sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

6406 - AMÉRICA INSULAR


Por favor leia:
Um apelo pessoal de
Jimmy Wales, fundador da Wikipédia
América
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Este artigo é sobre o continente. Para outros significados, veja América (desambiguação).
América






Vizinhos
Divisões administrativas
- Número de países 35
- Número de territórios 18
Área
- Total 42 189 120 km²
- Maior país Canadá (9 984 670 km²)
- Menor país São Cristóvão e Nevis (261 km²)
Extremos de elevação
- Ponto mais alto Aconcágua (6 962 m.a.n.m.)
- Ponto mais baixo Laguna del Carbón
(-105 m.a.n.m.)
Maior lago Lago Superior
(82 414 km²)
Pontos extremos
- Ponto mais setentrional Ártico[1]
- Ponto mais meridional Cabo Horn[2]
- Ponto mais oriental Ponta do Seixas (continental)
Nordostrundingen (insular)[3]
- Ponto mais ocidental Cabo Príncipe de Gales (continental)
Aleutas (insular)
Maior ilha Groenlândia
(2 166 086 km²)
Maior vulcão Ojos del Salado
(6 893 m.a.n.m.)
População
- Total 902 892 047 habitantes
- Densidade 21 hab./km²
- País mais populoso Estados Unidos
(303 007 997 hab.)
- País menos populoso São Cristóvão e Nevis
(42 696 hab.)
- País mais povoado Barbados (647 hab./km²)
- País menos povoado Suriname (2,8 hab./km²)
Línguas mais faladas espanhol, inglês, português, francês e holandês.
Economia
- País mais rico Estados Unidos
(US$ 14 256 275 000 000)
- País mais pobre Dominica (US$ 362 000 000)
A América é o continente localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano Ártico até o cabo Horn, ao longo de cerca de 15 mil quilômetros. O seu extremo oriental insular (não - continental) encontra-se na Groenlândia, o Nordostrundingen, enquanto o ocidental localiza-se nas Aleutas. Já os extremos continentais (não-insulares) são o Cabo Príncipe de Gales, o extremo ocidental, no Alasca, e a Ponta do Seixas, extremo oriental, no estado brasileiro da Paraíba.

Os três maiores países da América, Canadá, Estados Unidos e Brasil, são também as maiores economias, as quais estão entre as dez maiores do mundo.

Com uma área de 42 189 120 km² e uma população de mais de 902 milhões de habitantes, corresponde a 8,3% da superfície total do planeta, ou 28,4% das terras emersas, e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

Também é conhecida pela expressão "Novo Mundo", neste caso em oposição à Eurafrásia, considerada o "Velho Mundo", e à Oceania, chamada de "Novíssimo Mundo". Nos países de língua inglesa, a América é por vezes designada no plural Américas, para evitar a ambiguidade com o nome dos Estados Unidos. A maioria dos estudiosos aponta o nome do navegador italiano Américo Vespúcio como origem etimológica do topônimo "América", cujo gentílico é "americano".[4]

A América compõe-se de duas massas de dimensões continentais (as Américas do Norte e do Sul) ligadas por um istmo (o istmo do Panamá) que é cortado por um canal (o canal do Panamá). Além dessas divisões, há os conceitos das chamadas América Média e Mesoamérica.

Índice [esconder]
1 Etimologia e uso
2 História
2.1 Primeiras migrações
2.2 Civilização
2.3 Descoberta e colonização europeia
2.4 Movimentos de independência
2.5 Século XIX
2.6 Século XX
3 Geografia
3.1 Relevo
3.2 Regiões
4 Demografia
5 Desporto
6 Dados gerais
7 Divisão política
7.1 Estados soberanos
7.2 Dependências
7.3 Outros territórios
7.4 Notas
7.5 Organizações internacionais e outros mecanismos multilaterais
8 Referências
9 Ver também


[editar] Etimologia e uso
Ver artigos principais: Américas (terminologia) e Uso da palavra americano(a).

Mapa de Martin Waldseemüller em que pela primeira vez aparece o nome "América".José Pedro Machado[5] é inequívoco ao apontar como origem do topônimo "América" o prenome do navegador italiano Américo Vespúcio. Segundo Machado, o termo já aparece na obra Cosmographiae introductio, de 1507, de autoria de Martin Waldseemüller, em que, ao lado de cartas escritas por Vespúcio, consta um mapa no qual as terras do nordeste brasileiro - cuja descoberta Waldseemüller erroneamente atribuiu a Vespúcio - estão indicadas como Americi Terra vel America (do latim "Terras de Américo ou América"). A forma foi passada para o feminino por paralelismo com os outros continentes. Quanto ao registro desta forma em língua portuguesa, Machado aponta o texto Lusitânia Transformada, de Fernão Álvares do Oriente (1607).

O Dicionário Houaiss registra a primeira aparição do gentílico "americano" em 1679.

Em português, ao contrário do inglês, não é comum o uso do termo "América" para se referir aos Estados Unidos (EUA). O gentílico "americano", por outro lado, é frequentemente empregado para designar os naturais e habitantes daquele país; como esta prática é pouco precisa (por permitir confusão com o gentílico do continente), alguns preferem usar apenas os gentílicos "estadunidense" ou "norte-americano" em alusão aos EUA.

[editar] História
Ver artigos principais: História da América, História da colonização das Américas.
[editar] Primeiras migrações

Mapa com a evolução da Beríngia.Acredita-se que os primeiros migrantes humanos para a América foram nômades asiáticos que atravessaram a Beríngia ou Ponte Terrestre de Bering (onde hoje se encontra o estreito de Bering) para chegar à América do Norte.

Durante grande parte do século XX, os cientistas consideravam a cultura Clóvis como a primeira da América, com sítios datados de cerca de 13500 anos atrás. Mais recentemente, encontraram-se outros sítios arqueológicos (ver Luzia) que parecem indicar a presença humana na América por volta de 40000 a.C.

Em outra onda migratória, os inuítes atingiram a região ártica da América em cerca de 1000. Na mesma época, colonos vikingues começaram a chegar à Groenlândia, em 982, e em Vinland, pouco depois, embora esta última tenha sido abandonada logo em seguida; desapareceram da Groenlândia por volta de 1500.

[editar] Civilização

Templo de Kukulcan, em Chichén Itzá (atual México), erguido pela civilização maia.Milhares de anos após as primeiras migrações, surgiram as primeiras civilizações complexas no continente, com base em comunidades agrícolas. Foram identificados assentamentos sedentários a partir de 6000 a.C.

Grandes civilizações centralizadas desenvolveram-se no Hemisfério Ocidental: Caral ou Norte Chico, Chavin, Nazca, Moche, Huari, Chimu, Pachacamac, Tiahuanaco, Aymara e Inca nos Andes Centrais (hoje Peru e Bolívia); Muísca na Colômbia; Olmecas, Toltecas, Mixtecas, Zapotecas, Astecas e Maias na América Central. As cidades dos astecas e dos maias eram tão grandes quanto as do Velho Mundo, com população estimada em cerca de 300 000 em Tenochtitlán, por exemplo. Tais civilizações desenvolveram a agricultura, com culturas de milho, batata, tomate, abóbora, feijão e abacate, dentre outras. Não desenvolveram a pecuária em larga escala, devido à escassez de espécies no continente.

[editar] Descoberta e colonização europeia

Os avanços técnicos do século XV permitiram aos europeus atravessar o Atlântico. Réplica da nau Santa Maria, capitaneada por Cristóvão Colombo (Funchal, Ilha da Madeira).Milhares de anos após a chegada dos indígenas, o continente foi redescoberto pelos europeus. Foi a viagem de Cristóvão Colombo que levou à colonização europeia generalizada da América e à marginalização dos seus habitantes originais. O empreendimento de Colombo ocorreu num momento histórico em que diversos avanços em técnicas de navegação e comunicação permitiram atravessar o Atlântico e posteriormente disseminar pela Europa a notícia da descoberta.

A escravidão, doenças e guerras dizimaram as populações indígenas e alteraram radicalmente a composição étnica da América. O trabalho escravo foi reforçado no continente com a importação de indivíduos africanos, no que se tornou um crescente comércio escravagista, o tráfico negreiro. As populações indígenas reduziam-se à medida que os contingentes brancos e negros cresciam rapidamente. É de notar-se, porém, que o maior número de indígenas e de casamentos inter-raciais na América Hispânica deu origem a populações com maior composição étnica de mestiços e indígenas nas Américas Central e do Sul.

[editar] Movimentos de independência

Simón Bolívar, libertador de seis países latino-americanos: Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela.O controle europeu sobre o continente começou a declinar a partir da independência dos Estados Unidos frente a coroa britânica, em 4 de julho de 1776. Por sua vez, o processo de independência na América Latina começou no início do século XIX, embora já se registrassem movimentos nativistas no século XVIII.

Aos poucos, os povos latino-americanos conquistaram sua independência frente à Espanha, em geral com o emprego de força militar: a batalha de Boyacá, em 1819, assegura o fim do domínio espanhol do norte da América do Sul; a Argentina declara independência em 1816, em congresso reunido em Tucumán; o México libera-se de maneira relativamente pacífica em 1821; naquele período a maioria dos países latino-americanos obtém sua independência. A Espanha logrou manter sob seu controle Porto Rico e Cuba, até 1898. A maioria dos países do Caribe libertou-se no século XX.

O Brasil, único país americano de fala portuguesa, atingiu a independência de maneira particular. Devido às guerras napoleônicas, a capital do Império Português fora transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro, o que provocou a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido com Portugal e Algarve. A dissolução deste reino unido, em 1822, com a independência do Brasil e uma breve guerra, resultou numa monarquia, a única da América (com exceção de alguns ensaios mal-sucedidos no México e no Haiti).

Os grandes protagonistas do período da independência americana foram George Washington e Thomas Jefferson, Simón Bolívar, José de San Martín, Bernardo O'Higgins, Miguel Hidalgo y Costilla, José Bonifácio de Andrade e Silva, D. Pedro I e outros.

[editar] Século XIX
A Grã-Colômbia, independente em 1819, dissolveu-se em suas partes constituintes em 1830: Colômbia, Venezuela e Equador (o Panamá separar-se-ia da Colômbia em 1903, por influência americana).


A Batalha do Avaí foi um dos últimos episódios da Guerra da Tríplice Aliança, ocorrida em 11 de dezembro de 1868 (óleo de Pedro Américo, Museu Nacional de Belas-Artes, Rio de Janeiro.)Questões de limites causaram frequentes guerras entre as novas repúblicas da América, dentre as quais se destacam a Guerra do Pacífico (Chile-Bolívia-Peru), que resultou em ganhos territoriais para o Chile, e a Guerra da Tríplice Aliança ou do Paraguai (Argentina, Brasil, Uruguai contra Paraguai), com sérias consequências demográficas para a população paraguaia. A própria consolidação dos novos países não se fez sem confrontos, de que é exemplo a Guerra Civil Americana.

Em 1888, o Brasil libertou os seus escravos. De sua independência até 1889, o país manteve a forma de governo monárquica. Naquele ano, o exército proclamou a república, regime que vigora até o presente, com diversas alterações.

Ao longo do século XIX, os Estados Unidos expandiram-se em território e em pujança econômico-comercial, prelúdio do status de superpotência de que viriam a gozar no século XX. A expansão territorial americana incluiu a compra da Luisiana, do Alasca e da Flórida Oriental, a partilha do Oregon Country, conflitos com o México (anexação do Texas, Guerra Mexicano-Americana: anexação de Colorado, Arizona, Novo México, Wyoming, Califórnia, Nevada e Utah) e com a Espanha (Guerra Hispano-Americana: anexação de Porto Rico, Cuba, Guam, Filipinas), anexação do Havaí e de diversas ilhas no Pacífico e no Caribe.

[editar] Século XX

O World Trade Center em Nova Iorque na manhã dos ataques de 11 de setembro de 2001.Os Estados Unidos despontaram como o ator central da América e do planeta como um todo no século XX, com papel protagonístico nas relações internacionais, na ciência e tecnologia, nas artes (com destaque para a música popular e o cinema) e outras áreas. A América Latina destacou-se no domínio das artes, com sua música popular (na qual se destaca a música popular brasileira mas também o tango argentino e outros ritmos), sua literatura, com grandes nomes como Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Pablo Neruda, Paulo Coelho e Jorge Amado, e seus artistas plásticos, como Fernando Botero, Diego Rivera, Frida Kahlo e Portinari.

O século também revelaria um grande abismo entre o norte rico e desenvolvido, composto pelos Estados Unidos e Canadá, e o sul pobre e em desenvolvimento, integrado pela América Latina e Caribe. Democracias estáveis, os Estados Unidos e o Canadá, contrastaram com os frequentes golpes militares latino-americanos.

[editar] Geografia

Imagem de satélite da América.A América é a segunda maior massa de terra do planeta, após a Ásia, com uma área aproximada de 42 189 120 km². Estende-se desde o oceano Ártico,[1] no norte, até o cabo Horn (56º S de latitude),[2] no sul. O seu extremo oriental encontra-se na Groenlândia, no Nordostrundingen,[3] enquanto que o extremo ocidental fica a 172º E de longitude, na ilha de Attu, nas Aleutas.


Mapa topográfico da América.A América compõe-se de dois subcontinentes (ou continentes, caso não se considere a América um continente único): a América do Norte e a América do Sul. Segundo as teorias de deriva continental e das placas tectônicas, ambas as massas teriam permanecido separadas por milhões de anos. Após a divisão de Gondwana e Laurásia, ter-se-iam movido até suas atuais posições, unidos pela América Central (considerada parte da América do Norte), de início um arco insular e, posteriormente, uma ponte de terra surgida pela ação das placas tectônicas. O ponto mais estreito desta ponte é o istmo do Panamá, formado há três milhões de anos. Outro arco insular, as Antilhas (também consideradas parte da América do Norte), constituem-se em outra conexão entre os dois subcontinentes. Do ponto de vista geopolítico, costuma-se considerar o Panamá em sua totalidade como parte da América do Norte.

A maior parte da América do Norte jaz sobre a Placa Norte-americana, embora porções da Califórnia e do oeste do México estejam sobre a Placa do Pacífico, com a Falha de Santo André a separar as duas placas. A América do Sul assenta-se sobre a Placa Sul-americana. O Caribe e o sul da América Central estão sobre a Placa do Caribe.

[editar] Relevo

Cordilheira dos Andes, na América do Sul.Há um certo paralelo entre o relevo das Américas do Norte e do Sul. A oeste, encontram-se grandes cordilheiras, como as Rochosas, no norte, a Sierra Madre Ocidental, no centro, planícies e depressões, e os Andes, no sul. Em ambos os subcontinentes, há grandes planícies onde se formaram, dentre outras, duas das maiores bacias hidrográficas do planeta, a do Mississipi e a do Amazonas.

O ponto culminante da América é o Aconcágua, na Argentina, com 6 959 m.

[editar] Regiões

O Teton Range, parte das Montanhas Rochosas nos Estados Unidos.A América possui dois tipos de regionalizações, a mais conhecida é a dos aspectos fisícos que divide a América em América do Norte, América Central e América do Sul. A outra forma de divisão, olhando os aspectos socio-econômicos, sendo a América Latina e América Anglo-Saxônica e ao desenvolvimento criando América Latina e Caribe e EUA-Canadá.

A América do Norte costuma ser dividida em quatro grandes regiões: as Grandes Planícies, do golfo do México até o Ártico canadense (este último compreende os três territórios do Canadá: Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut); o Oeste, que inclui as montanhas Rochosas, a Grande Bacia (o divisor de águas entre as Rochosas e a Sierra Nevada), a Califórnia, o Alasca e grande parte do México; o Escudo Canadense, no nordeste; e a região leste, que inclui os Apalaches, a planície costeira ao longo do Atlântico e a península da Flórida.


Parque Nacional Torres del Paine no Chile, região da Patagônia.A América Central costuma ser dividida em Ístmica (ou Continetal), que compreende a porção continental que é o istmo que liga a América do Norte à do Sul, e Insular, que compreende as Antilhas, que são as ilhas localizadas no Mar do Caribe. Esta última região ainda é dividida e subdividida em Baamas, Grandes Antilhas e Pequenas Antilhas, que podem ser ilhas de Barlavento e ilhas de Sotavento.

A América do Sul costuma ser dividida em oito grandes regiões: a planície costeira do Pacífico; o Caribe sul-americano (compreende a Colômbia, a Venezuela e as Guianas); os Andes e o Altiplano (o planalto andino localizado nos territórios de Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Equador); a Amazônia; o Planalto Central, no Brasil; a planície do Chaco e o Pantanal; a planície costeira do Atlântico; e a Patagônia.

[editar] Demografia
A população da América compreende descendentes de grandes grupos étnicos, como os indígenas (inclusive inuítes e aleútas), os europeus (principalmente espanhóis, ingleses, irlandeses, italianos, portugueses, franceses, alemães e holandeses), negros africanos, asiáticos (como os amarelos e os médio-orientais), bem como mestiços e mulatos.

A maioria da população vive na América Latina, assim chamada devido a suas línguas dominantes, espanhol e português, ambas derivadas do latim; as regiões de língua francesa são consideradas, a rigor, parte da América Latina. Costuma-se contrastá-la com a América Anglo-Saxônica (Estados Unidos e Canadá), onde se fala o inglês, uma língua germânica, e onde a população possui raízes britânicas; a rigor, outros países de línguas germânicas, como Guiana, Suriname, Belize, Jamaica e grande parte das Índias Ocidentais, também integram a América Anglo-Saxônica.

Cidades mais populosas da América ver • editar
Posição Cidade País População Posição Cidade País População
São Paulo

Cidade do México

Nova Iorque


1 São Paulo Brasil 11 037 593 11 Medellín Colômbia 3 204 178
2 Cidade do México México 8 836 045 12 Salvador Brasil 2 998 056
3 Nova Iorque EUA 8 274 527 13 Guaiaquil Equador 2 985 379
4 Lima Peru 7 605 742 14 Chicago EUA 2 836 658
5 Bogotá Colômbia 7 421 831 15 Buenos Aires Argentina 2 776 138
6 Rio de Janeiro Brasil 6 186 710 16 Cáli Colômbia 2 725 604
7 Santiago Chile 5 428 590 17 Brasília Brasil 2 606 885
8 Caracas Venezuela 3 956 042 18 Fortaleza Brasil 2 505 552
9 Los Angeles EUA 3 849 378 19 Toronto Canadá 2 481 494
10 Maracaibo Venezuela 3 673 007 20 Belo Horizonte Brasil 2 452 617
[editar] Desporto
O esporte mais popular na América é o futebol, nesse continente há duas confederações diferentes: a CONMEBOL, para clubes e seleções da América do Sul; e a CONCACAF, para clubes e seleções da América do Norte, Central e do Caribe. A CONMEBOL tem como seus principais torneios a Copa Libertadores da América para os clubes, e a Copa América para as seleções. Já a CONCACAF tem como seus principais torneios a Liga dos Campeões da CONCACAF para os clubes e a Copa Ouro da CONCACAF para as seleções. Na Copa do Mundo o continente já obteve 9 títulos com 3 países diferentes; já sediou essa competição 7 vezes, sendo que foi sede da 1° Copa do Mundo em 1930, no Uruguai; e sediará pela 8° vez em 2014, no Brasil. Outros esportes como basquete, vôlei, beisebol, boxe e o MMA são bem populares na América, principalmente na América do Norte. A principal competição de esportes olímpicos da América são os Jogos Pan-Americanos e os Jogos Parapan-Americanos, que são organizados pela Organização Desportiva Pan-Americana. A América já sediou 6 vezes os Jogos Olímpicos de Verão e sediará pela 7° vez em 2016, no Rio de Janeiro. Também sediou 6 vezes os Jogos Olímpicos de Inverno.

*Na Taça Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa América, que são competições da CONMEBOL, tem como participantes clubes e seleções da CONCACAF. Na Libertadores e Copa Sul-Americana são aceitas a participação de clubes mexicanos, e na Copa América duas seleções de outras confederações são convidados a participar da competição, na maioria das vezes seleções da CONCACAF.

[editar] Dados gerais
Área total: 42.189.120 km²
Maior país em extensão: Canadá
País mais populoso: Estados Unidos
Ponto culminante: Aconcágua (Argentina)
Maior ilha: Groenlândia (2.175.000 km²)
Maior depressão: Vale da Morte (Estados Unidos)
Maior bacia hidrográfica: bacia Amazônica (América do Sul)
Maior rio: Amazonas (Brasil e Peru)
Maior PIB: Estados Unidos
Número de países: 35
Maior IDH: Canadá
Maior temperatura registrada: 56,6 °C Vale da Morte, (EUA)
Menor temperatura registrada: -61,4 °C (Ilhas Árticas, Ilha de Ferrentzen)
Maiores cidades, em população (exclusive os demais municípios das regiões metropolitanas): São Paulo (Brasil), Cidade do México (México) e Nova Iorque (Estados Unidos).
Maiores regiões metropolitanas, por população: Cidade do México, São Paulo e Nova Iorque.[6]
[editar] Divisão política
[editar] Estados soberanos
Antígua e Barbuda
Argentina
Bahamas
Barbados
Belize
Bolívia
Brasil
Canadá
Chile
Colômbia
Costa Rica
Cuba
Dominica
El Salvador
Equador
Estados Unidos[7][8]
Granada
Guatemala
Guiana
Haiti
Honduras
Jamaica
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
República Dominicana
Santa Lúcia
São Cristóvão e Nevis
São Vicente e Granadinas
Suriname
Trinidad e Tobago (português brasileiro) ou Trindade e Tobago (português europeu)
Uruguai
Venezuela


[editar] Dependências
Dinamarca
Gronelândia (português europeu) ou Groenlândia (português brasileiro)
Estados Unidos
Ilha Navassa
Porto Rico
Ilhas Virgens Estadunidenses
Brasil
Fernando de Noronha (Pernambuco)
Trindade
Martim Vaz
Arquipélago de São Pedro e São Paulo
Atol das Rocas
França
Ilha de Clipperton
São Pedro e Miquelão
São Martinho
São Bartolomeu
Países Baixos
Aruba
Antilhas Neerlandesas
Reino Unido
Anguila
Bermudas
Ilhas Virgens Britânicas
Ilhas Caimans
Ilhas Malvinas (Falkland)
Monserrate
Turcas e Caicos
[editar] Outros territórios
Para além de dependências, existem também alguns territórios sem esse estatuto, integrando países localizados em outros continentes.

França
Guadalupe
Guiana Francesa
Martinica
[editar] Notas
A Islândia está dividida entre a placa continental norte-americana e a placa continental europeia. No entanto, é quase sempre considerada uma nação europeia, levando-se em conta a sua associação cultural com os outros países nórdicos.
Apesar de a massa terrestre mais próxima à ilha de Jan Mayen ser a Gronelândia, a massa continental mais próxima desta ilha é a Europa.
Apesar de a ilha do Corvo e a ilha das Flores (ambas ilhas do arquipélago dos Açores) localizarem-se na placa continental norte-americana, são quase sempre consideradas ilhas europeias.
As Ilhas Geórgia do Sul e Sanduíche do Sul são por vezes consideradas ilhas americanas. No entanto, é mais usual a sua associação à Antártida.
[editar] Organizações internacionais e outros mecanismos multilaterais
Na América existem muitas organizações internacionais intracontinentais, as quais estão listadas abaixo.

Organização dos Estados Americanos (OEA)
União de Nações Sul-Americanas (Unasul)
Grupo do Rio
Acordo de Livre Comércio da América do Norte (ALCAN/NAFTA)
Área de Livre Comércio das Américas
Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Aliança Bolivariana para as Américas
Aliança para o Progresso
Associação dos Estados do Caribe (AEC)
Comunidade do Caribe (Caricom)
Grupo de Contadora
Parlamento Centro-Americano
Cúpula das Américas
Mercado Comum Centro-Americano
Comunidade Andina de Nações (CAN)


Referências
↑ a b O ponto exato no Ártico é motivo de disputa, segundo se considere a Groenlândia como incluída (cabo Morris Jesup, 83º 37' N de latitude, na Groenlândia) ou excluída (Cabo Colúmbia, 83° 05' N, no Canadá) do continente.
↑ a b Se se considerarem as ilhas chilenas de Diego Ramírez (56° 30′S) parte da América, estas constituiriam o extremo meridional do continente.
↑ a b Excluídas as ilhas, o extremo oriental das Américas encontra-se no Cabo Branco, Brasil, a 35º O de longitude.
↑ Dicionário Houaiss.
↑ Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, verbete "América".
↑ = 1132419689&men = gcis&lng = de&gln = xx&dat = 32&srt = pnan&col = aohdq&pt = a&va = x World Gazetteer – Welt: Ballungsräume.
↑ Havaí na Oceania.
↑ Ilhas Próximas, Ilhas Rat, Ilha de São Lourenço e Ilha Buldir na Ásia.
[editar] Ver também
Capital Americana da Cultura
Lista de países americanos por população
Lista de países americanos por Índice de Desenvolvimento Humano
Continentes e regiões da Terra
ver • editar

América
Eurafrásia
Eurásia
Europa
América do Sul
América Central
África

América do Norte
Ásia Supercontinentes geológicos
Gondwana • Laurásia • Pangeia • Pannotia • Rodínia
Columbia • Kenorland • Vaalbara
Oceania
Antártida
[Expandir]Regiões do mundo

África Magrebe · Norte · Centro · Sul · Ocidente · Oriente · Subsaariana


América Norte · Central (Caribe) · Sul (Cone Sul)
(Latina · Anglo)


Ásia Central · Oriente (Extremo Oriente) · Norte (Sibéria) · Sul (Subcontinente indiano) · Sudeste · Ocidente


Europa Ocidente · Centro · Oriente · Norte · Sul


Oriente Médio Península Arábica · Cáucaso · Levante ·

Oceania Australásia · Melanésia · Micronésia · Polinésia


Polar Ártico · Antártica


Oceanos Oceano global · Ártico · Atlântico · Índico · Pacífico · Antártico
Veja também Continentes do Planeta


[Expandir]v • eMissões diplomáticas da América
Antígua e Barbuda • Argentina • Bahamas • Barbados • Belize • Bolívia • Brasil • Canadá • Chile • Colômbia • Costa Rica • Cuba • Dominica • El Salvador • Equador • Estados Unidos • Granada • Guatemala • Guiana • Haiti • Honduras •Jamaica • México • Nicarágua • Panamá • Paraguai • República Dominicana • Peru • Santa Lúcia • São Cristóvão e Névis • São Vicente e Granadinas • Suriname • Trinidad e Tobago • Uruguai • Venezuela


[Expandir]v • e50 cidades mais populosas da América
Mais de 5 milhões de habitantes São Paulo • Cidade do México • Nova Iorque • Lima • Bogotá • Rio de Janeiro • Santiago
Mais de 2 milhões de habitantes Caracas • Los Angeles • Maracaibo • Medellín • Salvador • Guaiaquil • Chicago • Buenos Aires • Cáli • Brasília • Fortaleza • Toronto • Belo Horizonte • Havana • Santo Domingo • Houston • Barranquilla • Cidade da Guatemala
Mais de 1 milhão de habitantes Curitiba • Quito • Cidade do Panamá • Valência • Santa Cruz de la Sierra • Manaus • Ecatepec de Morelos • Guadalajara • Córdova • Montreal • Phoenix • Recife • Puebla • Tijuana • Filadélfia • Belém • Barquisimeto • Porto Alegre • Ciudad Juárez • Manágua • San Antonio • San Diego • Santiago de los Caballeros • Montevidéu • Rosário

[Expandir]v • eSubdivisões da América
América Latina · América Ibérica · América portuguesa · América espanhola · Antilhas espanholas · América francófona · Antilhas francesas · América Anglo-Saxônica · Caribe anglófono · América germânica · Mesoamérica · Aridoamérica · Oasisamérica · Países Bolivarianos · América do Sul · Cone Sul · Amazônia · Caribe sul-americano · Guianas · América Andina · América Platina · Chaco+Pantanal · Llanos · Patagónia · Altiplano andino · Pampa · Planalto Brasileiro · Sertão brasileiro · Atacama · América Central · América Central Ístmica · América Central Insular+Antilhas+Caribe · Grandes Antilhas · Pequenas Antilhas · Antilhas de Sotavento · Antilhas de Barlavento · América do Norte · Califórnia · América Ártica · Grandes Lagos · Grandes Planícies+Pradarias canadenses · Apalaches

Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica"
Categoria: América
Ferramentas pessoais
Entrar / criar conta Espaços nominais
Artigo Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Acèh Afrikaans Alemannisch Aragonés العربية অসমীয়া Asturianu Aymar aru Azərbaycanca Boarisch Žemaitėška Bikol Central Беларуская Беларуская (тарашкевіца) Български Bahasa Banjar বাংলা བོད་ཡིག Brezhoneg Bosanski Català Soranî / کوردی Česky Cymraeg Dansk Deutsch Zazaki ދިވެހިބަސް Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara Estremeñu فارسی Fulfulde Suomi Võro Français Arpetan Furlan Frysk Gagauz 贛語 Gàidhlig Galego گیلکی Avañe'ẽ ગુજરાતી עברית हिन्दी Fiji Hindi Hrvatski Hornjoserbsce Kreyòl ayisyen Magyar Interlingua Bahasa Indonesia Interlingue Igbo Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული Taqbaylit Kongo Kalaallisut ភាសាខ្មែរ ಕನ್ನಡ 한국어 Kurdî Коми Kernewek Latina Ladino Líguru Lumbaart Lingála ລາວ Lietuvių Latviešu Malagasy Олык Марий Македонски Монгол मराठी Bahasa Melayu Mirandés مازِرونی Nāhuatl Plattdüütsch Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Novial Diné bizaad Occitan Иронау ਪੰਜਾਬੀ Picard Polski Piemontèis Ποντιακά پښتو Runa Simi Română Русский Саха тыла Sardu Scots Srpskohrvatski / Српскохрватски සිංහල Simple English Slovenčina Gagana Samoa Soomaaliga Shqip Српски / Srpski Sranantongo SiSwati Sesotho Seeltersk Svenska Kiswahili Ślůnski தமிழ் Тоҷикӣ ไทย Türkmençe lea faka-Tonga Tok Pisin Türkçe Татарча/Tatarça ئۇيغۇرچە / Uyghurche‎ Українська اردو Vèneto Tiếng Việt Wolof ייִדיש Yorùbá 中文 文言 Bân-lâm-gú 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 23h32min de 23 de novembro de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas