segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

7202 - A GUERRA FRANCO-PRUSSIANA

Por favor leia
Muito obrigado
de Jimmy Wales, fundador da Wikipedia.
Leia agora
França de Vichy
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

État Français
Estado Francês
Estado fantoche da Alemanha nazista


1940 – 1944 →



Bandeira Brasão

Lema nacional
Travail, famille, patrie
(em francês: «Trabalho, Família, Pátria»)
Até à ocupação de Novembro de 1942
Continente Europa
Capital Vichy
46° 10' N 3° 24' E
Capital-no-Exilio Sigmaringen
Língua oficial Francês
Governo Estado republicano
Chefe de Estado
• 1940-1944 Philippe Pétain
Legislatura Câmara de Deputados
Período histórico II Guerra Mundial
• 1940 Fim da Batalha de França
• 10 de Julho de 1942 de {{{ano_evento1}}} Eleição de Philippe Pétain
• 27 de Novembro de 1942 de {{{ano_evento2}}} Vichy destrói a sua frota em Toulon
• 2 de Junho de 1944 de {{{ano_evento3}}} Governo Provisório da República Francesa
• 6 de Junho de 1944 Desembarque da Normandia
Moeda Franco francês
A França de Vichy (em francês chamada hoje de Régime de Vichy ou Vichy; na altura autotitulava-se de État Français) foi o Estado francês dos anos 1940-1944, o qual era um governo fantoche da influência Nazi, opondo-se às Forças Livres Francesas, baseadas inicialmente em Londres e depois em Argel. Foi estabelecido após o país se ter rendido à Alemanha nazista em 1940, na Segunda Guerra Mundial. Recebe o seu nome da capital do governo, a cidade de Vichy, a sudeste de Paris, próximo de Clermont-Ferrand.

Índice [esconder]
1 A Guerra Franco-Alemã
2 Acordo de rendição
3 Governo de Pétain
4 Ver também


[editar] A Guerra Franco-Alemã

França de Vichy.A França declarou a Guerra à Alemanha a 3 de Setembro de 1939, no seguimento da invasão alemã da Polónia. Após os oito meses de Phony War, os alemães lançaram a sua ofensivaa no ocidente a 10 de Maio de 1940 e foram rapidamente bem sucedidos, ocupando Paris em meados de Junho desse mesmo ano.

Os líderes franceses consideraram retirar-se para os territórios franceses no norte de África, mas o vice-primeiro-ministro Henri Philippe Pétain e o chefe de estado-maior General Maxime Weygand insistiram que o governo deveria manter-se em poder na França e procurar um armistício com a Alemanha.

[editar] Acordo de rendição

Adolf Hitler em Paris.O Primeiro-Ministro Paul Reynaud demitiu-se após esta decisão e o presidente Albert Lebrun nomeou Philippe Pétain, então com 84 anos de idade, para o substituir a 16 de Junho de 1940. Pétain iniciou as negociações e em 22 de Junho seguinte assinou o acordo de rendição com a Alemanha.

A principal disposição do acordo foi a divisão da França em duas zonas - ocupada e não ocupada. A Alemanha controlaria a parte norte e ocidental da França e toda a costa atlântica. Os restantes dois quintos do país seriam administrados pelo governo francês, com capital em Vichy, liderado por Pétain. Para além disso, todos os judeus na França seriam entregues à Alemanha. O exército francês seria reduzido a apenas 100.000 homens e os prisioneiros de guerra permaneceriam em cativeiro. Os franceses tinham de pagar os custos de ocupação às tropas alemãs e evitar que os franceses deixassem o país.

Na sequência deste tratado, o Reino Unido e a França de Vichy cortaram as relações diplomáticas em 5 de Julho de 1940.




Série
História da França
Pré-história da França
Gália céltica
Gália romana
Francos
Merovíngios
Carolíngios

Dinastia Capetiana
Dinastia de Valois
Guerra dos Cem Anos, Jacquerie
Dinastia de Bourbon e o Antigo Regime
Massacre da noite de São Bartolomeu
Império Francês
Revolução Francesa
Napoleão e as Guerras Napoleónicas
Guerra franco-prussiana
França de Vichy (1940-1944)
Governo Provisório (1944-1946)
Quarta República Francesa (1946-1959)
Quinta República Francesa (1959-)
Categoria: História da França
A Terceira República Francesa foi extinta por votação pela Assembleia Nacional Francesa em 10 de Julho de 1940. O regime de Vichy foi estabelecido no dia seguinte, tendo Pétain como seu chefe de Estado. A Pétain foi concedido o poder de reescrever a Constituição Francesa, mas ele não o fez. Em vez disso, insistiu em promulgar três decretos constitucionais que suspendiam a Constituição da Terceira República Francesa de 1875, transferindo ao mesmo tempo todos os poderes para si.

[editar] Governo de Pétain
Pétain designou Pierre Laval como seu Vice-Presidente e sucessor designado em 12 de Julho. Pétain permaneceu na posição de Presidente até 20 de Agosto de 1944. Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, Igualdade, Fraternidade), o lema nacional, foi substituído por Travail, Famille, Patrie (Trabalho, Família, Pátria). Um de seus Primeiros-Ministros foi François Darlan.

O ex-primeiro-ministro Paul Reynaud foi preso em Setembro de 1940 pelo governo de Vichy e sentenciado à prisão perpétua em 1941.

Joseph Darnand foi nomeado chefe da milícia de Vichy Milice, a polícia em tempo de guerra. Era um oficial da SS e tinha jurado lealdade a Hitler. A milícia era responsável pela supressão da resistência francesa e dos Maquis e ainda por promulgar as leis raciais alemãs.

[editar] Ver também
Campo de deportação de Drancy
Serviço de trabalho obrigatório
Operação Attila
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7a_de_Vichy"
Categorias: Estados extintos da Europa | Estados republicanos extintos | História da França | Segunda Guerra Mundial | Ditaduras | Estados fantoches
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
العربية مصرى Български Brezhoneg Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Euskara فارسی Suomi Français עברית Hrvatski Magyar Italiano 日本語 ქართული 한국어 Latina Lietuvių Latviešu Македонски मराठी Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Occitan Polski Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Српски / Srpski Svenska Kiswahili ไทย Türkçe Українська Tiếng Việt Walon ייִדיש 中文 Bân-lâm-gú Esta página foi modificada pela última vez às 14h56min de 16 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais Melhores correspondências para A GUERRA FRANCO-ALEMÃ
A França declarou a Guerra à Alemanha a 3 de Setembro de 1939, no seguimento... Ir para o texto »

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas