quinta-feira, 26 de agosto de 2010

2676 - HISTÓRIA DOS NAVIOS

Navio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nota: Se procura rio com este nome, veja Rio do Navio. Se procura ou, veja Riacho do Navio.

MS Freedom of the Seas, o maior navio de passageiros do mundo
O Queen Mary 2, o quarto maior navio de passageiros do mundoUm navio é uma grande embarcação, geralmente dotada de um ou mais conveses. Um navio tem, geralmente, tamanho para transportar os seus próprios barcos, como botes salva-vidas, botes ou lanchas. Geralmente, a lei local e órgãos de regulamentação irão definir o tamanho ou o número de mastros que um barco deverá ter para ser elevado à categoria de navio. Os submarinos não são referidos como "barcos", exceto os submarinos nucleares, classificados como navios. As empresas sul-coreanas Hyunday, Samsung e Daewoo são as principais construtoras de navios.

Outra definição para 'Navio' é qualquer embarcação que transporte carga com objectivo comercial. Os navios de passageiros transportam 'supercarga' (outra designação para passageiros e pessoas que não trabalham a bordo). Barcos de pesca nunca são considerados 'navios', embora também transportem botes salva-vidas e carga (a pesca do dia). Os Ferries de pequena dimensão também não são considerados 'navios', no entanto a maioria dos ferries em serviço no mundo são navios de passageiros, com capacidade para transportarem também veículos.

A Náutica refere-se aos navios e às práticas de navegação.

Índice [esconder]
1 Tipos de navio em uso
2 Tipos de navios históricos
3 Classificação dos navios
4 Terminologia
5 Terminologia náutica
6 Propulsão
7 Bibliografia
8 Ver também
9 External links
10 Ligações externas


[editar] Tipos de navio em uso

Island Escape (Navio de Cruzeiro)Navio de carga
Navio para carga pesada
Navio de cruzeiro
Navio hidrográfico
Navio porta-contentores
Navio de vela

O veleiro Amerigo Vespucci, navio escola da Marinha ItalianaPanamax
Gaseiros
Aframax
Suezmax
Petroleiro
Porta-aviões
Porta-helicópteros
Quebra-gelo
Rebocador
Supercargueiro "Ro-Ro"
Supertanque
Superpetroleiro
Super-porta-aviões
Transatlântico
[editar] Tipos de navios históricos

Réplica de caravela portuguesa (foto da Marinha do Brasil)Aviso
Balandro
Barco carvoeiro
Birremo
Birlinn
Brigue
Bergantim
Canhoneira
Caravela
Carraca
Chalupa
Clipper
Coca
Drakkar
Dreadnought
Galé
Couraçado
Cruzador
Galeão
Galeote
Goleta
Nau
Monitor Encouraçado
Knarr
Pentecognter
Pentarremo
Quinquarremo
Barco a vapor
Navio de linha
Torpedeiro
Trirremo
Xaveco
dolly preta
[editar] Classificação dos navios
Oficialmente os navios são classificados pelas sociedades classificadoras, tais como a Lloyd's Register ou o Bureau Veritas, que emitem os certificados de conformidade que garantem às seguradoras e autoridades portuárias que o navio se encontra dentro dos padrões exigidos para o tipo de navegação, carga a transportar e a tripulação é qualificada. Os navios que não estão dentro destes padrões, que na sua maioria navegam com bandeiras de conveniência são designados substandard.

Paralelamente é também frequente classificar os navios pelo tipo de carga que transportam; como exemplo temos os graneleiros (que transportam cargas a granel como cereais ou minério), os petroleiros (que transportam petróleo), os porta-contentores, etc.

Outra forma de classificar os navios, hoje menos usada, era pelo tipo de navegação que faziam; assim temos os navios de cabotagem e os de longo curso.

A principal classificação dos navios é a seguinte: trasportadores de passageiros, cargueiros, exploradores e patrulhadores.

[editar] Terminologia
Os navios podem-se agrupar constituindo frotas, flotilhas, esquadras, esquadrilhas ou esquadrões.

Os submarinos (particularmente os U-Boot alemães nos anos 40) podem operar em grupos, chamando-se alcateias (termo derivado de "alcateias de lobos").

[editar] Terminologia náutica
Ver artigo principal: Terminologia náutica

Esquema de um navio civil moderno:
1. Proa;
2. Bulbo;
3. Âncora;
4. Casco;
5. Hélice;
6. Popa;
7. Chaminé;
8. Ponte;
9. Convés.Os navios, em particular os navios de vela, envolvem um rico e variado vocabulário, repleto de termos técnicos. Muitos deles ligam-se a discussões mais alargadas do jargão náutico.

Proa - A frente do navio. Comparar com vante. Também conhecido em senso de direção como sendo o rumo momentâneo em que se encontra o navio, geralmente em graus, em relação ao norte.
Popa - a traseira do navio. Comparar com ré.
Estibordo - O lado do navio que está à direita quando o observador olha para a proa.
Boreste - Termo utilizado no Brasil em substituição de Estibordo.
Bombordo - O lado do navio que está à esquerda quando olhando para proa. (Um mnemonico para distinguir é que esquerda possui o mesmo número de letras de bombordo.)
Âncora - Instrumento metálico pesado utlizado para fixar temporáriamente a embarcação em local desejado.
Ponte de comando - o centro de comando da navegação.
Passadiço - Termo usado no Brasil em vez de Ponte de Comando.
Superstrutura - Qualquer estrutura acima do convés da embarcação, contendo, geralmente, a ponte e alojamentos.
Cabine - Um quarto fechado num deque.
Deques - Os "pisos" e diferentes pavimentos do navio. Em alguns navios novos são chamados de "ponte(s)".
Casco - A estrutura de flutuação que suporta o navio.
Mastro - um poste concebido para a suspensão das velas.
[editar] Propulsão
Até à aplicação do motor a vapor, no século XIX, os navios moviam-se através da força do vento nas velas.

Antes da mecanização os navios mercantes sempre usaram velas, mas à medida que a guerra naval tornou-se dependente da aproximação dos navios para a abordagem e invasão ou da luta corpo a corpo, as galeras passaram a dominar os conflitos navais devido a sua manobrabilidade e velocidade. Os navios gregos que lutaram na Guerra do Peloponeso usaram triremos, do mesmo modo que haviam feito os Romanos na Batalha de Actium. A partir do século XVI, o grande número de canhões tornaram a manobrabilidade uma característica secundária comparado ao peso; o que levou a total predominância de navios de guerra a vela.

O desenvolvimento do navio a vapor foi um processo complexo, o primeiro navio comercial de sucesso foi o "North River Steamboat" (também chamado de "Clermont") creditado a Robert Fulton, nos EUA em 1807. Em seguida surgiu na Europa em 1812 o PS Comet de 45 pés de comprimento. A propulsão a vapor progrediu consideravelmente durante o século XIX. Os principais desenvolvimentos foram o condensador. o que reduziu a necessidade de água fresca, e motor de expansão de múltiplos estágios que obteve um acréscimo considerável de rendimento. A roda de pás deu lugar ao, bem mais potente, propulsor de hélice. Desenvolvimentos posteriores resultaram no desenvolvimento da turbina a vapor marítima por Sir Charles Parsons, que fez a primeira demonstração da tecnologia no navio de 100 pés "Turbinia" em 1897. Isto facilitou o desenvolvimento de uma nova geração de navios de cruzeiro de alta velocidade na primeira metade do século XX.




[editar] Bibliografia
Atlas dos Oceanos, Anita Ganeri, ISBN 927-26-1041-4
[editar] Ver também
O Wikimedia Commons possui multimedia sobre NavioO Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Navio.Lista de navios
Indústria naval
[editar] External links
De passageiros e navios de carga, com tripulação.
Para uma lista de prefixos utilizados nos nomes dos navios (HMS, USS, etc) consulte prefixos dos navios.
[editar] Ligações externas
[1] - Transportes XXI - classificação mais abrangente, quanto tipo, dos navios modernos
[2] - informações sobre navios de cruzeiro
[3] - Navios de Guerra Brasileiros
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Navio"
Categorias: Navios | Tipos de navios | Veículos
Ferramentas pessoais
Funcionalidades novas Entrar / criar conta Espaços nominais
Página Discussão VariantesVistas
Ler Editar Ver histórico AçõesBusca
Navegação
Página principal Conteúdo destacado Eventos atuais Esplanada Página aleatória Portais Colaboração
Boas-vindas Ajuda Página de testes Portal comunitário Mudanças recentes Estaleiro Criar página Páginas novas Contato Donativos Imprimir/exportar
Criar um livroDescarregar como PDFVersão para impressãoFerramentas
Páginas afluentes Alterações relacionadas Carregar ficheiro Páginas especiais Link permanente Citar esta página Noutras línguas
Aragonés العربية ܐܪܡܝܐ مصرى Azərbaycan Žemaitėška Български বাংলা Bosanski Català Česky Cymraeg Dansk Deutsch Ελληνικά English Esperanto Español Eesti Euskara فارسی Suomi Võro Français 贛語 Galego Avañe'ẽ עברית हिन्दी Hrvatski Magyar Bahasa Indonesia Ido Íslenska Italiano 日本語 Basa Jawa ქართული 한국어 Latina Lëtzebuergesch ລາວ Lietuvių Latviešu Македонски മലയാളം Монгол मराठी Bahasa Melayu မြန်မာဘာသာ Nāhuatl Plattdüütsch नेपाली Nederlands ‪Norsk (nynorsk)‬ ‪Norsk (bokmål)‬ Diné bizaad ਪੰਜਾਬੀ Polski Runa Simi Română Русский Srpskohrvatski / Српскохрватски Simple English Slovenčina Slovenščina Српски / Srpski Svenska Kiswahili தமிழ் తెలుగు Tagalog Türkçe Українська اردو O'zbek Vèneto Tiếng Việt Winaray ייִדיש 中文 文言 粵語 Esta página foi modificada pela última vez às 22h02min de 6 de agosto de 2010.
Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Unported (CC-BY-SA); pode estar sujeito a condições adicionais. Consulte as Condições de Uso para mais detalhes.
Política de privacidade Sobre a Wikipédia Avisos gerais


COPYRIGHT WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas