quarta-feira, 25 de agosto de 2010

2643- HISTÓRIA DO COMPUTADOR

Ir ao topo da página
Ir ao menu
Ir ao conteúdo
Ir para a busca
Ir ao rodapé
TerraTodos os canaisDigite no campo o termo que deseja buscarRadiona WebRadiono TerraBuscaEmailHoróscopoTempoAssinaturas e serviçosAssinaturas e serviços
Acesso Banda Larga
Acesso Discado
Antivírus
Central do Assinante
Disco Virtual
Disney Toontown
Divulga Fácil
Pc Seguro
Sonora Clube
Terra Assistência Técnica
Terra Família Protegida
Terra Mail Gigante
Terra VOIP
Outros Serviços
Assine: 0800 777 7777

Notícias»Economia»Esportes»Diversão»Vida e Estilo»Terra TV»Sonora»Ofertas»Dia-a-Dia»Comunidades»Chat»VC Repórter»TecnologiaInternet

Enviar para amigos Comentar

Notícias » Tecnologia » Tecnologia
Conheça a origem dos símbolos universais dos computadores
22 de agosto de 2010 • 12h10 • atualizado às 12h24 Comentários

Notícia Fotos

Eles fazem parte do seu dia a dia, mas você não imagina como eles surgiram

Foto: Reprodução

Reduzir Normal Aumentar Imprimir Wikerson Landim
Baixaki
Não importa de qual marca seja o seu computador ou em qual país você esteja. Basta bater o olho em certos símbolos para saber imediatamente para o que servem. Assim são os símbolos universais, elementos gráficos que mesmo com leves mudanças no design ainda assim são inconfundíveis.

Mas você pode estar se perguntando: como nasce um símbolo universal? Qual é o significado de cada um deles? O Baixaki foi pesquisar a origem de alguns dos símbolos mais populares, como o Power, o Play e o Arroba. A explicação muitas vezes é tão interessante quanto a simplicidade e eficiência do símbolo em questão.

Arroba

Se você tem mais de 25 anos e se lembra do período antes da popularização da internet vai recordar que o símbolo arroba (@) era uma referência apenas no que diz respeito a uma unidade de medida para pesar animais, como bois e ovelhas.

Porém, foi a partir do momento em que a arroba foi incluída nos endereços de email que ela se tornou popular e um elemento inconfundível. Se a sua origem histórica é incerta, a sua utilização no mundo da informática ocorreu pela primeira vez em 1971.

Foi nesse ano que o programador Raymond Tomlinson teve a ideia de utilizar o símbolo para separar o nome de usuário do nome do terminal de computador. A diferenciação não só funcionou como se tornou esteticamente agradável, sendo adotada como padrão anos mais tarde.

Quase cem anos antes a arroba também era utilizada como um símbolo de taquigrafia. Em termos contábeis o símbolo tinha o mesmo significado da expressão "à taxa de". Apesar de ser visualmente idêntico em todos os países, seu nome varia em muitos lugares. Na França e na Itália, o símbolo é conhecido como "caracol", na China por "ratinho" e na Alemanha é "cauda de macaco".

Bluetooth
Basta olhar para o símbolo do Bluetooth para chegar à conclusão óbvia do que ele representa. Suas formas lembram uma letra "B" estilizada, letra inicial da palavra que representa. Mas por qual razão a tecnologia Bluetooth - que numa tradução direta significa dente azul - tem esse nome?

Para entender o significado precisamos voltar alguns séculos na história. No século X havia um rei na Dinamarca chamado Harald Blatand. Ele era um profundo conhecedor de mirtilos, uma fruta popular em regiões muito frias e que tem uma cor azulada.

Segundo a história, de tanto consumir o fruto um dos seus dentes ficou manchado de azul permanentemente. O símbolo do Bluetooth, que parece com uma letra "B" é, na verdade, o mesmo ícone que Harald usava, com duas runas representando as suas iniciais.

Mas o que isso tem a ver com a tecnologia? O primeiro receptor de Bluetooth tinha o formato de um dente e era azul. O reinado de Harald Blatand uniu diversos povos nas regiões da Noruega, Suécia e Dinamarca. Assim como o Bluetooth, que foi projetado para aproximar pessoas e facilitar o compartilhamento de informações.

