quinta-feira, 26 de agosto de 2010

2717 - HISTÓRIA DO AVIÃO

Home
Arte
Biografias
Brasil
Comidas e Bebidas

Curiosidades
Datas Comemorativas
Drogas
Economia

Educação
Eletrodomésticos
Eletrônicos
Esportes
Expressões Populares

Games
Higiene
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Informática
Meios de Transporte
Música e Instrumentos
Objetos
Pré-História



História do Avião



Desde os tempos mais remotos o homem sempre desejou poder voar. Diversos estudiosos pensaram de forma exaustiva, formas de alcançar esta grande realização. Leonardo da Vinci, por exemplo, desenvolveu um protótipo de um avião no século XV.

Após o homem conseguir voar com uma aeronave mais leve que o ar - os balões - o grande desafio era desenvolver algo mais pesado que o ar e que pudesse voar através de meios próprios.

Em 1883, John J. Montgomery desenvolveu um planador, porém a invenção era capaz de voar apenas de cima para baixo e somente por meio da força do vento.

O avião propriamente dito surgiu no início dos anos noventa. É aí que entra a maior polêmica dessa história. Quem inventou o avião: os irmãos americanos Wilbur e Orville Wright ou o brasileiro Santos Dummont?

Pode ser novidade para os brasileiros, mas na maior parte do mundo os créditos de pai da aviação não são de Dummont, mas sim de Wilbur e Orville Wright.

Em 1903, eles conseguiram voar em um avião. Porém, aí está o detalhe da polêmica: eles voaram com o auxílio de uma catapulta, uma espécie de instrumento para se obter impulso. Além disso, não houve testemunhas creditáveis (quatro salva-vidas e um garoto).

Posteriormente, em 1908, Santos Summont voou com o 14Bis pelas ruas de Paris sem o auxílio de nenhum instrumento, fato que foi oficializado e testemunhado por inúmeros moradores da capital, além da imprensa francesa.

Alguns críticos dizem que pelo fato da invenção dos americanos voar com o auxílio de catapultas, não se pode considerar que se tratava de um avião, já que o que vale é o fato da máquina alcançar e manter o vôo próprio. Para outros, o importante é a capacidade do vôo, visto que caças militares também utilizam catapultas, porém não deixam de ser aviões. Porém neste caso, os especialistas falham ao esquecer que caças militares utilizam catapultas apenas para reduzir o comprimento da pista utilizada, e também que eles continuam o vôo após a utilização das catapultas, fato que não acontecia com o avião dos irmãos Wright, que era obrigado, após um impulso, a voltar ao chão.



Ferramentas e Informações


Política de Privacidade - Contribua - Posso publicar? - Solicite - Fale Conosco






Copyright 2010 História de Tudo. Todos os direitos reservados.




COPYRIGHT HISTÓRIA DE TUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas