segunda-feira, 23 de agosto de 2010

2653 - HISTÓRIA DO MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA

Informações Técnicas, Atualidades e Notícias Sobre o Mundo Automotor.
Home Sobre Contato
Principais Componentes do Motor a Combustão Interna Ciclo “Otto” »História do Motor a Combustão Interna ciclo “Otto”


O sistema moto propulsor de uma máquina é o responsável por produzir força motriz suficiente para gerar movimento. No automóvel isto não é diferente, pois o conjunto de peças que dão forma ao motor são as responsáveis por gerar, através de um movimento retilíneo, uma resultante de movimento rotativo.



Depois da sua criação o motor de combustão interna criado por Nikolaus August Otto atravessaria os séculos impulsionando as formas de tração mecânica. Com as ciências da antiga geração, do século XVII, foi que o homem buscou construir um mecanismo para gerar força de uma maneira automática, diferente de uma tração humana ou animal, e que pudesse levá-lo a grandes distâncias e certas velocidades maiores que as de seus passos.
Foi no ano de 1860 que a idéia de construir uma máquina que utilizasse o benzeno como combustível pode ser, seis anos mais tarde em 1866, concretizada por um comerciante e interessado em ciências das mais diversas, Nikolaus August Otto. De nacionalidade Alemã nascido em Holzhausen an der Haid, Otto teve contato na época com outros inventores e cientistas que ao mesmo tempo e até antes de Otto já trabalhavam em projetos semelhantes, pois na época, o motor a vapor já estava bem difundido entre eles. Inclusive com certa freqüência já se via algumas embarcações nos rios e algumas locomotivas movidas pela pressão do vapor cruzando o território Europeu e Americano.


[Motor da Jaguar]

Nikolaus August Otto teve a idéia de construir um mecanismo, baseado no conjunto mecânico de pedal e manivela muito utilizado em serviços braçais e nas bicicletas, onde uma mistura de ar e combustível pudesse explodir e gerar força e movimento. Esse mecanismo foi projetado e construído para trabalhar em um ciclo de quatro tempos, daí o nome no motor que ficou conhecido como motor de combustão interna ciclo Otto.




O motor de Otto obteve inúmeras vantagens em relação ao motor a vapor. Uma delas é o baixo peso já que o motor a combustão interna não precisava de um reservatório de água para ser aquecida, muito menos um combustível para ser queimado e aquecer a água, sendo na época comum utilizar a lenha ou o carvão.



Outra vantagem era o baixo consumo de combustível, embora ainda sendo benzeno e um sistema de alimentação de combustível não muito eficiente, que se diferenciava dos motores anteriores, onde em poucos kilômetros ou em poucas horas de funcionamento queimavam um balaio de lenha.
A potência dos motores de combustão interna ciclo Otto também superava, em proporções de tamanhos, a do motor a vapor. Apenas a pressão do vapor empurrava os pistões e bielas para gerar força e movimento rotativo enquanto no motor de ciclo Otto uma explosão de combustível, um poder térmico e um deslocamento de gases assumia o papel do vapor com muito mais eficiência, gerando maior potência. Quando a utilização de gasolina, que antes de ser utilizada nos motores era um subproduto do petróleo jogado fora, passou a ser um combustível com mais poder de explosão e com um percentual de lubrificação, alimentando os motores, o motor de ciclo Otto aumentou ainda mais a sua potência e torque.
O motor de combustão interna ciclo Otto com todas essas vantagens, sendo mais leve e compacto oferecendo mais versatilidade em comparação com os motores a vapor, logo se consagrou como a força motriz que se estenderia até os dias atuais nas mais diferentes aplicações que pudesse servir com a sua força de trabalho ao homem. Os automóveis, as embarcações, os ônibus, os caminhões, as máquinas de trabalho rural e de canteiros de obras, assim como na indústria em geral e até mesmo na aviação utilizam ainda o princípio de funcionamento, em motores de combustão interna, de 150 anos atrás.

Links sobre o assunto:
www.deutschesmuseum.de
www.seriouswheels.com

Texto: Gionei daRocha



Compartilhar



#1 by Rubéns Souza Neto - abril 23rd, 2009 at 13:46

Parabéns pelo site!

Quote #2 by josé D. - junho 28th, 2009 at 14:53

meu bem legal essa materia gostei mesmo….

Quote #3 by jeferson - outubro 20th, 2009 at 18:49

muito abrigada este documento me ajudou muito pARA um trabalho de inciação cientifica

Quote #4 by Wilson Shibuya - novembro 2nd, 2009 at 11:14

Bem resumido,sucinto, ótimas figuras.Parabéns!

Quote Cancel Reply
Nome (obrigatorio)
E-Mail (obrigatorio) (primeira postagem)
Website

Enviar comentario

Automobilismo

Aviação

Componentes do Motor

Funcionamento do Motor

História do Motor

Motociclismo

Náutica

Novidades

Sistema de Arrefecimento

Sistema de Direção

Sistema de Freio

Sistema de Lubrificação

Sistema de Suspensão

Sistema de Transmissão

Sistema Elétrico

Sistema Eletrônico

Sistemas E.F.I. e M.P.F.I.

Todas as Matérias

Parceiros:





Feed Rss

Twitter

Móbile

Links Relacionados:
Todos os direitos reservados @ InfoMotor.com.br Topo da página


3

COPYRIGHT INFOMOTOR .COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas