sexta-feira, 27 de agosto de 2010

2734 - HISTÓRIA DALOCOMOTIVA

Este Blog Link daqui A web
Este Blog


Link daqui


A web


14/04/2010A História da Locomotiva
Uma locomotiva é um veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio ou trem em movimento; as locomotivas não têm capacidade de transporte própria, quer de passageiros, quer de carga. No entanto, alguns comboios, possuem unidades (carruagens) mistas auto-alimentadas que também servem principalmente, para o transporte de pessoas; a esses veículos, no entanto, não se dá normalmente o nome de locomotiva, mas trem unidade.


A Locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira*, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica*, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção. O vagão-reboque (também chamado "tender") de uma locomotiva a vapor transporta o combustível e a água necessários para a alimentação da máquina.





As primeiras locomotivas apareceram no século XIX sendo o mais popular tipo de locomotiva até ao fim da Segunda Guerra Mundial. No Brasil as locomotivas à vapor receberam o apelido de "Maria-Fumaça" em virtude da densa nuvem de vapor e fuligem expelida por sua chaminé.


*Caldeira é um recipiente metálico cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água.


*Máquinas térmicas são máquinas que realizam trabalho e lidam com a variação de temperatura. Normalmente, as máquinas térmicas retiram calor da fonte quente e transferem-no para a fonte fria, o que define sua eficiência. Uma máquina térmica tem maior eficiência se transforma mais calor em trabalho, transferindo, portanto, menos calor na fonte fria. As máquinas térmicas utilizam energia na forma de calor (gás ou vapor em expansão térmica) para provocar a realização de um trabalho mecânico. Por isso o cilindro com pistão móvel é um dos principais componentes dessas máquinas: o gás preso dentro do cilindro sob pressão, quando aquecido, expande-se, deslocando o pistão e realizando trabalho.


A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804. A locomotiva conseguiu puxar cinco vagões com dez toneladas de carga e setenta passageiros à velocidade vertiginosa de 8 km por hora usando para o efeito trilhos fabricados em ferro-fundido. Esta locomotiva, por ser demasiado pesada para a linha-férrea e avariar constantemente, não teve grande sucesso.







Clique AQUI e veja o motor funcionando


Funcionamento da locomotiva a vapor: Nesta animação, a cor rosa representa o "vapor vivo", procedente da caldeira, entrando no cilindro. A cor azul representa o vapor gastado que escapa do cilindo.


Outro inglês, John Blenkinsop, construiu uma locomotiva em 1812 que usava dois cilindros verticais que movimentavam dois eixos, unidos a uma roda dentada que faziam accionar uma cremalheira. Esta máquina usava também trilhos de ferro-fundido, que vieram substituir definitivamente os trilhos em madeira usados até aí. Estes trilhos ou linhas de madeira tinham sido desenvolvidos na Alemanha por volta do ano de 1550, serviam carruagens que eram puxadas por animais, principalmente por cavalos mas também, por vezes, à força de braços.



No entanto, o passo maior para o desenvolvimento da locomotiva seria dado por George Stephenson. Este inglês construiu a sua primeira locomotiva a quem chamou Blucher, corria o ano de 1814. A Blucher, que se destinava ao transporte dos materiais da mina, conseguiu puxar uma carga de trinta toneladas à velocidade de 6 quilômetros por hora. Stephenson viria a construir a primeira linha férrea Stockton and Darlington Railway, entre Stockton-on-Tees e a região mineira de Darlington, que foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825 e tinha 61 km de comprimento; quatro anos mais tarde, foi chamado a construir a linha férrea entre Liverpool e Manchester. Nesta linha foi usada uma nova locomotiva, batizada Rocket, que tinha uma nova caldeira tubular inventada pelo engenheiro francês Marc Seguin e já atingia velocidades da ordem dos 30 km/hora.


No início do século XIX, as rodas motrizes passaram a ser colocadas atrás da caldeira, permitindo desta forma aumentar o diâmetro das rodas e, conseqüentemente, o aumento da velocidade de ponta. O escocês James Watt, com a introdução de várias alterações na concepção dos motores a vapor, designadamente na separação do condensador dos cilindros, muito contribuiu também para o desenvolvimento dos caminhos de ferro.



Depois dessa época as locomotivas passaram do vapor à eletricidade. No dia 31 de Maio de 1879, Werner Von Siemens apresentou na Exposição Mundial de Berlim a primeira locomotiva elétrica. No entanto, o seu desenvolvimento só foi significativo a partir de 1890, mantendo-se a sua utilização até aos dias atuais.


Nota.: Já no fim do século XX o uso regular das locomotivas a vapor estava restrito aos trens com fins turísticos ou para entusiastas do comboio. Isso nos países de primeiro mundo, em países como os da America do sul e México, as máquinas a vapor foram usadas a 1970. Locomotivas a vapor, continuam a ser usadas regularmente na China onde o carvão é muito mais abundante do que o petróleo. Em algumas zonas montanhosas o vapor continua a ser preferido ao diesel, por ser menos afetado pela reduzida pressão atmosférica. No Brasil, no sul do país a Estrada de Ferro Tereza Cristina ainda operou essas máquinas até 1994.


______________________________________________


Informação Adicional


Historia dos Automóveis


Nota do Autor: Esse apêndice foir colocado para caso um dos jogadores mekânicos queira inventar um "carro", ele tenha uma base tecnológica.
1769: O primeiro carro auto-impulsionado foi construído.


Nicolas Cugnot, um engenheiro militar francês desenvolveu um veículo de estrada de força a vapor para o exército francês carregar canhões pesados. Usando um motor a vapor fixado a uma carreta de três rodas, Cugnot converteu com sucesso a ação de frente para trás de um êmbolo a vapor em movimento rotativo. O caminhão supostamente alcançou a velocidade de andar e carregou quatro toneladas. O exército mais tarde abandonou sua invenção.


1801 : Carros de força a vapor da Grã-Bretanha.


Richard Trevithick melhorou o projeto de motores a vapor, fazendo menor e mais leve com aquecedores mais fortes gerando mais força. Em 1801, ele coloca um de seus novos motores a vapor compactos em rodas. Sua 'locomotiva de estrada' - conhecida como o Sopra Demônio – foi a primeira carruagem sem cavalos a transportar passageiros. As inovações como freios de mão, engrenagens, e melhorias de direção foram desenvolvidas em décadas subseqüentes.


1824 : Batalha ladeira acima


O engenheiro inglês, Samuel Brown adaptou um motor velho Newcomen a vapor para queimar uma mistura de gás de hidrogênio de oxigênio. Ele o usou brevemente para impulsionar um veículo para cima da Shooter’s Hill (Colina do Atirador )- o ponto mais alto no Sul de Londres.


1858 : Primeiro motor de gás de Carvão


O engenheiro bélgico Jean Joseph Étienne Lenoir inventou e patenteou (1860) um motor de combustão interna. Era abastecido de gás de carvão e ligado a partir de uma ignição elétrica.


Mais tarde Lenoir uniu um motor melhorado a um vagão de três rodas e completou uma viagem de estrada de cinqüenta milhas.


Abaixo uma carroagem a vapor , um possivel meio de locomoção nos Reinos de Ferro

______________________________________________


Fontes: wikipédia e outros
Escrito por: Jakeline Araujo
Colaboração: RafaelKain




Postado por Reduto do Bucaneiro às 21:42
Marcadores: História e Jogo 5 comentários:
Draconico disse...
Interessante..., como deve ser um "Sopra Demônio" em Reinos de Ferro....?

15 de abril de 2010 00:49
Reduto do Bucaneiro disse...
Realmente no RdF não deve ser só um nome, mas sim realmente um Sopro do Capeta...

24 de abril de 2010 09:02
Igor Henrique disse...
Caramba, muito boa essa matéria! Finalmente eu entendo como os trens funcionavam =D

28 de abril de 2010 16:18
RafaelKain disse...
Agradecido cara, eu e a Jake traremos mais e mais matérias como essas.

Achou curto ou de tamanho ideal?

28 de abril de 2010 18:05
Igor Henrique disse...
Ideal!

28 de abril de 2010 23:31

Postar um comentário



Postagem mais recente Postagem mais antiga Início
Assinar: Postar comentários (Atom) Divulgue Nosso Banner

Divulgue o Reduto do Bucaneiro




Arquivos Antigos
Arquivos Antigos 14 Março - 21 Março (39) 21 Março - 28 Março (6) 28 Março - 4 Abril (8) 4 Abril - 11 Abril (3) 11 Abril - 18 Abril (7) 18 Abril - 25 Abril (8) 25 Abril - 2 Maio (7) 2 Maio - 9 Maio (5) 9 Maio - 16 Maio (5) 16 Maio - 23 Maio (1) 23 Maio - 30 Maio (2) 30 Maio - 6 Junho (2) 6 Junho - 13 Junho (12) 13 Junho - 20 Junho (2) 20 Junho - 27 Junho (3) 27 Junho - 4 Julho (5) 4 Julho - 11 Julho (5) 11 Julho - 18 Julho (2) 18 Julho - 25 Julho (3) 25 Julho - 1 Agosto (1) 1 Agosto - 8 Agosto (2) 8 Agosto - 15 Agosto (3) 15 Agosto - 22 Agosto (7) 22 Agosto - 29 Agosto (5)




Comunidade do Orkut


Pesquisar este blog

powered by

Posts Recentes
criado por Blogger Tricks A Reivindicação de Sul e a Invasão de Caspia - (4 comments)
Linha Cronológica Recente - Khador - (15 comments)
Mercenários - Magnus, "O Traidor" - (15 comments)
Menoth - Feora, a Sacerdotisa da Chama - (7 comments)
Mercenários - Reinholdt , Gobber Negociante - (3 comments)
Retribuição Scyrah - Caçadores de Mago - (16 comments)
Llael - Resistência Llaelese - (13 comments)
Menoth - Alto Submisso Amon Ad-Raza - (3 comments)
Cygnar - General Adepto Sebastian Nemo - (1 comments)
Cygnar - Gigante de Guerra Ol'Rowdy - (2 comments)
Cygnar - Cavaleiros Precursores de Morrow - (2 comments)
Cygnar - Comandante Coleman Stryker - (1 comments)

Arquivos de Cyriss
Aventuras - Não Oficial (4)
Aventuras - Oficial (1)
Cinco Dedos (2)
Classes Básicas (2)
Classes de Prestigio (3)
Contos (2)
Cryx (5)
Cygnar (17)
Círculo de Orboros (1)
Dicas de Mestre (5)
Downloads (11)
Eventos (8)
Fichas Reinos de Ferro (1)
Forja e Fundição (2)
Fotos (3)
Games e RPG (4)
Gigantes a Vapor (2)
Handout (5)
História e Jogo (5)
Humor (3)
Imagens - Cryx (3)
Imagens - Cygnar (3)
Imagens - Círculo de Orboros (1)
Imagens - Gigantes a Vapor (1)
Imagens - Heróis e Bandidos (1)
Imagens - Khador (3)
Imagens - Monstros e Criaturas (1)
Imagens - Nyss e Legião de Everblight (1)
Imagens - Protetorado de Menoth (3)
Imagens - Retribuição Scyrah (1)
Imagens - Skorne (1)
Khador (11)
Llael (1)
Localidades (1)
Mapas Reinos de Ferro (10)
Material de Suporte (31)
Matéria da Casa (17)
Mercenários (6)
Modificações da Trilogia (1)
Morrow (3)
Notícias (3)
Ord (2)
Personalidade RdF - Cygnar (5)
Personalidade RdF - Khador (1)
Personalidade RdF - Mercenários (3)
Personalidade RdF - Protetorado (3)
Protetorado de Menoth (10)
Resenhas (2)
Retribuição Scyrah (1)
Revistas (1)
Rhul (1)
souvenirs (1)
Tirinhas (2)
Traduções (15)
Uma Imagem Apenas (1)
Unidades de Guerra (6)
Videos (4)

Herois Forjados em Metal


Irmãos de Armas
Reduto do Bucaneiro
Jakeline Araujo
J. Neves IV
RafaelKain
Jader Ibrahim Alves Pereira
Kairo Abade
pj.disouza
Draconico

Aliados de Guerra









Links Importantes
Arsenal do RPG
Buccaneerbass
Dungeons & Dragons 4th Edition Brasil
Engrenagens
Halls of Valhalla RPG
Heroisd20
Movimento Anarquista
Mundo Tentacular
Old Dragon
Reinos de Ferro - Orkut
Retro Punk
Rogue Council
RPG no Blogger
Taverna do Goblin
Warmachine Brasil





Awesome Inc. modelo de Tina Chen. Imagens de modelo por Airyelf. Tecnologia do Blogger.



COPYRIGHT AUTOR DO TEXTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas