segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7209 - GUERRA AUSTROPRUSSIANA

Novo Usuário? Cadastre-se Entrar Ajuda Blog Yahoo! Mail Meu Yahoo! Yahoo! Notícias Yahoo! Finanças Yahoo! Esportes Yahoo! Search BUSCAR NA WEB
Página inicial Ver Categorias Animais de Estimação
Artes e Humanidades
Beleza e Estilo
Carros e Transportes
Casa e Jardim
Ciências Sociais
Ciências e Matemática
Comidas e Bebidas
Computadores e Internet
Ecologia e Meio Ambiente
Educação e Referência
Eletrônicos
Entretenimento e Música
Esportes
Família e Relacionamentos
Governo e Política
Gravidez e Maternidade
Jogos e Recreação
Negócios Regionais
Negócios e Finanças
Notícias e Eventos
Produtos do Yahoo!
Restaurantes
Saúde e Beleza
Sociedade e Cultura
Viagens
Sobre o Respostas Como o Yahoo! Respostas funciona?
Pontos e Níveis
Regras da Comunidade
Painel dos líderes
Blog

PergunteO quê você quer perguntar? Continuar RespondaDescubraO que você está procurando? Buscar no Yahoo! Respostas Busca avançada
Gabi Membro desde:
01 de abril de 2010
Total de pontos:
134 (Nível 1)
Adicionar amigo

Bloquear

Como foi a guerra austro-prussiana ?
as consequencias , quem venceu , quanto tempo durou .
9 meses atrás Denuncie by ღ ☆•Suuu•™★ LHP © »мαdє iη мg ® Membro desde:
15 de março de 2010
Total de pontos:
128.443 (Nível 7)
Adicionar amigo

Bloquear

Melhor resposta 9%35474 respostas
Membro desde: 15 de março de 2010
Total de Pontos: 128.443 (Nível 7)
Pontos ganhos na semana: 0
Adicionar amigo
Bloquear
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta
A Guerra Austro-prussiana, também chamada de Guerra das Sete Semanas ou Guerra Civil Alemã, foi travada pelo Império Austríaco e pela Prússia em 1866 e resultou no domínio prussiano sobre a atual Alemanha. Na Alemanha e na Áustria ela é conhecida como Deutscher Krieg (Guerra Alemã) ou Bruderkrieg (Guerra de Irmãos). Na Itália, chama-se Terza guerra di independenza italiana (Terceira guerra de independência italiana).

Por séculos, os Imperadores do Sacro Império Romano-Germânico governavam nominalmente os Estados alemães, mas os nobres poderosos mantinham uma independência de fato com auxílio externo, particularmente da França. A Prússia se tornou o mais poderoso desses Estados, e, já no século XIX, era considerada uma das grande potências da Europa.

Após o fim das Guerras Napoleônicas, em 1815, a influência francesa sobre os Estados alemães era fraca e ideais nacionalistas espalharam-se pela Europa. Muitos observadores perceberam que as condições para a unificação da Alemanha estavam em desenvolvimento, e duas concepções de unificação se desenvolveram. Um delas era a Grossdeutschland (do alemão Großdeutschland, "grande Alemanha"), que incluiria o império multi-nacional da Áustria. A outra, preferida pela Prússia, era a Kleindeutschland ("pequena Alemanha"), que excluia a Áustria.

O junker (nobre prussiano) Otto Von Bismarck tornou-se chanceler da Prússia em 1862 e começou imediatamente uma política focalizada na unificação da Alemanha como uma Kleindeutschland sob controle prussiano. Tendo aumentado a consciência nacional alemã, convencendo a Áustria a unir-se a ele na Guerra dos Ducados (também conhecida como Guerra Dinamarquesa ou Segunda Guerra do Schleswig), Bismarck provocou um conflito pela administração das províncias conquistadas de Schleswig e Holstein, que fora acertada na Convenção de Gastein. A Áustra declarou guerra à Prússia e conclamou os exércitos dos Estados alemães menores para juntarem-se a ela.


A maioria dos Estados alemães uniu-se à Áustria, contra a Prússia, percebida como a agressora. Dentre esses Estados estavam a Saxônia, Bavária, Baden, Württemberg, Hanôver, Hesse-Kassel, Hesse-Darmstadt e Nassau. Alguns Estados setentrionais juntaram-se à Prússia, particularmente Oldenburg, Mecklenburg-Schwerin, Mecklenburg-Strelitz, e Brunswick. A Itália também se juntou à Prússia, porque a Áustria ainda ocupava o território do Vêneto, que os irredentistas italianos queriam para completar a unificação da Itália.

Notavelmente, as outras potências estrangeiras abstiveram-se da guerra. O imperador francês Napoleão III, que esperava uma vitória austríaca, preferiu ficar de fora do conflito para fortalecer sua posição de negociação pelo território ao longo do Reno, enquanto que o Império Russo ainda guardava ressentimentos contra a Áustria por conta da Guerra da Crimeia.



Encerradas as hostilidades, a Áustria cedeu a Venécia (correspondente às atuais regiões italianas do Vêneto e da Friuli-Venezia Giulia) ao Reino de Itália (com a mediação da França).

O Tratado de Praga, de 23 de agosto de 1866, determinou a dissolução da Liga Alemã, a anexação de Schleswig-Holstein, Hanôver, Hesse-Kassel, Nassau e Frankfurt à Prússia e a exclusão da Áustria dos assuntos alemães.

A guerra tornou a Prússia a potência hegemônica na Alemanha e com ascendência sobre os estados alemães menores, que se veriam compelidos a aliarem-se aos prussianos na Guerra Franco-prussiana de 1870 e a aceitar a coroação de Guilherme I como Kaiser de uma Alemanha unificada, em 1871. A Guerra dos Ducados e a Guerra Austro-prussiana podem ser vistas, portanto, como as primeiras grandes manobras de Bismarck para atingir a sua meta de unificar a Alemanha sob controle prussiano.


A principal campanha da guerra ocorreu na Boêmia. A decisiva vitória prussiana sobre a Áustria na Batalha de Königgrätz (3 de julho de 1866) destruiu o exército austríaco e forçou Viena a propor a paz.

Os austríacos tiveram melhor sorte na guerra com a Itália, derrotando-a em terra na Batalha de Custoza (24 de junho) e no mar na Batalha de Lissa (20 de julho). Por outro lado, os "Caçadores dos Alpes", de Garibaldi, derrotaram os austríacos na Batalha de Bezzecca, em 21 de julho, e avançaram na direção de Trento.


MR pra mim por favor. bj
9 meses atrás Denuncie Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: obrigadaa (: Não é a resposta certa? Tente o Yahoo! Buscas
Busca do Yahoo! para Buscar
Atualmente não há comentários para esta pergunta.

* Você precisa estar logado no Respostas para adicionar comentários. Entre ou Crie uma nova conta.

Outras Respostas (1)
by Mandoca Membro desde:
20 de outubro de 2009
Total de pontos:
4.825 (Nível 4)
Adicionar amigo

Bloquear

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR…

Escolhe um desses links e vê lá qual a melhor resposta!
Espero ter ajudado em algo!
Boa sorte!
Fonte(s):
Euxinha'
9 meses atrás Denuncie Descubra Perguntas em Ajuda para Lição de Casa
Água com açúcar ajuda a tirar a dor de estômago?
Vcs podem me ajudar? valendo 10 pontos e 5 estrelas!?
Paises parlamento???
Fale sobre a Economia dos Países Africanos(Continente Africano).?
PUBLICIDADE

Yahoo! Respostas em outros países:
Alemanha Argentina Austrália Brasil Canadá China Cingapura Coréia do Sul Espanha Estados Unidos Filipinas França Hong Kong Indonésia Itália Japão Malásia México Nova Zelândia Quebec Reino Unido Tailândia Taiwan Vietnã em Espanhol Índia O Yahoo! não avalia ou garante a precisão de qualquer conteúdo no Yahoo! Respostas. Clique aqui para ler o Termo de Responsabilidade.

Copyright © 2011 Yahoo!. Todos os direitos reservados.

Direitos Autorais - Política de Privacidade - Termos do serviço - Regras da Comunidade


3COPYRIGHT YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas