segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7244 - METERNICH E A PARTILHA DA EUROPA (CONGRESSO DE VIENA)

Príncipe Von Metternich
Klemens Von Metternich, homem de Estado austríaco e um dos diplomatas mais importantes de seu tempo. Após a queda de Napoleão, ele apoiou a restauração dos Bourbon ao trono da França. Sua visão conservadora da natureza do Estado acreditava que, já que as pessoas haviam se estabelecido com as instituições antigas, revoluções como a francesa eram ilegítimas. Influenciou profundamente o resultado do Congresso de Viena e lançou as bases para o nascimento da Confederação Germânica.
Quarta-feira, Junho 15, 2005
Expansionismo Europeu
Ao passo que a Primeira Revolução Industrial estava conscrita à Inglaterra e serviu de base para a consolidação do poderio britânico como fiel da balança do sistema de equilíbrio europeu; a Segunda Revolução Industrial rompeu as fronteiras da Inglaterra e tomou conta do continente europeu. Marcada por diversas inovações tecnológicas e o surgimento da indústria de base, essa acabou dando uma sobre-vida à supremacia Européia diante das então novas potências continentais (EUA e Rússia). Graças à Realpolitik de Bismarck não houve conflitos no continente europeu e agora este parecia totalmente industrializado e pronto para expandir-se para o resto do mundo através do imperialismo, como ficou evidente na partilha do continente Africano. A segunda Revolução Industrial e o papel da Alemanha de Bismarck contribuiram para que se acreditasse numa possível manutenção da europa como centro de todas as decisões do mundo.
Imperialismo foi a política de expansão e domínio territorial e econômico das potências européias sobre outras regiões do globo. Para Hobsbawn, o imperialismo foi um período da história que marcou a dominância dos países “avançados” ou fortes sobre os “atrasados” ou fracos e durante o qual as maiores regiões do mundo foram divididas: África e Ásia. O autor afirma que o imperialismo foi um subproduto natural da economia internacional, que estava inteiramente baseada na rivalidade entre várias economias industriais concorrentes e intensificada pela pressão econômica protecionista da década de 80 do século XIX. Para Lênin, o nada mais é do que o estágio mais avançado do capitalismo, fase em que predominam o capital financeiro e os monopólios. Nesse momento, há uma acentuação da política colonial e há uma expansão motivada por interesses em novos mercados e excedentes de produção.
A primeira Revolução Industrial acrescentou novos conhecimentos e técnicas, mas se limitou basicamente ao território inglês. Foi na Segunda Revolução Industrial que o desenvolvimento na Europa foi muito maior, e que provocou profundas mudanças na economia. Ambos Lênin e Hobsbawn percebem que o imperialismo está fortemente vinculado à questão econômica. Nesse período do imperialismo ocorreu a concentração de capitais e maiores interesses de investimentos em áreas periféricas, à medida que novas tecnologias surgiam com essa segunda revolução. Todos esses fatores constituíram fatores fundamentais para o imperialismo, uma vez que esse desenvolvimento advindo da Segunda Revolução Industrial exigia novos mercados e novos "espaços" a serem explorados. Como conseqüência desse processo, podemos notar a partilha da África, por exemplo.
posted by Verônica at 6/15/2005 09:11:00 PM

2 Comments:
professor said...
A questão um esquece de enfatizar as transformações que levaram a formação do capitalismo financeiro. A segunda questão e a conclusão estão boas.

8:34 PM
Joao Pinto said...
Mas porque é que estes gajos não mudam de template?

Sem banner, um template mais ranhoso que o meu ranho --'

Dasse.....apaguem isto -_-

YOU SUCK MOTHERFUCKERS

12:01 PM
Postar um comentário

<< Home
Colaboradores
Andre
Verônica
Pablo Saturnino
Danilo Marcondes
professor
Oscar Perez
Vinícius
Dominique
Previous Posts
2a. Revolução Industrial
Otto Eduard Leopold von Bismarck (1815-1898)
Der Krieg kommt!!
Um homem à frente de seu tempo
Marx e o mundo
Bandeira da Confederacao do Equador criada, poste...
DOM PEDRO, O AUTORITÁRIO
Mapa da Republica do Haiti
"L´Union Fait La Force" - Republique d'Haïti
Efeito Colateral


--------------------------------------------------------------------------------


Melhores correspondências para METERNICH E A PARTILHA DA EUROPA
Klemens Von Metternich, homem de Estado austríaco e um dos diplomatas mais... Ir para o texto »
como ficou evidente na partilha do continente Africano. Ir para o texto »

COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas