quarta-feira, 25 de agosto de 2010

2640 - HISTÓRIA DO COMPUTADOR

Algo Sobre Vestibular, Concursos e EnemPublicidadeBom dia, são 8:54
Contato
Publique
Cadastre-se
Início Concursos Informática História do computador e da Internet História do computador e da Internet
sobre Informática Por Algosobre
conteudo@algosobre.com.br

Publicidade (?) - O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Não se sabe ao certo em que época surgiu, mas pensa-se que foi desenvolvido independentemente em diferentes países, como a China e a Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. Os gregos e os romanos, na antiguidade, usavam o ábaco para calcular. É utilizado ainda hoje para ensinar as operações de somar e subtrair às crianças.

Consiste, geralmente, num quadro com cordas ou arames transversais, correspondentes a uma posição digital (unidades, dezenas,...) nos quais ficam os elementos de contagem (contas, bolas, fichas, ...) que podem ser deslizados livremente. Assim, de acordo com o número de elementos, temos um valor representado.

1500 - Leonardo da Vinci inventou uma calculadora mecânica. Foi a primeira máquina desenvolvida para efetuar operações matemáticas simples.

1600 (?) - John Napier (1550-1617), nobre escocês e inventor dos logaritmos, também inventou os "ossos (ou bastões) de Napier", que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, para evitar a memorização da tabuada; utilizando um conjunto de 9 bastões, um para cada dígito, e que transformavam a multiplicação de dois números em uma soma das tabuadas de cada dígito.

1633 - O sacerdote inglês, William Oughtred representou esses logaritmos de Napier em escalas de madeira, marfim ou outro material, chamando-os de círculos de proporção. Este dispositivo originou a régua de cálculos.

1623 (?) - A primeira máquina aritmética, o "Relógio Calculador", foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635) em Tuebingen, Wuerttemberg (atual Alemanha), sendo capaz de capaz de somar e subtrair 6 digitos, e em caso do resultado ser maior do que 6 digitos tocava um sino. As operações eram feitas por manivela, que girava e os números mudavam. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos 30 anos, mas recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos permaneceu desconhecida, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora.

1640 - Lenoir-Gravet criou a régua de cálculo, composta por uma régua fixa e outra deslizante que já era capaz de efetuar as quatro operações básicas. Como os logarítmos são representados por traços na régua e sua divisão e produto são obtidos pela adição e subtração de comprimentos, a régua é considerada o primeiro computador analógico.

1642 - O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662) inventou a primeira calculadora, a "Pascaline", que fazia somas e subtrações até 8 dígitos. Foram vendidas dúzias de exemplares da máquina em várias formas.

1673/74 - Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, um matemático alemão que inventou o Cálculo, criou a Roda de Leibnitz, uma máquina de calcular que efetuava as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e, ainda, cálculo de raiz quadrada. A calculadora usava dois contadores: um para efetuar a adição e outro para determinar o número de operações. Tinha alavancas para entrada de dados, indicador de resultados e um contador de rotações. Era baseada em um cilindro com caminhos dentados individuais, denominado de "roda de Leibniz" ou "tambor de cadência". Em 1694, Leibnitz construiu a primeira de quatro calculadoras funcionais.

1801 - Joseph Marie Jacquard, mecânico francês, (1752-1834) inventou um tear mecânico controlado por grandes cartões perfurados. A máquina era capaz de produzir tecidos com desenhos bonitos e intrincados e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história.

Os cartões forneciam os comandos necessários para a tecelagem de padrões complicados em tecidos. E foram usados pelos primeiros computadores eletrônicos desde a década de 40 até o desenvolvimento de métodos de armazenamento mais confiáveis.

1820 - O parisiense Charles Xavier Thomas, conhecido como Thomas de Colmar, (1785-1870) projetou e construiu uma máquina capaz de efetuar as 4 operações aritméticas básicas: a Arithmometer. Foi a primeira calculadora comercializada com sucesso e fazia multiplicações com o mesmo princípio da calculadora de Leibnitz e, com a assistência do usuário, efetuava divisões.

1823 - Charles P. Babbage (1791 - 1871) foi um matemático inglês que estudou em Cambridge, onde lecionou matemática (1828-1839). Recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal. Babbage inventou a Máquina Diferencial, pois estava preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano. Ao operador caberia somente iniciar a cadeia de operações e, a seguir, a máquina fazia os cálculos, terrivelmente repetitivos, terminando totalmente a tabela prevista.

1833 - Babbage projetou a máquina analítica (com o auxílio de sua esposa Ada August Byron King, Condessa de Lovelace e filha de Lord Byron, a primeira programadora dessa máquina). Era muito mais geral que a de Diferenças e era constituída de unidade de controle de memória, aritmética, de entrada e de saida. Sua operação era comandada por um conjunto de cartões perfurados, de modo que, de acordo com os resultados obtido nos cálculos intermediários, a máquina podia saltar os cartões, modificando o curso dos cálculos. Babbage investiu toda sua fortuna pessoal e a de seu filho, que com ele trabalhou durante anos, na construção de sua máquina Analítica. Mas faleceu em 1871, sem conseguir terminar o trabalho, devido às limitações tecnológicas da época.

Entretanto, esclareceu que uma máquina de computação deveria ser composta por
- um dispositivo de entrada (ele utilizou um leitor de cartão inspirado no sistema de cartões perfurados que Jacquard criara para os teares),
- uma memória (a qual ele chamou de "moinho"), e
- um dispositivo de saída (ele usou um tipógrafo).

Ada Lovelace tornou-se a pioneira da lógica de programação, escrevendo séries de instruções para o calculador analítico. Ela inventou o conceito de subrotina e descobriu o valor das repetições ('loop") e iniciou o desenvolvimento do desvio condicional.

Charles Babbage pode ser considerado o avô do computador digital, pois, apesar de não ter conseguido terminar sua máquina, criou as bases para fabricar um equipamento de computação. Em 1991 o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia de Londres construiu uma máquina utilizando os planos de Babbage e as peças disponíveis na sua época. A máquina pesava algumas centenas de quilos e era operada com uma manivela, mas nos testes só efetuou cálculos corretos.

1838 - Criação do código morse por Samuel F. Morse nos E.U.A.. Em 1844 houve a primeira demonstração pública do telégrafo.

1854 - O matemático inglês George Boole publicou " The Mathematical Analysis of Logic" em que propõe a álgebra binária booleana para realizar operações com números binários, ou seja, em que as variáveis assumem apenas valores 0 e 1 (verdadeiro e falso), tendo por base a aplicação de operadores lógicos - E (AND), OU (OR), NÃO (NO).

1855 - George e Edvard Scheutz construíram em Estocolmo a o primeiro computador mecânico baseados no trabalho de Babbage.

1857 - Sir Charles Wheatstone usou fitas de papel para armazenar dados, de modo similar aos cartões perfurados, exceto que a fita podia ser alimentada continuamente através da máquina.

1867 - Invenção da máquina de escrever por Sholes e Glidden e do telefone por Graham Bell nos E.U.A. A empresa "Bell Telephone Company" é fundada.

1875 - Frank S. Baldwin inventou uma máquina de calcular, com acionamento de pinos móveis em um painel.

1877 - Dorr E. Felt criou uma máquina comandada por chaves, ancestral das caixas registradoras

1878 - Romon Verea, vivendo em Nova York, inventou uma calculadora, a Arithmometer, que possuía uma tabela multiplição interna; dispensando o uso de engrenagens ou outros métodos. Interessante é notar que ele não estava interessado em produzir, mas apenas em provar que os espanhóis podiam inventar como os americanos.

1885 - Frank S. Baldwin, dos Estados Unidos, e T. Odhner, suiço morando na Rússia, independentemente, começaram a produzir calculadoras de multiplicação mais compacta que a Arithmometer.

1886 - A "Burroughs Corporation" começou em 1886 como "American Arithmometer Company" em Saint Louis, Missouri. William Seward Burroughs patenteou uma prática máquina de calcular em 1888. E em 1890 apresentou a sua primeira máquina com teclado. A empresa mudou-se para Detroit in 1904 e mudou seu nome para "Burroughs Adding Machine Company".

1890 - Herman Hollerith (1860-1929), um empregado do Bureau de Recenseamento dos E.U.A., com Ph.D. em estatística, inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados de oito colunas, conforme um código, que foi utilizada para auxiliar no censo de 1890 e reduziu o tempo de processamento de dados de 7 anos (em que todos os cálculos foram feitos a mão em papel de jornal), do censo anterior, para 2 anos e meio.

Hollerith baseou-se na idéia de Babbage, usando cartões perfurados para fazer o sistema de memória. As informações sobre os indivíduos eram armazenadas por meio de perfurações em locais específicos do cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico e causando um aumento de 1 em um contador mecânico. Assim, as máquinas de tabulação eletrônicas eram capazes de ler a informação nos cartões e processá-las eletrônicamente, sendo as precursoras da atual indústria de processamento de dados.

1903 - Nikola Tesla, um iugoslavo que havia trabalhado para Thomas Edison, patenteou ciruitos elétricos lógicos chamados "switches"

1924 - A TMC "Tabulation Machine Company", fundada em 1896 por Herman Hollerith, para ampliar seus negócios, se uniu com duas pequenas empresas para formar a CTRC (Computing Tabulation Recording Company), em 1914. Em 1924, a CTRC tornou-se uma empresa internacional e mudou seu nome para IBM "Internacional Business Machine".

1927 - Primeira demonstração pública da televisão. O rádio-telefone torna-se operacional entre Nova York e Londres.

1928 - Paul V. Galvin e Joseph E. Galvin fundaram a "Stewart Storage Battery Company" que em 1947 foi renomeada para Motorola.

Também em 1928 um imigrante russo, Vladimir Zworykin, inventou o tubo de raios catódicos (CRT).

1935 - Konrad Zuse (1910-1995), na Alemanha nazista, completou o primeiro computador eletro-mecânico completamente funcional do mundo que começara anos antes. Foi chamado de Z 1 e usava relês que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas. E utilizava um sistema binário constituído por "pinos" cravados numa régua metálica onde podiam ocupar duas posições. Esta técnica era diferente da usada nos calculadores mecânicos da época que utilizavam engrenagens com 10 dentes. Depois vieram os Z 2, Z 3 e Z 4.

1936 - Alan Mathison Turing (1912-1954), um matemático inglês, desenvolveu a "máquina universal", muito antes de existirem os modernos computadores digitais, sobre a qual publicou um artigo em 1936, que versava sobre modelo teórico de um computador, restrito só aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições). Concluía que uma máquina seria capaz de resolver todo o tipo de problemas, ou seja, a idéia de "computabilidade" começou a ser delineada.

1937 - George Stibitz construiu o primeiro calculador binário no "Bell Telephone Laboratories", empresa americana de telefonia e pesquisas.

1938 - A "Hewlett-Packard Co." foi fundada para fabricar equipamento eletrônico.

1939 - Durante a II Guerra Mundial nasceram os computadores atuais. John Vincent Atanasoff com o auxílio do estudante de graduação Clifford Berry, na Universidade estadual de Iowa, E.U.A., projetaram e construíram o primeiro computador eletrônico digital. Ambos trabalharam até 1942 para completar o Atanasoff-Berry Computer, que ficou conhecido como ABC. Mas, devido à incompetência dos escritórios de patentes, John W. Mauchly e J. Presper Eckert receberam os créditos pela construção do ENIAC, que foi reconhecido inicialmente como o primeiro computador eletrônico. Em 1973 ficou estabelecido, em uma batalha judiciária entre a Honeywell e Sperry Rand, que, enquanto passava 5 dias no laboratório de Atanasoff, Mauchly observou o ABC e leu seu manual de 35 páginas. Mais tarde foi provado que Mauchly usou esta informação para construir o ENIAC. Assim, John Vincent Atanasoff foi proclamado como o inventor do primeiro computador eletrônico.

Também em 1939 foi desenvolvido pela Bell Telephone Lab, sob encomenda do exército dos E.U.A., o computador Bell Lab Model III.

1940 - Ainda no "Bell Telephone Laboratories", George Stibitz demonstrou o "Complex Number Calculator" que deve ter sido o primeiro computador digital. E também foi criado o primeiro terminal.

1941 - O computador Z 3, a primeira máquina de calcular com controle automático de suas operações, construído por Konrad Zuse para os alemães na II Guerra Mundial, tinha como principal função a codificação de mensagens, mas foi destruído em Berlim, deixando poucas informações.

Aqui inicia-se o desenvolvimento dos diversos equipamentos que podem ser resumidos em blocos chamados de gerações na história do computador.

1943 - Os ingleses também buscaram tecnologias para decifrar códigos secretos dos alemães, produzidos pela máquina "Enigma" que produzia mensagens indecifráveis. À pedido do Serviço de Inteligência Britânico, uma equipe liderada por Tommy Flowers, construiu o "Colossus", que Alan Mathison Turing tinha inventado no "Post Office Research Laboratories", em Dollis Hill, ao norte de Londres. O computador era enorme e funcionava por meio de 1500 válvulas, chegando a processar cerca de 5.000 caracteres por segundo. Entrou em funcionamento em Dezembro de 1943.

1944 - A Marinha dos E.U.A. e a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveram um computador projetado por Howard Aiken, o "Mark I", (IBM ASCC), com base no calculador analítico de Babbage. Foi desenvolvido por Howard H. Aiken em Harvard e na IBM. O equipamento funcionava com relés e era programado por fita de papel. Ocupava 120 m3 aproximadamente, possuía 18 metros de comprimento, dois metros de largura e pesava 70 toneladas. Era constituído por 7 milhões de peças móveis e sua fiação alcançava 800 Km. Conseguia multiplicar dois números de 10 dígitos em 3 segundos. O Mark I foi desenvolvido para calcular tabelas de trajetória para fazer a pontaria de canhões de longo alcance, substituindo os demorados cálculos à mão.

1945 - Em 9 de setembro, Grace Murray Hopper, oficial Naval e matemática, registrou o primeiro "bug" de computador. Era um inseto preso entre os relés. O bug foi documentado às 15:45 horas no Harvard Mark II de Harvard. Mas já era usada a palavra "bug" para descrever defeitos em sistemas mecânicos. Por exemplo, há anotações de Thomas Edison com esse termo.


1946 - Em 14 de fevereiro de 1946, foi anunciado o ENIAC ("Electronic Numerical Integrator and Computer"), o primeiro computador elétrico digital eletrônico de grande escala. O projeto era do Exército dos E.U.A., usava apenas válvulas e objetivava calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão, mas só foi terminado após o fim da guerra. Seus criadores foram o engenheiro John Presper Eckert (1919-1995) e o físico John Mauchly (1907-1980), da "Electronic Control Company". Foi a Burroughs quem construi a memória do ENIAC que já era capaz de efetuar 5.000 adições e 360 multiplicações por segundo. É interessante notar que, se comparado com os computadores existentes em 2005, o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso.

Com 18.000 válvulas termoiônicas o ENIAC pesava 28 toneladas, queimava 178 quilowatts de energia e ocupava uma área de 167 m² na Universidade da Pensilvania, E.U.A.. Sua construção demorou quase três anos e custou meio milhão de dólares e esse computador se destacou por realizar 5 mil operações por segundo, velocidade mil vezes superior à de seus antecessores. O computador começou a ser construído em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a efetuar cálculos de balística e permaneceu em atividade por nove anos. Mas, os custos para a manutenção e conservação do ENIAC eram proibitivos, pois dezenas a centenas de válvulas queimavam a cada hora e o calor gerado por elas necessitava ser controlado por um complexo sistema de refrigeração, além dos altos gastos com energia elétrica. Em 1955 um raio paralisou a máquina, já obsoleta.

É importante notar que o ABC era basicamente um experimento científico. O Z3 , o Colossus e o Mark I eram máquinas militares mantidas em segredo. Já o ENIAC ficou muito conhecido pois foi anunciado para a imprensa. Mas pouco tinha em comum com os computadores atuais, pois:

- Em vez da lógica binária empregava números decimais.
- Era incapaz de armazenar programas na memória, exigindo que o "programador" conectasse um grande número de fios, relés e seqüências de chaves para definir os códigos a serem executados, sendo que a cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito.
- Não suportava instruções de desvio condicional, uma das bases da programação atual.

Ainda em 1946, o matemático húngaro John Von Neumann propôs que um programa poderia ser armazenado em um computador da mesma forma que os dados. Esssa proposta foi chamada de "Arquitetura de Von Neumann", que é composta por 3 características, sendo a base para os computadores programáveis modernos:

- Codificação das instruções de modo a serem armazenadas na memória do computador. Von Neumann sugeriu a utilização de uns e zeros.
- Armazenamento das instruções e de toda e qualquer informação necessária na execução da tarefa na memória, e
- No processamento do programa, a busca das instruções deve acontecer diretamente na memória, e não nos então utilizados cartões perfurados, a cada passo.

Aqui estava o conceito de programa armazenado, cujas principais vantagens são: rapidez, versatilidade e automodificação. Assim, o computador programável que conhecemos hoje, onde o programa e os dados estão armazenados na memória ficou conhecido como computador de von Neumann. Apesar de ter discutido essa idéia várias vezes com Eckert e Mauchy, Von Neumann publicou sozinho um artigo para divulgá-la.

1946 - A palavra bit para dígito binário foi usada pela primeira vez por John Tukey.

1947 - Von Neuman, Eckert e Mauchly começaram a trabalhar em uma versão melhorada do ENIAC, denominada EDVAC ("Electronic Discrete Variable Automatic Computer"), que incorporou o conceito de programas armazenados que eram perfurados em fita ou em plugs e após armazenados na memória. Só foi completado em 1952. O EDVAC usava memórias baseadas em linhas de retardo de mercúrio, com maior capacidade de armazenamento.

Também em 1947, Sir Frederick Williams, da Universidade de Manchester, modificou um tubo de raios catódicos para pintar pontos e traços de carga elétrica fosforescente na tela, representando o código binário ( baseado em 1 e 0), ganhando uma competição para uma memória prática de acesso randômico. Máquinas de válvulas eletrônicas, como o IBM 701, usaram o tubo de Williams como sua memória primária.

Ainda em 1947, em 23 de dezembro, William Bradford Shockley, Walter Houser Brattain e John Bardeen testaram o "point-contact transistor", iniciando a revolução dos semicondutores. Modelos aperfeiçoados desse primeiro transistor foram desenvolvidos no "Bell Laboratories" que substituiu as válvulas e permitiu a redução
de tamanho e preço dos componentes e aumento da velocidade de processamento. O termo vem de "transfer resistor" - resistor de transferência e sua função principal é amplificar e chavear os sinais elétricos. Os desenvolvedores ganharam o prêmio Nobel de Física em 1956.

1948 - O "The Mathematical Theory of Communication", de Claude Shannon, conseguia codificar dados de modo que eles pudessem ser checados com exatidão após uma transmissão entre computadores. Identificava o bit como a unidade fundamental dos dados e, coincidentemente, a unidade básica da computação.

Neste mesmo ano, William Bradford Shockley, John Bardeen e Walter H. Brattain da Bell Labs patentearam o primeiro transistor.

1949 - Maurice V. Wilker, na Universidade de Cambridge, montou o EDSAC, o primeiro computador prático, ainda com válvulas eletrônicas, mas já com programas armazenados. Para a programação do EDSAC, Wilkes construiu uma biblioteca de programas pequenos, chamados subrotinas, armazenados em cartões de papel perfurado. Chegava à velocidade de 714 operações por segundo.

Ainda em 1949, Thomas Watson Jr, palestrando em um encontro de vendas da IBM, prenunciou que todas as partes móveis em computadores seriam substituídas por componentes eletrônicos em uma década.


1950 - Maurice V. Wilkes Na Universidade de Cambridge usa o Assembler (linguagem simbólica Assembly) no EDSAC.

No mesmo ano a "Remington-Rand" adquire a "Eckert-Mauchly Computer Corp".

1951 - Os computadores a transistores surgem nos anos 50, pesando 150 kg, com consumo inferior a 1.500 W e maior capacidade que seus antecessores valvulados.

Em 14 de junho foi entregue ao "U.S. Census Bureau" o primeiro computador produzido comercialmente, o UNIVAC I ("UNIVersal Automatic Computer") que pesava pouco mais de 7,2 toneladas e ocupava 32,5 metros quadrados do escritório. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. Era normalmente acompanhado de um dispositivo impressor chamado UNIPRINTER, que, sozinho, consumia 14.000 W. Foi encomendado pelo Censo dos Estados Unidos e desenvolvido pela empresa Remington Rand, sob a liderança de J. Presper Eckert e John W. Mauchly. Utilizava diodos de cristal e memória de mercúrio e uma fita magnética como memória. Tinha 5.000 tubos de vácuo e era capaz de realizar até 1.905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão. Trabalhava com caracteres alfanuméricos (letras e números) e tinha periféricos operacionalmente independentes.

Entre 1945 e 1951, foi constru[ido o WhirlWind (do inglês, redemoinho) por Jay Forrester e Ken Olsen no MIT. Foi o primeiro computador a processar informações em tempo real. Tinha entrada de dados a partir de fitas perfuradas e saída em monitor de vídeo CRT e/ou na "flexowriter", semelhante a uma máquina de escrever.

1952 - A IBM introduziu o 701, seu primeiro computador com programa armazenado

No mesmo ano a "RCA" desenvolveu o Bizmac com memória com núcleo de ferro e um cilindro magnético que suporta a primeira base de dados.

O UNIVAC I prediz que Eisenhower ganharia a eleição para presidente por 7% dos votos, apenas uma hora depois que as votação terminara.

1953 - A IBM "Internation Business Machines" lançou o IBM 701, seu primeiro computador digital. Foi o primeiro computador da marca comercializado e foram vendidas 19 unidades em 3 anos.

Também em 1953,

- Jay Forrester constrói uma memória magnética.

- a "Burroughs Corporation" instalou o Universal Digital Electronic Computer (UDEC) na Universidade do estado de Wayne.

- a primeira impressora de alta velocidade foi desenvolvida pela Remington-Rand para o uso no Univac.

- o primeiro dispositivo de fita adesiva magnética, o IBM 726, foi introduzido com uma densidade de 100 caracteres por polegadas e velocidade de polegadas por segundo.

1954 - A "Texas Instruments" anunciou o início da produção de transistores de silício, possibilitando o início da segunda geração na história dos computadores.

Entre 1954 e 1957 foi desenvolvido o primeiro compilador da linguagem de programaçãoFORTRAN - "Formula Translator" - para o computador IBM 704, por uma equipe chefiada por John W. Backus na IBM. Harlan Herrick executou o primeiro programa em FORTRAN bem sucedido. O FORTRAN foi a primeira linguagem de programação imperativa e permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções. Depois, o FORTRAN foi padronizado mundialmente e deixou de ser uma linguagem proprietária.

1955 - O Tradic, o primeiro computador totalmente transistorizado, foi anunciado pelos laboratórios AT&T Bell. Possuía aproximadamente 800 transistores ao invés dos antigos tubos de vácuo, o que permitia trabalhar com menos de 100 Watts de consumo de energia.

A "Remington-Rand" funde-se cpm a "Sperry Gyroscope" formando a "Sperry-Rand".

1956 - O próximo computador transistorizado, o TX-O ("Transistorized Experimental Computer"), foi completado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) onde os pesquisadores também começaram a testar entrada de dados em teclados de computadores.

Ainda em 13 de setembro de 1956 a IBM produziu o computador RAMAC que foi o primeiro a incluir uma unidade de disco rígido que era fixa, não sendo possível retirá-la.

No mesmo ano a "Burroughs" adquiriu a "Electrodata" e o computador de Datatron, que se transforma no Burroughs 205.

O acrônimo "inteligência artificial" foi inventado por John McCarthy.

1957 - Em 4 de outubro, a não mais existente URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) lançou o foguete Sputnik, o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra, ou seja, o primeiro satélite artificial terrestre. Como resposta, em janeiro de 1958, os Estados Unidos lançaram o Explorer 1 (primeiro satélite estadunidense) e formaram a empresa Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas - ARPA), no Departamento de Defesa, para conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. Assim, foi estabelecida uma rede, com berço no Pentágono, a qual recebeu o nome Arpanet.

A Arpanet foi totalmente financiada pelo governo dos E.U.A. e objetivava desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneraveis, caso houvesse algum ataque sovético ao Pentágono. A rede usava um BackBone que passava por baixo da terra, e ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

Ainda em 1957 a "Control Data Corporation" foi fundada por William C. Norris e um grupo de engenheiros da Sperry-Rand.

No mesmo ano o Brasil comprou seu primeiro grande computador. O governo do estado de São Paulo comprou um mainframe Univac-120, da Burroughs, empresa que se transformaria na Unisys. O equipamento tinha 60 bytes de memória RAM, e era utilizado para calcular quanta água se gastava no Estado.

1958 - Jack Kilby desenvolveu um dos primeiros circuitos integrados, contendo 5 componentes em uma peça de germânio com meia polegada de comprimento e fina como um palito de dente. Esses circuitos são um conjunto de transistores, resistores e capacitores construído sobre uma base de silício (um material semicondutor), chamado de Chip. Em 1959, Kilby e a "Texas Instrument" abriram o pedido de patente, meses antes do co-fundador da "Intel", Robert Noyce, também pleitear a patente pelo sistema, enquanto trabalhava para a "Fairchild Semiconductor".

Também nesse ano,o primeiro jogo foi criado pelo físico Willy Higinbotham, para atrair visitantes ao "Brookhaven National Laboratories", em Nova York. Era um jogo de tênis simples, que era mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. Note-se que o objetivo dos programador ao criar o jogo tinha sido simplesmente chamar a atenção do público, que visitava as instalações do laboratório para verificar o poderio nuclear dos E.U.A.

Mais tarde, o cientista aperfeiçoou o jogo, que recebeu o nome de "Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas o projeto, conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi patenteado. Assim, por muitos anos, Willy Higinbotham, como seus colegas do projeto Manhattan, do qual participou, infelizmente ficou mais registrado na história por ter contribuído para a invenção da bomba atômica e não para o primeiro videogame.

Nesse mesma época, o IBM TX-0, tinha um monitor de vídeo, era rápido, relativamente pequeno, possuia dispositivo de saída sonora e até uma caneta ótica.

Também em 1958 o ALGOL, primeiramente chamado de IAL, "International Algebraic Language" foi apresentedo in Zurique.

No mesmo ano, Seymour Cray construiu o primeiro computador totalmente transistorizado para a "Control Data Corporation", o CDC 1604.

1959 - A "Control Data Corporation" entregou o monitor de controle de tráfego aéreo para uso no rastreamento de aeronaves.



1960 - Em Nova York a "IBM" desenvolveu o primeiro aparelho automático de produção em massa de transistores.

Também em 1960, foi desenhado o Dataphone, o primeiro modem comercial, objetivando converter sinais digitais de computador em sinais analógicos para a transmissão através de redes de longa distância.

Ainda em 1960, uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono, desenvolveu outtra linguagem voltada para o uso em programação, o COBOL, "Common Business Oriented Language". Essa foi a primeira linguagem de alto nível voltada para uso comercial, que exigia tratamento de números, com precisão e arredondamentos capazes de fechar um balanço contábil.

1961 - Os estudantes do MIT, Martin Graetz, Stephen Russell e Wayne Wiitanen desenvolveram o "SpaceWar!", inspirados nos livros de ficção científica do autor (já falecido) E. E. "Doc" Smith. É considerado o primeiro jogo interativo de computador tendo inspirado os futuros vídeo games. Novamente, o objetivo dos programadores, foi chamar a atenção do público, que visitava as instalações do MIT só para ver a maravilha tecnológica, que foi o primeiro minicomputador a ser fabricado. Como o DEC PDCP-1 era uma peça sem maiores atrativos para o público leigo, resolveram criar o joguinho, utilizando conceitos de física real, como aceleração e gravidade, tentando estimular os visitantes a ingressar no mundo da informática.

Ainda em 1961 foi criado o Unimate, o primeiro robot industrial, que entrou em operação na GM. Sua função era empilhar pedaços de metais quentes.

1962 - O governo dos E.U.A. iniciou o desenvolvimento de uma rede de comunicação para fins militares. O Pentágono procurava instalar um sistema de comunicação indestrutível, que pudesse resistir a um ataque atômico, e que permitisse aos responsáveis políticos e militares sobreviventes retomar o contato entre eles, para lançar o contra-ataque.

O primeiro disco rígido removível também foi lançado pela IBM e conseguia armazenar 2 milhões de caracteres. Era o "IBM 1311 Disk Storage Drive".

A primeira versão do jogo "SpaceWar!" foi executada em um computador DEC PDP-1 e, em 1962, foi programada por Stephen Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert A Saunders, na linguagem Assembly.

1963 - O técnico de radar Douglas Engelbart inventou o equipamento de indicação para computadores, o mouse, nos laboratórios da Xerox Corporation. Mas só registrou a patente em 17 de novembro de 1970. O equipamento "X-Y Position Indicator For A Display System" recebeu a patente número 3.541.541. No início, era uma caixinha de madeira que tinha apenas um botão. mas, como a maioria dos computadores utilizava apenas textos sem cursores na tela, o invento de Engelbart ficou quase que sem uso por muito tempo. Apenas em 9 de Abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT, de 500 mil dólares, um dos principais prêmios do mundo para inventores.

Ainda em 1963, foi estabelecido por Robert W. Bemer o "American Standard Code for Information Interchange" (Código Padrão Norte-americano para Intercâmbio de Informações), hoje conhecido como código ASCII, que possibilitou que computadores de diferentes fabricantes trocassem dados entre si.

Também em 1963 a "Digital Equipament" vendeu o primeiro minicomputador.

1964 - Gordon Moore prenunciou que os circuitos integrados iriam dobrar em complexidade a cada ano. Nesse ano inicia-se a terceira geração na história dos computadores.

Ainda em 1964, o computador DCC 6600 da "Control Data", projetado por Seymour Cray, executava até 3 milhões de operações por segundo e tinha velocidade de processamento três vezes maior que a do seu concorrente.

Thomas Kurtz e John Kemeny, professores do DartMouth College, criaram uma linguagem de programação de fácil aprendizagem, o Basic, "Beginners All-purpose Symbolic Instruction Language".

1965 - A "Arpanet" patrocinou um estudo intitulado "A Competitive Network of Time Sharing Computers" (uma rede competitiva com computadores interligados simultaneamente).

1966 - A Hewlett-Packard começou a produzir computadores para uso geral com seu HP-2115 oferecendo um alto poder de processamento. Ele suportava uma grande variedade de linguagens, entre elas Basic, Algol e FORTRAN.

A IBM apresentou um disco de armazenamento, com capacidade de 5 MB, o IBM RAMAC 305.

1967 - Os primeiros planos de packet-switching sobre os princípios de operatividade são apresentados em um simpósio da ACM (Association for Computing Machinery), uma organização científica e educacional, dedicada a pesquisas na área de tecnologia da informação; a ARPA discute um protocolo para a troca de mensagem entre computadores. Larry Roberts levantou a idéia de se usar equipamentos dedicados para executar funções de rede, chamando-os de "Interface Message Processors" (IMP's). Foi desenvolvido o conceito da Arpanet Packet Switch.

Ainda em 1967 a IBM construiu o primeiro disquete, "floppy disk".

1968 - Ralph Baer, nascido na Alemanha Oriental e radicado nos EUA após fugir da Alemanha nazista, criou uma máquina que rodava jogos eletrônicos, utilizando uma TV. Custava pouco e podia ser usada por qualquer pessoa que quisesse se divertir. Na "Sanders Associates" surgiu, em 1967, o primeiro esboço de sua idéia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong". Baer patenteou e apresentou em 1968 o protótipo do videogame, chamado de "Brown Box", que rodava jogos de futebol, voleibol e de tiro.

Nesse mesmo ano, a "Integrated Electronics Corporation", Intel, foi fundada por Gordon Moore, Andy Grove e Robert Noyce.

1969 - O exército americano interligou as máquinas da Arpanet, formando a rede que originaria a Internet. O Departamento de Defesa dos E.U.A. contratou uma equipe de pesquisadores nas áreas de negócios, acadêmica e do governo para colaborar com a Arpanet; quatro lugares são escolhidos como os lares dos primeiros IMPs da Arpanet: a UCLA (Universidade da Califórnia), em Los Angeles, o SRI ("Stanford Research Institute"), a UCSB ("Universidade da Califórnia em Santa Bárbara") e a Universidade de Utah. O objetivo era interligar pontos estratégicos a uma rede descentralizada, que não pudesse ser destruída por bombardeios.

Ainda em 1969:

- No dia 2 de setembro de 1969, a equipe de Leonard Kleinrock, professor de ciências computacionais na Universidade da Califórnia em Los Angeles, conseguiu que um computador se ligasse a um "router", uma máquina usada para transferir dados que, na época, era muito grande e tinha o nome de "Interphase Message Processor" e enviasse a primeira mensagem para outro computador, localizado no Instituto de Investigação de Stanford. A mensagem era simples e só dizia "Olhai". Foi o primeiro e-mail, enviado de uma forma bastante diferente da que utilizamos hoje.

- Edson de Castro deixou a DEC e fundou a "Data General Corporation" lançando o Nova, o primeiro minicomputador de 16-bits, que tiinha 32 Kb de memória e era vendido por US$ 8 mil. A arquitetura simples do seu conjunto de instruções inspirou o Apple I, de Steve Wozniak, oito anos depois.

- Ken Thompson e Denis Richie, programadores dos laboratórios AT&T Bell, desenvolveram o UNIX, o primeiro sistema operacional que poderia ser instalado em qualquer máquina.

- Niklaus Wirth criou o compilador PASCAL e o instalou no CDC 6400.


1970 - Foi criado o Network Control Protocol (NPC), precursor direto do "TCP".

- A "Intel" criou o chip de memória 1103, o primeiro LSI ("Large-scale integration") de memória DRAM comercializado.

No início da década de 70, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvendo defesa, tiveram permissão para se conectar à Arpanet.

1971 - a "Intel" apresentou o chip 4004 de 4 bits e 108 Khz - o primeiro processador que reuniu, num mesmo circuito integrado, todas as funções do processador central. Foi inventado pelos engenheiros Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor. Com velocidade de 60.000 instruções por segundo, com 3x4 milímetros, usando 2.300 transistores de 10 mícrons e 640 bytes de memóriae podendo endereçar 640 bytes. A Intel também anunciou o chip 1101, uma memória programável de 256-bit, e o chip 1701, uma memória somente-leitura de 256-byte (EROM). Começou a quarta geração na história dos computadores.

Também em 1971:

- Os computadores já estavam conectados a cerca de 24 lugares; o NWG definiu os protocolos para acesso de terminal remoto (Telnet) e para a transferência de arquivos ( FTP ) entre computadores.

- o engenheiro de computação, Ray Tomlinson da "Bolt Beranek e Newman" - BBN, usando o programa chamado SNDMSG, reformulou o e-mail. Foi Tomlinson quem resolveu separar o nome do "usuário" do "nome do computador" pelo símbolo @. Ray Tomlinson não desfruta do resultado de sua criação, porque inadvertidamente, não registrou a patente do invento, mas deixou para o mundo digital talvez o mais poderoso e eficaz meio de comunicação eletrônica. No primeiro "e-mail" enviado nesse formato para si mesmo ele digitou "QWERTYUIOP", uma seqüência de letras do teclado.

- Uma equipe da IBM conduzida por Alan Shugart anunciou o "disco de memória", ou "floppy disk", um disco plástico de 8 polegadas coberto com óxido de ferro.

- Kenbak-1 foi primeiro computador pessoal anunciado por um cientista americano, por 750 dólares.

1972 - Na "International Conference on Computer Communication", em Washington, foi feita a primeira demonstração pública da Arpanet.

Ainda em 1972:

- a Intel anunciou o chip 8008 de 200-Khz, o primeiro processador de 8 bits que podia acessar 16 Kb de memória. O processador foi originalmente desenvolvido para a "Computer Terminal Corporation" (mais tarde chamada de Datapoint). Utilizava 3500 transistores e sua velocidade era de 60.000 instruções por segundo.

- Nolan Bushnell fundou a empresa "Atari" lançando o "Pong", o primeiro vídeo-game comercial.

- Gary Kildall, na "Naval Postgraduate School" criou a PL/1, a primeira linguagem de programação para o microprocessador Intel 4004.

- Gary Kildall e John Torode escreveram o programa "Control Program/Monitor" (CP/M), que permitia a um microprocessador manipular o disco flexível.

- a "Automatic Eletronic Systems" do Canadá anunciou o primeiro processador de texto programável, o AES 90. O sistema de computador usava discos magnéticos para armazenamento, e um processador construído especificamente para ele.

- William (Bill) Gates e Paul Allen, que haviam desenvolvido um sistema baseado no computador 8008 para registrar o fluxo do tráfego de automóveis em uma via expressa, formaram a empresa "Traf-O-Data".

- A Hewlett-Packard, anunciou a HP-35 como "a mais rápida e precisa calculadora eletrônica" com uma memória solid-state similar à de um computador.

- Steve Wozniak construiu um gerador de tom para realizar atendimentos de telefone, o"Blue Box".

- No Brasil, a Unicamp (Universidade de Campinas), trabalhando para a Marinha, estava iniciando a construção do primeiro grande computador do país, o "Cisne Branco". Então, o Centro de Computação Eletrônica da USP (Universidade de São Paulo) terminou antes o seu computador, que foi denominado de "Patinho Feio"

1973 - As primeiras conexões internacionais para a Arpanet foram estabelecidas, com nós na Universidade de Londres e no Royal Radar, na Noruega.

Também em 1973:

- a IBM anunciou a unidade de disco rígido IBM 3340, conhecida como Winchester, o nome código interno de desenvolvimento adotado pela IBM.

- a "Scelbi Computer Consulting Company" ofereceu o primeiro kit de microcomputador nos Estados Unidos usando um microprocessador, baseado no Intel 8008, o Scelbi-8H, com 1 Kb de memória programável. Podiam ser adicionados 15 Kb.

- Robert Metcalfe, da Xerox Corporation, inventou o sistema de conectividade Ethernet, um método para conexão de computadores em redes locais, no centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, Califórnia.

- o TV Typewriter, desenvolvido por Don Lancaster, projetou o primeiro display de informação alfanumérico em um estúdio de TV.

- Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola, usou o telefone móvel DynaTAC para efetuar a primeira ligação celular em 3 de abril de 1973, em Nova York. Quem atendeu foi Joel Engel, pesquisador chefe da empresa concorrente, a Bell Labs.

1973 - Redes Locais: a Xerox Corporation desenvolve a Ethernet - primeira rede local de computadores.

1974 - Vinton Cerf e Bob Kahn da ARPA, publicaram "A Protocol for Packet Network Interconection" (“Um protocolo para intercomunicação com a rede de pacotes”) , que hoje é reconhecido como o documento básico que descreve pela primeira vez como conectar diferentes redes de pacotes. Nele é definido o Transmission Control Protocol (TCP), ou seja, o protocolo de rede TCP/IP, que permite a comunicação entre computadores, via sistema de redes.

O número de instituições participantes da Arpanet subiu para 40. A troca de mensagens e de arquivos tornou-se realidade. Foi feita a primeira grande revisão no protocolo da Telnet.

Ainda em 1974:

- o "Bravo" foi o primeiro programa WYSIWYG ("What You See Is What You Get") desenvolvido para o computador Xerox, o Alto, que era a primeira estação de trabalho com uma entrada interna para o mouse. A interface gráfica - GUI - também estava presente. Esse computador foi descontinuado por ser, segundo seus diretores, um “computador de criança, pois não tem linha de comando e é cheio de desenhos”. A Apple comprou os direitos para usar o mouse e os truques e tecnologias necessários para se criar uma interface com pastas, arquivos, menus drop-down, comandos de arrastar com o mouse, etc.

- Lauren Solomon, então com 12 anos, filha de Les Solomon, o editor da revista Popular Eletronics, sugeriu o nome Altair para o novo microcomputador de Ed Roberts e Bill Yates do MITS. (Altair era o nome da estrela para onde a nave "Enterprise" da série de televisão "Jornada nas Estrelas" (Star Trek) estava indo no episódio daquela noite). Com um preço bem acessível, US$ 397, o Altair foi o primeiro computador pessoal ( pc de "personal computer") disponível em grande escala para o público em geral.

1975 - A Arpanet alcança 63 IMPs, o que demanda mais uma grande revisão nos padrões de endereçamento de redes; a direção da Arpanet passou da ARPA para a Defense Communications Agency.

Também em 1975:

- Bill Gates e Paul Allen licenciaram a primeira linguagem de programação escrita para um computador pessoal, o BASIC para o Altair . Neste mesmo ano, a empresa "Traf-O-Data" foi renomeada para "Micro-Soft" (o hífen foi retirado mais tarde).

- Foi lançado o IBM 5100, o primeiro computador pessoal produzido em grande quantidade.

- Foi fundada a "Apple Corporation" que criaria os computadores Apple e Macintosh.

- a "Popular Eletronics" publicou, em janeiro, um artigo anunciando o Altair 8800, em forma de kit, utilizando o processador 8080 da Intel.

- Heiser inaugurou a primeira loja de varejo de computadores nos Estados Unidos, a "The Computer Store", em Los Angeles, vendendo computadores Altair montados, placas, periféricos, e revistas.

- a primeira edição da revista "Byte" foi publicada.

- em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites na Arpanet.

- foi implantada a Telenet, a primeira rede comercial, equivalente à ARPAnet.

1976 - Em 1º de abril de 1976, Steven Paul Jobs, então com 21 anos, Stephen Gary Wozniak, engenheiro, cinco anos mais velho, e Ronald Gerald Wayne, que tinha à época 41 anos fundaram a Apple Computer. Produziram um kit para montagem de computador do tipo "Faça você mesmo", o Apple I, projetado na garagem da casa dos pais de Jobs.

Neste mesmo ano, popularizou-se a unidade de disquetes de 5,25", assim chamada devido ao seu tamanho em polegadas. O disquete era grande e frágil e conseguia transportar de 140 Kb a 1,2 Mb.

1977 - A "Apple", a "Commodore" e a "Tandy" começaram a vender pcs. Jobs, Wozniak e Wayne apresentaram o computador pessoal Apple II, que permitia produzir gráficos a cores. O pc tinha memória de 4 KB, precisava ser conectado à uma TV e não tinha mouse, mas tinha circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Os concorrentes PET ("Personal Electronic Transactor") da Commodore e o TRS-80 da Radio Shack também eram bem vistos.

A BBN desenvolveu o primeiro TCP para Unix.

Também em 1977, Dennis C. Hayes e Dale Heatherington construíram um modulador-demodulador ( modem ) controlado por microprocessador.

O governo dos E.U.A. adotou o padrão de criptografia de dados da IBM, a chave para destravar mensagens codificadas, para proteger dados confidenciais dentro de suas agências.

1978 - Foi criada a primeira rede de comunicação BBS.

Em janeiro de 1978 foi fundada a empresa "D. C. Hayes Associates", em um subúrbio da cidade de Atlanta, no estado da Georgia, E.U.A., para a produção de modems.

Ainda em 1978, a Texas Instruments criou o Speak-and-Spell, o primeiro brinquedo educacional com voz humana digital.

Neste mesmo ano, o disco flexível de 5 ¼" transformou-se na medida padrão de software para computadores pessoais, logo após a Apple e o Tandy Radio Shack's terem introduzido seus programas para este formato.

No final dos anos 70, a Arpanet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, "Network Control Protocol" (NCP), tornara-se inadequado. Então, a Arpanet passou a usar um novo protocolo chamado TCP/IP, "Transfer Control Protocol / Internet Protocol".

1979 - Surge a Usenet ( Unix User Network ). Foi enviado o primeiro emoticon.

Neste mesmo ano os computadores pessoais (pc's) deixaram de ser um caro brinquedo de engenheiros para se tornar uma importante ferramenta pessoal, pois programadores como Daniel Bricklin e Robert Frankston, da Universidade Harvard, desenvolveram o VisiCalc, o primeiro programa de planilha eletrônica (como o Calc).

Paralelamente, o processador de textos Wordstar para computadores pessoais era lançado pela "Micropro" (depois denominada "Wordstar International").

Carver Mead, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Lynn Conway, da Xerox Corporation, escreveram o manual "Introduction to VLSI Systems" (em que VLSI = Very Large Scale Integration), que versava sobre o projeto de um chip.


1980 - Então, já havia mais de 1 milhão de computadores nos E.U.A. A Arpanet se espalha rapidamente pelos E.U.A., conectando mais de 400 hosts em universidades, no governo, e em organismos militares; mais de dez mil pessoas tem acesso à Rede.

Ainda em 1980,

- a "Seattle Computer Products" decidiu criar seu próprio sistema operacional de disco (DOS), devido aos atrasos da "Digital Research" em lançar o sistema operacional CP/M-86. A Microsoft comprou os direitos não-exclusivos para comercializar o 86-DOS.

- a "Seagate Technology" desenvolveu a primeira unidade de disco rígido para microcomputadores, que armazenava cinco megabytes de dados, cinco vezes mais que a maioria dos discos comuns da época.

- A "Philips" desenvolveu o primeiro disco óptico de armazenamento de dados que tinha uma capacidade de armazenamento 60 vezes maior do que um disco flexível de 5 ¼".

- Foi lançado o modelo ZX80 da "Sinclair" que era parecido com uma máquina de escrever. Tinha 4 KB de memória, precisava ser conectado a uma TV e também a um gravador de cassete para o uso de programas.

- ano a "Sony Eletrocnics" apresentou o drive e o disquete de 3,5 polegadas, dupla face, dupla densidade,que armazenava acima de 875 Kb quando não formatado. E, também, a Philips e a Sony criaram o padrão CD-Audio para o armazenamento em discos óticos de áudio digital.

1981 - Começou a CSNET (Computer Science Network) e já havia computadores em mais de 200 lugares conectados via Arpanet.

Também em 1981:

- a BITNET ("Because It's Time NETwork") começou na "City University" de Nova York, como rede cooperativa. A mudança de NCP para TCP foi programada para primeiro de janeiro de 1983.

- a IBM anunciou seu primeiro computador pessoal, o Datamaster, que usava o processador 8086 de 16 bits.

- Don Estridge, em 12 de agosto de 1981, anunciou um computador pessoal da IBM que estava saindo da linha de montagem em Nova York. Era o modelo IBM 5150. O pc tinha uma CPU com processador Intel 8088 de 4,77 Mhz, 64Kb RAM, 40 Kb ROM, uma unidade de disquetes de 5,25 (5 e ¼") polegadas (com capacidade para 160 Kb´s ) e não tinha disco rígido. A Microsoft havia sido contrada para desenvolver o MS-DOS ("Microsoft Disk Operating System"), o software básico lançado para o pc da IBM, estabelecendo uma longa parceria entre essas duas empresas.

Esse pc IBM se tornou o padrão de computador pessoal, pois a empresa disponibilizou suas especificações, permitindo que em pouco tempo, surgissem máquinas compatíveis, ao contrário do que aconteceu com os computadores proprietários da Apple. Mais do que a própria IBM, empresas como a Intel e a Microsoft, que equiparam o computador pessoal com o processador e o sistema operacional, respectivamente, lucraram com a iniciativa. Assim os processadores Intel (apesar da concorrência com a AMD) passaram a ser referência no mercado de pc's e o Windows está presente em 9 de cada 10 computadores.

- em abril, Adam Osborne desenvolveu primeiro computador portátil, o Osborne I, que pesava cerca de 10 quilos a mais do que os notebooks atuais. Tinha apenas 64 Kb de memória (lembrar que para executar o Windows XP um laptop precisa de pelo menos 256 Mb) e 10 mil transistores (lembrar que os laptops em 2006, com processadores de núcleo duplo, têm 320 milhões). Seu monitor tinha apenas 5 polegadas.

1982 - Foi lançado o 286, que usava memória de 30 pinos e slots ISA de 16 bits. Já vinha equipado com memória cache, para auxiliar o processador. Utilizava monitor CGA. Apenas em alguns modelos estes monitores eram coloridos e a grande maioria era verde, laranja ou cinza.

O Departamento de Defesa dos E.U.A. resolveu montar uma rede de dados de defesa, baseada na tecnologia da Arpanet.

A Disney lançou o filme "Tron", melhorando o uso de gráficos gerados em computadores para filmes.

1983 - Em janeiro, a ARPANET mudou seu protocolo de NCP para TCP/IP ("Transmission Control Protocol / Internet Protocol"), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje. A Internet começou a surgir; foi desenvolvido o "Name Server" na Universidade de Wisconsin; estações de trabalho se tornaram acessíveis e houve uma explosão de redes locais.

Ainda em 1983:

- em 19 de janeiro, o primeiro computador pessoal com interface gráfica, ou seja, que utiliza figuras para acionar comandos, o que facilita a interação com o usuário foi lançado pela "Apple". Já vinha com com mouse e com um conjunto de programas de escritório. O LISA era equipado com um processador Motorola 68000 de 5 MHz, 1 MB de memória RAM, dois drives de disquete de 5,25”, de 871 Kb, disco rígido (HD) externo de 5 Mb e um monitor de 12 polegadas, com resolução de 720 x 360. Seu sistema operacional era o Lisa OS. Mas o seu maior problema era o preço, quase US$ 10.000, 00, mais que o dobro do valor pago aos pc's na época.

- A IBM lançou o XT, baseado no microprocessador Intel 8088 e com disco rígido. A sua arquitetura foi copiada em todo o mundo.

- Os computadores do tipo pc passaram a ser conhecidos pelo microprocessador que usam (286, 386, 486, Pentium, AMD).

- a Microsoft anunciou o processador de textos Word, chamado anteriormente de Multi-Tool Word e o sistema operacional Microsoft Windows em Nova York, com lançamento prometido para abril de 1984. Mas, quando o sistema foi ofercido para a IBM essa empresa não mostrou interesse. A Microsoft também anunciou o processador de textos Word, chamado anteriormente de Multi-Tool Word.

- a Sony Eletronics anunciou a unidade de disquetes de 3,5 polegadas (3 e ½") com dupla face e dupla densidade, com capacidade de armazenamento até 1,44 MB. Ficou popular ao ser escolhido pela Apple como padrão na linha Macintosh.

- o formato MIDI (Musical Instrument Digital Interface) foi introduzido em Los Angeles, na primeira mostra "North American Music Manufactures".

1984 - Foi estabelecido o DNS (Domain Name Server). É importante lembrar que cada computador ligado à Internet possui um endereço único chamado "endereço IP" (endereço de Protocolo Internet). No princípio, estes endereços IP eram séries de números difíceis de memorizar, mas o DNS permite utilizar letras e palavras mais familiares (o "nome de domínio"), ao invés de números. Por exemplo, em vez de escrever uma série de números, difícil de ser lembrada, escreve-se http://www.ufpa.br.

Portanto, o DNS converte o nome de domínio na série de números que corresponde à direção IP, o que permite ligar o computador local com o computador desejado, em uma escala planetária e a uma velocidade ultra-rápida. O DNS permite também o bom funcionamento do correio eletrônico.

Também em 1984:

- o número de hosts da Arpanet ultrapassou mil. Foi registrado o primeiro domínio pontocom, da empresa de informática Symbolics.com.

- Em 24 de janeiro, Steven Paul Jobs, da Apple Computer, apresentou, usando uma propaganda de TV, dirigida por Ridley Scott, o Apple Macintosh, que utilizava uma CPU Motorola 68000 de 8 Mhz, 32 bits, vídeo incorporado monocromático de 9 polegadas, gráficos 512x342, unidade de disco flexível de 3,5 polegadas, com capacidade de 400 Kb, 128 Kb RAM e mouse. Esse computador permitiu descobrir o "desktop publishing" - a arte de permitir ao próprio usuário, em casa ou no escritório, criar e editar, em ambiente gráfico, suas próprias cartas e material impresso com qualidade até então só disponível nas gráficas.

74 dias após o lançamento do Macintosh, 50.000 unidades haviam sido vendidas. A razão de tal sucesso deve-se a:
.a. usar o sistema operacional baseado em interface gráfica de usuário - GUI (Graphic Uuser Interface), o mais amigável criado até então, utilizando a simplicidade e a clareza dos ícones.
.b. utilizar o primeiro microprocessador de 32 bits para computadores pessoais, o chip Motorola 68000.
.c. 3. Incorporar o mouse.

É importante notar que nenhuma dessas três inovações foi criada pela Apple. O chip era da Motorola, e o mouse e a interface gráfica haviam sido desenvolvidos no Centro de Pesquisas da Xerox, o PARC ("Palo Research Center") em Palo Alto.

- o LISA foi substituído pelo LISA 2, que possuia 1 leitor de disquetes 3,5" de 400 Kb, em vez de 2 leitores 5,25". Logo, outras versões com HD de 5 Mb e 10 Mb foram comercializadas com o nome de LISA 2/5 e LISA 2/10.

- em agosto a IBM lançou o pc AT (Advanced Technology). Baseado no processador 80286 da Intel, o AT com 256 Kb de RAM e 16 bits, mas sem disco rígido e monitor. Custava aproximadamente US$ 4.000,00. Modelos com HD de 20 Mb eram vendidos por quase US$ 6.000,00. Outros padrões importantes estrearam junto com o AT: o padrão de vídeo EGA (Adaptador Gráfico Avançado), que trabalhava com resolução de 640x350 em 16 cores, com 64 Kb e o barramento de expansão 16 bits.

- ao mesmo tempo, a IBM e a Microsoft introduziram o DOS 3.0, que possuía suporte para discos flexíveis de 1,2 Mb e discos rígidos grandes (acima de 10 Mb) e a IBM lançou o TopView, um sistema primitivo de janelas que permitia aos usuários a exibição de vários programas usados simultaneamente. No mesmo ano, pela terceira vez, a IBM não se mostrou interessada na versão final do Windows.

- a Hewlett-Packard lançou a primeira impressora a laser, mas as impressoras matriciais e de margarida continuaram a dominar o mercado por alguns anos.

- Richard Stallman, um programador que trabalhava como pesquisador em inteligência artificial no MIT ("Instituto de Tecnologia de Massachusetts"). Stallman teve dificuldades em usar uma impressora cedida pela Xerox,devido a um pequeno problema em um driver que impedia o uso. Ele se colocou à disposição dos fabricantes para realizar os ajustes necessários, solicitando para isto o código fonte destes drivers. Para seu espanto, seu pedido foi negado com a justificativa de que o código fonte não poderia ser dado ao conhecimento de terceiros por conter “segredos comerciais” da empresa. Foi, então, obrigado a aguardar a assistência técnica para a solução do problema, o que o indignou. A partir deste evento, Stallman idealizou o movimento do Software Livre.

- o disquete de 3 ½", ou "microfloppy", foi muito bem aceito, especialmente pelo fato da Apple Computer tê-lo integrado no novo Macintosh.

- William Gibson inventou o termo "Cyberspace" no livro Neuromancer.

- Em uma tentativa frustrada de desenvolver a tecnologia nacional, em outubro de 1984, o governo brasileiro aprovou a "Política Nacional de Informática", que impedia a entrada de companhias internacionais de tecnologia no Brasil. Essa reserva de mercado, instaurada por lei, durou oito anos, até 1992. Depois foi apontada como responsável pelo atraso tecnológico das empresas nacionais, pois impedia investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.

1985 - A "National Science Foundation" estruturou o NSFNET ligando 5 supercomputadores nas Universidades de Princeton, Pittsburgh, Califórnia, Illinois e Cornell.

Ainda em 1985,

- foi lançado o 386, que ainda usava memória de 30 pinos mas tinha maior velocidade de processamento já possibilitando executar programas gráficos mais avançados como era o caso do Windows 3.1. O 386 já contava com placas VGA que podiam atingir até 256 cores desde que o monitor também suportasse essa configuração.

- a Microsoft lançou o Microsoft Windows 1.0, por 100 dólares. Era baseado no sistema do Macintosh, para ser usado em microcomputadores com o sistema operacional MS-DOS. O sistema foi entregue dois anos após o anúncio inicial do produto. Já incluia os menus suspensos e também os aplicativos Windows Write e Paint, além da memória, acima dos 640 Kb.

Versões do Microsoft Windows: Windows 1.0 - 1985, Windows 2.0 - 1987, Windows 3.0 - 1990, Windows 3.1 - 1992, Windows 3.11 - 1993, Windows NT 3.1 - 1993, Windows 95 - 1995, Windows NT 4.0 - 1996, Windows 98 e NT 5.0 - 1998, Windows 2000 - 2000, Windows XP - 2001

- os novos CD-ROMs, com capacidade para armazenar 550 Mb de informações, expandiram o mercado de CDs de música.

- Bjarne Stroustrup publicou o "The C++ Programming Language" e essa linguagem de programação dominou a indústria de computadores.

1986 - A "National Science Foundation" implementou a NSFNET, um sistema de redes regionais de roteadores conectados por meio de um backbone.

- A Arpanet começou a ser chamada de "Internet".

- Em janeiro de 1986, o primeiro vírus de computador foi descoberto. Chamava-se Brain e se propagava por meio de disquetes. Apesar do Brain ser o primeiro vírus a se ter conhecimento, ele não é considerado o primeiro código malicioso que é o vírus Elk Cloner, escrito por Richard Skrenta, que infectava máquinas Apple II.

- A Compaq anunciou o Deskpro 386, o primeiro computador no mercado a usar o novo processador Intel 386. Esse lançamento desbancou a IBM no mercado.

- A Unisys foi criada a partir da fusão da Sperry e da Burroughs.

1987 - Mais de quatro mil BBS's já estavam ligados em rede.

O crescimento da Rede dificulta o acesso da comunidade acadêmica - era o embrião da Internet 2.

Ainda em 1987 o Windows foi dividido em Windows/286 e Windows/386, sendo que o último adicionava capacidades multitarefa, a capacidade de executar aplicativos em máquinas virtuais e o suporte a até 16Mb de memória. O Windows/386 marcou o início da competição entre o OS/2 da IBM e o Windows da Microsoft.

1988 - Foi registrada a marca de 77.448.692 pacotes transmitidos pela Arpanet por dia.

- começou o desmantelamento da Arpanet. A rede passou a ser administrada pela "Internet Corporation for Assigned Names and Numbers" (ICANN), uma organização de direito privado sem fins lucrativos, submetida à lei californiana, sob o controle do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A ICANN tem 13 poderosos computadores, denominados "servidores raiz", instalados nos Estados Unidos (quatro na Califórnia e seis próximos de Washington), na Europa (Estocolmo e Londres) e no Japão (Tóquio). A principal função da ICANN é coordenar nomes de domínio DNS.

Também em 1988:

- o primeiro cabo de fibra ótica transatlântico é ligado da America do Norte até a Europa.

- o IRC "Internet Relay Chat" foi desenvolvido por Jarkko Oikarinen. Tratava-se de um protocolo de comunicação, utilizado basicamente para bate-papo (chat) e troca de arquivos, permitindo a conversa em grupo ou privada. É o predecessor dos mensageiros instantâneos.

- ainda em 1988, Robert Morris enviou um vírus através da Internet, que causou problemas em aproximadamente 10% dos então 60 mil usuários da rede.

-"Tin Toy" da Pixar tornou-se o primeiro filme feito em computador a ganhar Oscar como melhor desenho animado de curta metragem.

- no Brasil, em outubro de 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, estabeleceu o primeiro contato do país com a internet, acadêmica, com uma conexão feita com a Universidade de Maryland nos E.U.A. Um mês depois um projeto similar também deixou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) no ar.

1989 - O número de computadores em uso no planeta ultrapassa 100 milhões de unidades, havendo 500.000 só nos E.U.A.

Ainda em 1989,

- A Arpanet desaparece; o número de hosts Internet passou de 100 mil; o número de requisições de arquivos via FTP chegou a mil por mês.

- foi lançado o 486, com memória de 72 pinos com coprocessador matemático já embutido no próprio processador. Contava com placas PCI de 32 bits que suportavam o dobro da velocidade das placas ISA. Também já suportaria placas SVGA que poderiam atingir até 16 milhões de cores, mas esse potencial só foi explorado em 1995, com o lançamento do Windows 95.

- Muitos computadores grandes como o HP-UX da Hewlett Packard e o AIX da IBM foram substituídos por computadores pequenos e as redes Novel e Lantastic começaram a ser comumente utilizadas.

- Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, investigadores do Centro Europeu para a Investigação Nuclear (CERN) de Genebra, propuseram a criação de um projeto global de hipertexto para permitir que as pessoas trabalhassem juntas por meio de organizações, links e navegação em páginas de conteúdo. O projeto ficou conhecido como "World Wide Web" e favoreceu a difusão das informações e o acesso do grande público à Internet que, devido a isso, teve formidável e fulgurante expansão.

- Surge o Yahoo.

- No Brasil, uma rede conecta a FAPESP ao Fermilab, Laboratório de Física de Altas Energias de Chicago (E.U.A.), por meio de retirada de arquivos e correio eletrônico. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) coloca no ar a rede Alternex.

- o Ministério da Ciência e Tecnologia criou a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para construir a infra-estrutura necessária e facilitar o acesso acadêmico à web . O primeiro "backbone" entrou no ar dois anos depois e só em 1994 atingiu todas as universidades brasileiras.


1990 - O Brasil (.br) se conecta à NSFNET juntamente com a Argentina (.ar), a Áustria (.at), a Bélgica (.be), o Chile (.cl), a Grécia (.gr), a Índia (.in), a Irlanda (.ie), a Coréia do Sul (.kr), a Espanha (.es), e a Suiça (.ch); a Electronic Frontier Foundation (EFE) foi fundada.

A Arpanet não existe mais, simbolizando a comercialização da internet. O número de hosts é superior aos 300 mil.

Em 22 de maio de 1990 a Microsoft lançou o Windows 3.0, que era executado sobre o DOS. Era suportado pelo processador 386, podendo ser multitarefa com programas DOS e também com programas Windows. A interface com o usuário foi projetada para se parecer com o "Presentation Manager" e tinha um Gerenciador de Programas baseado em ícones e um Gerenciador de Arquivos em estilo árvore. Imediatamente após a introdução do Windows 3.0, começaram a aparecer programas para funcionar nesse ambiente, especialmente da própria Microsoft e, também, de muitos desenvolvedores.

1991 - Tim Berners-Lee, do CERN, em 26 de fevereiro de 1991, apresentou o programa "WorldWideWeb", o primeiro navegador e editor de HTML do tipo WYSIWYG, um tipo de codificação das páginas visualizáveis na Internet. O programa foi depois renomeado como Nexus para evitar confusões com o nome World Wide Web, também criado por Berners-Lee.

O WorldWideWeb foi o primeiro programa criado que não usava só o protocolo de transferência de arquivos ( FTP ) mas também o protocolo de transferência de hipertextos, criado por Berners-Lee em 1989. Quando foi criado, o WorldWideWeb era a única maneira de visualizar a Internet.

Também em 1991 foram lançados o Gopher e o PGP (Pretty Good Privacy), criado por Philip Zimmerman.

A IBM e a Microsoft separaram suas estratégias no início de 1991. O OS/2 da IBM conquistou seu lugar em algumas grandes aplicações corporativas, auxiliado por sua estabilidade e robustez. A Microsoft transformaria seu antigo "OS/2 3.0" no Windows NT 3. 1, que foi lançado em 1992.

No final de 1991, a Microsoft ofereceu o Windows 3.1 avançado aos usuários de pc´s. Ele conseguia uma melhor integração dos aplicativos, tinha o recurso arrastar-e-soltar e maior estabilidade. No início dos anos 90, ele se tornou o padrão dominante para os aplicativos para pc e a Microsoft ocupou o papel de líder na definição das especificações multimídia.

O kernel (núcleo de operações) Linux, um sistema operacional de código aberto, também foi publicado em 1991 por Linus Torvalds, na época um estudante de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia. O Linux segue o padrão POSIX, o mesmo usado em sistemas baseados em UNIX. Seu código fonte está disponível na Internet e é licenciado sob os termos da GPL, assim pode-se realizar instalações e cópias diversas sem nenhuma restrição.

No Brasil, a primeira conexão à internet foi efetuada em janeiro de 1991, com a presença do engenheiro Demi Getschko, que depois se tornaria conselheiro do Comitê Gestor. O acesso ao sistema foi liberado para instituições educacionais, de pesquisa e a órgãos do governo.

1992 - A Internet uniu 17 mil redes em 33 países; a Internet Society é fundada; mais de um milhão de hosts ligados à Internet; o número de requisições por arquivos via FTP chegou a 50 mil por mês; a expressão "Surfando na Internet" é criada por Jean Armour Polly.

Ainda em 1992, a Microsoft lançou o Windows 3.1. Nos primeiros 50 dias, cerca de 1 milhão de cópias das versões "full" - total - e "upgrade" - atualização - foram vendidas.

O vírus Michelangelo resulta em um estrago de pequenas proporções, após gerar uma enorme preocupação.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e a Associação para o Progresso das Comunicações (APC) liberaram o uso da Internet para ONGs. Também em 1992, o Ministério da Ciência e Tecnologia inaugurou a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e organizoua o acesso à rede por meio de um "backbone" (tronco principal da rede). A RNP passou a operar os nós da rede no Brasil.

A cobertura da ECO 92, no Rio de Janeiro, foi feita pela web.

1993 - A NSF criou a Inter/NIC; já existiam mais de 1,5 milhão de hosts na Internet e mais de 100 países estavam conectados à rede.

Também em 1993,

- Marc Andreessen e sua equipe no Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação criaram o Mosaic, o primeiro "browser" (visualizador) da Internet no final de 1993 e a Internet - e, em particular, a Web - podiam ser acessadas por qualquer pessoa que tivesse um computador pessoal. Começaram as inaugurações de sites pessoais e empresariais.

- A Casa Branca e as Nações Unidas já estavam online.

- a Intel deu o nome "Pentium" à sua próxima geração de processadores e anunciou o processador Pentium que utilizaria registradores de 32 bits, com 3,1 milhões de transistores. As velocidades eram de 60 MHz (100 MIPS) e 66-MHz (112 MIPS).

- Paralelamente, os discos rígidos ficavam cada vez maiores e mais velozes. E a tecnologia de exibição gráfica progrediu das placas de vídeo de "buffer de quadro" para as aceleradores gráficas, que trabalhavam diretamente com o Windows, a fim de aumentar os tempos de resposta de tela e melhorar os gráficos em geral.

- a Apple apresentou o "Newton", o primeiro PDA ("Personal digital assistant"), o pioneiro dos computadores de mão. Apesar de ter sido um fracasso comercial, o Newton estabeleceu a base de uma nova categoria de computação que foi a precursora e inspiradora de aparelhos como o BlackBerry, o Palm Pilot e o Pocket PC.

- No Brasil, ocorreu a primeira conexão de 64 kbps à longa distância, estabelecida entre São Paulo e Porto Alegre.

1994 - Jerry Yang e David Filo criam o site de busca Yahoo!, um dos mais acessados do mundo.

- Também em 1994, Jim Clark com Mark Andreessen fundaram a Netscape Corp que liberou o Netscape Navigator 1.0, um programa para navegação na Internet, com novos recursos, inclusive o suporte a extensões (o que levou a diversas extensões multimídia) e a máquina virtual Java (que permitia aos desenvolvedores elaborar aplicativos Java que podiam ser executados dentro do paginador). Um show dos Rolling Stones é transmitido pela web. A rede iniciou a era dos banners.

- Comunidades locais de Lexington e de Cambridge, em Massachusetts, E.U.A. estavam online e a internet começa a tocar a sociedade de muitas maneiras e em muitos níveis.

- No Brasil, estudantes da USP criam centenas de páginas na Internet. A Embratel inicia serviço comercial de acesso à internet, abrindo inscrições para que os novos usuários pudessem acessar a web por acesso discado em todo o país. No final de 1994, Sérgio Motta, ministro das Comunicações nessa época, proibiu a Telebrás de oferecer acesso ao usuário final, o que estimulou a criação de pequenos provedores por todo o país.

1995 - Serviços de acesso discado tradicionais, como o Prodigy, a America OnLine (AOL) e a CompuServe tornam-se provedores de acesso; no mês de julho a estimativa era de que cerca de 30 milhões de pessoas já estejam conectadas à Internet no mundo todo.

Também em 1995,

- "Toy Story" foi o primeiro filme de longa metragem inteiramente gerado por computador.

- Em maio, a linguagem de programação Java, permite o desenvolvimento de aplicações independentemente de sistemas operacionais.

- O Windows 95 foi lançado em 24 de agosto. Permitia o uso de aplicativos totalmente 32 bits, tinha a multitarefa preemptiva, era compatível com PNG - "Plug-and-Play", suportava novos padrões de e-mail e comunicações e trazia uma nova interface com o usuário. Apresentou uma interface mais amigável, introduzindo o "botão Iniciar" e a barra de ferramentas inferior que continuaram a ser usadas nas versões seguintes.

- No Brasil os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criaram a figura do provedor de acesso privado à Internet e liberaram a operação comercial, assim usuários fora das universidades puderam ter acesso à Internet. Em maio, foi lançado o primeiro jornal brasileiro na Internet, o Jornal do Brasil. No dia 31 de maio foi criado o Comitê Gestor, entidade responsável pela rede mundial de computadores no Brasil. Em junho, o Banco Bradesco deu início a seu serviço de Internet.

1996 - Começou a Guerra dos Browsers entre a Netscape e a Microsoft.

Foi lançado o primeiro comunicador instantâneo, o ICQ, pela empresa israelense "Mirabilis".

Numa reunião em Chicago, representantes de 34 universidades americanas endossaram a Internet 2.

O Brasil tinha 100 mil usuários de Internet. Em maio, surge o Universo Online (UOL). Em 1º de dezembro, foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan Zaz – O seu canal na internet.

1997 - Na manhã de 17 de julho, um erro humano na Network Solutions interrompe o tráfego nos endereços com terminações ".com" e ".net", tornando inatingíveis milhões de sistemas no mundo todo.

Início da tecnologia streaming (vídeo).

Ainda em 1997 foi lançado o Netscape Navigator 2.0, o primeiro browser com suporte para JavaScript.

A Intel lançou o processador Pentium de 150,166 & 200 MHz com o equivalente a 3,3 milhões de transistors.

O "IBM Deep Blue" foi o primeiro computador a ganhar uma partida de um campeão mundial de xadrez, Gary Kasparov.

1998 - Em abril, o Departamento de Justiça dos E.U.A. abre um processo contra a Microsoft para impedir a prática de cartel: a Microsoft queria instalar o Internet Explorer em todas as maquinas equipadas com Windows (quase 80% do mercado mundial de computadores pessoais); a AOL compra a Mirabilis em junho e, em novembro, a Netscape. A união das empresas com a Sun Microsystems começou a indicar a formação de uma frente anti-Microsoft.

Ainda em 1998,

- 151 milhões de usuários no planeta estavam ligados à Internet.

- Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes Ph.D. de Stanford, criaram o Google.

- A Microsoft lançou o Windows 98.

- A Microsoft entrou nos mercados de provedores de serviços de rede e browsers.

- Também nesse ano a IBM lançou o "memory key" ou "pen drive", substituto em potencial dos disquetes por ser mais seguro, apresentar maior espaço de armazenamento e por usar a porta USB, comum em pc's.

- No Brasil, o então presidente Fernando Henrique Cardoso promoveu a privatização das teles, alegando o "sucateamento" do sistema telefônico brasileiro como um dos motivos da privatização da Telebrás. Desconsiderando a questão política e de custos, a venda da companhia para diversas empresas privadas ofereceu melhor infra-estrutura para acesso discado à web no país.

- Em 1998 o Brasil já tinha 1 milhão de usuários de Internet e começaram os investimentos de empresas estrangeiras de tecnologia e de comunicações. 26% das declarações de Imposto de Renda foram feitos via internet. O resultado das eleições para presidente, governadores e deputados foi publicado em tempo real. Surgiu o Zipmail, serviço de email gratuito via web.

1999 - Shawn Fanning, um universitário norte-americano, criou o Napster, o primeiro programa P2P, "Peer-to-Peer", para compartilhamento de arquivos de música (principalmente .mp3). Essa tecnologia estabelece uma espécie de rede virtual, onde cada computador possui capacidades e responsabilidades equivalentes. Difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros.

O Napster causou muita polêmica junto às grandes empresas da indústria fonográfica que acusavam o serviço de promover a pirataria ao possibilitar a troca de arquivos de áudio protegidos por "copyright". O Napster foi processado pela "Recording Industry Association of America", RIAA. Em dezembro de 2002 foi comprado pelo grupo Roxio, fabricante de softwares para gravação de CD e DVD, e passou a vender músicas.

Após o Napster, muitos outros programas P2P foram lançados: LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Em 1999 o Brasil já tinha 2,2 milhões de usuários de Internet. O governo brasileiro lançou o programa Sociedade da Informação, para combater a exclusão digital. A Telefônica comprou o ZAZ e lançou o Terra Networks. A rádio Jovem Pan estreou as transmissões via web.


2000 - O Napster infringe as leis de direitos autorais proporcionando o compartilhamento de músicas em formato mp3 entre usuários. A indústria fonográfica estremeceu com a queda das vendas e bandas como 'Metallica' se levantaram contra seus fãs por sentirem-se lesadas.

No Brasil começou a ser usada a banda larga. O iG lançou o primeiro provedor de acesso grátis à internet. A chamada "bolha da internet" tem seu ápice, mas ainda em 2000 começou a cair. O valor das ações das empresas de tecnologia despencou nos mercados.

2001 - O atentado ao World Trade Center, em Nova York, em 11 de setembro, provocou recorde de audiência na web.

Neste mesmo ano, o Linux Kernel e o Windows XP foram lançados.

Também em 2001, a Apple lançou um novo sistema operacional, o Mac OS X, e o revolucionário iPod, com o serviço musical online "Tunes Music Store" associado.

2002 - O governo brasileiro incentiva o software livre para proporcionar a inclusão digital. Início do Wi-Fi ( Internet banda larga sem fio). O site TV Terra atinge mais de 3 milhões de visitantes por mês. Vários serviços online ( álbum de fotos, e-mail protegido, bloggers, mensageiros instantâneos ) começaram a modificar o comportamento do internauta.

2003 - A fundação Mozilla desenvolveu o navegador gratuito Firefox. A Apple lançou o iTunes, loja virtual de música.

A Associação da Indústria de Gravadoras Norte-Americanas iniciou os processos contra usuários que copiam músicas ilegalmente.

2004 - O Brasil já tinha cerca de 30 milhões de internautas e é líder mundial de inscritos no Orkut, o site de comunidades virtuais mais procurado do mundo, mas extremamente popular no Brasil. O uso de webcams começou a se popularizar.

2005 - Uma pesquisa da empresa "eMarketer" revelou que, no final de 2005, um bilhão de pessoas no mundo tinha acesso à internet e que, dessas pessoas, 845 milhões usavam a internet regularmente e, ainda, que 25% delas operavam por meio de banda larga ou conexões de alta velocidade.

A Ásia-Pacífico foi a região com maior número de usuários (315 milhões) e com mais acesso por banda larga, com cerca de 40% dos lares possuindo a conexão. A América Latina possuia apenas 70 milhões de pessoas com acesso à internet. A Europa registrou 233 milhões de usuários da rede e 55,2 milhões de lares com banda larga. A China registrou 111 milhões de usuários e 34,1 milhões de lares com conexões de alta velocidade.

Ainda em 2005, o governo brasileiro preparou uma medida provisória (denominada MP do Bem) que reduziu impostos para venda de pcs de até 2.500 reais e formulou o projeto "Computador para Todos", com redução tributária e financiamento para desktops com Linux custando até 1.400 reais.

No mesmo ano, em abril, o brasileiro bateu recorde de navegação, passando em média 15 horas e 14 minutos na internet. O Brasil tornou-se o primeiro país com maior tempo de navegação domiciliar, ultrapassando o Japão.

2006 - Um estudo da "comScore" concluiu que o número de usuários que acessam a internet em março atingiu 694 milhões de pessoas, 14% da população mundial, estimada em 6,5 bilhões de habitantes.

O Brasil apareceu na 11ª posição quando se considerou os usuários online, com 13,1 milhões. O número se aproxima do divulgado em outro estudo, do "Ibope/NetRatings", em abril, onde foram encontrados 14,1 milhões de internautas.

O estudo da comScore também mencionou que o Brasil surgiu na sétima posição na lista de horas navegadas por usuários, com média de 41,2 horas.



Fonte:
--------------------------------------------------------------------------------
http://www2.ufpa.br/dicas/net1/int-his.htm Veja Também ...
Sistema Operacional
Internet - A Maior Rede de Computadores do Mundo
CPU e Periféricos – Dando Nomes aos Bois
Conexão com Periféricos Externos
Barramentos da Placa-mãe (Tipos e Valores)
Processo de Inicialização do Computador (Boot)

Marcar como favorito Compartilhar Enviar por email Hits: 84826
Comentários (0)


Escreva seu comentário
Nome

Email

Comentário
menor | maior
Adicionar comentário




Tags:
independentemente microcomputadores responsabilidades supercomputadores coincidentemente compartilhamento inadvertidamente microprocessador operacionalmente aproximadamente

Vestibular
Biologia
Espanhol
Física
Filosofia
Geografia
Gramática
História
Inglês
Literatura
Matemática
Química
Redação
Concursos
Conhec. Bancários
Cont. Geral
Dir. Administrativo
Informática
Mat. Financeira
Noções Básicas PM
Português
Artigos
Administração
Atualidades
Carreira
Comportamento
Cultura
Economia
Educação
Haikai
Interesse Público
Marketing
Política
Psicologia
Assuntos
Biografias
Mitologia
Profissões
Saúde
Sociofilosofia
Cursos
Cartas
Currículo
Leitura Dinâmica
Memorização
BiografiasProfissõesResumosSimuladosVideo AulasNotícias
Capa
Brasil
Ciência e Saúde
Concursos
Educação
Mundo
Vestibular
Downloads
Redações
Livros Completos
Modelos de Cartas
Outros
ENEM/ENADE
Editais de Vestibular
Editais de Concursos
Gabaritos de Vestibular
Gabaritos de Concurso
LivrosSilabadorOnde EstudarColaboradoresFale ConoscoWebmailPublicidade


Identificação


Lembrar de mim

Esqueceu seu login?

Cadastre-se
Aprimore seu Inglês
A ginástica do inglês
Algo Sobre apresenta para seus usuários a GymGlish, uma inovadora ferramenta para a aprendizagem e aperfeiçoamento da língua inglesa.
Teste Grátis

Publicidade

Artigos do Mesmo Autor
Rainer Maria Rilke
Cartesianismo
Helena
Sebastião Salgado
Policiamento Ostensivo
Publique seu artigo
Gostaria de ter alguns dos seus artigos publicados aqui no Algo Sobre?

Envie agora


MM - MMIX © Algo Sobre Vestibular - Direitos reservados
Quem somos | Cadastre-se | Anunciar | Release | Termos do Uso

COPYRIGHT MM - MMIX 2 ALGO SOBRE VESTIBULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas