sexta-feira, 27 de agosto de 2010

2735 - HISTÓRIA DA LOCOMOTIVA

RAILWAY CARD
--------------------------------------------------------------------------------

Home Data de criação : 09/02/17 Última atualização : 09/03/12 15:10 / 5 Artigos publicados

Ads by Google
GGD Metals / Trilho NOVO
www.ggdmetals.com.br
Trilho p/ indústria,pontes,caminhos de rolamentos,economia c/ qualidade
Livros de História
www.editorasenacsp.com.br
Encontre o título que você procura na Editora Senac SP. Compre online.
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
HISTÓRIA DA LOCOMOTIVA A VAPOR escrito em sábado 07 março 2009 18:42
Um dos primeiros precursores da locomotiva a vapor foi o veículo autopropulsor idealizado em Pequim, no ano de 1681, pelo jesuíta francês Ferdinand Verbiest. Em 1769, Joseph Cugnot, militar francês, construiu em Paris um veículo a vapor destinado ao transporte de munição. O aparecimento da locomotiva, e com ela o das vias férreas, está associado tradicionalmente ao nome do engenheiro inglês Richard Trevithick.

O protótipo era muito rudimentar: tratava-se de uma caldeira na horizontal, apoiada por quatro rodas. Para os leigos, ela não passava de um enorme tonel deitado, com chaminé e rodas. Trevithick teve que fazer muita propaganda, pois poucos viam futuro "naquilo". Até que o inventor foi desafiado pelo proprietário de uma mina. O mineiro queria observar o desempenho da engenhoca sobre 15 quilômetros de trilhos. Após várias tentativas, Trevithick construiu em 1804 uma locomotiva de quatro rodas que podia deslizar sobre trilhos de ferro fundido. O teste foi marcado para o dia 13 de fevereiro de 1804. Trevithick provou que sua máquina podia transportar tanto pessoas como materiais. No caso, a máquina de tração levou 70 pessoas e nove toneladas de carvão em cinco vagões, além de setenta passageiros, a uma velocidade de oito quilômetros por hora. A euforia inicial, entretanto, durou pouco, devido a alguns problemas. A máquina, pesada demais, logo voltou a ser substituída pelo cavalo.

Esse feito motivou os engenheiros a estudar a possibilidade de construir vias férreas e conjuntos de veículos capazes de percorrê-las.

Entretanto, ficou comprovado que as rodas da locomotiva patinavam sobre os trilhos, sem conseguir mover o trem. Não existia uma proporção exata entre o peso da locomotiva e a carga que deveria puxar e começou-se a buscar soluções para a questão. Uma delas consistia em lubrificar os trilhos para diminuir o esforço de tração, recurso que teve de ser rejeitado, já que o óleo diminuía a aderência necessária. O inglês John Blenkinsop propôs algo diferente: em 1812, construiu uma locomotiva que, ao deslocar-se sobre dois trilhos de ferro fundido, dispunha de dois cilindros verticais, que movimentavam dois eixos unidos a uma roda dentada. Essa roda acionava uma cremalheira, que corria entre os trilhos.

Entretanto o fator decisivo para a evolução das ferrovias foi o trabalho do inglês George Stephenson, mecânico das minas de Killingworth, que em 1814 construiu sua primeira locomotiva a vapor para o trem mineiro de Killingworth. Essa máquina, a Blücher, era capaz de puxar trinta toneladas de carga, a uma velocidade de seis quilômetros por hora. A inovação estrutural que solucionou o problema da aderência consistiu em unir as rodas por meio de correntes e fazer com que todos os eixos participassem da tração.

Entusiasmado com seu êxito, Stephenson construiu, entre 1823 e 1825, uma linha férrea que ligava a pequena cidade de Stockton ao vale mineiro de Darlington, no norte da Inglaterra. Tinha 61 km de comprimento, via dupla em dois terços do percurso e foi inaugurada em 27 de setembro de 1825. A partir de então a expansão das ferrovias foi contínua, principalmente em razão do apoio financeiro que começou a receber em todos os países que assistiam, naquele momento, ao começo da revolução industrial.

Stephenson também foi encarregado de construir, em 1829, a estrada de ferro Liverpool-Manchester, inaugurada em 15 de setembro de 1830. Utilizou em sua locomotiva, chamada The Rocket ("O Foguete"), a caldeira tubular, inventada pelo engenheiro francês Marc Séguim, que multiplicava a capacidade de aquecimento ao fazer passar o ar quente, procedente da combustão, através de um sistema de tubos imersos na água da própria caldeira. A velocidade atingida, de 32 km/h, foi considerada um grande avanço em relação aos 24 km/h da via Stockton-Darlington. Foi a primeira ferrovia a conduzir trens de passageiros em horários regulares.

Em meados do século XIX as rodas motrizes passaram a ficar atrás da caldeira, o que permitiu o uso de rodas de grande diâmetro, com sensível aumento da velocidade. Esses avanços fizeram das locomotivas a vapor a forma dominante de tração nas ferrovias, situação que perduraria por mais de um século.

As locomotivas de Stephenson usadas nas primeiras ferrovias de serviço público com o tempo aumentaram em tamanho e potência. Também a primeira locomotiva usada para o transporte de passageiros na Alemanha veio de sua fábrica. Seu nome era "Adler" (águia) e a partir de 1835 ela passou a ligar as cidades vizinhas de Nuremberg e Fürth, no sul da Alemanha.

Stephenson foi também quem pela primeira vez sentiu a necessidade de padronizar as bitolas das ferrovias do país. A bitola adotada para as ferrovias por ele construídas - 1,435m -tinha a largura dos eixos das carroças puxadas por cavalos, que correspondia a 4 pés e 8,5 polegadas no sistema inglês de medida. Esta bitola foi adotada pela maioria das ferrovias européias, norte-americanas e canadenses.
Compartilhar
< Anterior | Para visualizar todos os artigos | Seguinte >
Faça um comentário!webcam texto Seu nome:
Seu texto:









Seu email:(Opcional)
Seu blog:(Opcional)
Copiar o texto abaixo:
Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (187.15.130.173) para se identificar
Nenhum comentário
HISTÓRIA DA LOCOMOTIVA A VAPOR
--------------------------------------------------------------------------------
Todos os artigos
Home
O último artigo
PARA MATAR A SAUDADE
AS LOCOMOTIVAS A VAPOR
HISTÓRIA DA LOCOMOTIVA A VAPOR
FERROVIA: a linha do trem
ORIENT EXPRESS: O mito do trem
Descrição
A história das estradas de ferro é ligada a imigração, aos navios e a uma época romântica, ...
Ler a continuação buscas arquivadasBusca
Perfil
Ver o perfil
Ver amigos
Escrever uma mensagem
Convidar um amigo
Links Favoritos:

LOCOMOTIVA A VAPOR LONDRINA
TRANSPORTE FERROVIÁRIO
HISTÓRICO
FERROVIAS NO BRASIL
LOCOMOTIVAS
LOCOMOTIVAS
antf - MATERIAL RODANTE
PASSEIO DE TREM Comentários sobre este blog
Você também pode comentar! vote para este blog
Excelente!
Cadastro a newsletter
Receba por e-mail as novidades desse blog.

cadastre-se clique aqui


Palavras chave
ferrocarriles ferrovias linha ferrea locomotivas trem railway train trilhos
Ads by Google
Empretec Tecnologia
www.empretec.com.br
Veículos Rodo-Ferroviários, trolleys e vagonetes
Trilhos e Acessórios
www.fertrilhos.com.br
Completa linha de trilhos e acessórios ferroviários.
Miniaturas de locomotivas
www.delprado.com.br/loja/
De trens de todo o mundo. Compre! Oferta especial N° 1: R$ 19,90
A Vale é uma Mineradora
Vale.com
que Descobre e Transforma Minerais e agora também Produz Fertilizantes
Geoterra Emp. Const. Ltda
www.geoterratransportes.com.br
Logística ferroviária. Locação de locomotivas e vagões.
Fac. São Bento
www.faculdadesaobento.org.br
Faculdade São Bento Pós em Filosofia Moderna e Contemporânea.


Este blog contém algum conteúdo censurável? / Divulgar este blog

rede Blogorama
Você também pode criar o seu blog. Clique aqui! reporters without frontiers
Abrir a barraFechar a barra Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para railwaycard
Precisa estar conectado para adicionar railwaycard para os seus amigos
railwaycard
Adicionar aos meus amigos | Escrever uma mensagem
Site : arteblog.com.br bebeblog.com.br bigbrotherblog.com.br cineblog.com.br esporteblog.com.br fashionblog.com.br futblog.com.br gamingblog.com.br loveblog.com.br musicblog.com.br novelablog.com.br receitablog.com.br spaceblog.com.br tuningblog.com.br Criar um blog



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas