quinta-feira, 26 de agosto de 2010

2690 - HISTÓRIA DOS SUBMARINO

Submarinos no cinema
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo. (desde Fevereiro de 2008)
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência (desde Fevereiro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus
Índice [esconder]
1 Sobre os primeiros submarinos
1.1 The Hunley
2 Sobre submarinos da Segunda Grande Guerra
2.1 Rumo a Tóquio
2.2 Um Mergulho no Inferno
3 Filmes da década de 50
3.1 20.000 Léguas Submarinas
3.2 A Raposa do Mar
3.3 Operação Petticoat
4 Filmes da década de 60
4.1 Viagem ao Fundo do Mar (TV)
4.2 Viagem Fantástica
4.3 Submarino Amarelo (Desenho)
4.4 007 contra a Chantagem Atômica
4.5 Os russos estão chegando
4.6 Estação Polar Zebra
4.7 A Hora Final
4.8 Latitude Zero
5 Filmes da década de 70
5.1 SOS Submarino Nuclear
5.2 1941 - Uma Guerra Muito Louca
6 Filmes da década de 80
6.1 Caçada ao Outubro Vermelho
6.2 O Segredo do Abismo
6.3 O Barco - Inferno no Mar
7 Filmes da década de 90
7.1 Maré Vermelha
7.2 K-19: The widowmaker
7.3 U-571
8 Ver também


Historicamente, o conceito de navegar submerso e usar isso como vantagem em tempos de guerra é mais antigo do que a idéia de guerra do senso comum: submarinos já existiam, pelo menos teoricamente, desde o início do século 17, de acordo com alguns projetos de antigos navegadores holandeses. O primeiro submarino realmente moderno foi o projeto (1903) do americano John Holland, com tripulação de 7 pessoas e um lança-torpedos.

Os submarinos no cinema não exploram apenas paisagens inusitadas, mas também as tensões entre pessoas confinadas em um artefato de metal cercado por muitos milhões de metros cúbicos de água. Talvez por isso eles sejam usados como cenário ideal para muitos filmes. A seguir, sinopses de alguns filmes sobre submarino.

[editar] Sobre os primeiros submarinos
[editar] The Hunley
Ver artigo principal: The Hunley
Em 1864, a tripulação do submarino, que é movido a manivela e iluminado com velas, enfrenta a morte dentro de um espaço minúsculo que se enche de água rapidamente. Depois disso, o filme conta a história de um militar que faz de tudo para provar que os submarinos podem ser uma excelente máquina de guerra, apesar dos perigos.

O Hunley era um dos vários submarinos usados na Guerra Civil Americana (1861-1865). Recebeu o nome de seu criador. O submarino era tão mal construído que afundou algumas vezes, antes de entrar em ação. Quando finalmente atacou um navio, não resistiu à explosão.

[editar] Sobre submarinos da Segunda Grande Guerra
A maior parte dos bons filmes de guerra se concentram na Segunda Grande Guerra[carece de fontes?] e alguns deles retrataram os submarinos como as máquinas indispensáveis que realmente são[carece de fontes?].

Em 1943, a Segunda Grande Guerra já estava caminhando para o fim. A Alemanha, que em 1941 parecia imbatível, havia apanhado feio em 1942, com as derrotas no front oriental e com a vitória britânica no Egito e África do Norte. A invenção do sonar, utilizado pelas naves aliadas, acabou com a supremacia tática dos submarinos alemães. Para piorar a situação, em 1943 a Itália caiu fora da Guerra e, a partir de então, os aliados foram fechando o cerco.[carece de fontes?]

[editar] Rumo a Tóquio
Ver artigo principal: Destination Tokyo
“Rumo a Tóquio”, de 1943, com Cary Grant, foi realizado na mesma época da história do filme e é um dos primeiros marcadamente propagandístico feito pelos EUA [carece de fontes?]. Foi, também, a primeira vez[carece de fontes?] em que se usou um submarino como cenário para uma produção de ação e guerra. Os efeitos especiais, utilizando miniaturas de submarinos e torpedos, foram super elogiados[carece de fontes?], e o roteiro foi indicado ao Oscar.[carece de fontes?]

[editar] Um Mergulho no Inferno
Ver artigo principal: Crash Dive
Filme de 1943, no qual o capitão Dana Andrews disputa Anne Baxter com o imediato Tyrone Power. Nos intervalos do namoro quando estão em missão, os homens enfrentam os nazistas no Atlântico Norte.

[editar] Filmes da década de 50
[editar] 20.000 Léguas Submarinas
Ver artigo principal: 20000 Leagues under the Sea
20.000 léguas submarinas, com direção de Richard Fleischer, com Kirk Douglas, James Mason e Peter Lorre no elenco, é uma adaptação para o cinema do clássico de Julio Verne e, portanto, cinemão de primeira produzido pelos estúdios Disney. Há uma versão mais recente, feita para TV, com Michael Caine no papel do Capitão Nemo. O grande astro do livro e do filme é o submarino "Náutilus", movido por uma "energia desconhecida".

[editar] A Raposa do Mar
Ver artigo principal: The Enemy Below
Também se passando durante a Segunda Guerra, é uma perseguição debaixo d’água, com Robert Mitchum e Curd Jürgens, o mesmo ator alemão que fez o vilão em 007 – O Espião que me amava. O roteiro mostra o duelo entre os comandantes de um destróier americano e um submarino alemão.

[editar] Operação Petticoat
Ver artigo principal: Operation Petticoat
Nesse filme de 1959 (br.: Anáguas a bordo), de Blake Edwards, o capitão Cary Grant e o tenente Tony Curtis, apesar de discordarem dos métodos que cada um emprega, precisam um do outro para escapar do bombardeio japonês às Filipinas em 1941, a bordo de um submarino avariado com um único motor funcionando (de um total de quatro). No meio do caminho, resgatam cinco enfermeiras e pintam a embarcação de cor-de-rosa, por falta de tinta disponível.

[editar] Filmes da década de 60
[editar] Viagem ao Fundo do Mar (TV)
Ver artigo principal: Voyage to the Bottom of the Sea
Talvez porque estimulem nossa imaginação ao explorar águas misteriosas, os submarinos foram muito usados também em filmes de fantasia, como Viagem ao Fundo do Mar, primeiro sucesso[carece de fontes?] do produtor Irwin Allen. Foi dele a idéia[carece de fontes?] de criar um supersubmarino nuclear com janelas para observação frontal, o que rendeu boas imagens do fundo do mar. Daí o nome original Seaview ("vista do mar"). O filme fez tanto sucesso[carece de fontes?] que levou Allen a produzir vários seriados para TV, onde se firmou como um dos maiores do gênero. Sua primeira incursão na TV foi, justamente, com uma versão deste filme.

[editar] Viagem Fantástica
Ver artigo principal: Fantastic Voyage
O filme mostra uma avançada experiência do governo americano que reduz um grupo de médicos ao tamanho de micróbios, colocando-os dentro de um submarino (o Proteus) para viajar dentro do corpo de um importante cientista que está para morrer devido a um coágulo no cérebro. Sua missão é encontrar o coágulo e salvar o cientista.

[editar] Submarino Amarelo (Desenho)
Ver artigo principal: Yellow Submarine
Com direção de George Dunning, Submarino Amarelo é uma animação musical famosa pela música dos Beatles. O grupo aparece transformado em desenho animado (em carne e osso, só nas cenas finais). Ao completar 30 anos, foi relançado em VHS e DVD[carece de fontes?], devidamente remasterizado, e em uma nova versão do CD, com músicas que não constavam do disco anterior. Na história, o submarino amarelo leva os Beatles para salvar Pepperland das garras dos malvados Blue Meanies.

[editar] 007 contra a Chantagem Atômica
Ver artigo principal: Thunderball
Quarto filme da série, ainda com Sean Connery, levou o Oscar de efeitos especiais. O submarino escolhido era bem pequeno.

[editar] Os russos estão chegando
Ver artigo principal: The Russians Are Coming the Russians Are Coming
Os russos estão chegando!, de 1966 foi dirigido por Norman Jewison e tem Alan Arkin, Carl Reiner, Eva Marie Saint no elenco. Trata-se de uma sátira à Guerra Fria que mostra as reações das pessoas à chegada de um submarino soviético às costas da Nova Inglaterra.

[editar] Estação Polar Zebra
Ver artigo principal: Ice Station Zebra
Com Rock Hudson, Patrick MacGoohan e Ernest Borgnine no elenco, Estação Polar Zebra se passa todo dentro de um submarino e foi baseado no famoso livro homônimo de Alistair MacLean. Na história, soldados soviéticos e americanos buscam um microfilme que caiu no pólo Norte.

[editar] A Hora Final
Ver artigo principal: On the beach (1959)
A Hora Final extrapola a Guerra Fria e discute como seria o mundo durante uma Terceira Grande Guerra. Gregory Peck é o comandante de um submarino nuclear que segue até o último refúgio onde a radiação provocada pelas explosões do conflito ainda não chegou: a Austrália.

[editar] Latitude Zero
Ver artigo principal: Ido zero daisakusen
Latitude Zero, de 1969, é uma produção nipo-americana que mistura fantasia com ficção científica. Conta a história de dois cientistas e um jornalista que são arrastados por uma explosão vulcânica e recolhidos por um submarino que os leva até uma cidade fantástica.

[editar] Filmes da década de 70
[editar] SOS Submarino Nuclear
Ver artigo principal: Gray Lady Down
SOS – Submarino nuclear (1978), dirigido por David Greene, tem Charlton Heston, David Carradine, Stacy Keach, Ned Beatty e a estréia de Christopher Reeve. No filme, o submarino nuclear comandado por Charlton Heston sofre um acidente a dezenas de metros da superfície, à beira de um abismo. Depois de várias tentativas frustradas para resgatar o navio, a marinha dos Estados Unidos contrata um cientista especialista em resgates submarinos (Carradine) que, com seu pequeno submarino de resgate, tentará salvar o grande artefato nuclear.

[editar] 1941 - Uma Guerra Muito Louca
Ver artigo principal: 1941 (filme)
É a primeira comédia dirigida por Steven Spielberg e tem Dan Aykroyd, Ned Beatty, John Belushi, Treat Williams, Nancy Allen, Robert Stack, Toshiro Mifune, Christopher Lee e John Candy no elenco. Um submarino japonês ataca Los Angeles durante a Segunda Guerra, provocando confusão.

[editar] Filmes da década de 80
[editar] Caçada ao Outubro Vermelho
Ver artigo principal: The Hunt for Red October
Caçada ao Outubro Vermelho, de 1989, de John McTiernan, traz Sean Connery, Alec Baldwin, Sam Neill e James Earl Jones. Baseado em best-seller de Tom Clancy, conta a história de um capitão soviético que leva um supersecreto submarino para águas americanas. Enquanto os russos acham que ele quer desertar, os americanos suspeitam de um atentado. A ação acontece sempre debaixo d’água. Levou o Oscar de efeitos sonoros.

[editar] O Segredo do Abismo
Ver artigo principal: The Abyss
Dirigido por James Cameron e com Ed Harris e Mary Elisabeth Mastrantonio no elenco, conta a história de uma equipe que enfrenta estranhas forças ao tentar resgatar um submarino, perdido a 600 metros de profundidade, à beira de um abismo. Ganhou Oscar de efeitos especiais.

[editar] O Barco - Inferno no Mar
Ver artigo principal: Das boot
O Barco – Inferno no Mar se passa na Segunda Guerra e mistura tensão com terror. Mostra a guerra sob o ponto de vista alemão.

[editar] Filmes da década de 90
[editar] Maré Vermelha
Ver artigo principal: Crimson Tide
Maré Vermelha (1995), de Tony Scott e com Gene Hackman e Denzel Washington, conta a história de militares russos rebeldes que roubam armamento nuclear e ameaçam detonar o mundo ocidental. Um submarino americano é convocado para salvar a raça humana.

[editar] K-19: The widowmaker
Ver artigo principal: K-19: The Widowmaker
Filme de 2002 sobre a guerra fria estrelado por Harrison Ford, conta a história do submarino russo obsoleto encarregado de explodir uma bomba nuclear na atmosfera, sobre o Pólo Norte, no auge da Guerra Fria. Depois de detonar a bomba, o submarino ficou à deriva, e sua tripulação teve que ser socorrida pelos navios norte-americanos.

[editar] U-571
Ver artigo principal: U-571
Dirigido por Jonathan Mostow, esse filme de 2000 tem Mathew McCounaghey, Bill Paxton, Harvey Keitel e Bon Jovi. Conta a história da tripulação de um submarino aliado que, em 1941, tem como missão capturar um equipamento que decifra o Código Enigma, usado pelos nazistas para informar seus u-boats sobre a posição dos inimigos.

[editar] Ver também
Filmes de Guerra
Stingray
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Submarinos_no_cinema"
Categoria: Cinema
Categorias ocultas: !Páginas a reciclar desde Fevereiro de 2008 | !Artigos que carecem de fontes desde Fevereiro de 2008 | !Artigos que carecem de notas de rodapé desde Dezembro de 2008
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Esta página foi modificada pela última vez às 15h56min de 22 de novembro de 2009.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais

COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas