extrema concentração em algumas grandes cidades, como Kiev, Moscou e Petrogrado, então capital do país. Além disso, mais de 50% dos capitais investidos na indústria fabril eram estrangeiros, principalmente de origem francesa, alemã e inglesa. Esta industrialização tardia, dependente e concentrada, produziu, por um lado, uma burguesia fraca e incipiente e, por outro, um proletariado forte, organizado e combativo, que, dadas as suas origens rurais, mantinha estreitos vínculos com os camponeses. O atraso econômico se refletia na vida social do país, cuja sociedade permanecia essencialmente rural, com os camponeses formando 80% de toda a população. Nas cidades, onde era reduzido o índice de urbanização, concentrava-se a classe operária, formada por cerca de seis milhões de trabalhadores. A burguesia e a aristocracia, por sua vez, não chegavam a constituir 10% da sociedade.
Enquanto no Ocidente europeu os países haviam evoluído para regimes liberais, a Rússia vivia ainda na era do absolutismo, sendo um império autocrático, governado pelo Czar Nicolau II, da dinastia Romanov, que se recusava a conceder a seus súditos um governo constitucional e parlamentar.
Quanto à cultura, na Rússia, ao lado de uma refinada influência européia existente nas grandes cidades, no campo continuavam a predominar usos, costumes e tradições orientais. Um exemplo do atraso cultural era o fato de a Rússia adotar ainda o calendário juliano, enquanto nos países do Ocidente europeu vigorava o calendário gregoriano. A diferença de treze dias de um calendário para outro come que reletia, em termos históricos, o atraso da Rússia em relação à Europa ocidental.
Czar Nicolau IIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO:
Leon Trótski afirmou que a Europa exportou o que produziu de melhor no século XIX: a tecnologia para os Estados Unidos e a ideologia para a Rússia. De fato, a industrialização, a urbanização e o surgimento da classe operária criaram condições para que penetrassem na Rússia as idéias socialistas originárias da França, Inglaterra e Alemanha.Leon Trótski - Inspirados por essas idéias, surgiram no país vários partidos clandestinos de oposição à autocracia czarista. Entre eles o Social - Democrata, baseado no socialismo marxista. Em 1903 a social-democracia dividiu-se em duas facções: os "Bolcheviques", liderados por Lênin, eram revolucionários e defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre os operários e os camponeses; os "Mencheviques", liderados por Martov, eram evolucionários, defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo através de uma política de reformas progressivas.
Outro partido de oposição era o dos social - revolucionários, intelectuais oriundos das camadas médias, com base no apoio dos camponeses. Os constitucional - democratas, finalmente, não eram propriamente um partido de oposição ao czarismo, pois, organizados a partir da Revolução de 1905 e oriundos da burguesia liberal, os "kadetes", como ficaram conhecidos, defendiam a transformação da autocracia czarista num regime constitucional e parlamentar, à semelhança dos que existiam nos países capitalistas avançados da Europa ocidental.
LêninREVOLUÇÃO DE 1905:
O fim do século XIX foi marcado pela expansão colonial e imperialista das grandes potências, com vistas à divisão do mercado mundial em áreas de influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência da China e outros ao Oceano Pacífico. Com a construção da estrada de ferro transiberiana, os russos acabaram por se chocar com o imperialismo japonês na Manchúria e na Coréia (região do Extremo Oriente). Essa rivalidade em torno dos mercados asiáticos acabou por provocar em 1904 a eclosão da Guerra Russo Japonesa. O Japão obteve uma esmagadora vitória sobre a Rússia e, pelo Tratado de Portsmouth, ficou com o Sul da ilha de Sacalina, Port Arthur e o protetorado sobre a Coréia e a Manchúria.
Para a Rússia, porém, a principal conseqüência da derrota foi a eclosão da Revolução de 1905. Em Petrogrado, uma manifestação pacífica que culminou com o massacre dos manifestantes pelo exército (o "domingo sangrento") tornou-se o estopim para o início da revolução. O país foi abalado por uma série de greves e revoltas, seguindo-se um motim no porto de Odessa e a rebelião da guarda da fortaleza de Kronstadt.
A burguesia liberal apoiava a insurreição popular, procurando capitalizá-la com o objetivo de instaurar no país um regime constitucional e parlamentar. Os sovietes (conselhos de operários, camponeses e soldados) encabeçavam a luta contra o czarismo. Em 1906 reuniu-se a Duma Legislativa, parlamento controlado pela burguesia liberal e pelos grandes proprietários, com o objetivo de redigir uma constituição para o país. Em 1907 o Czar Nicolau II, fortalecido por empréstimos franceses e pelo Oriente, desencadeou a contra - revolução, dissolvendo os sovietes e prendendo ou exilando os membros da oposição. As concessões liberais foram suprimidas e a Duma Legislativa, embora conservada, passou a ter uma existência meramente simbólica.
A Rússia na primeira guerra mundial:Integrante da Tríplice Aliança (ao lado da França e da Inglaterra), a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra as potências centrais (Alemanha e Áutria Hungria), esperando obter, além de vastas compensações territoriais, o domínio de Constantinopla e dos estreitos pertencentes ao Império Turco.
Na frente oriental cabia à Rússia, país atrasado e dependente, arcar com o peso da guerra contra a Alemanha; mas em 1915 o exército czarista foi vencido e as tropas alemãs invadiram e ocuparam vastas áreas da Rússia européia. Estes desastres militares, aliados à crise econômica e financeira que atingiu o país, aceleraram o declínio da autocracia russa. Ao fim de 1916 os soldados, cansados da guerra, exigiam paz; os camponeses, revoltados com a miséria, exigiam terras; os operários, pressionados pela fome, exigiam pão. A guerra já custara um milhão e setecentos mil mortos e destruíra 25% da indústria e 9% da agricultura do país e não trouxera nenhuma compensação. A política de Nicolau II - de dar continuidade à guerra - acelerou o início da Revolução e provocou a queda do czarismo na Rússia.
A revolução de 1917:
Em fevereiro de 1917, eclodiu em Petrogrado uma série de greves e manifestações populares, apoiadas por motins de soldados e marinheiros. O levante popular, conhecido como Revolução de Fevereiro, culminou com a abdicação de Nicolau II e a derrubada da aristocracia.No bojo da Revolução de Fevereiro surgiram na Rússia dois centros de poder: a Duma Legislativa e os sovietes. A burguesia liberal, em aliança com os mencheviques e os social - revolucionários, assumiu o poder e, e através da Duma Legislativa, nomeou um governo provisório liderado pelo Príncipe Lvov. A ascensão do novo regime deu à Revolução de Fevereiro um caráter democrático, liberal e burguês. Em julho de 1917 Lvov foi substituído por Kerenski na chefia do governo provisório e este, como o seu antecessor, insistiu na continuidade da guerra, perdendo o apoio dos sovietes, que constituíam o poder de fato na Rússia.
O isolamento político de Kerenski, a perda do apoio popular pelo governo provisório e o fortalecimento dos bolcheviques nos sovietes acabariam conduzindo à Revolução de Outubro. Assim como a Revolução de Fevereiro substituiu a autocracia czarista por um regime liberal - burguês por outro, operário - socialista.
Kerenski
O Partido Bolchevique, atuando na clandestinidade e com seus líderes presos ou exilados, não havia desempenhado um papel de relevo na Revolução de Fevereiro. A anistia geral concedida pelo governo provisório possibilitou a libertação ou o retorno à Rússia de seus principais dirigentes. Lênin, cuja volta imprimira ao partido um novo dinamismo, formulou no documento político que ficou conhecido com "Teses de abril" a plataforma de uma segunda revolução: "a terra aos camponeses, a fábrica aos operários e a paz aos povos". Este novo programa, entretanto, só poderia ser realizado com a derrubada do governo de Kerenski e a transferência do poder para os conselhos de operários, camponeses e soldados, resultando daí a palavra de ordem "todo poder aos sovietes:, que serviria de base para a Revolução de Outubro.
Em setembro de 1917 Leon Trótski, líder bolchevique, foi eleito presidente do soviete de Petrogrado, o mais poderoso da Rússia, e organizou a Guarda Vermelha, formada por milicianos operários. Em 25 de outubro a Guarda Vermelha, apoiada pela guarnição militar de Petrogrado e pelo cruzador Aurora, desencadeou a insurreição que culminou com a tomada do Palácio de Inverno (sede do governo provisório) e com a queda de Kerenski. Nessa mesma noite, quando se iniciou a sessão inaugural de um congresso de sovietes, Lênin subiu à tribuna e afirmou: "O exercício de todo o poder é transferido aos sovietes de deputados operários, camponeses e soldados. Passemos agora à construção da nova ordem socialista". Foi organizado em seguida um novo governo, o Conselho de Comissários de Povo, presidido por Lênin, que decretou a reforma agrária e a estatização dos bancos e das fábricas, assim como estabeleceu um armistício com a Alemanha.
A guerra Civil:
No início de 1918 o governo socialista russo concluiu a paz em separado com a Alemanha pelo tratado de Brest - Litovsk, pelo qual a Rússia perdia um décimo de seu território ( Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Ucrânia). Logo depois d uma guerra civil eclodia no país, entre o Exército Branco, formado pelos setores interessados na restauração do antigo regime e comandado por militares ligados ao czarismo, e o Exército Vermelho, que chegou a contar com três milhões de soldados e foi organizado por Trótski para lutar pela preservação da nova ordem socialista. A França, a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão, países interessados na derrubada dos bolcheviques e na restauração do capitalismo na Rússia, intervieram militarmente ao lado dos russos brancos. Em 1919, em plena guerra civil, os bolcheviques realizaram o congresso de fundação da Terceira Internacional, organização política que agrupava os recém - fundados partidos comunistas dos países europeus, cujo objetivo era coordenar a expansão da revolução socialista para outros países da Europa. A Primeira internacional havia sido fundada em 1848 por Marx e Engels e a Segunda Internacional surgira no fim do século XIX, agrupando os partidos socialistas e social - democratas do continente europeu. Nesta época, para fazer frente ao cerco das potências capitalistas e à destruição provocada pela guerra civil, o governo socialista adotou uma política econômica conhecida como "comunismo de guerra". Esta política implicou a completa estatização dos bancos, do comércio exterior e da indústria fabril, assim como a requisição compulsória da produção agrícola, o estabelecimento da igualdade de salários e o trabalho obrigatório. Finalmente em 1921 a guerra civil chegava ao fim com a vitória do Exército Vermelho sobre o Branco, um saldo de nove milhões de mortos e o completo cerco da Rússia Soviética pelos países capitalistas.
A nova política EconômicaAo fim da guerra civil o país estava totalmente devastado, sua produção industrial reduzida a 18% e sua agricultura, a 30% do que era em 1913. Assim, a fome e a miséria grassavam na Rússia Soviética. Para promover a reconstrução econômica do país, Lênin concebeu a Nova Política Econômica (NEP), definida por ele com "um passo atrás para dar dois passos à frente".A NEP constituiu na restauração parcial da economia de mercado com a adoção de uma série de medidas típicas do capitalismo. Assim, foram suprimidas as requisições agrícolas forçadas, desnacionalizadas as fábricas com menos de vinte trabalhadores, restabelecida a escala de salários, permitido o comércio interno e incentivada a introdução de capitais estrangeiros no país. Com a NEP ocorreu, portanto, a coexistência de dois setores distintos da economia: um estatal, basicamente socialista, e um privado, tipicamente capitalista. A NEP, que se estendeu até 1928, trouxe resultados imediatos: em 1924 a produção industrial atingiu 50% e a produção agrícola equiparou-se aos índices de 1913.
A ascensão de StálinEm 1924 a morte de Lênin desencadeou uma luta pelo poder que colocou frete a frete os dois mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique: Trótski, comissário do povo para a guerra, e Stálin, secretário - geral do partido.
Stálin
Muito mais que uma disputa pessoal pelo controle do poder, esta luta representou o confronto entre duas concepções revolucionárias: de um lado, a teoria da revolução permanente, defendida por Trótski; de outro, a teoria do socialismo num só país, advogada por Stálin. A primeira afirmava que a consolidação do socialismo na Rússia só seria possível com a simultânea expansão da revolução para os países capitalistas avançados da Europa ocidental; a segunda postulava que, a despeito do fracasso da revolução no Ocidente europeu e do cerco organizado pelas potências capitalistas, era possível a construção do socialismo apenas na Rússia Soviética. A vitória de Stálin sobre Trótski representou o triunfo desta segunda concepção. Em 1925 Trótski foi destituído de seu posto, em 1927 foi expulso do partido e, em 1929, exilado da União soviética. Enquanto isso, processava-se através da NEP a reconstrução da economia soviética, que em 1928 atingia o mesmo nível de 1913.
Os planos quinquenais:
A ascensão de Stálin assinalou o início de uma nova política econômica, baseada no abandono da NEP e na adoção dos planos qüinqüenais. A Gosplan - comissão estatal de planejamento econômico - passou a se encarregar da planificação global da economia.
Os dois primeiros planos qüinqüenais estabeleceram dois objetivos básicos: a criação de uma indústria pesada e a colitivização da agricultura, através da qual a propriedade privada da terra foi substituída por cooperativa, os "Kolkhozes", e por granjas estatais, os "sovkhozes. Sobre esses planos, que estenderam de 1928 a 1938, escreveu o historiador Isaac Deutscher: "No curso desse decênio a produção de eletricidade por ano elevou-se de 6 para 40 bilhões de kWh; a produção de carvão passou de 30 para 133 milhões de toneladas; a de petróleo, de 11 para 32 milhões de toneladas a de automóveis, de 1400 para 211000 unidades. Antes da revolução o número de médicos era de 20 mil, em 1937 passou para 105 mil. O número de leitos de hospital passou de 175000 para 618000. Em 1914, 8 milhões de pessoas freqüentavam escolas de todos os níveis; em 1928, 12 milhões; e em 1938, 31,5 milhões. Em 1913, 112 mil pessoas estudavam em estabelecimentos de nível universitário; em 1939, 620 mil. Por outro lado, os anos de 1936 até 1938 caracterizaram-se pelos "grandes expurgos", nos quais foram afastados, expulsos ou eliminados os opositores de Stálin existentes no Partido Bolchevique e no Exército Vermelho. O ponto culminante dos grandes expurgos foram os processos políticos de Moscou, cujo resultado foi a liquidação da velha guarda bolchevique (antigos dirigentes do partido que haviam comandado a Revolução de outubro de 1917). Assim, na década de 1930, enquanto o mundo capitalista atravessava uma grande crise econômica, a União soviética, isolada dele, lançava as bases para a construção do "socialismo num só país". O desenvolvimento econômico conquistado nos planos qüinqüenais dotava o país de uma infra - estrutura que teria um papel decisivo na vitória da União Soviética sobre a Alemanha, cujos germes nazi-fascitas já se formavam.
Autoria: Janaína Raniero Rocha
Veja mais:
Formação e Desintegração da URSS
Fim da União Soviética e a CEI


google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');

if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');

+ Visitados
Download de Livros
Resumos de Livros
Mapa-Múndi
Tradutor On-Line
Exercícios Resolvidos
Como Fazer?
Guia de Profissões
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
NewsletterCadastre seu e-mail e receba novidades do site.


google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Trabalhos Escolares
Artes
Astronomia
Biologia
Educação física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia do Brasil
História Geral
História do Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Trabalhos Acadêmicos
Administração
Arquitetura
Contabilidade
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Marketing
Medicina e Enfermagem
Pedagogia
Pesquisas
Autores
Biografias
Continentes
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Drogas
Estados Brasileiros
Globalização
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Saúde
Vestibular
ENEM - ProUni
Exercícios Resolvidos
Guia de Profissões
Links Úteis
Universidades
Utilidade
Bibliotecas
Como fazer
Dicas de estudo
Dicionários
Tradutor
Programas
Livros
Download de Livros
Resumos de Livros
Links
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);


Política de Privacidade
Anuncie Aqui
Fale Conosco
Enviar Trabalho
© 2000 - 2009 Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Interação:

O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NÃO apóia e NÃO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu tr
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');

if(typeof $BTBN=='undefined'){$BTBN={n:10650,jsh:'ez',d:document};$BTBN.jshost = "http://".replace(/(https?:)/i,location.protocol);$BTBN.d.write(unescape("%3Cscript src='" + $BTBN.jshost + $BTBN.jsh + ".n.btbuckets.com/js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));}
if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');
');
//-->

HomeResumos de LivrosBaixar LivrosExercíciosGuia de Profissões
Busca por trabalhos:

Cola da Web » História » Revolução Russa de 1917

function addFav(){
var url = "http://www.coladaweb.com";
var title = "Cola da Web - Pesquisas e trabalhos escolares";
if (window.sidebar) window.sidebar.addPanel(title, url,"");
else if(window.opera & window.print){
var mbm = document.createElement('a');
mbm.setAttribute('rel','sidebar');
mbm.setAttribute('href',url);
mbm.setAttribute('title',title);
mbm.click();
}
else if(document.all){window.external.AddFavorite(url, title);}
}
► Revolução Russa de 1917
google_protectAndRun("render_ads.js::google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Introduçao
Assim como a Revolução Francesa de 1789 foi o modelo clássico de revolução burguesa que desmantelou a velha ordem feudal e aristocrática, criando as condições para o desenvolvimento do capitalismo moderno, a Revolução Russa de 1917 é considerada o modelo clássico de revolução proletária que destruiu a ordem capitalista e burguesa lançando os fundamentos do primeiro Estado socialista da história da humanidade.
Rússia pré-Revolucionária
Ao fim do século XIX a Rússia possuía vinte e dois milhões de quilômetros quadrados e mais de cem milhões de habitantes, sendo sua principal característica o grande atraso econômico em relação aos países da Europa ocidental. Enquanto Inglaterra, França e Alemanha passavam por um processo acelerado de desenvolvimento urbano-industrial, evoluíam para regimes constitucional-parlamentares e realizavam um enorme avanço técnico-cientifíco, a Rússia permanecia no atraso econômico , social, político e cultural. Sendo um país predominantemente agrário e semifeudal, a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra. O processo de industrialização, por sua vez , se iniciara apenas nas últimas décadas do século XIX, caracterizando-se por sua extrema concentração em algumas grandes cidades, como Kiev, Moscou e Petrogrado, então capital do país. Além disso, mais de 50% dos capitais investidos na indústria fabril eram estrangeiros, principalmente de origem francesa, alemã e inglesa. Esta industrialização tardia, dependente e concentrada, produziu, por um lado, uma burguesia fraca e incipiente e, por outro, um proletariado forte, organizado e combativo, que, dadas as suas origens rurais, mantinha estreitos vínculos com os camponeses. O atraso econômico se refletia na vida social do país, cuja sociedade permanecia essencialmente rural, com os camponeses formando 80% de toda a população. Nas cidades, onde era reduzido o índice de urbanização, concentrava-se a classe operária, formada por cerca de seis milhões de trabalhadores. A burguesia e a aristocracia, por sua vez, não chegavam a constituir 10% da sociedade.
Enquanto no Ocidente europeu os países haviam evoluído para regimes liberais, a Rússia vivia ainda na era do absolutismo, sendo um império autocrático, governado pelo Czar Nicolau II, da dinastia Romanov, que se recusava a conceder a seus súditos um governo constitucional e parlamentar.
Quanto à cultura, na Rússia, ao lado de uma refinada influência européia existente nas grandes cidades, no campo continuavam a predominar usos, costumes e tradições orientais. Um exemplo do atraso cultural era o fato de a Rússia adotar ainda o calendário juliano, enquanto nos países do Ocidente europeu vigorava o calendário gregoriano. A diferença de treze dias de um calendário para outro come que reletia, em termos históricos, o atraso da Rússia em relação à Europa ocidental.
Czar Nicolau IIA OPOSIÇÃO AO CZARISMO:
Leon Trótski afirmou que a Europa exportou o que produziu de melhor no século XIX: a tecnologia para os Estados Unidos e a ideologia para a Rússia. De fato, a industrialização, a urbanização e o surgimento da classe operária criaram condições para que penetrassem na Rússia as idéias socialistas originárias da França, Inglaterra e Alemanha.Leon Trótski - Inspirados por essas idéias, surgiram no país vários partidos clandestinos de oposição à autocracia czarista. Entre eles o Social - Democrata, baseado no socialismo marxista. Em 1903 a social-democracia dividiu-se em duas facções: os "Bolcheviques", liderados por Lênin, eram revolucionários e defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre os operários e os camponeses; os "Mencheviques", liderados por Martov, eram evolucionários, defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo através de uma política de reformas progressivas.
Outro partido de oposição era o dos social - revolucionários, intelectuais oriundos das camadas médias, com base no apoio dos camponeses. Os constitucional - democratas, finalmente, não eram propriamente um partido de oposição ao czarismo, pois, organizados a partir da Revolução de 1905 e oriundos da burguesia liberal, os "kadetes", como ficaram conhecidos, defendiam a transformação da autocracia czarista num regime constitucional e parlamentar, à semelhança dos que existiam nos países capitalistas avançados da Europa ocidental.
LêninREVOLUÇÃO DE 1905:
O fim do século XIX foi marcado pela expansão colonial e imperialista das grandes potências, com vistas à divisão do mercado mundial em áreas de influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, procurando conquistar territórios sob influência da China e outros ao Oceano Pacífico. Com a construção da estrada de ferro transiberiana, os russos acabaram por se chocar com o imperialismo japonês na Manchúria e na Coréia (região do Extremo Oriente). Essa rivalidade em torno dos mercados asiáticos acabou por provocar em 1904 a eclosão da Guerra Russo Japonesa. O Japão obteve uma esmagadora vitória sobre a Rússia e, pelo Tratado de Portsmouth, ficou com o Sul da ilha de Sacalina, Port Arthur e o protetorado sobre a Coréia e a Manchúria.
Para a Rússia, porém, a principal conseqüência da derrota foi a eclosão da Revolução de 1905. Em Petrogrado, uma manifestação pacífica que culminou com o massacre dos manifestantes pelo exército (o "domingo sangrento") tornou-se o estopim para o início da revolução. O país foi abalado por uma série de greves e revoltas, seguindo-se um motim no porto de Odessa e a rebelião da guarda da fortaleza de Kronstadt.
A burguesia liberal apoiava a insurreição popular, procurando capitalizá-la com o objetivo de instaurar no país um regime constitucional e parlamentar. Os sovietes (conselhos de operários, camponeses e soldados) encabeçavam a luta contra o czarismo. Em 1906 reuniu-se a Duma Legislativa, parlamento controlado pela burguesia liberal e pelos grandes proprietários, com o objetivo de redigir uma constituição para o país. Em 1907 o Czar Nicolau II, fortalecido por empréstimos franceses e pelo Oriente, desencadeou a contra - revolução, dissolvendo os sovietes e prendendo ou exilando os membros da oposição. As concessões liberais foram suprimidas e a Duma Legislativa, embora conservada, passou a ter uma existência meramente simbólica.
A Rússia na primeira guerra mundial:Integrante da Tríplice Aliança (ao lado da França e da Inglaterra), a Rússia entrou na Primeira Guerra Mundial contra as potências centrais (Alemanha e Áutria Hungria), esperando obter, além de vastas compensações territoriais, o domínio de Constantinopla e dos estreitos pertencentes ao Império Turco.
Na frente oriental cabia à Rússia, país atrasado e dependente, arcar com o peso da guerra contra a Alemanha; mas em 1915 o exército czarista foi vencido e as tropas alemãs invadiram e ocuparam vastas áreas da Rússia européia. Estes desastres militares, aliados à crise econômica e financeira que atingiu o país, aceleraram o declínio da autocracia russa. Ao fim de 1916 os soldados, cansados da guerra, exigiam paz; os camponeses, revoltados com a miséria, exigiam terras; os operários, pressionados pela fome, exigiam pão. A guerra já custara um milhão e setecentos mil mortos e destruíra 25% da indústria e 9% da agricultura do país e não trouxera nenhuma compensação. A política de Nicolau II - de dar continuidade à guerra - acelerou o início da Revolução e provocou a queda do czarismo na Rússia.
A revolução de 1917:
Em fevereiro de 1917, eclodiu em Petrogrado uma série de greves e manifestações populares, apoiadas por motins de soldados e marinheiros. O levante popular, conhecido como Revolução de Fevereiro, culminou com a abdicação de Nicolau II e a derrubada da aristocracia.No bojo da Revolução de Fevereiro surgiram na Rússia dois centros de poder: a Duma Legislativa e os sovietes. A burguesia liberal, em aliança com os mencheviques e os social - revolucionários, assumiu o poder e, e através da Duma Legislativa, nomeou um governo provisório liderado pelo Príncipe Lvov. A ascensão do novo regime deu à Revolução de Fevereiro um caráter democrático, liberal e burguês. Em julho de 1917 Lvov foi substituído por Kerenski na chefia do governo provisório e este, como o seu antecessor, insistiu na continuidade da guerra, perdendo o apoio dos sovietes, que constituíam o poder de fato na Rússia.
O isolamento político de Kerenski, a perda do apoio popular pelo governo provisório e o fortalecimento dos bolcheviques nos sovietes acabariam conduzindo à Revolução de Outubro. Assim como a Revolução de Fevereiro substituiu a autocracia czarista por um regime liberal - burguês por outro, operário - socialista.
Kerenski
O Partido Bolchevique, atuando na clandestinidade e com seus líderes presos ou exilados, não havia desempenhado um papel de relevo na Revolução de Fevereiro. A anistia geral concedida pelo governo provisório possibilitou a libertação ou o retorno à Rússia de seus principais dirigentes. Lênin, cuja volta imprimira ao partido um novo dinamismo, formulou no documento político que ficou conhecido com "Teses de abril" a plataforma de uma segunda revolução: "a terra aos camponeses, a fábrica aos operários e a paz aos povos". Este novo programa, entretanto, só poderia ser realizado com a derrubada do governo de Kerenski e a transferência do poder para os conselhos de operários, camponeses e soldados, resultando daí a palavra de ordem "todo poder aos sovietes:, que serviria de base para a Revolução de Outubro.
Em setembro de 1917 Leon Trótski, líder bolchevique, foi eleito presidente do soviete de Petrogrado, o mais poderoso da Rússia, e organizou a Guarda Vermelha, formada por milicianos operários. Em 25 de outubro a Guarda Vermelha, apoiada pela guarnição militar de Petrogrado e pelo cruzador Aurora, desencadeou a insurreição que culminou com a tomada do Palácio de Inverno (sede do governo provisório) e com a queda de Kerenski. Nessa mesma noite, quando se iniciou a sessão inaugural de um congresso de sovietes, Lênin subiu à tribuna e afirmou: "O exercício de todo o poder é transferido aos sovietes de deputados operários, camponeses e soldados. Passemos agora à construção da nova ordem socialista". Foi organizado em seguida um novo governo, o Conselho de Comissários de Povo, presidido por Lênin, que decretou a reforma agrária e a estatização dos bancos e das fábricas, assim como estabeleceu um armistício com a Alemanha.
A guerra Civil:
No início de 1918 o governo socialista russo concluiu a paz em separado com a Alemanha pelo tratado de Brest - Litovsk, pelo qual a Rússia perdia um décimo de seu território ( Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Ucrânia). Logo depois d uma guerra civil eclodia no país, entre o Exército Branco, formado pelos setores interessados na restauração do antigo regime e comandado por militares ligados ao czarismo, e o Exército Vermelho, que chegou a contar com três milhões de soldados e foi organizado por Trótski para lutar pela preservação da nova ordem socialista. A França, a Inglaterra, os Estados Unidos e o Japão, países interessados na derrubada dos bolcheviques e na restauração do capitalismo na Rússia, intervieram militarmente ao lado dos russos brancos. Em 1919, em plena guerra civil, os bolcheviques realizaram o congresso de fundação da Terceira Internacional, organização política que agrupava os recém - fundados partidos comunistas dos países europeus, cujo objetivo era coordenar a expansão da revolução socialista para outros países da Europa. A Primeira internacional havia sido fundada em 1848 por Marx e Engels e a Segunda Internacional surgira no fim do século XIX, agrupando os partidos socialistas e social - democratas do continente europeu. Nesta época, para fazer frente ao cerco das potências capitalistas e à destruição provocada pela guerra civil, o governo socialista adotou uma política econômica conhecida como "comunismo de guerra". Esta política implicou a completa estatização dos bancos, do comércio exterior e da indústria fabril, assim como a requisição compulsória da produção agrícola, o estabelecimento da igualdade de salários e o trabalho obrigatório. Finalmente em 1921 a guerra civil chegava ao fim com a vitória do Exército Vermelho sobre o Branco, um saldo de nove milhões de mortos e o completo cerco da Rússia Soviética pelos países capitalistas.
A nova política EconômicaAo fim da guerra civil o país estava totalmente devastado, sua produção industrial reduzida a 18% e sua agricultura, a 30% do que era em 1913. Assim, a fome e a miséria grassavam na Rússia Soviética. Para promover a reconstrução econômica do país, Lênin concebeu a Nova Política Econômica (NEP), definida por ele com "um passo atrás para dar dois passos à frente".A NEP constituiu na restauração parcial da economia de mercado com a adoção de uma série de medidas típicas do capitalismo. Assim, foram suprimidas as requisições agrícolas forçadas, desnacionalizadas as fábricas com menos de vinte trabalhadores, restabelecida a escala de salários, permitido o comércio interno e incentivada a introdução de capitais estrangeiros no país. Com a NEP ocorreu, portanto, a coexistência de dois setores distintos da economia: um estatal, basicamente socialista, e um privado, tipicamente capitalista. A NEP, que se estendeu até 1928, trouxe resultados imediatos: em 1924 a produção industrial atingiu 50% e a produção agrícola equiparou-se aos índices de 1913.
A ascensão de StálinEm 1924 a morte de Lênin desencadeou uma luta pelo poder que colocou frete a frete os dois mais destacados dirigentes do Partido Bolchevique: Trótski, comissário do povo para a guerra, e Stálin, secretário - geral do partido.
Stálin
Muito mais que uma disputa pessoal pelo controle do poder, esta luta representou o confronto entre duas concepções revolucionárias: de um lado, a teoria da revolução permanente, defendida por Trótski; de outro, a teoria do socialismo num só país, advogada por Stálin. A primeira afirmava que a consolidação do socialismo na Rússia só seria possível com a simultânea expansão da revolução para os países capitalistas avançados da Europa ocidental; a segunda postulava que, a despeito do fracasso da revolução no Ocidente europeu e do cerco organizado pelas potências capitalistas, era possível a construção do socialismo apenas na Rússia Soviética. A vitória de Stálin sobre Trótski representou o triunfo desta segunda concepção. Em 1925 Trótski foi destituído de seu posto, em 1927 foi expulso do partido e, em 1929, exilado da União soviética. Enquanto isso, processava-se através da NEP a reconstrução da economia soviética, que em 1928 atingia o mesmo nível de 1913.
Os planos quinquenais:
A ascensão de Stálin assinalou o início de uma nova política econômica, baseada no abandono da NEP e na adoção dos planos qüinqüenais. A Gosplan - comissão estatal de planejamento econômico - passou a se encarregar da planificação global da economia.
Os dois primeiros planos qüinqüenais estabeleceram dois objetivos básicos: a criação de uma indústria pesada e a colitivização da agricultura, através da qual a propriedade privada da terra foi substituída por cooperativa, os "Kolkhozes", e por granjas estatais, os "sovkhozes. Sobre esses planos, que estenderam de 1928 a 1938, escreveu o historiador Isaac Deutscher: "No curso desse decênio a produção de eletricidade por ano elevou-se de 6 para 40 bilhões de kWh; a produção de carvão passou de 30 para 133 milhões de toneladas; a de petróleo, de 11 para 32 milhões de toneladas a de automóveis, de 1400 para 211000 unidades. Antes da revolução o número de médicos era de 20 mil, em 1937 passou para 105 mil. O número de leitos de hospital passou de 175000 para 618000. Em 1914, 8 milhões de pessoas freqüentavam escolas de todos os níveis; em 1928, 12 milhões; e em 1938, 31,5 milhões. Em 1913, 112 mil pessoas estudavam em estabelecimentos de nível universitário; em 1939, 620 mil. Por outro lado, os anos de 1936 até 1938 caracterizaram-se pelos "grandes expurgos", nos quais foram afastados, expulsos ou eliminados os opositores de Stálin existentes no Partido Bolchevique e no Exército Vermelho. O ponto culminante dos grandes expurgos foram os processos políticos de Moscou, cujo resultado foi a liquidação da velha guarda bolchevique (antigos dirigentes do partido que haviam comandado a Revolução de outubro de 1917). Assim, na década de 1930, enquanto o mundo capitalista atravessava uma grande crise econômica, a União soviética, isolada dele, lançava as bases para a construção do "socialismo num só país". O desenvolvimento econômico conquistado nos planos qüinqüenais dotava o país de uma infra - estrutura que teria um papel decisivo na vitória da União Soviética sobre a Alemanha, cujos germes nazi-fascitas já se formavam.
Autoria: Janaína Raniero Rocha
Veja mais:
Formação e Desintegração da URSS
Fim da União Soviética e a CEI


google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
if (typeof click=='undefined') {click="";}
if (typeof ord=='undefined') {ord=Math.random()*10000000000000000;}
document.write('');

if (typeof(et_tile)=='undefined') et_tile=1;if (typeof(_BTBucketsEZ_) == "undefined") { _BTBucketsEZ_ = "";} document.write('');

+ Visitados
Download de Livros
Resumos de Livros
Mapa-Múndi
Tradutor On-Line
Exercícios Resolvidos
Como Fazer?
Guia de Profissões
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
NewsletterCadastre seu e-mail e receba novidades do site.


google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);
Trabalhos Escolares
Artes
Astronomia
Biologia
Educação física
Filosofia
Física
Geografia Geral
Geografia do Brasil
História Geral
História do Brasil
Informática
Inglês
Literatura
Matemática
Português
Psicologia
Química
Redação
Sociologia
Trabalhos Acadêmicos
Administração
Arquitetura
Contabilidade
Direito
Economia
Engenharia
Farmácia
Marketing
Medicina e Enfermagem
Pedagogia
Pesquisas
Autores
Biografias
Continentes
Corpo Humano
Cultura
Curiosidades
Doenças
Drogas
Estados Brasileiros
Globalização
Guerras
Países
Política
Mapas
Mitologia
Religião
Saúde
Vestibular
ENEM - ProUni
Exercícios Resolvidos
Guia de Profissões
Links Úteis
Universidades
Utilidade
Bibliotecas
Como fazer
Dicas de estudo
Dicionários
Tradutor
Programas
Livros
Download de Livros
Resumos de Livros
Links
google_protectAndRun("ads_core.google_render_ad", google_handleError, google_render_ad);


Política de Privacidade
Anuncie Aqui
Fale Conosco
Enviar Trabalho
© 2000 - 2009 Todos os direitos reservados à Cola da Web.com
Interação:

O Cola da Web facilita sua vida escolar e acadêmica ajudando você em suas pesquisas, trabalhos escolares e de faculdade.... O Cola da Web NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de trabalhos prontos assim como NÃO apóia e NÃO APROVA a quem quer comprar Trabalhos Prontos, nós incentivamos o usuário a desenvolver por conta própria o seu trabalho escolar, TCC ou monografia.
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));
try {var pageTracker = _gat._getTracker("UA-1038181-1");pageTracker._trackPageview();} catch(err) {}
sb_id = "9359"; sb_services="favoritos, email, google, linkk, live, yahoo, rec6, linkto, delicious, dihitt, twitter, mais";
Melhores correspondências para revolução russa de 1917 resumo
Resumos de Livros... Ir para o texto »abalho escolar, TCC ou monografia.


COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));
try {var pageTracker = _gat._getTracker("UA-1038181-1");pageTracker._trackPageview();} catch(err) {}
sb_id = "9359"; sb_services="favoritos, email, google, linkk, live, yahoo, rec6, linkto, delicious, dihitt, twitter, mais";
Melhores correspondências para revolução russa de 1917 resumo
Resumos de Livros... Ir para o texto »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas