segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

6450 - GRANDES ANTILHAS

Home Caribe Voltar Caribe

O mar é sempre lindo - basta escolher o acompanhamento. Pirâmides maias? Gastronomia francesa? Reggae? Você decide

Você sabe o que quer. Uma praia de areia fina e branquíssima. Um mar tranqüilo e sem ondas, ou seja: uma piscina, só que de água salgada, sem bordas e freqüentada por peixinhos que venham se exibir bem em frente ao visor do seu snorkel. E há a questão da cor, naturalmente. A água precisa ter um daqueles infinitos tons que o nosso vocabulário, limitado a azul-celeste, azul-bebê,azul-turquesa e verde-água, não dá conta de descrever. Então você abre o mapa e descobre que a praia que procura pode estar em mais de 50 destinos. Pode estar numa ilhona ou numa ilhota; pode estar no continente; pode estar num país de verdade ou numa possessão européia.

Por onde começar? Ora, comece viajando por todos os lugares descubra o que cada um tem de especial para escolher o seu pedacinho de paraíso.

Aruba
Na ensolarada Holanda dos trópicos há praias cotadas entre as melhores do Caribe


Aruba Aruba é um sucesso entre os turistas por um monte de razões: praia de areia branca e mar turquesa, cassinos e vida noturna de primeira, resorts com excelente infra-estrutura, gastronomia variada e bons pacotes inclusive para brasileiros. Para os amantes de windsurfe, tem mais um ponto a favor: ventos perfeitos para a atividade. A ilha também é uma das poucas do Caribe que não sofrem com os furacões que assolam a região. A chuva quase não dá as caras; são apenas 43 milímetros por ano, concentrados entre outubro e janeiro (mas sem fazer você perder nem um dia de praia).

Apesar da colonização holandesa, Aruba hoje mais parece um território avançado dos Estados Unidos as placas são em inglês, e a estrutura de turismo é montada ao gosto americano: hotéis confortáveis, serviço eficiente e porções generosas nos restaurantes. Aproveite também a hospitalidade da ilha. Além dos vôos diretos, Aruba nos espera com duas churrascarias brasileiras e uma língua o papiamento baseada numa mistura de idiomas que inclui o português. Quando perguntarem "Com ta bai?", responda "Mi ta bom!"

República Dominicana

República Dominicana Uma ilha, dois países: a República Dominicana divide a ilha de Hispaniola com o Haiti; seu território ocupa dois terços da área total. Foi a partir dos anos 90 que a estrutura hoteleira melhorou consideravelmente, com a chegada de grandes resorts. Estes se concentram principalmente na região de Punta Cana, que ostenta um dos mais impecáveis trechos de praia do Caribe. Mas tente não resumir sua viagem a praia. Aproveite que os vôos dos pacotes mais em conta chegam por Santo Domingo (a 3 horas de estrada) e aproveite para ficar um ou dois dias na capital. Santo Domingo é a cidade mais velha do Novo Mundo. Foi fundada em 1496 por Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo.

Aliás, segundo os dominicanos, os restos de Cristóvão repousam no Faro a Colón (Farol a Colombo), monumento inaugurado em 1992, durante o aniversário de 500 anos do Descobrimento da América. A área colonial da capital foi declarada Patrimônio da Humanidade. Ali se concentram igrejas, a primeira universidade e o primeiro fórum das Américas, entre outras construções do século 16 como o impressionante Alcázar, a casa de Diego Colombo, filho do navegador genovês. A capital é também um excelente lugar para fazer compras e comer bem. Na própria Zona Colonial há bons restaurantes de comida típica, que deve ser degustada com uma boa garrafa de cerveja Presidente, a mais popular da República Dominicana. A noite e a viagem deve ser devidamente encerrada em uma danceteria. De preferência, em boa companhia e diante de uma caprichada pina colada.

St.-Barth
A Saint-Tropez dos trópicos, a Malibu do Caribe: se existisse uma ilha da revista People, seria essa.

Poucas praias, nenhum resort, muitas villas para alugar por temporada, inúmeros restaurantes, algumas das lojas mais interessantes do Caribe, um porto onde não atracam navios grandes e um aeroporto que só comporta teco-tecos bem-vindo à ilha mais exclusiva do Caribe: Saint-Barthélemy (St.-Barth, para os íntimos, ou St. Bart's, para os americanos). Em nenhuma outra ilha do Caribe (está bem, talvez em Mustique, nas Grenadinas) é possível achar tantas celebridades (de Havaianas, ou descalças) por metro quadrado. Se você quer ganhar a vida como paparazzo, vai ter de pegar um dos aviõezinhos dos anos 40 que saem de St. Maarten e aterrissam no aeroporto de pista mais curta que você terá a oportunidade de conhecer.

Hoje St.-Barth é a ilha mais cobiçada do Caribe. Mas nem sempre foi assim. Antes de se tornar um paraíso de milionários, teve um período de trevas com praias sujas e falta de água potável. É só perguntar aos habitantes mais antigos da ilha. Hoje eles dividem espaço com magnatas e bon-vivants que se hospedam nos pequenos hotéis e nas villas de aluguel. O portinho da capital, Gustavia, está sempre repleto de iates que competem para ser o mais poderoso. As lojas não são de grifes famosas: são de grifes exclusivas, que só existem em St.-Barth, e tornam a experiência de fazer compras na ilha ainda mais interessante. E, se você não fala francês, não tem problema: juntamente com a vizinha St.-Martin, St.-Barth é o único cantinho da França onde todo mundo fala inglês numa boa.

St. Maarten e St.-Martin

St. Maarten e St.-Martin Procure no mapa da Europa um lugar onde a Holanda faça fronteira com a França, e você não vai achar. Desvie o seu olhar até o Caribe e você vai encontrar essa fronteira na ilha que os holandeses chamam de St. Maarten (pronuncia-se "sint máartein") e os franceses, de St.-Martin ("sã-marrrtã"). Resumir as diferenças a um "lado holandês" e um "lado francês", no entanto, pode levar a conclusões erradas. Mais do que refletir a personalidade dos países a que pertence, cada lado revela uma filosofia de ocupação distinta.

O lado holandês nem é tão holandês assim: resolveu se americanizar. A capital, Philisburg, vive em função do superterminal de cruzeiros, que chega a receber quatro ou cinco meganavios por dia. A cidadezinha tornou-se então um grande shopping "duty-free" num cenário colonial holandês. O lado francês continua mais fiel a suas origens. A capital, Marigot, poderia ser um daqueles balneários menos conhecidos da Côte d'Azur. Ali perto, o vilarejo de Grand Case remete a alguma praia rústica da Normandia com casas de madeira, construídas sobre palafitas na areia, que abrigam restaurantes excelentes e sem frescuras, os lolôs.

A ilha tem inúmeras praias sensacionais nos dois lados. A mais concorrida é Orient Beach (assim, em inglês), no lado francês; mas há praias melhores em todas as direções. A mais exótica é Maho Beach, que fica nos fundos do aeroporto. Ali a diversão é fotografar os Boeings tirando um fino da areia antes de pousar (os horários previstos de pouso são escritos num quadro-negro do bar da praia). O curioso é que não há sequer posto de fronteira entre os dois lados. Você só sabe que mudou de país pelo idioma das placas:em St.-Martin, francês, e em St. Maarten... inglês!

Fonte: viajeaqui.abril.com.br

Caribe
A região do Caribe inclui os países e territórios (franceses, britânicos, holandeses e americanos) banhados pelo Mar do Caribe.


Praias nas Ilhas VirgensAs Antilhas, com seus recifes e atóis, possuem praias paradisíacas de águas transparentes, ideal para mergulho e outros esportes aquáticos.

Fonte: www.guiageo-caribe.com

Caribe
Há 100 milhões de anos atrás surgem pequenas ilhas provindas de pedaços de um enorme vulcão. Esta é a misteriosa Bermuda, formada de 150 ilhas, onde apenas 30 são habitadas e protegidas por largas plataformas dos recifes de corais, nos proporcionando tonalidades de cores jamais vistas que dobram nas areias cor-de-rosa das perfeitas praias. Clique em nosso site e encontre as melhores opções de acomodação para uma estadia perfeita!

O Caribe (ou Caraíbas), é uma região do continente americano, que consiste pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse na verdade a Índia.

O Caribe está localizado na sua própria placa tectónica - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.

Toda a área, em especial as suas muitas ilhas, é conhecida como Caraíbas, Caribe ou Antilhas.

Fonte: www.esoterikha.com

Caribe
O Caribe é uma região formada por inúmeras ilhas, ilhotas e arquipélagos, cujo nome vem do mar que liga seus países e territórios: Mar do Caribe, também conhecido como Mar das Caraíbas ou ainda Mar das Antilhas.

O Caribe se situa entre a América do Sul e a América do Norte, e a leste da América Central, da qual é parte. Fica inteiramente no Hemisfério Norte e seu clima é tropical.

Fonte: br.answers.yahoo.com

Caribe
Mar do Caribe
A região do Mar do Caribe inclui 12 países e 10 territórios. É famosa pelo tom azul-turquesa e transparência de suas águas. Ideal para mergulho e outros esportes aquáticos.


As águas cristalinas nas contas das ilhas do Caribe são
ideais para a prática de mergulho.Fonte: www.guiageografico.net

Caribe
O Caribe é uma região formada por inúmeras ilhas, ilhotas e arquipélagos, cujo nome vem do mar que liga seus países e territórios: Mar do Caribe, também conhecido como Mar das Caraíbas ou ainda Mar das Antilhas.

O Caribe se situa entre a América do Sul e a América do Norte, e a leste da América Central, da qual é parte. Fica inteiramente no Hemisfério Norte e seu clima é tropical. O Mar das Caraíbas cobre uma extensão de 2.754.000 km2.

Regiões
Os países, colônias e territórios que formam as ilhas caribenhas agrupam-se em duas regiões:

Grandes Antilhas
Pequenas Antilhas
Grandes Antilhas
Países
Cuba
Haiti, divide a ilha de Hispaniola com a República
Dominicana
Jamaica
República Dominicana, divide a ilha de Hispaniola com o Haiti

Pôr-do-sol em MontserratTerritórios
Ilhas Cayman (colônia britânica)
Ilha Navassa, refúgio de vida selvagem pertencente aos EUA
Porto Rico (território livremente associado aos EUA)
Países
Antígua e Barbuda
Barbados
Dominica
Granada (divide as Granadinas com São Vicente e Granadinas)
São Cristóvão e Névis
Santa Lúcia
São Vicente e Granadinas (divide as Granadinas com Granada)
Trinidad e Tobago
Territórios
Anguila (colônia britânica)
Antilhas Holandesas (parte da Holanda)
Aruba (parte da Holanda)
Guadalupe (departamento ultramarino da França)
Ilhas Virgens (parte dos EUA, parte do Reino Unido)
Martinica (departamento ultramarino da França)
Montserrat (colônia britânica)
Outras ilhas
O país e territórios abaixo não fazem parte do Caribe, mas estão fortemente ligados à área (em alguns casos, fazendo até mesmo parte da Câmara de Comércio Caribenho)

País
Bahamas
Territórios
Bermudas (colônia britânica)
Ilhas da Baía (Islas de la Bahía) e Ilhas Swan (de Honduras)
Ilha das Mulheres e Cozumel (conjunto de ilhas pertencentes ao México)
Los Roques, Isla Margarita, Ilha da Tartaruga (conjunto de ilhas da Venezuela), as quais são também consideradas parte integrante das Pequenas Antilhas
San Andrés e Providência (conjunto de ilhas da Colômbia)
Turks e Caicós (colônia britânica)
Cidades
George Town
Havana
Kingston
Nassau
Oranjestad
Port of Spain
San Antonio de los Baños
San Juan
Santiago de Cuba
Santo Domingo
Fonte: wikitravel.org

Caribe
O Caribe ou Caraíbas constituem uma região do continente americano, que consiste pelo Mar do Caribe, suas ilhas e estados insulares no Mar do Caribe, também chamados de Antilhas ou Índias Ocidentais, nome originado pela crença inicial de que o continente americano fosse na verdade a Índia.

O Caribe está localizado na placa tectónica de mesmo nome - a Placa Caribeana, que engloba também a parte sul da América Central. Na fronteira desta placa com a Placa Sul-americana, a leste, junto ao Oceano Atlântico, existe uma zona de subducção vulcanicamente ativa, que originou as Pequenas Antilhas.

Toda a área, em especial as suas muitas ilhas, é conhecida como Caraíbas, Caribe ou Antilhas.

Fonte: pt.wikipedia.org



Sobre o Portal | Politica de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal América do Norte
Canadá
Estados Unidos
México
América Central
Antígua e Barbuda
Bahamas
Barbados
Belize
Caribe
Costa Rica
Cuba
Dominica
El Salvador
Granada
Guatemala
Haiti
Honduras
Jamaica
Nicarágua
Panamá
Porto Rico
República Dominicana
Santa Lúcia
São Vicente e Granadinas
São Cristovão e Nevis
Trinidad e Tobago
América do Sul
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colombia
Equador
Guiana
Guiana Francesa
Paraguai
Peru
Suriname
Uruguai
Venezuela
Melhores correspondências para GRANDES ANTILHAS
Grandes Antilhas. Países. Cuba; Haiti, divide a ilha de Hispaniola com a República; Dominicana; Jamaica; República Dominicana, divide a ilha de Hispaniola... Ir para o texto »


COIPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas