sexta-feira, 20 de agosto de 2010

2625 - história da astronomia

ASTRO - O Universo na InternetPagina Inicial
Fórum Astro
Sol
Lua
Mercúrio
Vénus
Terra
Marte
Júpiter
Saturno
Úrano
Neptuno
Planetas Anões
Satélites
Asteróides
Cometas
Meteoros
Estrelas
Buracos Negros
Galáxias
Quasares
Temas Diversos
Links
Software
Documentários
Contacto

Figuras da História da Astronomia
Muitos foram aqueles que marcaram a história da astronomia com suas teorias, descobertas e invenções. Este artigo fala resumidamente de alguns desses astrónomos que foram referências nas suas épocas e que contribuiram de forma decisiva para o nosso conhecimento actual. Muitos outros poderiam figurar neste artigo, porém aqui não se pretende ser exaustivo sendo mencionado apenas um pequeno número desses brihantes ciêntistas.

Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) – Influente filósofo grego, considerado por muitos como um dos maiores filósofos de sempre. Estudou uma grande diversidade de áreas do conhecimento humano, como é o caso da política, metafísica, ciência, lógica, ética, entre outras. Em astronomia defendeu o sistema geocêntrico, colocando a Terra como centro do Universo, em volta da qual orbitam todos os corpos celestes. Para Aristóteles a Terra era composta por quatro elementos: terra, ar, fogo e água, cada um com o seu lugar próprio. Defendia que no céu existia ainda um quinto elemento: o éter.

Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C.) – O mais antigo astrónomo, que temos conhecimento, a defender o sistema heliocêntrico. Aristarco defendia que seria a Terra a girar em volta do Sol, sendo este o centro do Universo. Tal ideia não foi aceite pelos seus contemporâneos.

Cláudio Ptolomeu (83 d.C. – 161 d.C., datas aproximadas) – Um dos últimos grandes astrónomos da antiguidade. Tal como Aristóteles, Ptolomeu defendia o sistema geocêntrico. Acreditava que a Terra era o centro do Universo, e em volta dela orbitavam todos os corpos celestes. Ele escreveu várias obras, algumas delas desaparecidas. Sua obra principal, “ A grande síntese” ou “O grande astrónomo”, mais tarde conhecida por “Almagesto”, é uma síntese da obra de seus antecessores.

Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – Astrónomo polaco que defendeu a teoria heliocêntrica. Colocou em causa o sistema defendido por Aristóteles e Ptolomeu e apesar de não ter sido aceite na época, lançou a semente para que outros astrónomos, tais como Galileu e Kepler, dessem continuidade ao seu trabalho. Copérnico também explicou que as estações do ano são devidas à inclinação que o eixo de rotação da Terra tem em relação à perpendicular do plano da órbita. Sua maior obra tem o nome de "De revolutionibus orbium coelestium".

Tycho Brahe (1546 – 1601) – Astrónomo dinamarquês que efectuou observações bastante rigorosas das posições das estrelas e planetas. O trabalho deste astrónomo serviria como base para os trabalhos posteriores de seu aluno, Kepler. Brahe propôs um sistema diferente do sistema de Ptolomeu e do sistema de Copérnico. Para o astrónomo dinamarquês os planetas giravam em volta do Sol, enquanto que este girava em volta da Terra.

Galileu Galilei (1564 – 1642) – Astrónomo italiano, considerado por muitos como o pai da ciência moderna, Galileu revolucionou a forma de vermos o mundo. Defensor do sistema heliocêntrico, utilizou a luneta para estudar o céu. Fez muitas descobertas por intermédio desse telescópio, como os quatros satélites de Júpiter e que a Lua tem na sua superfície muitos montes e crateras. Foram inúmeras as suas descobertas, e escreveu várias obras, entre elas está o "Diálogo sobre os dois grandes sistemas do mundo" que acabou por ser decisivo na sua condenação por parte da Igreja Católica.

Johannes Kepler (1571 – 1630) – Astrónomo alemão que inicialmente foi aluno do conceituado astrónomo Tycho Brahe. Depois deste último ter falecido, Kepler baseou seus estudos nos muitos dados precisos recolhidos por seu professor. Kepler foi defensor do sistema heliocêntrico e seus estudos levaram a formular três leis do movimento planetário, conhecidos por Leis de Kepler:
1 – Cada planeta move-se à volta do Sol numa órbita que é uma elipse, com o Sol num dos focos.
2 – Cada planeta move-se de tal modo que uma linha imaginária ligando o Sol e o planeta varre áreas iguais em tempos iguais.
3 - Os quadrados dos períodos de tempo necessários a quaisquer dois planetas para completarem uma volta ao Sol são proporcionais aos cubos das suas distâncias médias ao Sol.
Estas leis explicam como se observam os movimentos dos planetas, mas não explicam o que faz com os planetas se movam dessa forma. Esse último aspecto foi estudado por Isaac Newton.

Isaac Newton (1643 – 1727) – Astrónomo inglês que estudou várias áreas diferentes da ciência, como a matemática e a física. Escreveu aquela que é considerada por muitos como a mais importante obra cientifica de sempre: "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica" (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural). Newton formulou três leis que descrevem o comportamento dos corpos em movimento:
1 - Um corpo permanece no estado de repouso ou de movimento uniforme se sobre ele não actuar qualquer força exterior.
2 – A resultante das forças que actuam num corpo é igual à sua massa multiplicada pela sua aceleração: F=m.a .
3 – Sempre que um corpo exerce uma força sobre um segundo corpo, este exerce uma força igual e oposta sobre o primeiro.
Uma das grandes descobertas de Newton prende-se com a gravitação. A lei de Newton da gravitação diz que quaisquer dois corpos de massas m1 e m2 separados um do outro por uma distancia d, atraem-se um ao outro com uma força, chamada gravidade, que é directamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa: Fg = G.m1.m2/d2 onde G é uma constante.

Albert Einstein (1879 – 1955) – Outra figura que revolucionou a forma de vermos o mundo. Até então, com base na mecânica clássica de Newton, acreditava-se que o espaço e o tempo eram absolutos. Tal não corresponde à realidade, e isso foi o que Einstein mostrou na sua teoria da relatividade restrita. Mais tarde formulou a teoria da relatividade geral, que substituiu a ideia de força gravítica de Newton por uma distorção do espaço-tempo na presença de massa ou de energia. Ou seja, um corpo é atraído por outro não por uma força que actua à distância, mas sim por esse corpo sentir a distorção do espaço-tempo pela presença da massa do outro.

Edwin Hubble (1889 – 1953) – Astrónomo dos Estados Unidos da América que descobriu que a Via Láctea não era a única galáxia existente, mas que alguns objectos celestes a que chamavam de “nebulosas” eram também outras galáxias similares à nossa. Descobriu também que quase todas as galáxias se afastam umas das outras, indiciando que o universo está em expansão. Suas descobertas foram importantes para uma melhor compreensão de questões relacionadas com cosmologia.


copyright autor do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador de visitas