Command
A tecla Command pode até não ser familiar para muitos usuários. Mas se você cresceu com um produto da Apple em sua mesa de trabalho, está mais do que familiarizado com ela. Afinal, o que aquele símbolo significa?

A história por trás dela é mais simples e inusitada do que parece. Quando estava sendo desenvolvida, a ideia original é que a tecla Command fosse representada por uma maçã. Steve Jobs ao ver aquilo protestou. Afinal, já havia muitas maçãs espalhadas pela tela.

Assim, a artista Susan Kare foi em busca de outro símbolo condizente com a função e acabou encontrando uma espécie de floral. O símbolo foi achado na Suécia e indicava uma atração de um acampamento. Também conhecido como loop Gorgon, o símbolo se assemelha a uma espécie de loop infinito.

O conceito acabou casando com a proposta da tecla Command, a de servir como um atalho que, combinado com outras teclas, poderia apresentar novas funções, como se deixasse o teclado com "infinitas possibilidades". A tecla é usada até hoje nos computadores da Apple.

Pause
Dois traços contínuos colocados lado a lado na vertical. O símbolo de pausa está presente em diversos equipamentos, de computadores a aparelhos de som e, mesmo não indicando textualmente qual é a sua proposta, visualmente, no contexto das demais teclas, é fácil entender a que ele se destina.

Sua origem e representação são incertas, mas há várias teorias para o seu significado, todas cabíveis e possíveis de serem verdadeiras. Na notação musical, por exemplo, os dois traços indicam um momento de pausa em uma canção.

Já para quem prefere uma explicação matemática, os dois traços indicam também a abertura e a junção de uma conexão elétrica. Outra versão sugere que esta é apenas uma conotação intermediária entre os símbolos de play, forward e rewind.

Play
Assim como o símbolo de pausa, não há uma explicação definitiva para o real significado do play. Um triângulo apontando para a direita pode parecer óbvio como sinônimo de avançar, em especial para o público ocidental, que tem o hábito de leitura da esquerda para a direita.

A única coisa que se pode afirmar é quando eles surgiram e a que se destinavam. Os primeiros decks de rolo de fitas de vídeo adotaram os símbolos de play, pause, rewind e forward para indicar ao operador qual tecla apertar para cada um dos procedimentos.

Pelo jeito, a simplicidade atravessou gerações já que mesmo nos produtos mais modernos ainda não houve uma maneira diferente, mais eficiente e intuitiva de identificar essas funções.

Power
Depois que você ler a explicação do símbolo de power, a primeira reação que terá é: "é tão óbvio, como é que não pensei nisso antes?". Existem centenas de variações do mesmo símbolo, mas ele é basicamente constituído de um círculo e um traço.

Eles representam os números zero e um que, no sistema binário, significam simplesmente ligado (um) e desligado (zero). O símbolo padrão foi estabelecido em 1973 pela International Electrotechnical Comission e tinha como descrição "energia em estado de espera".

Posteriormente, o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos definiu o símbolo simplesmente como Power, ou força. A notação é utilizada até hoje e apresenta algumas variações, como o círculo cortado ou contínuo, e o traço dentro ou fora do espaço.

USB
O que Netuno, o deus romano dos mares, tem a ver com o símbolo das conexões USB? Criado como parte das especificações da primeira versão do produto, o símbolo do USB foi desenhado para se parecer com o tridente de Netuno.

O artefato tinha como objetivo atingir o inimigo em pontos vitais com a lâmina central e, com as laterais, enfraquecer o poder de penetração. Isso garantia que a arma fosse muito menos letal e mais paralisante do que qualquer outra coisa.

Os desenhistas do símbolo do USB não queriam matar ninguém com sua criação. Na versão deles, as lanças foram substituídas por um quadrado, um triângulo e um círculo. O simbolismo é que um único cabo pode conectar três extremidades distintas.

No caso da tecnologia, o melhor simbolismo é que o padrão pode ser associado aos mais diversos tipos de periféricos, que foi o que realmente acabou acontecendo. Hoje existem dezenas de dispositivos diferentes que podem ser conectados ao PC via USB.

Firewire
Um ponto central recebendo e emitindo sinais para três fontes distintas. Essa é uma explicação rápida para o símbolo de Firewire, também popularizado e de fácil identificação para os usuários mais experientes.

Pois saiba que ele é uma criação de um grupo de desenvolvedores da Apple e nasceu na década de 90, durante a criação desta tecnologia. A ideia era mostrar a possibilidade de alta conectividade com equipamentos de áudio, vídeo e transmissão de dados.

Cada um dos pontos representa um dos tipos de conexão. Quando foi concebido o símbolo era originalmente vermelho. Com o passar dos anos a cor foi alterada para amarelo.

Veja as fotos Mais notícias de Internet »
Terra

Eles fazem parte do seu dia a dia, mas você talvez não imagine como eles surgiram



Foto: Reprodução

Arroba ou "at" - Na França e na Itália, o símbolo é conhecido como caracol



Foto: Reprodução

Bluetooth - Tecnologia foi projetada para aproximar pessoas e facilitar o compartilhamento de informações, o que o símbolo indica



Foto: Reprodução

Firewire - Ideia era mostrar alta conectividade com equipamentos de áudio, vídeo e transmissão de dados



Foto: Reprodução

Pause - Os dois traços indicam também a abertura e a junção de uma conexão elétrica



Foto: Reprodução

Power - Os traços representam os números zero e um que, no sistema binário, significam ligado (um) e desligado (zero)



Foto: Reprodução

Play - Um triângulo apontando para a direita pode parecer óbvio como sinônimo de avançar, em especial para os ocidentais que leem da esquerda para a direita



Foto: Reprodução

USB - O símbolo indica que um único cabo pode conectar três extremidades distintas



Foto: Reprodução

Também conhecido como loop Gorgon, o símbolo se assemelha a uma espécie de loop infinito



Foto: Reprodução

/foto/0,,00.htmlPlay / Pause Foto anterior Próxima foto Ampliar foto






Leia esta notícia em: Mais notícias de Internet »

Enviar para amigos Comentar
Links relacionadosVeja mais novidades no Baixaki
Museu de Nova York incorpora símbolo @ a acervo de design
A história do bug: como uma banda derrubou o Twitter
Lula: Fábrica de chips é divisor na história da inovação tecnológica do país
Siga o Terra Tecnologia no Twitter

[vc] repórter Envie sua foto, notícia ou vídeo »





Últimas » Notícias Fotos Vídeos 20h22 Acesso à Internet na Venezuela cresce 43% no 2o tri, diz governo 18h46 Colômbia: 3 adolescentes são mortos após ameaças no Facebook 18h33 Anatel libera venda de iPhone 4 no Brasil Mais notícias » Filmadora portátil touchscreen também edita vídeos Chega ao mercado mais um e-book com Android Mais fotos » Assista agora » Tornado se forma em frente a casal nos EUA
Assista agora » Idoso arrasa ao dançar hip hop
Mais vídeos »

Mais vistos

Notícia
Anatel libera venda de iPhone 4 no Brasil
2.699 visitas
Foto
Foto: Conheça a história dos símbolos de computadores
9.483 visitas
Vídeo
Vídeo: Mulher é flagrada jogando uma gata dentro de uma lixeira
93.876 visitas
Série ou Filme
Vídeo: Filme: veja documentário "Planeta Sagrado", da Disney
109.306 visitas
Celular Torpedo Terra - Tecnologia
Receba novidades do mundo tecnológico no seu celular

Envie TECN para 83772
Operadoras: Claro, Vivo, TIM, OI, BRT e CTBC

Saiba mais
Acesse o terra do seu celular m.terra.com.br


© Terra










Ofertas


Saraiva.com.br


Netbook Microboard Nb1231 Preto C/ Intel® AtomT Tela 10....

R$ 1.099,00

Meu Carro Novo


RENAULT MEGANE SCENIC RXE-EGEUS 2.0 4P 2001

R$ 22.990,00

Kalunga.com


Câmera digital 14.1mp + cart.2gb lcd 3,5" rosa SD3500IS...

R$ 1.699,00Busque por mais ofertas Divulga Fácil TerraAnuncie aqui »Profsistem produtos de limpezaTemos Produtos de limpeza profissonais.
www.profsistem.com.brCria vidrosdecoração em vidros conheça nosso serviço
http://www.criavidros.com.brGM Serviço de Escolta LTDA MeEscolta, AET para todo Brasil AET Federal e Estadual
www.gmescolta.com.br


COPYRIGHT GMESCOLA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas