terça-feira, 4 de janeiro de 2011

7289 - GUERRA DA CRIMÉIA

Por favor leia
Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
Crimeia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
República Autônoma da Crimeia

Автономна Республіка Крим
Автономная Республика Крым
Qırım Muhtar Cumhuriyeti

Bandeira Brasão

Lema: "Процветание в единстве"
'Prosperidade em unidade'


Línguas oficiais Ucraniano, russo, tártaro da Crimeia
Capital Simferopol
Maiores cidades Simferopol, Eupatoria, Kerch, Teodósia, Ialta
Governo república autônoma na Ucrânia
Primeiro Ministro Viktor Plakida
Chefe do Parlamento Volodymyr Konstantynov
Área 26.081 km²
População 2.033.736 (censo 05/12/2001)

1.972.904 (est. 01/03/2006)

Densidade 77,98 hab./km² (Censo 05/12/2001)

75,65 hab./km² (est. 01/03/2006)

Moeda Hryvnia (UAH)
Fuso horário UTC+2
Hino nacional "Нивы и горы твои волшебны, Родина"
Domínio de topo .crimea.ua
Código telefónico +380

A Crimeia, oficialmente República Autônoma da Crimeia (em ucraniano Автономна Республіка Крим - Avtonomna Respublika Krym, em russo: Автономная Республика Крым - Avtonomnaia Respublika Krym em tártaro da Crimeia: Qırım Muhtar Cumhuriyeti) é uma península e uma república autônoma da Ucrânia situada na costa setentrional do Mar Negro.

Era chamada Táurica (Chersonesus Taurica ou Scythica) pelos gregos antigos. Seu nome atual deriva-se do seu nome tártaro Qırım, através do Grego: Κριμαια (Krimeia).

Índice [esconder]
1 Geografia
2 História
2.1 Primórdios
2.2 Guerra da Crimeia
2.3 Segunda Guerra Mundial
2.4 Deportações
2.5 Dominação Soviética
2.6 Autonomia
3 Demografia
3.1 Grupos étnicos
3.2 Línguas
4 Ligações externas


[editar] Geografia
A Crimeia faz fronteira com a região do Kherson ao norte, com o Mar Negro ao sul e ao oeste e com o Mar de Azov ao leste. Tem uma área de 26.000 km², com uma população de 1,9 milhões de habitantes (2005). Sua capital é Simferopol.

A Crimeia conecta-se ao resto da Ucrânia pelo istmo de Perekop, largo de 5 a 7 km. No extremo oriental encontra-se a península de Kerch, que está diretamente em face da península de Taman, em terras russas. Entre as penínsulas de Kerch e Taman encontra-se o Estreito de Kerch, com 4,5 a 15 km de largura, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov.

A costa da Crimeia é repleta de baías e portos. Esses portos encontram-se no lado ocidental do Istmo de Perekop, na Baía de Karkinit; no sudoeste, na baía aberta de Kalamita, com os portos de Eupatoria, Sebastopol e Balaclava; na Baía de Arabat, no lado norte do Istmo de Yenikale ou Kerch; e na Baía de Caffa ou Teodósia, com o porto homônimo no lado sul.

A costa sudeste é flanqueada a uma distância de 8 a 12 km do mar por uma cadeia de montanhas também conhecidas como Cordilheira da Crimeia. Essas montanhas são acompanhadas por uma segunda cadeia paralela. 75% do resto da superfície da Crimeia consiste de pradarias semiáridas, uma continuação sul das estepes Pontic, que se inclinam levemente para o nordeste a partir dos pés das montanhas. A cadeia principal dessas montanhas ergue-se abruptamente do fundo do Mar Negro, alcançando uma altitude de 600 a 750 metros, começando no sudoeste da península, chamado Cabo Fiolente (ant. Parthenium). Era esse cabo que, supõe-se, era coroado com o templo de Artêmis, onde Ifigênia teria exercido como sacerdotisa.

Diversos kurgans, ou restos de sepulturas, dos antigos citas espalham-se através das estepes da Crimeia.

Durante os anos de poder soviético, as vilas e as dachas da costa da Crimeia eram privilégio dos politicamente fiéis ao regime. Também encontram-se vinhedos e pomares nessa região; a pesca, a mineração e a produção de diversos óleos também são importantes. Inúmeros edifícios da família imperial russa também embelezam a região, assim como pitorescos castelos gregos e medievais.

[editar] História
Ver artigo principal: História da Crimeia
[editar] Primórdios
Os primeiros habitantes de quem se têm resquícios autênticos foram os Cimerianos, que foram expulsos pelo Citas durante o século VII a.C.. Uma pequena população que se refugiara nas montanhas ficou conhecida posteriormente como os Tauri. Neste mesmo século, os antigos colonos gregos começaram a ocupar a costa, isto é, Dórios de Heraclea em Chersonesus, e Jônios de Mileto em Teodósia e Panticapaeum (também chamado Bósforo).

Dois séculos mais tarde, (438 a.C.) o archon, ou líder, dos Jônios assumiu o título de Rei do Bósporo, um Estado que manteve relações importantes com Atenas, fornecendo àquela cidade trigo e outros produtos. O último destes reis, Perisades V, sendo pressionado pelos Citas, pediu proteção a Mithradates VI, rei de Pontus, em 114 a.C.. Depois da morte de seu protetor, seu filho Farnaces, como recompensa pelo auxílio dado aos romanos na guerra contra o próprio pai, recebeu em 63 a.C. de Pompeu o reino do Bósporo. Em 15 a.C. foi mais uma vez devolvido ao rei de Pontus, mas daí em diante acabou mantendo-se um território tributário de Roma.

Durante os séculos seguintes a Crimeia foi invadida, atravessada ou ocupada sucessivamente pelos Godos (250, pelos Hunos (376), pelos Kazares (século VIII), pelos Bizantinos Gregos (1016), pelos Kipchaks (1050), e pelos Mongóis (1237).


Foto Satélite da península da Crimeia e do Mar de Azov, (NASA/MODIS/Blue Marble)

Mapa da península da Crimeia

Mapa histórico (1888)
No século XIII, os Genoveses destruíram ou tomaram as colônias que seus rivais Venezianos haviam fundado na costa da Crimeia e se estabeleceram em Cembalo (Balaclava), Soldaia (Sudak), e Caffa (Teodósia). Essas prósperas cidades comerciais existiram até a conquista da península pelos Turcos Otomanos em 1475.

Enquanto isso, os Tártaros haviam fincado pé no norte e no centro da península desde o século XIII. O pequeno enclave de Karaites instalou-se entre os Tártaros da Crimeia, principalmente em Çufut Qale. Depois da destruição da Horda Dourada por Timur, eles fundaram um Canato da Crimeia em 1427 com Haci I Giray, um descendente de Gêngis Khan. Seus sucessores e ele próprio reinaram primeiramente em Solkhat (Eski Qırım) e, a partir do início do século XV, em Bakhchisaray. Depois de 1478, reinaram como príncipes tributários do Império Otomano até 1777, quando, tendo sido derrotados pelo general russo (futuro generalíssimo) Suvorov, tornaram-se dependentes da Rússia; finalmente, em 1783, toda a Crimeia foi anexada ao Império Russo.

[editar] Guerra da Crimeia
A Guerra da Crimeia ocorreu entre 1854-1856.

[editar] Segunda Guerra Mundial
A Crimeia foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Grande Guerra Patriótica (Segunda Guerra Mundial). Os invasores alemães tiveram inúmeras perdas quando tentaram avançar através do istmo ligando a Crimeia à Ucrânia, em Perekop, no verão de 1941. Quando finalmente conseguiram atravessar, os alemães ocuparam a maior parte da Crimeia, com exceção da cidade de Sebastopol (Cidade Heróica). Sebastopol resistiu heroicamente de Outubro de 1941 até 4 de Julho de 1942, quando os alemães finalmente capturaram a cidade. As tropas soviéticas conseguiram liberar Sebastopol somente em 1944.

[editar] Deportações
Em 1944 a população de etnia Crimeia-Tártara foi deportada a força pelo governo soviético. Estima-se que 46% desses deportados tenham morrido de fome e doenças.

[editar] Dominação Soviética
Durante a era soviética, a Crimeia foi governada como parte da República Socialista Federada Soviética da Rússia até que, em 1954, fosse transferida por Khrushchov para a RSS da Ucrânia como presente de comemoração do 300° aniversário da unificação da Rússia e da Ucrânia. Com o colapso da União Soviética, a Crimeia tornou-se parte da recém independente Ucrânia, uma situação ressentida por parte da população de maioria russa e causadora de tensões entre a Rússia e a Ucrânia. Com a Frota do Mar Negro baseada na península, houve apreensões de conflito armado.

Com a derrota eleitoral das principais forças políticas radicais nacionalistas da Ucrânia a tensão diminuiu progressivamente.

[editar] Autonomia
A Crimeia proclamou sua independência em 5 de Maio de 1992, mas concordou mais tarde permanecer parte integrante da Ucrânia como uma República autônoma.

A cidade de Sebastopol está situada dentro da República, mas tem um status municipal especial na Ucrânia. O Presidente da República é Boris Davydovych Deich, desde 2002, e o primeiro-ministro é Anatolii Fedorovych Burdyugov, desde 23 de Setembro de 2005.

[editar] Demografia
[editar] Grupos étnicos
Russos - 58,3%
Ucranianos - 24,3%
Tártaros da Crimeia - 13%
Bielorrussos - 1,5%
Tártaros - 0,5%
Armênios - 0,4%
Judeus - 0,2%
Outros - 1,8%
[editar] Línguas
As línguas oficiais da Crimeia são o ucraniano, o russo e o tártaro da Crimeia. Outras línguas faladas são o arménio, o polaco e o romeno.

[editar] Ligações externas
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre CrimeiaCrimea photos
Autonomous Republic of Crimea - Information card - em inglês
United Nations Crimea Integration and Development Programme



[Esconder]v • eDivisões administrativas da Ucrânia
Regiões (oblasts) Dnipropetrovsk • Donetsk • Ivano-Frankivsk • Jitomir • Kharkiv • Kherson • Khmelnítski • Kirovogrado • Kiev • Lugansk • Lviv • Mikolaiv • Odessa • Poltava • Rivne • Sumi • Tcherkássi • Tchernigov • Tchernivtsi • Ternopil • Vinnitsa • Volínia • Transcarpátia • Zaporíjia
República autônoma Crimeia
Cidades independentes Kiev • Sebastopol


Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Crimeia"
Categoria: Crimeia
Categoria oculta: !Artigos destacados na Wikipédia em sueco
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Alemannisch العربية مصرى Azərbaycanca Boarisch Беларуская (тарашкевіца) Български Brezhoneg Català Qırımtatarca Česky Dansk Deutsch English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Français Gaeilge Galego עברית Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Íslenska Italiano 日本語 ქართული 한국어 Къарачай-Малкъар Latina Лакку Lietuvių Bahasa Melayu Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Иронау Polski Romani Română Русский Sicilianu Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska ไทย Tagalog Татарча/Tatarça Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Walon 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 15h19min de 29 de dezembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para GUERRA DA CRIMÉIA
A Crimeia foi palco de uma das mais sangrentas batalhas da Grande Guerra... Ir para o texto »

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas