segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

6454 - GRANDES ANTILHAS

BAIXA




Páginas
Início Contato Recomende o blog

Este Blog Link daqui A web
Este Blog


Link daqui


A web


terça-feira, 2 de novembro de 2010O Iluminismo
No século XVII, o regime político inglês e as idéias liberais de Locke serviram de base para um grupo de pensadores que receberam o nome de iluministas.
As idéias iluministas influenciaram muito os movimentos revolucionários na França, Inglaterra e nas lutas pela independência nos Estados Unidos e América espanhola e portuguesa.
O iluminismo, também chamado de filosofia das luzes ou ilustração, foi o movimento intelectual desenvolvido na Europa no século XVIII.
Os intelectuais iluministas criticavam o Antigo Regime (nome da sociedade que se formou na Europa nos séculos XV e XVI). Criticavam os privilégios de nascimento da nobreza; o poder absoluto dos reis e o mercantilismo, baseado no monopólio comercial que beneficiava apenas alguns poucos comerciantes.
Defendiam que a razão era a única forma de se chegar ao conhecimento; que através dela se pode descobrir qualquer mistério do universo e de se resolver qualquer problema da sociedade, chegando a uma vida de liberdade e progresso para toda humanidade. As desgraças humanas, a guerra, o fanatismo religioso, os governos autoritários eram causadas pela ignorância, pelo obscurantismo.
Defendiam que as crianças deveriam ser educadas em escolas onde teriam liberdade, carinho e incentivo, despertando a bondade e as qualidades naturais do ser humano.
Acreditavam que os homens são produtos da educação e da sociedade em que vivem e que não há alguém predestinado. Dizia Rousseau: “O homem é bom por natureza é a sociedade que o corrompe.”
A razão deve ser aplicada ao progresso material (uma vida mais confortável) e ao progresso institucional (direitos individuais da pessoa), eliminando a miséria e qualquer tipo de opressão. Ou seja, o progresso significava para eles uma vida melhor para todos.
Defendiam o anticlericalismo, pois a Igreja apenas motivava a ignorância e o preconceito. Queriam a tolerância religiosa e filosófica, onde qualquer pessoa tenha o direito de expressar suas convicções.
Ao invés dos privilégios de nascença garantidos aos nobres, defendiam que todos deveriam ser iguais perante a lei (igualdade jurídica). Admitiam que houvesse diferenças de riqueza, mas que não houvesse tribunais especiais. Essa ideia atendia principalmente aos burgueses, pois apesar de serem ricos, não tinham praticamente nenhuma influência no governo.
Defendiam a liberdade como um direito de cada cidadão e que o Estado não tem o direito de oprimir o cidadão. Essa liberdade foi principalmente usada pela burguesia significava mais uma liberdade comercial.
Os fisiocratas foram os pensadores iluministas de uma corrente econômica chamada de fisiocracia. Defendiam o liberalismo econômico, ou seja, que a economia não pode ter a intromissão do Estado. Seu lema era: “laissez faire, laissez passer” (deixe livre, deixe passar). Na prática, era o vale tudo na economia. Defendiam que a agricultura era a única fonte produtora de riquezas e que outros setores como o comércio e o artesanato eram “estéreis”.
Muitos monarcas absolutistas apreciavam algumas ideias iluministas e adotaram algumas delas, fazendo algumas reformas em seu Estado, sem, contudo, acabar com o absolutismo, o mercantilismo e os privilégios da nobreza. Incentivaram o estudo das ciências naturais nas universidades, alguma liberdade para escritores, apoio às manufaturas e comércio, a abolição da tortura aos presos. Ou seja, eram reforma de “fachada”. Era o despotismo esclarecido que existiu em países como a Prússia, Áustria, Rússia, Espanha e Portugal.
Pensadores iluministas como Voltaire tinha um jeito simples de escrever e que ironizava e ridicularizava a sociedade do Antigo Regime. Dizia: “Posso não concordar com as idéias que dizeis, mas morrerei defendendo o direito de você dizê-las.”
Montesquieu foi um dos criadores da teoria da separação dos poderes, criando o poder executivo, o legislativo e o judiciário como forma de se evitar a concentração e o abuso de poder nas mãos de um governante.
Rosseau em sua obra O Contrato Social mostrou que o Estado vinha da vontade consentida de todos e que os governos foram criados a partir dessa vontade geral do povo e que, por isso, tinham o direito de modificá-los.
Postado por Juh às 00:36 0 comentários Links para esta postagem Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Marcadores: iluminismo
Gostou do post?


quinta-feira, 21 de outubro de 2010Entusiasmo
A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si.

Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.

Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.

Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.

Assim o entusiasmo é diferente do otimismo. Otimismo significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo. Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje, é preciso ser entusiasmado. A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo.

Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.

E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos. NÃO É O SUCESSO QUE TRAZ O ENTUSIASMO, É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.

Tem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma. O entusiasmo é que traz a nova visão de vida.

Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite jamais sairá dessa situação. É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Deixe de lado o ceticismo. Abandone a descrença e seja entusiasmado com sua vida e principalmente entusiasmado com você.

VOCÊ VERÁ A DIFERENÇA!

(Prof. Ph.D. Luís Marins)
Postado por Juh às 22:50 0 comentários Links para esta postagem Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Gostou do post?


Faça uma escolha
Dê uma boa olhada ao seu redor, e entenda que sua vida – agora mesmo – é o resultado de todas as suas escolhas no passado. Você gosta do que vê? Certamente, você andou muito para chegar até aqui. Você sobreviveu e deu um jeito de estar onde está?

Existem coisas que poderiam melhorar? Provavelmente! Existem lugares que você gostaria de conhecer, coisas que gostaria de fazer? Você consegue imaginar a sua vida sendo ainda melhor, ainda mais gratificante e emocionante do que é hoje?

Então, como chegar lá? Do mesmo jeito, que chegou até aqui, como resultado das escolhas que você fez.

Existem escolhas, e existem escolhas. Geralmente, prestamos muita atenção às grandes decisões: faculdade, casamento, a primeira casa ou apartamento. Mas, freqüentemente, as decisões mais poderosas são as “pequenas”, aquelas que fazemos um dia depois do outro: fazer ou não fazer uma visita, dar aquele telefonema, acordar um pouco mais cedo para fazer exercício, a atitude com que encaramos o dia-a-dia no trabalho.

A qualidade da sua vida é um resultado direto das escolhas que você faz. E cada momento na sua vida é uma escolha. O futuro aproxima-se no mesmo ritmo de sempre. Então preste atenção nas suas escolhas, pois são elas que moldarão ativamente o resto da sua vida.


Ralph Marston
Postado por Juh às 22:31 0 comentários Links para esta postagem Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Gostou do post?

sexta-feira, 15 de outubro de 2010Reverência ao Destino...
Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por atitudes e gestos o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Ou ter coragem pra fazer.

Fácil é demostrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende. E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto. Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.

Fácil é dizer ” oi " ou ” como vai ? "
Difícil é dizer "adeus". Principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida. Aquela que toma conta do corpo, como uma corrente elétrica, quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só. Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar. E aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência. Acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las. Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que se deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta. Ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.

Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma. Sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que somente uma vai te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.

(Carlos Drummond de Andrade)
Postado por Juh às 20:45 0 comentários Links para esta postagem Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Gostou do post?

domingo, 3 de outubro de 2010França
É um dos países mais desenvolvidos do mundo, além de ser o mais visitado por turistas. Ao longo da história, teve destacada importância nas áreas cultural e política, sendo uma das nações pioneiras no respeito aos direitos humanos. Sua população é de cerca de 56 milhões de habitantes.
_____________________________________

A França possui excelentes solos para plantações, por isso é uma importante nação exportadora de produtos agrícolas e alimenticíos. Sua atividade industrial também é bastante intensa. Ela teve início após a metade do século XIX. Na década de 1920, depois da Primeira Guerra Mundial, foi amplamente modernizada, devido em grande parte à fabricação em série dos automóveis. Nos últimos 150 anos, foi o país europeu que mais recebeu imigrantes, a maioria deles vinda da África.
_____________________________________

Lugares históricos

Paris e redondezas

A capital francesa teve grande importância histórica. Muitos de seus monumentos devem-se a reis, rainhas e imperadores, que viveram na cidade em seus arredores.

Arco do Triunfo

Com 50 metros de altura, começou a ser erguido por ordem do imperador Napoleão Bonaparte, em 1806. Ele quis homenagear seus soldados, que em 1805 venceram a batalha de Austerlitz. Esculturas em relevo em suas colunas mostram cenas da época. A obra só ficou pronta em 1836.

Palácio de Versalhes

Para se ter ideia de seu tamanho, quando ele foi inaugurado, em meados do século XVII, 20 mil pessoas moravam em seu interior. O palácio localiza-se nos arredores de Paris e dispõe de luxuosos e imensos jardins, apartamentos, fontes e esculturas.

Museu do Louvre

O Museu do Louvre possui um dos mais importantes acervos de obras de arte do mundo. Originalmente, era um palácio, que começou a ser construído em 1190. Durante séculos, serviu de moradia a reis e imperadores franceses. A pirâmide central foi inaugurada em 1989.

Torre de Eiffel

Toda de ferro, tem mais de 300 metros de altura e foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel. Ela foi construída para a Exposição Universal, ocorrida no ano de 1889, em Paris. Quando o céu está limpo, é possível avistar de seu topo toda a capital francesa.
______________________________________

Turismo

Praias e castelos

A região do Mar Mediterrâneo é uma das mais procuradas por turistas que visitam a França, especialmente Nice. Já no Vale do Loire, destacam-se os belos castelos.

Nice

Essa cidade fica à beira do Mar Mediterrâneo, é a quinta maior da França e tem o segundo aeroporto mais movimentado do país. Suas praias ficam lotadas de turistas estrangeiros no verão. O carnaval de Nice, que ocorre na mesma época do brasileiro, dura 12 dias.

Vale do Loire

Essa região localiza-se na parte central da França e era umas das preferidas de reis e rainhas do país. Como eles não gostavam de ficar muito empo em um mesmo lugar, mandavam construir castelos nas cidades ao longo desse vale.
________________________________

Tradições

Qualidade reconhecida

A França destaca-se em diversas áreas. Muitos de seus produtos são famosos no mundo todo por sua qualidade.

Queijo

Cada região do país produz determinado tipo deste lacticínio. Os cuidados na produção incluem até grama especial para servir de alimento às vacas e às cabras. Desse modo, elas fornecem um leite mais rico, que serve de base para o queijo.

Moda

Paris é conhecida como o centro da alta costura. Os mais famosos estilistas do mundo tem suas lojas na cidade. A partir dos desfiles que acontecem por lá, são definidas as tendências da moda que serão adotadas no mundo todo.

Perfume

Várias marcas da alta-costura também fazem perfumes. O perfumista é a pessoa mais importante na elaboração da fórmula de um perfume. É ele quem cria a combinação de essências e aromas, utilizando seu ótimo olfato. Um perfume pode ter até 300 essências.

Culinária

A culinária da França é reconhecida e imitada no mundo inteiro. Os principais chefes de cozinha do país recebem altissímos salários para preparar suas criações. Os pratos franceses, além de saborosos, impressionam pela beleza como são apresentados.
_________________________________________

Transporte

Por cima e por baixo da terra

O transporte público da França é bastante eficiente e moderno. Em Paris, quem não dispõe de carro pode chegar a qualquer lugar da cidade utilizando trem ou metrô.

Metrô

O sistema de metrô de Paris é considerado um dos mais organizados do planeta. O início de suas operações aconteceu no ano de 1900. Hoje, existem cerca de 400 estações espalhadas por toda a cidade, muitas delas interligadas com trens.

TGV

TGV é a abreviação para Trens de Grande Velocidade. Eles podem atingir mais de 300 quilômetros por hora e são usados tanto em viagens entre a França e outros países europeus quanto em percursos locais, ligando algumas cidades francesas.
___________________________________________

Aspectos geográficos

Rio, mar e montanha

Alguns dos mais belos locais do planeta encontram-se no território francês. O Rio Sena, uma parte do Mar Mediterrâneo, dos Montes Pireneus e do Canal da Mancha estão entre eles.

Canal da Mancha - Este estreito pedaço de mar situa-se entre a França e a Grã-Bretanha. O Canal da Mancha é bastante movimentado, pois serve de ligação entre as Ilhas Britânicas e o continente europeu.

Rio Sena - Ele corta a cidade de Paris e serve como ponto de referência da capital francesa. Mas não percorre apenas Paris: com mais de 780 quilômetros de extensão, ele nasce no interior da França e deságua no Canal da Mancha.

Montes Pireneus - São uma cadeia de montanhas com cerca de 430 quilômetros de extensão. Eles localizam-se na fronteira da França com a Espanha. Vales, lagos e picos cobertos de neve fazem parte da paisagem dessa bela região da Europa.

Mar Mediterrâneo - O sudeste da França é banhado por ele. As cidades litorâneas dali têm clima quente. Em muitos locais suas águas são cristalinas, perfeitas para o mergulho.
__________________________________

Fonte: Coleção - Para Saber Mais - Recreio - Europa - Atlas
Postado por Juh às 17:12 0 comentários Links para esta postagem Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz
Marcadores: França, perfume, queijo, Torre eiffel
Gostou do post?

Postagens mais antigas Início
Assinar: Postagens (Atom) Pesquise no google


Pesquisa personalizada
Pesquisar este blog

powered by
Arquivo do blog
▼ 2010 (75)
▼ Novembro (1)
O Iluminismo
► Outubro (4)
Entusiasmo
Faça uma escolha
Reverência ao Destino...
França
► Setembro (6)
Frases de reflexão e pensamentos
O grupo
Fantástica Oportunidade
Os 10 mandamentos do sucesso
Bom dia
Reino Unido e Irlanda
► Agosto (5)
Elefante africano
Lei do Caminhão de Lixo
Não importa...
Informática para leigos
Sul da América do Sul
► Julho (4)
O pinguim-imperador
O correto de se falar
Norte da América do Sul
Leia até o fim e descubra como anda sua mente!...I...
► Junho (14)
O tigre de Bengala
3 utilidades escondidas do seu celular
O intrometido (piada)
A figueira do cemitério (piada)
Anão no metrô (piada)
Eletricidade
O golfinho-nariz-de-garrafa
México, América Central e Antilhas
Alto deve ser o valor de suas idéias, não o volume...
Siga sua estrela
Vale a Pena
Fantástica Oportunidade
Ouse sonhar...
O que você gostaria que falassem de você no seu ve...
► Maio (10)
Assembléia na Carpintaria
Mundo rural
Mais Que Um Mero Poema - Rosa de Saron
O coala, a largatixa e o baseado
Dois anjos
Estratégias Mentais
Higiene bucal
As instituições sociais
Hino bem diferente e criativo
Quem entender esta mensagem é um verdadeiro mineir...
► Abril (16)
Tempo de eleições
Chefe é chefe
Viver sem esposa
Estações do ano
Deus quem faz
Processos cognitivos (Habilidades Básicas)
► Março (5)
► Fevereiro (2)
► Janeiro (8)
► 2009 (33)
► Dezembro (12)
► Novembro (5)
► Outubro (1)
► Setembro (4)
► Agosto (4)
► Junho (5)
► Março (1)
► Fevereiro (1)
► 2008 (29)
► Dezembro (3)
► Novembro (26)
Quem sou eu

Juliana Fonseca
Visualizar meu perfil completo
Seguidores

Blogs e sites sugeridos
Arte & Construção
Chris Moda Artesanal
Levy Ecologico Guia turistico
Pintura em pedras
Pousada Itaúna
Simplesmente uma vida feliz
Qual sua idade?
Visitantes Online
Visitante Online: 1 Visitas
26493 Marcadores
Aniversário (1) argentina (1) Bolívia (1) bom dia (1) Brasil (3) capacidade (1) chile (1) classificação dos seres vivos (reinos) (1) Colômbia (1) comprimento (1) Deus (3) elefante africano (1) eletricidade (1) Equador (1) Europa (1) Família Real (1) França (1) frases (1) fungi (1) grandezas e medidas (1) grupo (1) Guiana (1) Guiana Francesa (1) hoje (1) iluminismo (1) Independência (1) informática (2) Irlanda (1) Jesus (1) mandamentos (1) massa (1) medida (1) Modernismo (1) monera (1) mundo (1) Natal (3) Norte da América do Sul (1) paraguai (1) pensamentos (1) perfume (1) Peru (1) peso (1) piada (16) pinguim-imperador (1) Portugal (1) preservação (1) protista (1) queijo (1) reflexão (1) rei da selva (1) Reino Unido (1) República (1) sucesso (1) suldaamericadosul (1) temperatura (1) tigre de bengala (1) Torre eiffel (1) uruguai (1) Venezuela (1) África (1)
Indique o Site!



Baixaki




Modelo Simple. Imagens de modelo por saw. Tecnologia do Blogger.




COPYRIGHT BAIXAKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas